Instalação de farois e lanternas

Instalação de farois e lanternas

Mensagempor marcelomidaglia » 23 Mai 2018 18:15

Boa nite sou novo aqui no fórum e após uma pesquisa interna não achei nenhum tópico pertinente às minhas dúvidas. Caso alguém possa me indicar o link de um tópico (Se houver) eu agradeço, do contrário quem puder ajudar eu agradeço também!

Eu sempre tive autoramas antigos da Estrela, tive alguns SCX tbm, tcr etc...

Agora eu comprei um autorama simples para minhas filhas, o modelo Stock Car da Estrela. Ela adora dirigir meu carro e eu brinco com ela com o ferrorama, então comprei o autorama para iniciar ela se ela curtir legal pq eu brinco tbm, pq cansei de brincar de baby alive kkkkkkkk

Eu queria saber o esquema de ligação para instalar faróis e lanternas nos carros, irei modificar eles em alguns aspectos como carroceria, rodas e quero por faróis e lanternas.

Alguém me indica um esquema ou ensina a fazer, ou ainda se houver o link, me informe? Estranho nem na internet achei algo....só achei esquemas para miniaturas, mas sei que nos autoramas é diferente, lembro que meus SCX tinham diodos etc...Mas não sei como começar!

Obrigado à todos!
marcelomidaglia

Re: Instalação de farois e lanternas

Mensagempor GALOPP » 25 Mai 2018 11:54

Daêêê MARCELO!!!

Vou te dar o link de um trabalho de instalação de faróis e lanternas que já encontrei aqui no MSC:
Confere lá
viewtopic.php?f=33&t=1826#p7671
Dê uma fuçada lá neste tópico do FUSARO que tem muita coisa sobre preparação,
Eu já encontrei, a muito tempo atrás, um tópico de um membro do MSC, "AGRELA1975", onde ele dava muita informação, com esquemas e orientação sobre o assunto de instalação de faróis e lanternas, só que eu não encontrei para te repassar. mas comece pelo TÓPICO "EXPERIÊNCIAS DO DR SILVANA" que já vai lhe dar um "norte"!!!!
Abraços,

André Knopp - galopp
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor marcelomidaglia » 25 Mai 2018 15:08

Obrigado eu cheguei a ver o tópico EXPERIÊNCIAS DO DR SILVANA porém é meio avançado, quem já entende teria um norte, no meu caso eu li e não deu norte algum rsrsrsr
Mas vou ler os outros que vc me ajudou a achar, pela palavra chave não achei nada! Obrigado amigo bom fds
marcelomidaglia

Mensagempor Fusaro » 02 Jun 2018 20:00

Boa noite,
Pode perguntar que eu vou indicando até você chegar no Polo Norte.
Mais chato é fazer a ligação entre a carroceria e o chassis ser prática, mas o resto é muito fácil.
Inclusive, eu tenho bastante material deste por aqui mas também é fácil encontrar em qualquer loja de eletrônica.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor marcelomidaglia » 02 Jun 2018 23:37

Fusaro escreveu:Boa noite,
Pode perguntar que eu vou indicando até você chegar no Polo Norte.
Mais chato é fazer a ligação entre a carroceria e o chassis ser prática, mas o resto é muito fácil.
Inclusive, eu tenho bastante material deste por aqui mas também é fácil encontrar em qualquer loja de eletrônica.
Fusaro

Ahh legal Fusaro; Boa noite!

Eu moro muito próximo à Santa Efigênia...Tenho leds, tenho até fita de leds, mas não sei o que colocar antes deles, é um fio para cada lado do contato, + e - e antes dos leds coloco transistor, capacitor ou o que? do lado positivo ou negativo? Se eu souber isso ja me viro e imagino que aí basta jogar para traz e ligar as lanternas certo?
marcelomidaglia

Mensagempor Fusaro » 03 Jun 2018 07:07

Então começamos.
Os ledes que eu usei foram de 3mm e de 2mm dependendo da instalação que conseguia fazer.
Os ledes brancos funcionam com 3V, mais que 3,2V eles queimam e menos que 2,7V eles podem nem acender.
O autorama normalmente é de 12V de forma que tem de diminuir a voltagem para que o led não se queime.
Um resistor de 477 ohms 1/4 watt é suficiente para acertar as coisas mas vc pode usar entre 300 e 1000 ohms que acaba dando certo
O led é um diodo (Light Emmiting Diode), assim ele tem polaridade. Tem uma perna maior do que a outra para indicar o positivo (ou direção da corrente)
Se inverter não queima, só não acende
Para simplificar a instalação eu usava dois circuitos, um para a frente e outro para a traseira.
Cada circuito era: positivo da guia vai para o resistor, passa pelo resistor e vai para o positivo do primeiro diodo, passa pelo diodo e vai para o segundo diodo, passa pelo segundo diodo e vai para o negativo da guia. Só isto.
Para analógico o problema é que somente tem energia enquanto se está acelerando: tirou o dedo do acelerador as luzes se apagam.
Dá para melhorar colocando um capacitor, é simples também mas aí outra conversa.
Bom domingo
Fusaro
Fusaro

Mensagempor marcelomidaglia » 03 Jun 2018 12:48

:o : 0

Sem palavras, eu prefiro assim mesmo, só acendendo quando se acelera, agora de posse das informações que vc me passou (uma aula) eu já irei fazer sem erros.

Muitíssimo obrigado, espero que esse tópico tbm ajude outros. Tão logo eu fizer eu posto o meu passo a passo com fotos! Os leds eu já tenho vou comprar os fios e resistores!
*empolgado aqui

Valeu ótimo domingo

:D :D :D :D
marcelomidaglia

Mensagempor Fusaro » 03 Jun 2018 15:43

Eu uso fios muito finos para poderem não atrapalhar na carroceria. Uso fios de cabo telefônico ou de cabo de rede. São duros,de forma que você pode dobrá-los, e colar com um pouco de araldite na carroceria, fazendo as curvas. Caso tenha como usar cola quente melhor ainda porque a cola quente até sai depois sem danificar a carroceria.
Qualquer dúvida vai perguntando
Fusaro
Fusaro

Mensagempor marcelomidaglia » 03 Jun 2018 17:48

Fusaro escreveu:Eu uso fios muito finos para poderem não atrapalhar na carroceria. Uso fios de cabo telefônico ou de cabo de rede. São duros,de forma que você pode dobrá-los, e colar com um pouco de araldite na carroceria, fazendo as curvas. Caso tenha como usar cola quente melhor ainda porque a cola quente até sai depois sem danificar a carroceria.
Qualquer dúvida vai perguntando
Fusaro

Legal valeu as idcas tenho sim cola quente e fio rígido de telefone, show a dica!
marcelomidaglia

Mensagempor Fusaro » 03 Jun 2018 18:28

Veja bem, fio de cabo de telefonia ou de cabo de rede. são fios encapados que vêm dentro da capa trançados. Separa e ficam bem finos ocupando pouco espaço não atrapalhando outras coisas. Pode usar, também, os fios esmaltados de enrolamento de motor mas são mais complicados porque tem de remover o esmalte para poder soldar.
Vou ver depois se tenho alguma foto para anexar aqui.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor marcelomidaglia » 03 Jun 2018 18:45

tenho de telefonia e de rede tbm!
marcelomidaglia

Voltar para Preparação e Tuning