upgrade aceleradores estrela

albertocorrea

upgrade aceleradores estrela

Mensagem por albertocorrea »

olá pessoal gostaria da opinião de voces, lendo um artigo num forum gringo vi um upgrade feito num acelerador Parma antigo mantendo a resistencia original e transformando o mesmo em eletronico com acrescimo de alguns componentes que parecem ser de baixo custo,sendo assim o transistor é quem faz o "serviço pesado" poupando a resistencia original, alguem já fez ou viu algo parecido? será que funciona bem?OBS: é para uso em pista estrela caseira por crianças sem muita experiencia ocasionando aquecimento do controle.
Anexos
upgradeParmaLCcircuit_zpsbfa2c3f4.jpg
upgradeParmaLCcircuit_zpsbfa2c3f4_2.jpg
upgradeParmaLCcircuit_zpsbfa2c3f4_1.jpg

NoviSlot
Contato:

Re: upgrade aceleradores estrela

Mensagem por NoviSlot »

Olá Alberto,
Neste caso, quem vai esquentar é o transistor. Uma opção para uso com crianças, seria uma fonte ajustável.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot

albertocorrea

Olá Novislot,
penso em fazer esta modificação pelo fato da resistencia original estrela aquecer bastante mesmo com os carros originais ai a resistencia seria poupada, o transistor vou montar em um dissipador de calor que se encaixe dentro do acelerador estrela, voce saberia me dizer se daria certo de fazer este "upgrade" no acelerador estrela, pois a resistencia estrela é 22R e o projeto acima usa uma 45R.Teria que ser mudado o resistor 7 a 15ohms por outro valor?Grato

NoviSlot
Contato:

Mensagem por NoviSlot »

albertocorrea escreveu:Olá Novislot,
penso em fazer esta modificação pelo fato da resistencia original estrela aquecer bastante mesmo com os carros originais ai a resistencia seria poupada, o transistor vou montar em um dissipador de calor que se encaixe dentro do acelerador estrela, voce saberia me dizer se daria certo de fazer este "upgrade" no acelerador estrela, pois a resistencia estrela é 22R e o projeto acima usa uma 45R.Teria que ser mudado o resistor 7 a 15ohms por outro valor?Grato
Olá Alberto,
Não sei dizer o quanto este upgrade daria certo.
Funcionar, vai, mas se terá uma curva de aceleração constante, só fazendo testes, pois é um circuito simples.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot

albertocorrea

vou arriscar e tentar fazer esta modificação, ai posto os resultados, talvez demore um pouco, pois aqui onde moro consigo componentes eletronicos somente comprando pela internet.

Courcheval

Mensagem por Courcheval »

Olá Alberto,
Evoluiu no projeto? Também estou procurando uma solução para o mesmo problema.
Abraço.

albertocorrea

deu certo sim mas, testei na bancada falta fazer o teste real na pista, gostei pois parece que a resistencia original não aquece, a curva de aceleração parece constante, mas a saida ficou um pouco mais rapida que o original, assim que testar na pista posto os resultados

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Alberto,
Você chegou a trocar a resistência de 22 para 45 ohms? Pendo que não seja necessária esta troca.
Você usou resistores de que potência? Não encontrei a informação no desenho, vou ver novamente na foto. Parecem de 1W.
O maior problema destes aceleradores, além do aquecimento, é o desgaste do fio da resistência. Melhorar este sistema também seriaq interessante, mas é uma evolução maior.
Fusaro

albertocorrea

Olá Fusaro, mantive a resistencia original de 22R, e os resistores usei de 1/2W, achei interessante a modificação pelo fato de preservar a resistencia original

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Legal, grato, eu estou passando o tempo reformando e melhorando algumas coisas... apesar de não usar Estrela.
Tenho muito material Estrela que fui juntando, outro dia pintei um transformador da série Fittipaldi, mas não a tampa, e vou alterar a eletrônica interior para ponte completa e capacitor. Descobri que tenho 12 deles... kkk
Tenho, também, muitos aceleradores mas nem sei os que prestam ou não.
Como prevejo uns 3 meses de confinamento, vou separando o que fazer, devagar.
Estudar eletrônica analógica, desmanchar sucara de eletrônica para ter peças, remover o que interessa das luminárias de emergência sem uso, montar a pista de autorama, recuperar carrinhos quebrados, estudar italiano e inglês, limpar a minha bagunça jogando metade fora... a lista nem tam fim... kkk
Fusaro

Responder