Manutenção da pista

Cabelo75

Re: Manutenção da pista

Mensagem por Cabelo75 »

Olá Ricardo, boa noite.

Eu utilizo fonte de PC em minha pista Estrela e, mesmo sendo de 4 fendas, ela suporta quatro carros com motor Oxford simultaneamente numa boa. Acho que qualquer fonte genérica em uma pista padrão de 2 fendas suporta tranquilamente dois carros originais Estrela (com motor Oxford padrão).

O único problema que pode ocorrer na utilização de fonte de PC é se algum carro tiver um motor extremamente forte, como G12 ou G20 por exemplo. Com uma fonte de 30A na linha de 12V deu para alimentar carros com motor Classe-100 (um derivado Oxford fio 30), Falcon7, FK-4002 e até S16D normalmente.

Quanto a falta de contato em trechos da pista, caro Ricardo, pode até ser caso de limpeza, mas dependendo do tamanho da pista, talvez seja melhor criar uma "ponte" elétrica entre a reta de ligação com um (ou mais) pontos da pista para distribuir melhor a energia. Fiz duas pontes para poder melhorar a performance elétrica da pista (uma na reta principal e outra na parte do miolo):

Imagem

Se precisar de alguma foto melhor detalhada a respeito das ligações, é só pedir.

Abraço!!

Kappa

Mensagem por Kappa »

Cabelo75 escreveu:
12 Jan 2021 23:37
Olá Ricardo, boa noite.

Eu utilizo fonte de PC em minha pista Estrela e, mesmo sendo de 4 fendas, ela suporta quatro carros com motor Oxford simultaneamente numa boa. Acho que qualquer fonte genérica em uma pista padrão de 2 fendas suporta tranquilamente dois carros originais Estrela (com motor Oxford padrão).

O único problema que pode ocorrer na utilização de fonte de PC é se algum carro tiver um motor extremamente forte, como G12 ou G20 por exemplo. Com uma fonte de 30A na linha de 12V deu para alimentar carros com motor Classe-100 (um derivado Oxford fio 30), Falcon7, FK-4002 e até S16D normalmente.

Quanto a falta de contato em trechos da pista, caro Ricardo, pode até ser caso de limpeza, mas dependendo do tamanho da pista, talvez seja melhor criar uma "ponte" elétrica entre a reta de ligação com um (ou mais) pontos da pista para distribuir melhor a energia. Fiz duas pontes para poder melhorar a performance elétrica da pista (uma na reta principal e outra na parte do miolo):

Imagem

Se precisar de alguma foto melhor detalhada a respeito das ligações, é só pedir.

Abraço!!
Olá, na minha usei fonte de 20 amperes, os carros sao motores scx original, não sei qual é.
https://www.youtube.com/watch?v=b5lQbmQC9cI

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Opa Kappa, tranquilo!

Rapaz, sua pista é extensa pra caramba, ainda mais com 4 fendas, muita viagem! Além disso, o que também me chamou a atenção foi que os carros não desenvolvem nem mesmo no trecho da da pista de ligação principal.

Eu não tenho conhecimento aprofundado sobre os slots tipo réplica, mas pelo que eu pesquisei, eles podem funcionar decentemente na tensão de 12V (cerca de 13,5K RPM para os modelos Fórmula originais e analógicos da marca) e possuem o consumo energético bem baixo. Comparado ao desempenho dos carros equipados com motor Mabuchi de 12,5k RPM dos "Made in Casa" que eu tenho, parece que suas charangas estão alimentadas pela corrente de 5V da fonte.

Dê uma olhada na ligação da fonte com a pista e veja se está usando o fio vermelho da fonte. No caso das fontes de PC, a linha de 12V é representada pelo fio amarelo. Se os aceleradores estão ok, acelerando plenamente, não vejo outro motivo para tão pouco desempenho a não ser a tensão usada na pista.

Outro adendo é em relação ao fato dos carros perderem força em partes do trajeto. Kappa, mesmo sua pista estando em dia com a manutenção, sugiro que adicione algumas "pontes", ligando a(s) pistas de ligação diretamente ao pontos mais distantes para melhorar a distribuição elétrica.

Tirei algumas fotos da ligação que eu fiz diretamente nas tomadas dos aceleradores e da fonte e como as liguei em uma outra reta normal, veja:

Fig1: Soldei os cabos diretamente no comando central dos aceleradores/fonte. Os cabos amarelos representam o "comando" de aceleração e o cabo preto (mais espesso), é o negativo (serve para ambas as fendas):
Imagem

Fig2: Pode-se fazer a "ponte" puxando os fios na ligação por baixo da pista:
Imagem

Fig3: As ligações feitas em uma reta normal:
Imagem
Importante: Se atente ao sentido da pista para fazer as "pontes" sempre respeitando tanto o sentido da pista, quanto suas respectivas fendas.

Finalizando, Kappa, em relação à telemetria da minha pista. Bem, eu comprei um kit USB (ver: HID-USB-V3 SO-4F) da Novi Slot, do Richard. São sensores óticos que são muito fáceis de instalar, bastando fazer um pequeno furo lateralmente próximo a cada fenda para colocá-los, fixando-os por baixo da pista e ter uma fonte de luz forte acima dos sensores para detecção de movimento e um PC ou note, com algum conector USB sobrando, como terminal.

O programa que utilizo para telemetria é o LapTimer 2000 (incluso no kit Novi Slot), tranquilo de se usar. Quanto a fonte de luz, usei partes de fita de LED de cor branca para iluminar usando como base uma "bricolagem" doida que eu fiz usando cartão paraná, pedaço de tatame e acetato:

Imagem
Imagem

No blog da Novi Slot ( https://novislot.blogspot.com ), além de ser mais específico quanto às questões técnicas de instalação e variedades de sensores, há também dicas de iluminação.

Então é isso, caro Kappa! Caso tenha alguma dúvida a respeito deste post ou de qualquer outra parada, só retornar!

Abraço!!

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Um up no tópico só para se destacar por causa do flooder que infestou o fórum.

-CUIDADO PARA NÃO CLICAR NO LINK DO FLOODER!!-

Abraço!!

Responder