Quebra de cubos de rodas nos SCX

Fusaro

Quebra de cubos de rodas nos SCX

Mensagem por Fusaro »

Olá pessoal, estou abrindo este tópico para colher informações sobre a quebra dos cubos de rodas traseiros dos carros.
Me foi relatado por um nosso colega que ele já quebrou uns 6 cubos de rodas e está achando isto muito estranho. Eu também creio ser estranho.

Os pontos a serem levantados são:
1 - Isto está acontecendo com muitos de nós? Eu somente quebrei um cubo até hoje.
2 - Quando fica frouxo com que estão colando? Eu já colei uns 3 usando um mínimo de araldite 5 min tendo de segurar para o cubo não sair.

Grato pelas informações de todos
Fusaro

Roberto Pesserl

Re: Quebra de cubos de rodas nos SCX

Mensagem por Roberto Pesserl »

O principal aqui é perguntar onde estão quebrando? Depois disso, qual material estão usando para a fabricação. e terceiro, vale a pena reparar? Não vai desbalancear demais a roda? Ou tem que rebalancear a roda montada com o pneu antes de por no eixo.
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Roberto, grato pelo pronto atendimento.
As quebras são nos cubos de roda originais SCX que entram sob pressão no eixo preto.
Na verdade eu somente tive um caso destes em um Peugeot 908 Le Mans e certamente foi muita pancada.
Um colega nosso me questionou que está quebrando demais o furo da roda e eu abri este tópico para ver se acontece com outras pessoas.
abraço
Fusaro

ransato

Mensagem por ransato »

Boa tarde

Infelizmente os cubos dos meus carros SCX ainda estao quebrando, quando compro um carro novo normalmente nao colo os pneus e nem mexo nas rodas, mas normalmente com o tempo o cubo da roda perde a fixacao no eixo e para fixar novamente colo com cola PVC, o que percebi foi que muita cola faz pressao dentro do cubo juntamente com o eixo e com o tempo ele racha, mas pouca cola nao faz o cubo colar satisfatoriamente e com pouco tempo ele se desprende.

Tentei esmalte incolor e nao adiantou muito.

Superbonder nem pensar, faz em pouco tempo o cubo trincar pois a cola deixa o plastico do cubo muito rigido.

Por enquanto nao achei uma cola que elimina-se esse problema.

A unica solucao encontrada eh a troca das rodas de plastico pelas de aluminio, mas infelizmente descaracteriza o carro.

Abs

Ransato

Roberto Pesserl

Ransato, boa tarde.
Eu colo a roda depois de colocada no eixo, com super bonder.
Deixo pneu deitado na mesa, coloco o eixo. Daí colo com 3 gotas no eixo e arrasto com a ponta de uma agulha, de forma mais uniforme possível toda em volta do eixo. Por que?
1.o para que não desbalanceie o conjunto.
2.o para que a cola, que é bem líquida, penetre nas folgas entre o eixo e o cubo, assim não haverá pressão que quebre o cubo.
Estou com dois jogos colados assim tem 4 meses já.
Afinei os eixos e as rodas ficaram mais frouxas no eixo.
O 1.o jogo, colei montado em paralelo, estão bem. O segundo segui neste descrito acima. Ficou melhor.
Experimente.
Abs e muitos "pegas" por aí.
Roberto/Curitiba PR

ransato

Mensagem por ransato »

Boa tarde Roberto

Vou tentar essa tecnica mais refinada....rs

Valeu pela dica.

Abs

Ransato

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Muito interessante o procedimento.
Quando se usa o araldite colocado no eixo ou no cubo antes de enfiar o eixo no furo quase sempre ocasiona pressão e é necessário ficar segurando o cubo para não sair do eixo.
Já vi um artigo em um fórum americano que o gringo chega a explicar como furar o cubo pelo lado de fora para aliviar a pressão. Achei doideira...
Quando algum cubo meu está frouxo eu uso predominantemente araldite, pouco, e fico sempre pensando na possível necessidade de retirar o cubo algum dia.
Abraços
Fusaro

ransato

Mensagem por ransato »

Esse procedimento de furar o cubo para aliviar a pressao deve ser bem chato de ser feito.

Fds que vem se eu tiver um tempinho vou fazer esse procedimento que o Roberto faz.

Abs

Ransato

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Uma broquinha de diâmetro menor do que o eixo. Uma de 1mm está bom, eu tenho até de 0,5mm para usar com dremmel.
A questão é não ficar feio por fora.
Fusaro

Roberto Pesserl

Boa tarde. além do que, para furar o cubo corretamente, tem que ter o suporte da furadeira para bancada para se obter os 90º corretos. Senão o risco de perder a roda aumenta. O Super Bonder além de ter a vantagem de ser mais líquido, tem mais uma, a possibilidade de "descolar" o cubo do eixo, sem quebrar.
Eu faço desta maneira, como aprendi na internet.
Para tirar cola Super Bonder é recomendado passar um pouquinho do produto chamado Descola Tudo (Carbonato de Propileno), do mesmo fabricante do Super Bonder, na região colada, esfregando durante alguns minutos com auxílio de um pedacinho de algodão.
Este produto pode ser comprado pela internet, em lojas de produtos de material de construção ou alguns supermercados, e custa de 7 a 9 reais por embalagem, e é o produto mais indicado para remover a cola.
Se não tiver acesso a isso, pode experimentar isso:
- Água quente: colocar a região colada dentro de um recipiente com água morna para quente, durante 10 minutos, tentando puxar levemente a cola ou raspar suavemente a cola.
- Acetona: colocar a acetona diretamente sobre o local e esfregar um pouco com ajuda de um pedacinho de algodão ou cotonete. A seguir, lavar a região com água morna a quente e descolar.

Abs.a todos e bom fim de semana!
Roberto/Curitiba PR

ransato

Mensagem por ransato »

Eu acho muito trabalhoso essa tecnica de furar o cubo, grande chance de dar erro.

Essa sua tecnica me parece muito boa Roberto, vou comprar esse produto para descolar. Se der certo vai ser otimo pq vai diminuir muito os meus problemas com rodas de plastico.

Abs

Ransato

joao fernando

Mensagem por joao fernando »

Me parece que tem a ver com o óleo que usamos e o plastico. Em todo o caso comprei rodas do Fusaro, pros meus carros. No meu Mustang, esses dias a roda quebou mas quebrou de voar pedaço e as rodas (ambas) sairam, com o carro parado e sem uso.

O plastico perdeu aquela aba de plastico que penetra o eixo

Coloquei rodas de aluminio do Cid, e ficou perfeito

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá João, o seu Mustang é de eixo calibrado (eixo polido?)
Os eixos polidos são um pouco mais finos do que os eixos SCX pretos.
Fusaro

ransato

Mensagem por ransato »

Boa tarde

Pode ser mesmo que o óleo agrida o plástico e o danifique.

Vou fazer alguns testes com as rodas e o óleo.

Pegar algumas rodas inutilizadas que tenho e em algumas passar o óleo e outras não e depois de alguns dias ver a resistência mecânica de ambas.

Abs

Ransato

joao fernando

Mensagem por joao fernando »

Ransato, mete logo rodas de aluminio plug and play. É outra vida

Responder