ATMA-PISTA. O outro autorama! -(terminado)-

ATMA-PISTA. O outro autorama! -(terminado)-

Mensagempor Johnny Rook » 04 Set 2019 23:52

Imagem

Em 1.967, entra no mercado de Slot um novo fabricante, o Slot no Brasil foi apresentado pela Estrela em 1.963, desde esse ano o fabricante de brinquedos não parou de apresentar novidades no hobby, não conheço os números mas deveriam ser bons quando a Estrela em 1.967, tinha colocado no mercado, modelos de escala 1/43, 1/32, H.O. e 1/24, três tipos de pistas diferentes (2 para 1/32 e 1/24 e 1 para H.O.), 7 motores diferentes (4 para 1/32, 1 para H.O. e 2 para 1/24), 9 chassis (6 para 1/32, 1 para H.O. e 2 para 1/24) sendo que 5 deles se podiam colocar adaptadores (3 para 1/32 e 2 para 1/24), para as 7 carrocerias de Acetato ( 3 de 1/32 e 4 para 1/24), carrocerias foram apresentadas ate 1.967 muitas, 20 em total ate 1.967, (10 em 1/32 no plastico injetado, 3 em 1/32 de Acetato, 3 em H.O. e 4 em 1/24), ademais muitos acessórios, para circuito e melhora de prestações dos modelos.

Coloco todos esses números para ter uma ideia aproximada do dinâmico que deveria ser o Slot no Brasil, Estrela ofertava praticamente tudo sobre o tema e querer entrar em esse mercado para pegar uma fatia do bolo deveria ser uma aposta bastante arriscada.

ATMA não se arrugou e entrou no mercado com o seu produto de Slot, mas quem era ATMA, era uma empresa de origem Argentino, que se instalou no Brasil em busca de esse grande mercado, aqui estava dedicada aos produtos de plastico, desde produtos de cozinha passando pelos brinquedos.

No mercado dos brinquedos era o principal rival da Estrela, tinha produtos de boa qualidade, inclusive foi o primeiro fabricante de trens em escala H.O. e dominava o mercado dos trens, se adiantou em esse hobby a Estrela.

Seus catálogos mostram a qualidade dos produtos.

Imagem

Da uma olhada em esse caminhão Mercedes em escala 1/25.

Imagem

Tinha modelos muito bons de automóveis e caminhões em escalas de 1/32 e 1/25, também foi a primeira em oferecer kits para montar.

Imagem

Vários modelos da prestigiosa empresa Inglesa Merit, estamos falando do final dos anos 50´, tivemos que esperar alguns anos para que a Kikoler fabrica-se os modelos Revell no Brasil.

ATMA assina um acordo com Aurora e compra todos os moldes para fabricar ela mesma as pistas, carros e demais componentes dos sets de Slot, vem tudo diretamente da Califórnia para São Paulo, Aurora comprou K&B em 1.964 para entrar no mundo do Slot que prometia muitos dividendos K&B só fabricava modelos na escala de 1/24, Aurora pegou, sua coleção de kits estáticos, redesenhou o chassis de Alumínio de K&B (praticamente idêntico mas sem o braço basculante), o motor se manteve era de origem yankee e se chamava Challenger, sendo este o tipico de escala 1/24 (muito torque e poucas revoluções) e lançou a serie A-Jet, tanto com o nome Aurora como K&B.

Podemos ver os 2 chassis abaixo acima o 1/24, debaixo o 1/32.

Imagem

ATMA chama o seu produto ATMA-PISTA, os sets que ela vai colocar no mercado são da Aurora, ela comercializa os modelos de seus sets com calotas que dão mas realismo aos seus modelos, K&B não, ela deixa os seus com as rodas de Alumínio sem as calotas, Aurora vende os seus modelos no set com cores "vibrantes" e chamativas, com listas e inclusive com bandeiras dos estados Unidos nas laterais das portas, K&B não, são mas sóbrios.

ATMA coloca um bom produto no mercado, e Slot mas com sutis diferença no que se refere ao produto vendido pela Estrela.

Imagem

Com caixas de madeira envernizado de esplendida qualidade (vi varias de pequeno).

Imagem

Pelo que sei existiu em três cores diferentes nas serigrafias da tampa, verde, vermelho e amarelo.

Existiu um sete em que a caixa era de plastico, desconheço o motivo pelo qual se baixou a qualidade das caixas.

Imagem

Todas elas com um Chaparral-II (depois se chamou 2A), era um dos modelos que ela oferecia em seus sets.

Imagem

Podemos ver na foto acima o interior da caixa, bem esquematizado e ordenado, os sets traziam o 2 Chaparrais-2A ou 2 Mustangs-GT modelo de 1.965, as únicas cores oferecidas para os modelos eram, vermelho ou amarelo o vermelho com uma faixa amarela e o amarelo com uma faixa preta.

Conheço bem o conjunto da ATMA, um bom amigo de infância tinha uma com os Mustangs, só havia um circuito em forma de "8" não apresentava problemas de de corrente na pista, funcionavam bastante bem, ela tinha acostamento lateral pelo exterior, Estrela por aqueles anos também tinha os acostamentos, mas era um opcional, se tinha que pagar aparte, Estrela só montou os acostamentos de serie a partir de 1.972 na serie Fittipaldi.

O acelerador da ATMA que ela chama de "manipulador de velocidade" e bastante anatômico e podia vir em azul ou vermelho, são os mesmos que os de Aurora.

Imagem

Esses aceleradores tinha uma particularidade, que era um fusível que levavam no interior para proteger a resistência, teve que passar mas de 10 anos para a Estrela oferecer uma coisa parecida, mas não tido era "gloria bendita" esses aceleradores deram nos Estados Unidos muitas dores de cabeça, tanto que Aurora, lanço uma segunda serie que também não resultou bons, Aurora contratou ao mago do Slot Russel para que fizesse uns novos aceleradores.

O transformador da ATMA era bastante silencioso (parecia que não estava ligado), as conexões do transformador e aceleradores eram bastante diferentes que as dos modelos Estrela.

Imagem

Vamos a dar uma olhada ao chassis de ATMA.

Imagem

Gravado ATMA Industria Brasileira era o mesmo tipo de gravado que os modelos da Aurora.

Imagem

Aurora Plastic Corporation, nome devido a que ela começou como fabricante de modelos a escala estáticos, o chassi K&B também estava gravado com o nome da empresa.

O mesmo chassis visto desde acima.

Imagem

Podemos ver que a guia não tem braço oscilante e rígida.

Transmissão, coroa e pinhão.

Imagem

Desmultiplicação muito comum para 1/24, o motor Challenger e muito suave para andar, tem muita força o peso para ele não e um problema, ele só adolesce de uma coisa, não gosta de andar com mais de 12V. se você colocar uma fonte de alimentação (transformador) que de mais de 12V. ele se esquentara e estragara, na manutenção também e muito delicado, não e para qualquer um fazer uma boa manutenção, tem que conhecer os seus pormenores, e aconselhável certificar-se em uma competição ou exibição que ele esta realmente sendo alimentado com 12V. eu nunca corri com eles, mas sim andei, me pareceu mais lento que o motor 16D de origem Mabuchi que montava o Estrela, mas lei cronicas que ele e capaz de andar na frente de um Mabuchi 16D, estando bem afinado e com boas mãos no acelerador.

Vamos ver os modelos que a ATMA trouxe para o Brasil.

Chaparral-II (2A) de 1.965 Sebring ou algo parecido, talvez seja o pior modelo de Aurora-K&B.

Imagem

Qualquer parecido com a realidade e pura coincidência, qualquer admirador dos belíssimos carros Texanos fica escandalizado pela suas formas e medidas.

Imagem

Se vendiam soltos também, as suas cores não correspondia para nada com a realidade, Aurora os comercializava nos seus sets em essas cores, K&B não.

Imagem

Acima podemos ver um K&B nas cores originais do Chaparral, branco nunca um Chaparral foi pintado em outra cor, de todas formas o branco não ajuda muito a esconder os erros de molde.

Teria um? Tal vez em amarelo!

Imagem

Poderia ser uma boa base para realizar o carro do Corredor-X.

Imagem

E a unica saída digna que eu vejo para esse modelo. 8-)

Imagem

Vamos dar a volta para ver melhor o que esta embaixo.

Imagem

Com um chassis regulável na distancia de eixos, ele serve para todos os modelos de Aurora, inclusive para outras maquetes estáticas que tenhamos vontades de "slotizar", ele leva umas calotas insertadas que imitam de longe as rodas de "ninho de abelha" dos Chaparrais, por culpa das rodas de Alumino que tem o centro por onde passa o eixo, muito saído para fora, tem um estranho circulo, desfigurando as magnificas rodas do carro Texano que foram criadas pela G.M. para um modelo seu experimental, chamado XP-819 apresentado em 1.964.

Tal vez por coincidência ou não a Estrela em esse mesmo ano apresenta a mesma versão de Chaparral que a ATMA.

Imagem

Procedente da marca gringa Strombecker, não e uma copia exata do Chaparral de Sebring 65´, mas se vê mais realista, de isso não tenho a menor duvida, ATMA se da um tiro no pé com esse modelo.

O segundo modelo da ATMA para o mundo do Slot no Brasil e o Mustang GT.

Imagem

Imagem

Este modelo sim faz justiça a fama que tem Aurora nos seus modelos estáticos, boas proporções e realmente se pode identificar o modelo com o real em escala 1/1.

Imagem

Nas mesmas cores que o Chaparral, fica melhor nele que no carro de Jim Hall.

Imagem

Vamos dar uma olhada para ver quem dirige o "pony-car" da Ford.

Imagem

Piloto da casa Aurora, não ha duvida.

Por debaixo podemos ver que o chassis regulável es esticado quase ao máximo, o Mustang tem uma distancia de eixos bastante maior que o Chaparral.

Imagem

Imagem

O modelo e magnifico, de isso não tenho duvida, mas outro fabricante já o tinha apresentado um ano antes (1.966), mas que e esse fabricante, ora pois, Estrela.

Imagem

Na foto vemos a 3 Mustangs, o primeiro e um Aurora, o segundo e um Estrela e o terceiro e um ATMA e uma pena que não esteja o Mustang da AMT, porque seria o quarto modelo de Slot de diferente fabricante com o mesmo molde de carroceria e demais acessórios.

Imagem

A diferença só esta se damos a volta nos modelos, de cima para baixo o primeiro e o Estrela, os dois restantes são iguais, Aurora e ATMA em esse ordem.

Estrela ainda oferecia um Mustang com chassis de 4 peças chamado Alta-Performance, com eixos de tolerância "0" pneus de competição e demais "delicatessen".

Imagem

ATMA tinha muito difícil conquistar o mercado do Slot no Brasil, pouca oferta e variedade de produtos, não tinham nem decalques, tudo era estândar, penso que eles entraram muito tímidos ou talvez só queriam uma fatia do bolo e não a metade do mesmo.

Sua publicidade era boa.

Imagem

Podemos ver os acostamentos nas fotos, na foto do Mustang ela diz "os carros podem parecer os mesmos (eram as mesmas carrocerias), mas e o único com transmissão direta", eu vejo uma coroa e pinhão como todos os modelos de Slot, só que em esses e lateral.

A mídia deu informação em forma de reportagem sobre o novo produto de Slot trazido pela ATMA.

Imagem

Exponho de modo resumido que falam de um produto de qualidade e boas prestações.

O set da ATMA, custava um 10% mais que o da Estrela, comparando com o set que era um "8", também e verdade que o da ATMA tinha acostamentos laterais de serie e no da Estrela era opcionais, mas a Estrela oferecia o set "0", os sets de H.O. todos com preços muito mais econômicos que o único produto da ATMA.

As pistas da ATMA, se podiam conseguir também com promoções de refrigerantes e empresas de alimentação, vinham como prêmios, os Bancos também ofereciam ao gerentes com premio por conseguir objetivos internos os sets da ATMA.

Desde meu ponto de vista foi um erro de estrategia oferecer o Mustang, já que a Estrela o tinha oferecido um ano antes e era o mesmo molde, com o Chaparral-II era um modelo muito mal feito, talvez o pior de Aurora-K&B e a Estrela no mesmo ano da entrada da ATMA (1.967), oferece também um Chaparral-II mas da Strombecker, não e um Revell (palas boas proporções), mas e muito mais realista que o de Aurora-K&B.

Com tantos modelos que Aurora-K&B tinha no seu catalogo e escolhem as duas opções menos acertadas.

Vamos da uma olhada no seu catalogo.

Imagem

Existem mais modelos essa e só uma parte.

Imagem

Imagem
Pomtiac G.T.O.

Imagem

Imagem
Mercury Comet.

Imagem

Imagem
Chevrolet Corvais Corsa.

Imagem
Plymouth Barracuda.

Imagem
Cobra Daytona Coupe.

Como podemos apreciar a oferta era bastante generosa e atrativa, ATMA-PISTA durou no mercado 4 ou 5 anos, talvez nem isso, com a caída do Slot em 1.969 nos Estados Unidos e como consequência o Slot no Brasil também desabou e ATMA-PISTA sucumbiu.

Como sempre digo, pode existir erros no post, estaria encantado de ser corrigido ou ampliar a informação, o único iteres que tenho e manter viva a historia do Slot no Brasil.
Editado pela última vez por Johnny Rook em 09 Set 2019 21:03, em um total de 6 vezes.
Johnny Rook

Re: ATMA-PISTA. O outro autorama! (terminado)

Mensagempor Johnny Rook » 08 Set 2019 18:39

Imagem
Johnny Rook

Re: ATMA-PISTA. O outro autorama! -(terminado)-

Mensagempor Rui » 09 Set 2019 13:33

Olá Johnny. Boa tarde! Meu irmão eu sinceramente não sei de onde você tira tudo isso, mas que é muito bom isso é! Que coisa fantástica! Eu ainda vou salvar no meu PC toda aquela história do Autorama Estrela. Com certeza!

Um grande abraço ao amigo e que venham mais!
Rui

Re: ATMA-PISTA. O outro autorama! -(terminado)-

Mensagempor Johnny Rook » 09 Set 2019 20:24

Rui escreveu:Olá Johnny. Boa tarde! Meu irmão eu sinceramente não sei de onde você tira tudo isso, mas que é muito bom isso é! Que coisa fantástica! Eu ainda vou salvar no meu PC toda aquela história do Autorama Estrela. Com certeza!

Um grande abraço ao amigo e que venham mais!

Ai Rui gostou, né. Em esses post tem de tudo, um pouco da minha experiencia pessoal com o Slot, ler muitos catálogos, participar em foros internacionais de colecionistas, ter contato direto com colecionistas, as fotos algumas são minhas, outras de blogs, foros, propagandas da época, em fim fontes diversas.

Os posts eu já tinha colocado em um foro na Espanha, mas tinha alguns erros que aqui em Mundo Slot Car corrigi, não e para eu me gabar, mas tem muito trabalho em cima de todo esse "muro de letrinhas", o da Estrela e o da ATMA, pode copiar, esta bem feito, ademais e uma ótima guia para conseguir aquelas peças que nos faltam para os modelos vintage das marcas Brasileiras, existem replicas das peças que se pode comprar por correio, ou buscar o modelo original (normalmente modelos que não tem recuperação) que a Estrela clonou e ter um modelo mais valioso que o original que normalmente foram feitas centenas de miles de copias, inclusive alguns se realizam ate hoje.

Obrigado pela força, mas como dizia Confucio, trabalha em uma coisa que você gosta e não vai trabalhar nenhum dia da tua vida. 8-)
Johnny Rook

Voltar para Espaço Colecionador