Um pequeno tesouro enterrado.

Johnny Rook

Um pequeno tesouro enterrado.

Mensagem por Johnny Rook »

Imagem

O que eu vou conta aqui, não fruto da minha imaginação nem uma brincadeira e real.

Não me lembro do ano exato, mas deveria ser para 1994 ou talvez 1995; eu estava com meu filho em Alcalá de Guadaira (Sevilha) procurando caramujos no campo com um balde, entramos em uma velha casa abandonada bastante misteriosa (meu filho tinha medo), em um canto ao lado de arbustos junto a uma das paredes da casa, vi algo pequeno vermelho e ligeiramente um pouco acima do solo.

Me pareceu que podia ser um aerofólio de um carrinho, comecei a cavar e qual foi minha surpresa ao ver uma Ferrari-F1, era da casa Scalextric, fazia mais de 15 anos que eu não me dedicava ao Slot, tinha recebido de presente um Porsche bastante maltratado da mesma casa por aquela época, mas estava guardado sem eu fazer nada.

Fui escavando e saia um carro trás outro, no total havia 8 carros que eu não sei quantos anos eles ficaram enterrados, se pode imaginar como eles estavam, cheios de albero (terra típica daquela cidade da província de Sevilha) muita lama grudada nos modelos, borracha podre, plásticos esbranquiçados e foscos ao mesmo tempo, algumas peças estavam faltando, mas em geral eles eram reconhecíveis.

Guardei-os em uma boa caixa quando os encontrei (com lama e tudo), passou uns anos voltei ao Slot é fiz um pequeno inventário do que eles precisavam, comprei as peças e decalques repro pelo correio primeiro; mais tarde, em viagens de trabalho que eu fazia em Barcelona, ​​pois a loja que os vendia sempre me enviava duas ou três vezes mais do que eu pedia, engordando nas contas de maneira antiética.

Demorou mais alguns anos até que decidi tentar dar-lhes vida.

Não quero entrar em todo o processo de limpeza que todos conhecem e aprendi lendo as páginas dos slots, removendo a lama acumulada eliminando fungos (plastico butirato) e polimento final.

Este foi o primeiro que vi.

Imagem

Estava completo, eu só tinha uma pequena rachadura na entrada de ar e no aerofólio traseiro, os pneus são os reproduções iguais que os originais e os novos adesivos são bastante aceitáveis.

O próximo é este Sigma.

Imagem

Foi o que eu mais gostei de fazer, pelo carro que considero bem feito e dimensionado e pelo resultado do trabalho, tive que colocar pneus novos, retrovisores e decalques, faltou também as tampas dos depósitos de gasolina, pára-brisas e a cabeça do piloto, muitas de essas peças não eram feitas como reproduções tive que desvestir um santo para vestir outro.

Outro Sigma.

Imagem

Ele não foi reformado, dele peguei as tampas dos deposito de gasolina, para deixar o carro perfeito, tinha que escolher entre o branco ou amarelo e sendo Brasileiro a opção estava clara, ficou limpo, esperando uma segunda chance.

O Sigma e um carro muito interessante, foi um desenho de Pininfarina de um F1 de segurança, ele seria o adianto do que seria nos futuros F1 em matéria de segurança, levava um motor Ferrari V12 e a casa Scalextric foi bastante exacta em medidas com o modelo de Slot.

O quarto foi esse Tyrrel.

Imagem

Os 6 pneus foram colocados novos, radiadores traseiros e decalques que na minha opinião a reprodução desta vez foi um pouco ruim, a carroceria ficou bastante brilhante.

O chassi estava em boas condições, faltando apenas um bom polimento.

O quinto outro Tyrrel.

Imagem

Este foi um pouco mais trabalhoso, o spoiler dianteiro tem algumas batidas tipicas de uso, 6 pneus novos, arco de segurança cromado, radiadores traseiros, aerofolio traseiro repro, mas de ma qualidade, um pouco torto e com rebarbas e novos decalques.

O 6º Brabham-Alfa Romeo.

Imagem

Este foi o que estava melhor, muito bem preservado, tinha um spoiler dianteiro levemente torto e faltava apenas pneus e uma boa limpeza, decalques repro.

O 7º foi o Porsche 935.

Imagem

Ele estava totalmente torto no chassi e na carroceria, com água quente eu o endireitei tudo o que pude, ficando melhor do que estava, mas nunca ficou perfeito; a falta de experiência da minha parte com esse tipo de plástico é a culpa.

Imagem

Este modelo originalmente levava adesivos plásticos da Martini em vez de decalques, francamente me pareciam horríveis, pegando decalques americanos com mais de 20 anos que eu tinha guardados e outros da casa da ESCI (modelos 1/24) e mais alguns que não lembro procedência, intentei recrear um 935 daqueles que usavam nos EUA, montei rodas y pneus da Fly de um Ford Capri-Zakspeed, juntamente com um novo motor simulado (o original tinha os escapes quebrados), busquei fugir de esse "ar" de brinquedo que ele tinha.

O interior que pintei com Humbroll, deixando-o bastante detalhado, o exterior também foi retocado nos detalhes

O oitavo e último estava bastante danificado em tudo, o Ford Fiesta.

Imagem

Este foi uma autentica dor de cabeça estava coberto de fungos por todos os lados, faltava um farol dianteiro e o espelho retrovisor da porta (fiz um), deu muito trabalho, mas o resultado não o esperado, não consegui encontrar o farol ou o espelho e a carroceria ficou um pouco áspera para o meu gosto.

Imagem

Os decalques deu muita guerra em colocá-los, a qualidade do pior que já vi, usei o Micro-Sol e o Micro-Clear para consertá-los, mas o que esta mal feito e difícil de melhorar, a carroceria pegava brilho dos anteriores modelos em fim não fiquei satisfeito com o meu trabalho, chassis, vidros não ajudavam muito.

Imagem

O motor foi refeito (como todos eles), coloquei novas escovinhas e poli onde eles faziam contato.

Vendi esses carros (como quase toda a minha coleção), por um preço baixo e imagino que eles serão armazenados em boas vitrines e com uma nova oportunidade.

Eu me pergunto qual seria sido o motivo de uma pessoa, enterrar esse carros ou brinquedos de slot (dependendo de como você olha para ele), em vez de dar uma criança para se divertir.

Fusaro

Re: Um pequeno tesouro enterrado.

Mensagem por Fusaro »

Li todo o seu trabalho e fiquei muito satisfeito com o resultado.
A recuperação de um pedaço de história é extremamente gratificante.
Tenho arquivos de catálogos de carros antigos e estes são mesmo por causa do tipo de motor.
Estranho serem Scalextric porque estes teriam sido produzidos na Inglaterra enquanto que na Espanha se usava a marca SCX pela Educa Borras.
Meus parabéns pela postagem.
Fusaro

Johnny Rook

Fusaro escreveu:Li todo o seu trabalho e fiquei muito satisfeito com o resultado.
A recuperação de um pedaço de história é extremamente gratificante.
Tenho arquivos de catálogos de carros antigos e estes são mesmo por causa do tipo de motor.
Estranho serem Scalextric porque estes teriam sido produzidos na Inglaterra enquanto que na Espanha se usava a marca SCX pela Educa Borras.
Meus parabéns pela postagem.
Fusaro
Obrigado pelas palavras de reconhecimento.

A maioria de modelos de Slot tem uma historia do modelo real que são muito interessantes e el alguns casos únicas, eu gosto de historia em geral e a do Slot em particular.

A marca SCX foi criada por Exin em 1.990 para a exportação dos modelos Scalextric Espanha a diferentes países do mundo, na Espanha sempre se vendeu como Scalextric ate hoje, e mais desde 1.970 eles compraram o direito do nome Scalextric para Espanha, México (teve uma fabrica com o nome Scalextric e com os mesmos modelos da Espanha) e Andorra.

A marca SCX foi uma ma decisão em 1.990 da Exin; em 1.993 estava em serias dificuldades econômicas e Tyco comprou a Scalextric Espanha a preço de banana, que dois anos mais tarde foi absorvida por Mattel e um ano depois por Tecnitoys, Educa Borras (Fabrica de Juguetes), se fez com Scalextric bastante depois em 2.013, uma confusão do cacete para explicar em poucas líneas.

Vou resumir ao máximo:

SCX são os produtos de Scalextric Espanha que são vendidos no resto do mundo, mas não na Espanha onde tem a patente do nome.

Super-Slot são os modelos de Scalextric U.K. que se vendem só na Espanha, por não poder usar o nome original, devido a patente.

Espero que sirva para aclarar a sua duvida.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Você tem a história muito mais completa do que eu!
Há mais de 10 anos comprava muito SCX dos EUA, através do Jimm, que depois se tornou representante comercial e, atualmente está fora do circuito porque não consegue mais nada para vender.
Ainda tenho muitas peças de reposição porque, naquela época ficava-se debatendo que ninguém queria ser representante aqui no Brasil e eu dizia que não era necessário.
O meu foco inicial foi o Digital, e naquela época o dólar era barato, hoje impraticável a importação pelo preço do dólar e os trâmites da alfândega.
Como a SCX também está em compasso de espera, eu pendo que ainda consigo manter funcionando por mais uns 5 anos as pistas SCX digitais dos amigos. Depois deste prazo espero que a SCX esteja reorganizada, com um sistema confiável e eu possa vender a enorme quantidade de pistas e peças que ainda possuo... kkk
Fusaro

Johnny Rook

Fusaro escreveu:Você tem a história muito mais completa do que eu!
Há mais de 10 anos comprava muito SCX dos EUA, através do Jimm, que depois se tornou representante comercial e, atualmente está fora do circuito porque não consegue mais nada para vender.
Ainda tenho muitas peças de reposição porque, naquela época ficava-se debatendo que ninguém queria ser representante aqui no Brasil e eu dizia que não era necessário.
O meu foco inicial foi o Digital, e naquela época o dólar era barato, hoje impraticável a importação pelo preço do dólar e os trâmites da alfândega.
Como a SCX também está em compasso de espera, eu pendo que ainda consigo manter funcionando por mais uns 5 anos as pistas SCX digitais dos amigos. Depois deste prazo espero que a SCX esteja reorganizada, com um sistema confiável e eu possa vender a enorme quantidade de pistas e peças que ainda possuo... kkk
Fusaro
Nunca corri em digital, a ideia que eu tenho e que pode ser muito divertido, sempre gostei da ideia que na pista quantos mas carros melhor, mas só tenho uma a ideia e não a experiência, muitas vezes pensamos uma coisa e a realidade e outra.

Na Espanha comprei para o meu filho a maior pista de Scalextric que vendiam, não gostei muito a verdade, quando vi uma Carrera me dei conta da diferença enorme de qualidades, não e que a Espanhola fosse ruim e que a Alemã era muito boa.

Onde eu mais desfruto e em uma boa pista de madeira de 8 pistas e a escala boa e 1/24, corri no campeonato da Espanha em 2.003, existiam amateurs mas muito profissionais patrocinados pelos importadores, com material de ultima fornada e os caras não eram moles, não.

Corri em Parma Super GTP e no Campeonato de Resistência Plafitt (5 horas), na corrida de resistência corri com um R8 patrocinado diretamente por Audi Espanha em ambas corrida fiquei em segundo lugar, na categoria Parma me chateei com uma posição dos organizadores e não segui o campeonato abandonei as duas modalidades, mas reconheço que realmente desfrutei.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Os carros da Carrera são mais robustos, podem bater sem maiores danos.
A questão está no que vem para o Brasil: pouca coisa de Carrera ou de Ninco, peças ou carros difíceis de encontrar. Por aqui houve uma avalanche de Carrega GO, menor volume mais fácil e barato de trazer, depois desapareceram.
SCX trouxemos bastante porque havia um bom fornecedor nos EUA no tempo do dólar de 1,6 a 2,5 mas depois o dólar subiu e os problemas da SCX se avolumaram.
Como escrevi, ainda tenho bastante material para manter o SCXD funcionando por mais uns anos, na esperança de que a empresa se estabilize.
A Scalextric agora se distanciou da SCX de forma que os carros ficaram bastante diferentes na motorização.
Não sei o que vai rolar nos próximos anos, uma ideia seria migrar para a Slot.it digital mas os preços estão barbarizantes.
Já tem pessoas fabricando chassis em impressoras 3D e vamos acabar usando bolhas nestes chassis criando novas classes de carros.
Fusaro

Responder