Porsche 911 R.S.R. 1.974 Scalextric-Exin.

Johnny Rook

Porsche 911 R.S.R. 1.974 Scalextric-Exin.

Mensagem por Johnny Rook »

Estando um pouco cansado do post do Autorama Estrela, mas querendo seguir falando de Slot, me lembrei de um trabalhinho que eu tinha realizado pelo ano 2.013, não e nada si comparamos com os trabalhos de Ricardo Bifulco (um gênio), mas foi uns dias de diversão e alivio de tensões.

Este carro de autorama e da marca Scalextric-Exin, uma empresa Espanhola que foi fundada pela Scalextrix Inglesa e depois ficou independente, chegando a fabricar os seus próprios modelos, este Porsche e um deles, foi lançado no ano de 1.975 e foi vendido ate 1.982, em essa versão, houve outras posteriores, principalmente de Rally.

Quando cheguei na Europa, la pelo ano de 1.980, eu seguia gostando de autorama, o primeiro que fiz quando estive em Barcelona foi buscar uma casa de Slot e encontrei a melhor naquele tempo, se chamava Palau, mas o que vi não gostei nada, a maioria de modelos (95%), eram de Scalextric-Exin, carros de tamanho pequenos (com certeza em escala certa), aspecto de plastico mole e barato (acostumado com os Estrelas), rodas de plastico e pneus de qualidade ruim.

Perdi o tezão pelo Slot. :lol:

Passaram uns 15 anos, ate que voltei a paquerar o autorama, uns dos primeiros carros que eu tive foi esse, me deu um rapaz que dizia que ia jogar fora, estava muito mal cuidado, levava anos jogado em algum lugar, faltava quase todas as peças, estava fosco e cheio de fungos, seus cristais arranhados, em fim estava uma merda.

O plastico usado pela Scalextric-Exin, se chama Butirato e tem um problema que com o tempo ele e atacado por fungos e pode destruir a carroceria inteira, investigando descobri que usando azeite de oliva (mergulhando em una caixa por dias) e capaz de acabar com os fungos e assim foi.

Eu sempre gostei do Porsche de Scalextric-Exin, o que eu não gostava era aquelas rodas enormes do lado de fora e a altura que ele tinha, combinando as duas coisas, fazia com que ele parecesse um Buggy de praia.

Imagem

Essa e a configuração original do modelo com seus decalques (foto de internet), como ex-modelista que sou queria saber mas sobre o carro, investigando primeiro com o piloto J. Fernandez (decalque do carro) ele e um piloto oficial da casa da Porsche Espanha (Heiderich, acho que seu nome do importador), depois o carro em questão.

Parece que Scalextric-Exin levou a ideia do 1º Campeonato IROC, ou Troféu dos Campeões. Realizado nos EUA em 74 ".

Imagem

Eles eram 15 carros, cada um de uma cor, só correram 12 correram (três para reserva), mas as lutas eram ferozes.

Realmente Scalextric-Exin tinha se inspirado em essa corrida para fazer o modelo, os decalques são muito parecidos, só o piloto Espanhol não tinha participado, mas em um ato de chauvinismo colocaram o nome dele no modelo.

Imagem

Fittipaldi, também participou da corrida (ele tinha o título de 72 'e 74' F1).

Imagem

Quem ganhou o campeonato dos campeões, foi Donahue, vencendo 3 das 4 corridas, e imaginem a cor do carro?

Imagem

A mesma do carro que eu tinha.

Depois de todo o labirinto sobre o azeite para eliminar fungos e lavagens e etc. , eu costumo polir com cera Johnson para carros, em seguida pasta de polimento Tamya que é mais fina que a anterior e deixa um acabamento mais suave.

Para o chassi após a limpeza, novas buchas traseiras de origem Italiano, novos eixos e cortei as pontas do dianteiro e traseiro para deixar um pouco mais estreito e as rodas dentro dos para-lamas, as rodas são as mesmas os pneus não o traseiro era de Fly e o dianteiro de perfil baixo, talvez de Slot-It, uma nova transmissão, cabos de silicone e um Escovas finas de cobre.

Refiz o motor inteiro, ficou como novo.

Imagem

Comprei o motor simulado (ele não trazia) dei uns retoques de pintura, para envelhecer um pouco, não da para perceber na foto.

Imagem

A carroceria, como o resto do carro, queria que fosse original, comprei muitas peças que faltava, assim como os decalques originais, existe uma empresa em Barcelona que se dedica a fazer pequenas peças para restaurar os modelos de Scalextric-Exin, não são baratos, mas algumas delas são boas.

Carroceria limpa e polida, com os seus decalques.

Imagem

Pintado as borrachas dos vidros (Humbrol), sombras de portas e capo, os decalques originais só servem alguns, outros tem que buscar por fora, no ano 2.013 eu tinha muito material de Slot sobrando e decalques nunca faltaram na minha casa, tinha guardado ate alguns do Brasil dos anos 70´.

No interior também dei aquele trato de pintura e accessórios.

Imagem

Sinto muito pela ma qualidade das fotos, mea culpa, coloquei um santoantonio (Renault R5 Scalextric-Exin), alavanca de marcha e freio de mão de um modelo estático da Revell e o capacete da mesma cor que o de Donahue.

Os cristais em esse modelo são ligeiramente escuros, tenho a impressão que de tanta pasta de polimento ficaram mais claros.

Imagem

As fotos não fazem muita justiça com os detalhes.

Nas fotos eu não consigui pegar a cor original do carro, mas é uma laranja bem laranja e não jogando um pouco de vermelho como na foto, a cor original e bastante parecida como o carro de Donahue.

Recortei e coloquei uns decalques para simular as grades do motor, eram de uma maquete de escala 1/24.

Imagem

Alguns detalhes da pintura, destacando portas e capô, decalques adequados dão-lhe um pouco mais de realismo, teria que ter mandado fazer uns decalques, para as laterais e para-brisas com o nome de Donahue, mas a impaciência por terminar termina brigando para chegar perto da perfeição.

Imagem

Depois de rebaixar as colunas que unem o chassi com a carroceria, ja que o modelo tinha uma altura de carro off-road, esse foi o resultado.

Ele não tinha as luzes traseiras, as copias que faziam delas eram muito ruins, u fiz as luzes traseiras com plástico transparente de 2 mm. os pneus que montei sao infinitamente melhores que os originais, os espelhos e o escape do motor é retro com o motor ligeiramente envelhecido.

Imagem

Eu sei que ele não vai ganhar nenhum concurso de restauração, mas eu acho que ele é um cara legal para estar em uma vitrine de Slot.

Rui

Re: Porsche 911 R.S.R. 1.974 Scalextric-Exin.

Mensagem por Rui »

Parabéns pelo trabalho parceiro! Sensacional!!

Rui

Mensagem por Rui »

Vc também falou do post do Autorama Estrela...Podes passar o link pra mim? Abç

Johnny Rook

Rui escreveu:Parabéns pelo trabalho parceiro! Sensacional!!
Obrigado pela moral.

Nao foi um trabalho muito elaborado, só um "facelift" :D não demorei nem uma semana em fazer, o melhor e que o carro andava bem mais que o original.

Rui escreveu: Vc também falou do post do Autorama Estrela...Podes passar o link pra mim? Abç
Quattro anos atras em uma web da Espanha fiz um post sobre Autorama Estrela a petição de um bom amigo, esse mesmo post e trazido aqui e estou montado pouco a pouco o problema e que se você for la, o tradutor vai te dar uma tradução que por ser feito em uma linguagem coloquial e adornado de gírias, não vai ter muito sentido para você, o que me esta dando trabalho e a tradução e assim mesmo e visto vários erros que vou corrigindo.

Esta terminado do ano de 1.963 a 1.966, se puder hoje farei o ano 1.967, pode estar seguro que o post de Mundo Slot Car, vai ser muito melhor que o de Pasion Slot, tenho mas informação e fotos inéditas que não aparecem la.

Faço no tempo livre que tenho e acredite são horas de trabalho que da um post assim, hoje não tinha que trabalhar e desde as 10:00 ate as 19:00 estive restaurando um carburador duplo que modéstia parte ficou como uma obra de arte :P

espero que gostes da Historia do Autorama Estrela, já que ela e uma parte muito importante da Historia do Slot no Brasil.

Forte abraço.

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Johnny Rook escreveu:
Rui escreveu:Parabéns pelo trabalho parceiro! Sensacional!!
Obrigado pela moral.

Nao foi um trabalho muito elaborado, só um "facelift" :D não demorei nem uma semana em fazer, o melhor e que o carro andava bem mais que o original.

Rui escreveu: Vc também falou do post do Autorama Estrela...Podes passar o link pra mim? Abç
Quattro anos atras em uma web da Espanha fiz um post sobre Autorama Estrela a petição de um bom amigo, esse mesmo post e trazido aqui e estou montado pouco a pouco o problema e que se você for la, o tradutor vai te dar uma tradução que por ser feito em uma linguagem coloquial e adornado de gírias, não vai ter muito sentido para você, o que me esta dando trabalho e a tradução e assim mesmo e visto vários erros que vou corrigindo.

Esta terminado do ano de 1.963 a 1.966, se puder hoje farei o ano 1.967, pode estar seguro que o post de Mundo Slot Car, vai ser muito melhor que o de Pasion Slot, tenho mas informação e fotos inéditas que não aparecem la.

Faço no tempo livre que tenho e acredite são horas de trabalho que da um post assim, hoje não tinha que trabalhar e desde as 10:00 ate as 19:00 estive restaurando um carburador duplo que modéstia parte ficou como uma obra de arte :P

espero que gostes da Historia do Autorama Estrela, já que ela e uma parte muito importante da Historia do Slot no Brasil.

Forte abraço.
Olá parceiro Johnny Rook!!!!

Seus TÓPICOS estão "PRIMEIRA DE LUXO"!!!!!
Mais uma vez parabéns pelo incremento de novos ASSUNTOS, MATERIAL e COLABORAÇÃO!!
Falo isso por mim e por muitos companheiros, que mesmo estando em hibernação, como certeza apreciam o trabalho que você está compartilhando conosco!
Tenho feito o possível, divulgando lá no "GRUPO DE WHATSAPP MUNDO SLOT CAR" os links dos seus tópicos aqui no FÓRUM!
Para que mais gente que sei que gosta de SLOT CAR venha e se anime lendo os seus POSTs aqui no FÓRUM.
Continue, avante!!!
Abraços,

André Knopp - galopp
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Johnny Rook

GALOPP escreveu: Olá parceiro Johnny Rook!!!!

Seus TÓPICOS estão "PRIMEIRA DE LUXO"!!!!!
Mais uma vez parabéns pelo incremento de novos ASSUNTOS, MATERIAL e COLABORAÇÃO!!
Falo isso por mim e por muitos companheiros, que mesmo estando em hibernação, como certeza apreciam o trabalho que você está compartilhando conosco!
Tenho feito o possível, divulgando lá no "GRUPO DE WHATSAPP MUNDO SLOT CAR" os links dos seus tópicos aqui no FÓRUM!
Para que mais gente que sei que gosta de SLOT CAR venha e se anime lendo os seus POSTs aqui no FÓRUM.
Continue, avante!!!
Abraços,

André Knopp - galopp
Como vai irmão, vejo que esta gostando do que eu cloco no Fórum, essa e a intenção, vocês desfrutam e eu desfruto duplamente (quando coloco e quando vejo que agrada :D ).

Fico na duvida em colocar tantos tópicos seguidos, mas para mim e um "relax" com o tema da Estrela, sou perfeccionista por natureza e estou constantemente, um erro de tradução, uma omissão ou qualquer outra coisa que não me agrade.

Seguirei com o tema da Estrela, essa historia e muito longa e quero caprichar no máximo, tenho o desejo que seja a guia melhor feita para qualquer colecionador de Autorama Estrela.

Um forte abraço.

Responder