Mercedes 300-S.L. Revell-Chassis Brass para motor SP.80.

Mercedes 300-S.L. Revell-Chassis Brass para motor SP.80.

Mensagempor Johnny Rook » 19 Ago 2019 22:21

Imagem

Uma vez mais e desde minha perspectiva quero trazer um modelo que considero interessante! ;)

Quando eu vi a primeira vez esse modelo, eu tinha + ou - 10 anos e fiquei estacionado :shock: foi em uma cidade satélite do Rio de Janeiro chamada Nova Iguaçu, estava no canto direito da loja de um Senhor Português amigo do meu "velho", foi o primeiro que vi, mas estavam mais, um Ferrari 250 G.T.O., um Cobra 289, Corvette 427 Sting Ray e o Chaparral 2A.

Esse Mercedes era especial, o filho da "gran p***" era prateado, nunca tinha visto uma carroceria em plastico naquela cor, era diferente a tudo o que tinha visto na minha curta vida e ademais suas formas arredondadas eram muitos sensuais. :oops:

Eu e que tinha a grana e meu "velho" como e costume na família saiu fora, tentei negociar com o Português, o modelo estava com a embalagem "estrupada", não tinha o plastico selante na caixa, faltava a um farol, escape, cabeça de piloto, em fim o carro tinha sido "vulnerado" merecia um desconto, mas o Português conhecia bem o que ele tinha, e me falou que não baixava nada, eu intentei raçoar com ele " por esse preço no Parque dos Brinquedos compro 2 carros da Estrela, sem duvidar ele me respondeu, vai lá e compra!

Esse dia comprei o Chaparral-2A da Revell que o Português tinha lá (mas essa e outra historia), total que passou uns meses tinha dinheiro outra vez e voltei a para comprar o 300-S.L. :mrgreen:

Eu na realidade não tinha nem "p*** ideia" do que estava comprando, mas era o melhor da reserva da Revell em temas de Slot.

Imagem

O chassis era de uma qualidade inigualável ou pelo menos um dos melhores do mercado por aqueles momentos.

Três peças simples de alta qualidade e material de Latão.

Uma coisa que me chamou muito a atenção, e que na parte do chassis que leva a transmissão existe uma letra "Beta" em Grego.

Imagem

O motor faz parte do chassis e sometido grandes forças de torção, com certeza a caixa e o induzido e capais de suportar essas forças, de todas formas reforcei o cabeçote com fita de malha da casa Parma.

Como vemos na foto o fora de serie SP-80 da Revell feito pela Mabuchi em exclusiva para a empresa yankee, foi substituído por um nacional Oxford com menos potencia pero mas dócil para o conjunto (SP-80 ao fundo da imagem).

O SP-80 com sua potencia máxima a 18-V, teria destruído a bela carroceria Revell em 0,2 segundos, ao menos nas minhas mãos! :mrgreen:

O motor e o chassis tinha muito que ver com o sistema da Estrela (AUTO-RAMA), uma ferradura na parte de atras e um parafuso na dianteira unem o motor com o chassis
, gostaria ver o BOLA DE FOGO (SP-80) em um Ford-J da Estrela!

O ruim e que estava mecanizado de tal maneira para que fossem totalmente incompatíveis entre si.

Esse motor SP-80 requer um acelerador de poucos OHMS, e claro com 11 anos você pensa que sabe! :lol:

Na minha versão (pelo menos a 4º em esse modelo) do Mercedes 300-S.L. usei a sapiência do Zorro, parafusos Plafitt, esse motor afinado (SP-80) bem dava 53.000 R.P.M. a 18-Volts ou 32.500 a 12-Volts. parecia um motor bicilíndrico de Milwakee que constantemente soltava os parafusos do motor, esse motor se conheceu como Fireball, e considerado um dos melhores motores feitos ate hoje por Mabuchi, são muito difíceis de encontrar

Imagem

Esse chassis levou mas de 40 anos guardado, um pouco de limpa metais fez o milagre, pelo menos em aparência. :mrgreen:

Vamos a ver o "carro", os eixos são exatamente os mesmos do primeiro dia (sem ferrugem), os mancais dianteiros são de Nylon e em forma de "D", os espaçadores são uma mistura de Revell, Cox e Max, porcas de bronze de qualidade sublime.

A guia e de Parma em escala 1/24 para manter o Mercedes em pista.

Imagem

O motor que montei e um Oxford nacional preparado pela desaparecida Hobbylandia do Edifício Central do Rio, e um motor de final dos 70´ tive que fazer pequenas modificações para adaptar no chassis Brass da Revell.

Imagem

Fios de silicona de bom diâmetro, se pode apreciar a pequena distancia do chassis com o chão, até hoje sou um enamorado de essa serie da Revell, os pneus depois de 50 anos estão como novos, não se racharam nem ficaram duros o composto que foi feito e de muito boa qualidade.

No Reino Unido a Revell fez um chassis igual a esse em Alumínio, devendo ser mais leve mas também menos rígido e mais fácil de empenar.

O interior do modelo e bastante simples.

Imagem

Gosto muito de detalhar os meus modelos no interior e esse não seria diferente.

Imagem

Sabendo que na versão real (escala 1/1), existia a opção azul para o interior com o carro prata por fora, pintei em essa cor, com diferentes tons e misturando fosco e brilho, volante de madeira (uma opção da época) retrovisor encima do painel e um "santo-antônio" como os da época + ou -.

Em esses modelos eu prefiro ajustar a altura só com a bandeja e sem a carroceria.

Imagem

Deixei o mais baixo possível a altura da mesma com o motor, podemos ver a cabeça de piloto da Estrela da serie Fittipaldi lançada em 1.972 e como e logico o capacete pintado nas cores do campeão.

Para que tenham uma ideia da altura original do modelo, vou colocar uma referencia.

Imagem

A foto corresponde a bandeja de um Corvette, mas como referencia serve, as carrocerias uma vez montadas na altura original, ficam altas, pouco estéticas e com menos estabilidade.

A bandeja colo na carroceria com cianocrilato e passo azeite de oliva com um cotonete para tirar os vapores brancos da cola, o escape e duplo de um Ferrari da Politoys, pegado com Araldite de 2 componentes.

Imagem

Os parafusos originais da Revell para unir chassis e carroceria foram guardados e coloquei uns de Latão, das guias de Scalextric os dois parafusos que regulam a distancia de eixos são de Plafitt, sendo de Latão e com arruelas blocantes para não afrouxar.

O esplendido pinhão de Aço da Revell, não se acoplava bem com a coroa nacional Paraíso, optei por um pinhão de Latão da Estrela.

Esse chassis como podemos ver na foto acima poderia adaptar sem problemas a qualquer maquete de F1 clássico que quissemos slotizar.

Imagem

As calotas já colocadas nas rodas, são uma excelente reprodução das rodas dos 300-S.L. originais, tive que rebaixar as da frente por dentro para que encaixassem no fundo das rodas e desse aquele look, um toque de pintura em grafite claro e preto nos buracos de refrigeração dos freios.

Como comentei mais acima o modelo vinha com a falta de um farol, no seu momento adaptei 2 de um Ford-GT40 MKIV da M.P.C em escala 1/25, esta vez tirei os mesmos e adaptei uns de FIAT 131 Abarth da empresa ESCI também em escala 1/24, mas com as fitas protetoras de farol muito unada na época.

Imagem

A carroceria não quis pintar pelo bonito tom cinza metálico que traz no plastico, inclusive os detalhes de pintura prata que realizei no seu momento (mais de 40 anos atras), respeitei, só escureci as uniões de portas, capo e porta-malas.

Imagem

Em esta foto se pode ver as dimensões do modelo que parecem perfeitas em relação com o de escala 1/1, sempre gostei dos modelos de Revell em 1/32, não todos são perfeitos, mas o de esta serie são muito bons.

O único problema de essas carrocerias e que são dos mesmo material que as maquetes estáticas que fazia a Revell por aqueles anos, são finos e delicados como cascaras de ovos, qualquer batida pode rachar o pior quebrar uma.

Esteve um tempo na minha "garage" ao lado do seu irmão mais noco o 250-S.L. de Scalextric.

Imagem

O 250-S.L. também foi trabalhado, mas deu menas dor de cabeça, o 300-S.L. terminou na coleção de um bom amigo meu da Espanha, la ele estará bem cuidado e quando o meu amigo for embora o seu filho o continuara cuidando.

Imagem
Johnny Rook

Re: Mercedes 300-S.L. Revell-Chassis Brass para motor SP.80.

Mensagempor Cristian Braga » 26 Ago 2019 22:51

Fantástico!
Cristian Braga

Voltar para Espaço Colecionador