Defeito esquisito - pista carrera 1:32 analógica - falhando

Defeito esquisito - pista carrera 1:32 analógica - falhando

Mensagempor jmmenezes » 06 Nov 2014 12:21

Amigos, bom dia. Sou novo no fórum, mas posso dizer que curto slot cars (autorama) desde o começo da minha vida, quando era pequenininho mesmo, e já tem mais de 20 anos que gosto de slot profissional (com muitas indas e vindas nesse meio do caminho).
Enfim, comprei recentemente nos EUA uma pista carrera analógica 1:32 para brincar com meus filhos. Já foram algumas montagens e desmontagens e ela esta com um defeito estranho, o que tudo indica parecer ser a fonte. Não tinha reparado nesse defeito até a ultima montagem.
O que ocorre é: Se você utiliza somente um carro, independente da fenda que coloque ele funciona perfeitamente.
Se você coloca 2 carros e utiliza a aceleração máxima (por exemplo numa largada), eles não funcionam. No momento que você "alivia" a aceleração de algum dos carros (independente de qual carro ou qual acelerador), funciona, sendo um carro ficando com aceleração máxima e o outro pouco menos da máxima.
Não sei se deu pra entender bem, mas ocorre que nunca os 2 carros estão funcionando com a aceleração máxima. Mas se acelerar apenas um deles na máxima de uma vez (que só ocorre nas retas), os dois ficam funcionando enquanto isso.
A pista é um "set" comum, mas mesmo assim já tentei montar uma pista bem menor, inclusive um mini-oval com 2 curvas e 2 retas (pensando poder ser por causa de tamanho da pista) e o problema continua.
Também já tentei trocar os carros e não adiantou.
Desconfio de problema na fonte, ou na reta de comando.
Descobri que tenho 2 curvas com "dentinho" amassado e a reta de comando também com dentinho amassado. (burrada durante alguma desmontagem/montagem). Isso pode influenciar neste caso especifico ?

Preciso de ajuda! Toda "dica" será bem vinda. Estou com receio de comprar outra fonte ou mandar a minha para "reparos" e caso não seja, jogar dinheiro fora.

Aproveitando, esses dentinhos "amassados", vi que eles na pista carrera são encaixados, como se fossem uma peça separada e que não é parte integrante do trilho da pista. É possível troca-los ou consertar de alguma forma ?

Valeu
jmmenezes

Re: Defeito esquisito - pista carrera 1:32 analógica - falha

Mensagempor JEPDANTAS » 08 Nov 2014 22:07

Olá jmmenezes.
Primeiramente seja bem vindo ao fórum.

Cara dei uma pesquisada e não encontrei nada parecido com isso. Já vimos acontecer com o sistema NINCO DIGITAL algo parecido, porém só acontece quando se coloca os 8 carros juntos na pista e ainda por cima com motor "grande", daí ha uma queda de amperagem. Baseado nisso creio que seja realmente um problema na fonte que não está mandando amperagem suficiente.

Espero ter ajudado.
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor Fusaro » 09 Nov 2014 09:46

Olá
Primeiramente concordo com o Jepdantas.
A sua fonte deve ter nas especificações qual é a corrente máxima fornecida. Antigamente as fontes não tinham nenhum circuito de proteção, mas atualmente não creio que sejam assim. Sem proteção a fonte manda energia de monte, os carros andam e ela vai esquentando até queimar. Com circuito de proteção a corrente é restringida para proteger exatamente a fonte.
Caso os seus carros sejam originais, não faz sentido pensar que os motores estejam drenando corrente demais, então o problema deve ser na fonte.
Caso os motores dos carros estejam modificados, eles podem estar pedindo mais corrente do que o especificado pela fonte.
Se não existe nada de eletrônico na pista você pode substituir por uma outra fonte na mesma voltagem.
Se a fonte for de 12V você poderia até usar uma fonte de computador usada que se encontra sobrando em qualquer lugar. Em princípio, uma fonte de 200 watts forneceria amperagem suficiente para dois carros com motor original de fábrica, que não pede mais do que 0,5A. Os SCX pedem 0,2 a 0,35A, e imagino que, na largada, com o carro parado e tracionando ao máximo, esta corrente não passe dos 0,5A.
Se puder ajudar mais pode perguntar.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor jmmenezes » 13 Nov 2014 14:54

Obrigado amigos.
Consegui fazer testes com outra fonte e realmente o problema estava na fonte.
Ou a fonte é muito fraca (original que veio, o que é estranho) ou deu defeito mesmo.
Agora já esta funcionando 100%.

Obrigado novamente, fica a dica para quem tiver um problema parecido.
jmmenezes

Mensagempor Fusaro » 13 Nov 2014 15:05

Ótimo que tenha conseguido identificar o problema.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor marcoskawa » 29 Ago 2018 11:15

Bom dia a todos! sou novo aqui no fórum e nao sei se coloco meu problema em algum tópico parecido ou se abro um novo, mas aí vai: estou com um problema de falha em uma das 2 pistas. Cheguei a comprar outra fonte mas nao adiantou, o problema continua. Na pista com problema, o carro (qualquer um) pára e nao anda mais. Medindo com um multimetro, a voltagem cai a zero e eu tenho que tirar o carro , esperar uns 10 segundos e recolocar, pra voltar a funcionar, mas parar depois de 1 ou 2 voltas. Limpei os contatos dos encaixes mas também nao adiantou. Daí testei só com a reta de comando, desencaixada do resto da pista, segurando o carrinho na mao mantendo a traseira erguida: com a roda livre o carro nao pára, mas se eu colocar a traseira na pista e segurar pra ele nao andar, a voltagem cai e daí só tirando o carrinho e recolocando. Esta reta de comando pode dar problema nesse sentido? a pista sempre funcionou bem ate entao.
marcoskawa

Mensagempor Fusaro » 29 Ago 2018 15:16

Problema similar a este aconteceu em uma pista SCX analógica.
O carro anda um certo número de voltas e depois para. Após um tempo volta a andar porém também por um certo número de voltas.
Os autoramas antigos (como o Estrela) não possuíam nenhum sistema de segurança, mas no SCX (e provavelmente no seu também) existe um componente para cortar a corrente caso haja algum problema. Este componente eu conhecia como surge protector e tem sempre nestas extensões de ligar os vários componentes de computador.
Me parece que, quando ele se danifica, passa a funcionar como um disjuntor térmico, passa corrente até esquentar e então corta a corrente.
O que me estranha é que somente acontece em uma das suas pistas, indicando que tem um componente destes para cada pista.
Sendo este o caso a solução é trocar o componente ou simplesmente jumpear as duas pontas do mesmo.
Não tenho nada de Carrera aqui para comparar de forma que você teria de abrir a reta de junção e postar fotos das ligações do sistema para que se possa identificar o componente.
Ele deve estar posicionado de forma que uma perna esteja no positivo da fonte e a outra perna em uma das ligações do acelerador.
Fusaro
Fusaro

Voltar para Escala 1:32 - Réplica