OpenTrainer - Desenvolvimento de um Trainer para pistas analógicas

arais
Contato:

OpenTrainer - Desenvolvimento de um Trainer para pistas analógicas

Mensagem por arais »

Pessoal,
com o assunto que surgiu no grupo de whatsapp MundoSlotCar abri esse tópico para desenvolvermos um trainer para pistas analógicas estrela ou similares e como é meu caso, de madeira.
A idéia é desenvolvermos um equipamento que pilote o carro, para competirmos sozinhos, rs.
As premissas básicas são:
- Usar componentes baratos e acessíveis no mercado brasileiro.
- Que seja fácil de adaptar em diversos tipos de pistas.
- De código aberto e criado pela comunidade

Para isso acontecer, precisamos colaborar com nossas experiências e conhecimentos. Sou engenheiro de computação e técnico em eletrônica.

Tenho um protótipo instalado na minha pista que funciona bem, mas no estilo "casa de ferreiro, espeto de pau". A intenção é criar um dispositivo que possa ser instalado e operado por todos.

Vou iniciar postando algumas características que acho que devem existir, mas vamos evoluir juntos...Preciso da ajuda de vocês.

Vamos lá!??
Arais
Imagem

arais
Contato:

Re: OpenTrainer - Desenvolvimento de um Trainer para pistas analógicas

Mensagem por arais »

As partes básicas que acredito serem necessárias são:
Microcontrolador: PIC, Atmel, ESP: Pela facilidade de se encontrar e gravar o firmware, acho que devemos ir de Atmel, que é encontrado em vários modelos nos arduinos.
Minha recomendação é o Pro Micro, que se encontra na faixa dos R$ 30,00.
Imagem

Depois a etapa de potência, que vai controlar a tensão na fenda. Dai vamos com uma ponte H. De pelo menos 2A, pra dar folga. Pode ser a L298n
Imagem
Ou a que uso, mais "porrada", BTN7960 pra até 43A:
Imagem

Encontram elas na faixa dos R$30,00 e R$ 80,00

Para controle e interface, podemos usar desde 2 botões e 2 leds até um display se for o caso, vai da escolha que fizermos

E uns Leds IR (phototransistores) para o sistema saber onde o carro está e sincronizar a velocidade gravada. Se colocar só 1 funciona, mas qto mais tiver mais precisa fica a volta...cada um sai centavos.

E era isso. Que acham?
Arais
Imagem

arais
Contato:

Mensagem por arais »

Protótipo versão 0.0001:

Arais
Imagem

Edupassos

Mensagem por Edupassos »

Grande iniciativa. Podemos fazer uma lista preliminar de peças e fazer o rateio.

gersonfer

Mensagem por gersonfer »

Gustavo,
Parabéns pela iniciativa. Ficou muito bom o protótipo e a idéia é excelente.

abs
The Luberon Raceway (TBD)
'Slot racing is cheaper than therapy' :shock:

arais
Contato:

Mensagem por arais »

Podemos usar também sensores hall como este:
Imagem

são bem pequenos e baratos (aprox. 15x15mm) e fáceis de instalar em pista plástica. Eles detectam o imã do próprio carro.
Arais
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Gostei, achei interessante mas é dedicado somente ao sistema analógico, certo?
O Arduino grava a curva tempo/voltagem e depois a reproduz, certo?
O início é marcado pelo sensor, como se fosse uma claquete de gravação.
Fusaro

arais
Contato:

Mensagem por arais »

Fusaro, sim, para o sistema analógico.

O microcontrolador salva constantemente a aceleração do carro, e após algumas voltas, possui dados para reproduzir a volta ideal das "gravadas".

Depois ele reproduz a aceleração, mas com alguns pontos de sincronismo pela pista, para que qualquer alteração na trajetória, como uma derrapagem que não tinha ocorrido antes, possa ser recuperada. Como várias claquetes de sincronização, assim o sistema pode saber onde o carro está e acelerar de acordo com o que foi gravado originalmente.

E pensando mais um pouco, se o piloto quiser, pode assumir o controle simplesmente usando o acelerador. Ele sobrepõe o trainer, podendo ajustar alguma coisa simplesmente acelerando de modo diferente e depois voltar ao "piloto automático".
Arais
Imagem

arais
Contato:

Mensagem por arais »

Para sistemas digitais também é possível, mas com outra programação. Basta ler na fenda o comando enviado pelo acelerador, e emular os comandos enviados pela central. É assim que alguns sistemas usam para o ghost-cars. Alguns com velocidade constante, outros variável. Já analisei os sistemas da Scalextric e da Carrera, e é possível fazer. Mas acho que o foco maior seria para as pistas analógicas...
Arais
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Também creio que o maior foco são as pistas analógicas.
A questão das digitais (onde eu me incluo) é que são vários sistemas, então fica complicado desenvolver para cada um e não ter compensação financeira pelo trabalho. É cruel trabalhar por nada.
Além disto as empresas não abrem o seu código,o pouco que havia aprendido foi consultando os fóruns americanos.
Com meu foco em SCXD, fica muito chato dizer às pessoas que as centrais e acessórios (cronômetro e contador de voltas) não têm conserto. Lá fora são peças baratas mas aqui, que já saiam caro com o dólar a 3,2 (quando iniciei), imagina agora.
Eu penso que ainda vendo o chip SCXD mais em conta do que está sendo encontrado lá fora pois tive a sorte de conseguir uma boa quantidade de carros digitais Spirit que transformei para analógico, mas um dia acabarão.
Divaguei
O sistema analógico somente sofre pelo tamanho da pista necessárias para as competições e a disputa é baseada só na velocidade, porém o custo pode ser limitado por regras e a diversão é garantida.
Eu gosto do SCXD porque é o que tenho, mas estoquei uma quantidade enorme de peças Estrela para montar uma 4 pistas. Na minha cidade não creio que seja necessário mais que isto porque não será fácil juntar 8 para brincar... 4 pilotando e 4 gandulas... kkk
Fusaro

arais
Contato:

Mensagem por arais »

Concordo totalmente com vc. E os sistemas vão sendo atualizados e a gente vai ficando com nossos autoramas defasados tb, sem falar de manutenção.

Agora uma idéia que já tenho a tempo e até já codifiquei alguma coisa foi fazer simulações de combustível, pneus e clima, variando a velocidade máxima de acordo com o peso do carro em função do nível do combustível e estado dos pneus e a quantidade de freio dinamicamente pelo tipo de pneu e clima em pistas analógicas mesmo. Tudo isso é possível de implementar se o acelerador for conectado numa central que processa a aceleração e coloca na fenda o resultado dessa simulação e não a tensão direta do acelerador. Sem alteração nenhuma na pista nem nos carros.

Dai, tanto o usuário doméstico como os clubes poderiam criar categorias com e sem simulação. Por que como bem falou, hj acaba sendo só velocidade. Com as simulações, entra a estratégia tb. E como falei, sem alteração nenhuma nas pistas, nos carros nem nos aceleradores. Só a inclusão de uma central. Que não seria nada cara de construir. É basicamente a mesma do Trainer, só com mais programação.

Os desgaste dos pneus podem ser simulado até em função do número de vezes que o piloto freia. Tipo, se determina o numero ideal de frenagens, qdo o piloto freia mais que esse numero ideal, o pneu desgasta x%, gradativamente, e o freio começa a ser menor, na mesma proporção...

Já tenho codificado até mesmo track call automático, com simulação de danos e exigência de "parada nos boxes para reparo" em função de muitas track calls originadas pelo mesmo piloto.
Arais
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

... e eu aqui querendo usar o Arduíno para controlar sinais de trânsito para oferecer ao prefeito...
O que você está fazendo é bem mais complexo do que contar segundos abrindo e fechando chaves e relés.
Depois que terminar de montar a minha pista, que ainda deve tomar umas três semanas, tenho de desenvolver o esboço de dois edifícios, aí vou poder me amarrar ao Arduíno.
Estou prevendo um tempo bem longo confinado, afinal ja tenho 66 anos e estou no grupo de risco.
Fusaro

Kappa

Mensagem por Kappa »

muito interessante, parabéns!!!!
estou aprendendo sobre arduino... estou tentando fazer um contador de voltas com ele.

Responder