Para começar no hobby - IMPORTANTE

Para começar no hobby - IMPORTANTE

Mensagempor SlotRock » 07 Jan 2014 12:49

Mundo dos Slot Cars
Também conhecido como Autorama

Analógico ou Digital??? Esta é a primeira grande pergunta que devemos responder antes de comprar um Set de Slot Cars. E para responder a esta e outras perguntas criamos o texto abaixo para auxiliar quem tem interesse em se iniciar no Hobby de Slot Cars:

A tecnologia digital começou a ser empregada no hobby em 2004, quando chegaram os primeiros sets digitais às lojas. O sistema digital possibilita que vários carros ocupem a mesma fenda, fazendo que várias pessoas possam correr num circuito. No analógico, o número de fenda limita o número de corredores.

Os sistemas digitais também oferecem outras possibilidades de estratégia para corridas, como o abastecimento, as ultrapassagens, carros que andam sozinhos (Ghost Cars), etc.

Porém, nem tudo é vantagem nos sistemas digitais, existem algumas desvantagens em relação ao sistema analógico.
O maior delas é a incompatibilidade entre os sistemas digitais, o que limita muito o número de modelos de carros que podem ser utilizados em cada sistema digital, ao contrário do sistema analógico, onde carros de qualquer marca podem rodar em qualquer pista.
Outro fator que gera controvérsia, é que nas corridas em pistas digitais, o elevado número de carros disputando as mesmas fendas e as trocas de pistas levam a muitas batidas, o que certamente danifica mais os carros, porém, isto também torna as corridas muito mais excitantes e divertidas.

Uma opção para quem esta começando é iniciar com uma pista analógica e fazer um upgrade para o sistema digital, assim se pode ter melhor discernimento do que realmente você espera do hobby.

Existem 4 grandes marcas de slotcars, que fabricam pistas e carros digitais e analógicos, disponíveis no mercado, são elas: Carrera (Áustria), Ninco (Espanha), Scalextric (Inglaterra) e SCX (Espanha).

Todas tem pontos fortes (e alguns nem tanto) e a melhor opção para você dependerá muito do que você curte e de algumas disponibilidades, como espaço e valor a ser investido.

Se sua escolha for o sistema digital, é importante levar em conta que cada marca tem seu próprio sistema e os carros somente rodam em seu próprio sistema. É importante adquirir sempre uma versão mais atualizada do sistema de cada marca, pois existe o caso de versões mais antigas que não oferecem todos os recursos disponíveis nas versões mais novas.

O espaço para montar a pista é um fator importante, então quanto mais larga a pista, mais espaço será necessário para montá-la. Veja abaixo a largura da pista de cada fabricante:

- Scalextric = Largura total 154mm e espaçamento entre fendas 77mm (pista para carros 1/32)
- SCX = Largura total 159mm e espaçamento entre fendas 79,5mm (pista para carros 1/32)
- Ninco = Largura total 180mm e espaçamento entre fendas 90mm (pista para carros 1/32 e 1/28)
- Carrera = Largura total 198mm e espaçamento entre fendas 99mm (pista para carros 1/32 e 1/24)

Os sistemas digitais de 3 das 4 marcas, utilizam pistas que fazem as mudanças de fenda através da própria pista, ou seja, a pista tem um mecanismo digital que move o dispositivo de troca de pista. Somente a SCX utiliza um sistema diferente, onde a troca de fendas é feito por um sistema na guia do carro, que faz com que a pista mude a direção da fenda. Por este motivo, as pistas de mudança de fenda no sistema SCX não se utilizam da energia da pista, o que possibilita um número ilimitado das pistas de mudança de fenda nos circuitos montados. Mas esta guia da SCX acaba sendo o fator que mais dificulta a digitalização de outros carros para o sistema SCX. Nos demais sistemas o carro envia um sinal para a pista à frente e a pista faz a mudança de direção da fenda, por este motivo, existe um limite do número de pistas de mudança de fenda, pois cada pista de mudança toma um pouco da energia corrente no circuito.

A popularidade de cada sistema digital onde você mora também deve ser levado em conta na hora de definir qual sistema comprar, pois a facilidade em se encontrar acessórios, ampliações, peças de reposição ou mesmo outras pessoas para poder formar um grupo para correr juntos tem seu grau de importância para cada pessoa de forma distinta.

Alguns sistemas tiveram atualizações mais recentes e oferecem mais atributos que outros, então é importante estar atualizado quando for fazer a opção de compra por um sistema digital.

A Carrera foi a empresa que mais investiu nos últimos anos, porém, deve-se ficar muito atento na hora da compra, pois os produtos antigos (que ainda podem estar nas lojas) não são compatíveis com todas as novidades implementadas no sistema. A Carrera disponibiliza controles sem fio (wireless) próprios.

A Scalextric também teve seu sistema renovado com melhorias faz poucos anos e a nova central, conhecida como Advanced Powerbase, é a que tem os melhores atributos.

A Ninco lançou recentemente controles sem fio para seu sistema e é o único destes sistemas onde é possível andar com 8 carros ao mesmo tempo.

Além destas 4 grandes marcas, existem muitas outras que oferecem carros (normalmente analógicos) com diferentes atributos, como performance, qualidade, acabamento, fidelidade das réplicas, etc.

Outra decisão importante é em relação a escala:
A mais difundida é a 1/32 - todas as grandes marcas trabalham com ela
Outras escalas são:
1/24 (carros maiores) - entre as grandes marcas, a Carrera faz carros nesta escala, com opção digital
1/43 (carros menores que 1/32) - entre as grandes marcas, a Carrera e a SCX fazem carros nesta escala - Sendo que a Carrera tem opção digital, além da analógica.
1/64 (carros menores que 1/43) - entre as grandes marcas, a Scalextric faz carros nesta escala
1/87 - Mais conhecida como HO, esta é a escala mais utilizada em réplicas de trens.
Slot Bolha - utiliza escalas 1/24 e 1/32

No Brasil existem pistas comerciais que também vendem estes produtos, ou mesmo lojas normais de brinquedos. Você pode achar algumas opções de venda aqui mesmo no mundoslotcar viewforum.php?f=3, ou tbm em outros sites de venda pela internet. Comprar fora do país é sempre uma boa opção quanto ao custo e variedade, mas depende de uma viagem ou comprar em sites, neste caso há limites onde se paga impostos de importação, riscos em não receber a mercadoria e o prazo para receber sua compra, que é totalmente impreciso, podendo demorar 10 dias (isso com muita sorte), ou até 3 meses.

Ampliar a pista é sempre possível em qualquer marca e uma boa dica é que para aumentar sua pista é muito mais barato comprar um set completo do que comprar peças separadas.

Diante de tudo isso, o slotista que está entrando no hobby deve conhecer os prós e os contras de cada marca antes de tomar sua decisão. Há muitos casos de usuarios que migraram de um sistema para outro por não terem pesquisado o que seria melhor para seu uso antes de realizar a compra. Nosso conselho é se fazer uma boa pesquisa e tirar as todas suas dúvidas para então decidir qual o sistema vai que atender melhor as suas necessidades e expectativas, economizando tempo e dinheiro.

Esperamos ter esclarecido algumas coisas básicas para quem está começando, muitas outras dúvidas já surgiram e foram respondidas no site, caso tenha alguma dúvida, sempre verifique se ela já foi respondida anteriormente antes de abrir um novo tópico. Caso você não encontre uma resposta, abra um tópico com sua questão na área apropriada, assim outros usuários poderão ajudar.
Imagem
SlotRock

Re: Para começar no hobby - IMPORTANTE

Mensagempor Fusaro » 07 Mar 2015 19:40

Gostei, muito claro e conciso. Abraço. Fusaro
Fusaro

Mensagempor Grego » 10 Mar 2015 11:02

Muito legal seu texto, parabéns pelos detalhes!!!! Partindo do que você falou acredito que eu fiz a coisa certa ao iniciar no hobby no ano passado.

Gostaria de aproveitar para tirar algumas dúvidas, se puderem me ajudar por gentileza.

Tenho uma pista da Carreira Evolution analógica mas tenho dúvidas quanto aos tipos de motores que eu posso andar na pista caseira, existe alguma limitação de rotações para eu utilizar na pista? Eu tive que comprar um fonte nova, pois a minha deu problemas após eu ter colocado para andar na pista um motor falcon 50.000 RPM num chassi bolha. Acabei arriscando colocar na pista antes de pesquisar, enfim, acabou danificando a minha fonte.

Desde já agradeço pessoal!

Grande abraço
Grego

Mensagempor Fabiano Marangon » 10 Mar 2015 11:22

Grego escreveu:Muito legal seu texto, parabéns pelos detalhes!!!! Partindo do que você falou acredito que eu fiz a coisa certa ao iniciar no hobby no ano passado.

Gostaria de aproveitar para tirar algumas dúvidas, se puderem me ajudar por gentileza.

Tenho uma pista da Carreira Evolution analógica mas tenho dúvidas quanto aos tipos de motores que eu posso andar na pista caseira, existe alguma limitação de rotações para eu utilizar na pista? Eu tive que comprar um fonte nova, pois a minha deu problemas após eu ter colocado para andar na pista um motor falcon 50.000 RPM num chassi bolha. Acabei arriscando colocar na pista antes de pesquisar, enfim, acabou danificando a minha fonte.

Desde já agradeço pessoal!

Grande abraço

Fala Grego,

Em uma pista analógica o único componente que pode limitar o uso de motores mais potentes é exatamente a fonte,se pretende usar motores mais fortes deve utilizar uma fonte estabilizada de pelo menos uns 5A X 12VCC.
Pra saber qual fonte se adapta melhor ao uso que pretende fazer tem que saber o consumo de corrente do motor mais forte que vai por na pista,por exemplo,se um motor de 50k consome uma corrente de 1A a 12V deve-se calcular para cada fenda uma alimentação de 2A/12VCC para se ter uma boa margem de segurança pra que não queime a sua fonte.Isto é,se você tem uma pista de duas fendas vai precisar de uma fonte de 12VCC/4A,três fendas=12VCC/6A,quatro fendas=12VCC/8A e por aí em diante...
Com certeza a fonte original não vai dar nem pra largada... :D :D :D

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Grego » 10 Mar 2015 16:28

Perfeito!! Vou seguir suas dicas para deixar a brincadeira mais emocionante!!

Muito obrigado!!!

Abraço
Grego

Mensagempor wesley190 » 12 Mar 2015 22:23

bela explicação fabiano meu brother!!! como é bom fazer parte desse forum, pois aprendemos tanta coisa ;)
Ninco digital por exemplo calculamos no minimo 1A para cada carro. fiz a compra de uma fonte estabilizada de 13,8v e 10A, para que ela de conta dos possiveis 08 carros que eu possa querer colocar na pista. é o mesmo raciocínio que vc explicou ai. ;) como vc disse, assim corre tranquilo e sem panes de falta de amperagem na pista :evil:
abçs
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Grego » 13 Mar 2015 09:07

Bom dia pessoal!

Cada vez que entro no forum para dar uma olhada rápida aprendo algo novo, gosto muito do conhecimento técnico que vocês possuem, este fato é muito importante para quem está iniciando no hobby como eu (bastante leigo no assunto).

Como era de se esperar tenho novas dúvidas!! hahahha A minha nova fonte chegou ontem (original), coloquei na pista com dois carros originais na pista e surpresa.....continuou com aquele problema que eu tinha antes, consegui dar 30 voltas, depois da volta 30, os dois carros param, não tem força para continuar andando. Depois do ocorrido eu montei o set original e tornei a tentar, o resultado foi o mesmo. Não faço ideia do que possa ser então amanhã pretendo fazer alguns testes, pretendo montar a pista em outro comodo da casa para ver se o problema não seria a tomada e tentar ligar a pista num estabilizador daqueles comuns que a gente usa em PC.

Vocês tem alguma opinião sobre o assunto? Será que teriam mais alguns testes que eu poderia fazer pra encontrar o problema?

Muio obrigado pessoal ,estou gostando muito do fórum!

Abraço
Grego

Mensagempor Fabiano Marangon » 13 Mar 2015 09:15

Bom dia Grego,

Qual a fonte que você comprou?põe uma foto dela pra gente ver,principalmente mostrando as suas características.
Também tenho uma pista Carrera analógica e com a fonte original depois de um tempo ela cai mesmo,superaquece e pára de funcionar mas é só deixar desligada por um tempo que volta a funcionar!!!
Você conseguiu verificar a corrente real dos seus motores?

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Fabiano Marangon » 13 Mar 2015 09:21

wesley190 escreveu:bela explicação fabiano meu brother!!! como é bom fazer parte desse forum, pois aprendemos tanta coisa ;)
Ninco digital por exemplo calculamos no minimo 1A para cada carro. fiz a compra de uma fonte estabilizada de 13,8v e 10A, para que ela de conta dos possiveis 08 carros que eu possa querer colocar na pista. é o mesmo raciocínio que vc explicou ai. ;) como vc disse, assim corre tranquilo e sem panes de falta de amperagem na pista :evil:
abçs
boas provas

Grande Wesley!!!
É por aí mesmo...o intuito do fórum é esse...todos se ajudarem e assim ir melhorando o nosso autorama,porque se não for por nós nada vai acontecer mesmo!!!
Quem sabe divide,quem não sabe aprende e quem não tem nada a dividir e nem vontade de aprender que se sente e assista tudo de bico fechado pra não atrapalhar!!!

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Grego » 13 Mar 2015 09:45

Bom dia Fabiano!!

Isso é verdade mesmo, porém, em outros tempos eu fazia duas baterias de 100 voltas com carros originais e ia tranquilo até. Eu achei estranho eles aguentarem só 30 voltas desta vez.

Eu não sei exatamente as especificações, hoje assim que eu chegar em casa vou pegar (eu não achei nenhuma foto que seja legível na internet). A unica informação que eu saberia lhe dizer com certeza é que a fonte é de 14,8V, agora, quanto aos motores dos carrinhos eu cheguei a pesquisar mas nao encontrei as especificações tecnicas.

Os meus motores são o carrera original dos evolution, um SCX da linha de entrada (com aquele motor 42, não é aquele com final B) e um NSR com motor shark 25 (aquele azulzinho). Me desculpe pela ignorância, não sei se te ajudo muito com essas informações (não conheço muito sobre o hobby ainda).

Eu cheguei a medir a tensão da fonte antiga quando eu achei que ela estava com problemas, deu quase 20V, por conta disso eu pensei em colocar um estabilizador e trocar de tomada, as vezes pode ser isso.

Abraço
Grego

Mensagempor Fabiano Marangon » 13 Mar 2015 09:50

Fala Grego,
Tranquilo meu amigo,na minha pista com fonte e carros originais depois de um tempo a fonte pede arrego mesmo...kkkkkkkkkkkk
Talvez algum dos seus motores esteja com o coletor sujo e assim consumindo muita corrente,de cara eu desconfiaria do SCX por usar carvão!!!
Assim que postar a sua fonte dará pra ter uma idéia melhor...

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Grego » 13 Mar 2015 09:58

Fabiano Marangon escreveu:
wesley190 escreveu:bela explicação fabiano meu brother!!! como é bom fazer parte desse forum, pois aprendemos tanta coisa ;)
abçs
boas provas

Grande Wesley!!!
É por aí mesmo...o intuito do fórum é esse...todos se ajudarem e assim ir melhorando o nosso autorama,porque se não for por nós nada vai acontecer mesmo!!!
Quem sabe divide,quem não sabe aprende e quem não tem nada a dividir e nem vontade de aprender que se sente e assista tudo de bico fechado pra não atrapalhar!!!

Abs,

Isso aí, é muito importante termos onde tirar duvidas e disseminar a cultura do autorama que esteve presente em tantas gerações, temos que buscar manter essa cultura para que esse hobby não desapareça aqui no Brasil. Me preocupa muito as dificuldades que os lojistas e donos de pistas tem para manter o seu negócio. A procura infelizmente é muito baixa (principalmente mais distante das capitais).
No natal dei uma pista simples de autorama para as minhas priminhas (elas adoram carros), elas não faziam ideia do que era aquele brinquedo. Agora, sempre que vou visitá-las a pista esta lá no chão do quarto delas conectada na energia (orgulho!!)
Grego

Mensagempor Grego » 13 Mar 2015 10:04

Está certo Fabiano! Vou fazer um teste sem o SCX, boa dica!! eu não fazia ideia deste fato.

Com eu poderia fazer para adaptar um fonte mais forte la caso haja essa necessidade?

Muito obrigado novamente pela sua atenção e excelentes dicas!

Abraço
Grego

Mensagempor Fabiano Marangon » 13 Mar 2015 10:22

De nada Grego,
Vamos lá...esse é um esquema de uma reta de ligação da Estrela mas serve pra sua pista também...

Imagem

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Grego » 13 Mar 2015 11:19

Opa! Legal, muito obrigado!!
Grego

Próximo

Voltar para Scalextric