Simple H , mais amperagem em N-Digital

Simple H , mais amperagem em N-Digital

Mensagempor Maran » 28 Fev 2013 15:01

Traduzi esse texto do slotdigital.com , de autoria do Mikelslot , e mesclei com infos do topíco original do slotforum.com , por RichG. Espero que curtam ;)

Onde encontrar a placa: http://www.robotpower.com/products/simple-h_info.html

Tutoriais de como Instalar ( por Txapu de slotdigital.com )

http://www.mediafire.com/?g1jq1kkyduub2cn

http://www.mediafire.com/?zfbtwbhma6zobkf

Simple-H : trata-se de um acessório (placa eletrônica) feito por um aficionado inglês que, somado a uma modificação na central N-Digital que possibilita o incremento de amperagem e volts.

Isto possibilita, entre outras coisas, fazer corridas com motores mais fortes e sana problemas de desenvolvimento do sistema, pois com mais de 6 carros com NC6 os carros simplesmente não conseguem largar, precisa-se fazer "rolling start", para mim isso é um absurdo... Todas as fotos sobre este tópico vou armazenar uma pasta especifica na galeria de fotos do grupo, para que não se percam em vossos emails. Espero que curtam o tema.

Como funciona?

A priori, todos os digitais tem uma etapa de potência que duplica ou triplica o caudal de volts que circulam na pista, quanto mais carros correm mas caudal se gasta e chega um momento em que faltam volts Em maiores consumos, baixa a voltagem.

Ninco em concreto o "solucionou" com um drive mosfet de 5 ampéres, resultando que a tensão de voltagem não é estável como em todos os digitais, sendo a causa de calor dos motores principalmente e outros muitos fatores ( quanto mais desvios de via menos caudal temos).

O Robot Systems Simple-h é uma etapa estabilizada que varía a tensão em razão do consumo geral, assim sempre há um mínimo de 10 ampéres na pista e pode suportar até picos de 45 ampéres, coisa impossível de acontecer,sendo assim sua margem de segurança é tão alta que não se queimará nunca.

Por que a importancia desta etapa de potência? Muito simples, se em competição buscamos o milésimo de segundo e em uma classificatória correm quatro e na siguiente cinco, nesta última se rodará uns décimos mais lento e a causa disto é a caída de tesão de energía que reduzirá alguns volts, com o Simple-H sempre teremos garantido o máximo de potência e todos os participantes terão a mesma voltagem independente da quantidade de carros que corram.

Mais dados sobre os consumos dos digitais, principalmente em N-Digital : porque se esquentam tanto os motores?

Apesar de já ter explicado o sistema de alimentacão do motor (não é continua ) (é PWM quase continua) que sai do chip a micro impulsos de grande velocidade, seu principal defeito é uma frequência equivocada pois não mantem uma constante na velocidade dos micro impulsos, mais que equivocada é que não é estável, me explico,no chip entra corrente continua e a informação codificada para esse chip específico, essa informação lhe diz a seu processador quantos micro impulsos deve deixar passar ao motor, se prestar atenção no primeiro nível do acelerador se escuta como o motor vai a pequenos trancos, isso é devido ao fet ou transistor que deixa parar esses micro-impulsos e falha a frequências baixas e tambem nas altas, porem não se nota em ruído ou comportamento pois o motor já vai lançado e sua inercia evita que o escutemos porem se esquenta mais do que deve e não dá o mesmo rendimento que no analógico.

Se a fonte inicial de energia é estável e assegura uma quantidade de caudal energética a frequência é mais estável e os motores não seesquantarão e renderão mais , consumindo menos e aumentando sua vida útil.

Tudo isso inclusive com seus transformadores originais, pois ainda reduzindo a amperagem é a frequencia estabilizada que garante rendimento igual para todos.
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem
Maran

Re: Simple H , mais amperagem em N-Digital

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 15:18

maran, no caso os carros aki da galera estão com esses motores 23,500 rpms; Se forem competir mais de 6 carros na prova então eu terei esse problema de amperagem? os carros não conseguem largar? :(
Nunca corri com mais de 6 até pq eu so tenho 3 controles, mas eu comprei mais 2... mas pretendo correr com 6 na pista e usando esses motores aí. Será que vou ter esse problema ou não. OBS: possuo duas fontes ninco digital.
Diga que eu não terei problemas p favor?! :D
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Maran » 19 Abr 2013 15:59

wrm190 escreveu:maran, no caso os carros aki da galera estão com esses motores 23,500 rpms; Se forem competir mais de 6 carros na prova então eu terei esse problema de amperagem? os carros não conseguem largar? :(
Nunca corri com mais de 6 até pq eu so tenho 3 controles, mas eu comprei mais 2... mas pretendo correr com 6 na pista e usando esses motores aí. Será que vou ter esse problema ou não. OBS: possuo duas fontes ninco digital.

Pode ser que você tenha problemas, Wesley. Mas pra saber a real , só testando.

Mesmo com 2 fontes a central vem de fabrica limitada a 5 ampéres, por se tratar de um brinquedo. E esses 5 ampéres tem que dar conta de alimentar o sistema todo: central, fendas, desvios, chips e motores. Por isso quanto mais amperagem melhor, e se alimentar os desvios separadamente da central melhor.

Os relatos que eu li era que com mais de 6 carros com NC6 ( similar ao NC14) tinha que fazer rolling start, pois quando dava a largada e todos aceleravam no talo, dava uma pane por falta de amperagem pra alimentar tudo, e invariavelmente queimavam chips, pela entrega inconstante de amperagem. POREM, isso foi no começo, todos os carros tinham imã ( o que faz gastar mais amps) e os desvios estavam sendo alimentados com as fontes da central.

Antes de partir pro Simple H, tenta fazer uma corrida do jeito que está, e tira os imans de todos os carros .

O Fusaro conseguiu fazer os carros consumirem menos só ajustando a relação coroa/pinhão. O conjunto apertado/agarrando faz o carro gastar mais e trabalhar forçado.

Se não der certo, faça o MOD dos desvios alimentados por outra fonte.

Se ainda tiver problemas , parta para o Simple H
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem
Maran

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 16:14

hummm entendi. Aqui já é regra : todos os carros competirão sem imas! ficam mais leves mesmo. vou aguardar então chegar os controles e a principio correr com 5... se der tudo ok, blz! AÍ dp vou comprar mais 2 controles e testar com 6 e 7 p ver o que muda.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 16:29

Maran escreveu:
wrm190 escreveu:maran, no caso os carros aki da galera estão com esses motores 23,500 rpms; Se forem competir mais de 6 carros na prova então eu terei esse problema de amperagem? os carros não conseguem largar? :(

Pode ser que você tenha problemas, Wesley. Mas pra saber a real , só testando.

Mesmo com 2 fontes a central vem de fabrica limitada a 54 ampéres, por se tratar de um brinquedo. E esses 5 ampéres tem que dar conta de alimentar o sistema todo: central, fendas, desvios, chips e motores. Por isso quanto mais amperagem melhor, e se alimentar os desvios separadamente da central melhor.

Os relatos que eu li era que com mais de 6 carros com NC6 ( similar ao NC14) tinha que fazer rolling start, pois quando dava a largada e todos aceleravam no talo, dava uma pane por falta de amperagem pra alimentar tudo, e invariavelmente queimavam chips, pela entrega inconstante de amperagem. POREM, isso foi no começo, todos os carros tinham imã ( o que faz gastar mais amps) e os desvios estavam sendo alimentados com as fontes da central.

Antes de partir pro Simple H, tenta fazer uma corrida do jeito que está, e tira os imans de todos os carros .

O Fusaro conseguiu fazer os carros consumirem menos só ajustando a relação coroa/pinhão. O conjunto apertado/agarrando faz o carro gastar mais e trabalhar forçado.

Se não der certo, faça o MOD dos desvios alimentados por outra fonte.

Se ainda tiver problemas , parta para o Simple H

E me diz uma coisa : o chip ninco aguenta motor de quantos rpm? sem forçar muito? vc sabe?
vc tinha postado esse topico não foi sobre alimentar os desvios separadamente?
e por ultimo, tem como colocar outra fonte com mais amperagem no lugar das fontes ninco, no caso isso poderia evitar fazer essa alimentação dos desvios em separado?
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 16:41

achei o topico dos desvios alimentados separadamente amigo...
http://www.slotdigital.com/forums/index ... opic=18252
ele parece ser complicado viu de fazer... :D mas acho que dá p tentar...no caso vc ja disse uma vez que pode ser usado uma fonte ninco digital mesmo em separada p alimentar esses desvios.. é melhor usar né uma da ninco que é estabilizada!?
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 17:03

eu tava olhando esse link com mais calma... e acho que dá p fazer tranquilo. Só não entendi o esquema da ligação dos negativos. :? tem que puxar um negativo da fonte ninco e levar p negativo da segunda fonte. e os fios negativos são ligados no negatico e positivo com positivos todos juntos igual a um jampeamento?

Imagem
essa imagem saiu muito baixa a resolução ... melhor ir no link acima e ver de la...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 17:07

Aqui ta melhor p visualizar essa ligação dos positivos e negativos. Essa ligação aí nesse quadradinho branco é que não entendi. Todos esses fios são unidos ai? negativo com negativos e positivos com positivos? é isso mesmo? eTem duas fontes e mais esse quadradinho aí, o que é? :? sou pessimo em eletronica.; me deem um desconto. :D
http://imageshack.us/photo/my-images/21 ... mbios.png/
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Maran » 19 Abr 2013 17:45

Wesley, vc ta postando igual metralhadora kkkk. Desculpa a demora em ver suas mensagens, deve estar esperando eu responder pra meter a mão na massa :oops: :oops: :oops:

Colocar outra fonte com mais amperagem não dá pq a central é limitada em 5 ampéres. Pra isso que serve o Simple H , fazer o meio de campo entre a central e uma fonte com mais amperagem, e de quebra estabilizar o PWM que chega aos chips.

O quadradinho branco é o que ele chama de regleta, ou régua. Penso ser como essa, de conectores Sindal

Imagem

Daí, você vai ter que puxar uma extensão do negativo das fontes da central , para o negativo da fonte dos desvios.

SÓ JUNTE OS NEGATIVOS!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

EDIT: um quadrado branco é a fonte dos desvios, o pequeno é a regua de conectores e o outro é a fonte da central.
Imagem
Maran

Mensagempor wesley190 » 19 Abr 2013 17:56

Maran escreveu:Wesley, vc ta postando igual metralhadora kkkk. Desculpa a demora em ver suas mensagens, deve estar esperando eu responder pra meter a mão na massa :oops: :oops: :oops:

Colocar outra fonte com mais amperagem não dá pq a central é limitada em 5 ampéres. Pra isso que serve o Simple H , fazer o meio de campo entre a central e uma fonte com mais amperagem.

O quadradinho branco é o que ele chama de regleta, ou régua. Penso ser como essa, de conectores Sindal

Imagem

Daí, você vai ter que puxar uma extensão do negativo das fontes da central , para o negativo da fonte dos desvios.

EDIT: um quadrado branco é a fonte dos desvios, o pequeno é a regua de conectores e o outro é a fonte da central.

:lol: :lol: aqui é chumbo grosso p cima de vcs, pois quem não sabe , que é o meu caso, tem que perguntar :lol:
humm entendi o negocio ai da regleta, mas na tradução do google sai CONDUZIR...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Maran » 19 Abr 2013 18:19

wrm190 escreveu:
Maran escreveu:Wesley, vc ta postando igual metralhadora kkkk. Desculpa a demora em ver suas mensagens, deve estar esperando eu responder pra meter a mão na massa :oops: :oops: :oops:

Colocar outra fonte com mais amperagem não dá pq a central é limitada em 5 ampéres. Pra isso que serve o Simple H , fazer o meio de campo entre a central e uma fonte com mais amperagem.

Imagem

:lol: :lol: aqui é chumbo grosso p cima de vcs, pois quem não sabe , que é o meu caso, tem que perguntar :lol:
humm entendi o negocio ai da regleta, mas na tradução do google sai CONDUZIR...

Se você colocar no google imagens é muito mais fiel. Aqui apareceu uma regua daquelas de tomadas.

EDIT: aqui no Brasil, achei com o nome "barra de conectores Sindal"
Imagem
Maran

Mensagempor wesley190 » 07 Jul 2013 20:27

wrm190 escreveu:Aqui ta melhor p visualizar essa ligação dos positivos e negativos. Essa ligação aí nesse quadradinho branco é que não entendi. Todos esses fios são unidos ai? negativo com negativos e positivos com positivos? é isso mesmo? eTem duas fontes e mais esse quadradinho aí, o que é? :? sou pessimo em eletronica.; me deem um desconto. :D
http://imageshack.us/photo/my-images/21 ... mbios.png/

maran e demais ninqueiros....
não consegui fazer os desvios funcionarem com a alimentação separada como no link acima... to frustado, detesto tentar fazer algo e não funcionar... mas sou paciente e sei que me ajudarão a solucionar onde errei.
ja conferi tudo e nao vejo nada errado...
vou postar as fotos da engenhoca...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 07 Jul 2013 21:19

Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 07 Jul 2013 21:23

Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 07 Jul 2013 21:25

Fiz o mesmo procedimento com todos os desvios e juntei as pontas dos negativos com negativos e os positivos com positivos
Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

Próximo

Voltar para Ninco