Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Mensagempor Maran » 11 Mar 2013 19:59

Bom senhores, o forista espanhol SATANDREU , fera do slotdigital.com que bolou o esquema de ligar as centrais anteriores à 108 junto ao PC e hoje faz experimentos para integrar os sistema Ninco à plataforma Arduíno, muito gentilmente me passou o esquema do cabo da central ao pc por meio de USB.

Vamos precisar de:

1 conversor USB/TTL com essas pinagens:

Imagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-8051-_JM

1 conector PS2 ( pode usar de um mouse ou um teclado em desuso.)

Olhando a central de frente, os PINOS da central que serão usados são esses:

Imagem

Daí solda-se GND do plug PS2 que vai na central com o GND do adaptador USB-TTL

Solda-se TX da conector PS2 com RX do conversor USB.

Imagem

Importante frisar que o driver do conversor tem que ser específico do conversor a ser usado.

É isso aí , agora ta na mão de vocês. :D
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem
Maran

Re: Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Mensagempor wesley190 » 11 Mar 2013 20:23

:lol: :lol: MAMÃO COM AÇUCAR :lol: :lol: VOU COMPRAR O CONVERSOR! ABÇS
VALEU MARAN
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 11 Mar 2013 20:26

Galera achei esse conversor de 13,50 mais o frete. o meu no caso dá 12,30 = 26 conto
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor nametuzain » 26 Abr 2013 17:24

Wesley. assim que montar o seu cabo, com o conector que voce mostrou ali do anuncio do ML, me ajuda que vou montar um tbm, ia fazer ps2/db9 , mas com usb a comunicação é mais rapida e fora que posso instalar o programa num laptop o que hoje em dia é um tremendo adianto de peso e espaço.
nametuzain

Mensagempor wesley190 » 27 Abr 2013 08:37

nametuzain escreveu:Wesley. assim que montar o seu cabo, com o conector que voce mostrou ali do anuncio do ML, me ajuda que vou montar um tbm, ia fazer ps2/db9 , mas com usb a comunicação é mais rapida e fora que posso instalar o programa num laptop o que hoje em dia é um tremendo adianto de peso e espaço.

blz brother... eu devo mexer essa semana nesse esquema pois meu PCLAP ja ta funcionando e rodando... ja fiz as mudanças na pista do box, modificando o sensor multilane, dá uma olhada nas ultimas paginas do meu topico "pista ninco digital por wesley", lá está postado com fotos as mudanças que tem que ser feitas e ja está 90% pronto, faltando apenas colocar esse conversor!
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 30 Abr 2013 18:32

Maran escreveu:Bom senhores, o forista espanhol SATANDREU , fera do slotdigital.com que bolou o esquema de ligar as centrais anteriores à 108 junto ao PC e hoje faz experimentos para integrar os sistema Ninco à plataforma Arduíno, muito gentilmente me passou o esquema do cabo da central ao pc por meio de USB.

Vamos precisar de:

1 conversor USB/TTL com essas pinagens:

Imagem

1 conector PS2 ( pode usar de um mouse ou um teclado em desuso.)

Olhando a central de frente, os PINOS da central que serão usados são esses:

Imagem

Daí solda-se GND do plug PS2 que vai na central com o GND do adaptador USB-TTL

Solda-se TX da conector PS2 com RX do conversor USB.

Imagem

Importante frisar que o driver do conversor tem que ser específico do conversor a ser usado.

É isso aí , agora ta na mão de vocês. :D

maran o TX ps2 deve soldar no RX e não no TXD do conversor? :?
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 30 Abr 2013 18:34

maran no caso to fazendo o do pit viu! fiquei na duvida agora se soldo no TXD ou RXD???
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 30 Abr 2013 19:24

nametuzain escreveu:Wesley. assim que montar o seu cabo, com o conector que voce mostrou ali do anuncio do ML, me ajuda que vou montar um tbm, ia fazer ps2/db9 , mas com usb a comunicação é mais rapida e fora que posso instalar o programa num laptop o que hoje em dia é um tremendo adianto de peso e espaço.

amigo eu fiz o cabo do pit hj.. vou postar la no meu topico "PISTA NINCO DIGITAL POR WESLEY".
No caso vc vai fazer o cabo da central para o pc usando ps2 direto p usb? pois o meu eu fiz ps2 x db9 x usb
E o do pit eu fiz com o conector original do pit x usb!
da uma olhada la e me fala!
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Maran » 30 Abr 2013 22:33

wrm190 escreveu:

amigo eu fiz o cabo do pit hj.. vou postar la no meu topico "PISTA NINCO DIGITAL POR WESLEY".
No caso vc vai fazer o cabo da central para o pc usando ps2 direto p usb? pois o meu eu fiz ps2 x db9 x usb
boas provas

Chegado é exatamente como está no esquema, vai soldar TX ( transmissor ) no RX ( receptor ). Captou? ;)
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem
Maran

Mensagempor nametuzain » 02 Mai 2013 00:07

wrm190 escreveu:

boas provas

Wesley, a minha intencao eh ligar a central num laptop via USB, o Pit lane, eu ainda nao tenho, sou principiante :) , comprei um set do Akerber, so tenho a Mastertrack digital, to cacando os complementos pra poder montar uma pista legal. Vou dar uma olhada no seu post pra entender melhor, o seu cabo ps2 x db9 x usb, foi feito assim por algum motivo especifico ou so pq montou primeiro o cabo ps2 x db9 ????
nametuzain

Mensagempor wesley190 » 03 Mai 2013 10:33

nametuzain escreveu:
wrm190 escreveu:

boas provas

Wesley, a minha intencao eh ligar a central num laptop via USB, o Pit lane, eu ainda nao tenho, sou principiante :) , comprei um set do Akerber, so tenho a Mastertrack digital, to cacando os complementos pra poder montar uma pista legal. Vou dar uma olhada no seu post pra entender melhor, o seu cabo ps2 x db9 x usb, foi feito assim por algum motivo especifico ou so pq montou primeiro o cabo ps2 x db9 ????

Eu montei assim pq foi o que tinham passado antes aqui no forum, só depois o maran postou o cabo com USB direto usando um conversor ttl usb. Mas eu testei o meu cabo com esse conversor direto p usb e não funcionou aki... acho que o conversor deve estar com algum problema, mas não funcionou o cabo PS2 X USB direto.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Maran » 03 Mai 2013 11:57

Coisa besta, mas repararam que o desenho do PS2 é o da CENTRAL né?
Imagem
Maran

Mensagempor Armindo » 05 Fev 2014 12:49

Ola a todos,

Faz tempo que esse topico não é atualizado.
Mas assim como eu acredito haver outros que compraram o adaptador USB/TTL e não conseguiram conectar a central.

Apos um pouco de pesquisa no Google descobri que o sinal que a centra Ninco envia é RS232 enquanto esse adaptador trabalha com TTL.
Não vou entrar em detalhes de cada um, mas o sinal precisa ser convertido de RS232 para TTL.
No mercadolivre, DX e Aliexpress você encontra esses conversores prontos igual a esse aqui.
Tambem pode ser feito um conversor utilizando capacitores e MAX232. No caso resolvi fazer o meu numa protoboard conforme o desenho abaixo.
Imagem.

Resultado foi 100%.
Esse conversor também vale para quem quer ligar a central no Arduino (meu caso :D )

Valeu e Abraços
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 05 Fev 2014 19:42

armindo chegado, uma duvida, esse esquema que voce fez eh o mesmo deste ai abaixo? fiquei confuso, pois nao entendo nada de eletronica :D
viewtopic.php?f=23&t=1531
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 06 Fev 2014 00:00

wesley190 escreveu:armindo chegado, uma duvida, esse esquema que voce fez eh o mesmo deste ai abaixo? fiquei confuso, pois nao entendo nada de eletronica :D
viewtopic.php?f=23&t=1531

Blz Wesley,

O do topico acima ja é um cabo pronto simula um porta COM no PC ja no formato de dados RS232. Esse é o ideal para ligar a central no PC.
Ja o adaptador desse topico, tambem simula uma porta COM no PC mas no formato de dados TTL. Não serve para ligar central no PC, a não ser que se use o conversor.

No meu caso so fiz o conversor acima como teste, pois tenho ambos os adaptadores. Mas tambem ira servir para ligar a central no Arduino. Essa ja é outra historia, que espero terminar logo para publicar aqui no forum.
Abraço
Armindo
Armindo

Próximo

Voltar para Ninco