Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Re: Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Mensagempor wesley190 » 04 Mai 2014 21:53

GALOPP escreveu:Daí companheiro Wesley,

Tô te acompanhando nessa parada de cabo, só na moita, pois logo-logo vou precisar de um também.
Desse uma olhada no agradecimento que te fiz lá no tópico do PIT LANE KIT da NOVA ZELÂNDIA?
Abraço e Boas Corridas,

Galopp.

andre meu chegado nao vi nao rsss, nao achei o topico, mas obg assim mesmo. fique a vontade sempre.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 05 Mai 2014 16:38

Wesley,

Que show que conseguiu o conversor.

O anterior não funciona por incompatibilidade com PC ou usando somente ele também não ia?
Pergunto pois estou testando vários tipos aqui e ja vi ao menos 3 modelos (chip) diferentes, cada um com usa limitação e restrição.
Quero ao final deixar uma lista com o que consegui testar e realmente funciona para Ninco.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 06 Mai 2014 07:26

Armindo escreveu:Wesley,

Que show que conseguiu o conversor.

O anterior não funciona por incompatibilidade com PC ou usando somente ele também não ia?
Pergunto pois estou testando vários tipos aqui e ja vi ao menos 3 modelos (chip) diferentes, cada um com usa limitação e restrição.
Quero ao final deixar uma lista com o que consegui testar e realmente funciona para Ninco.

armindo meu chegado , nao funcionava. Acho que nada haver sobre compatibilidade, mas sim pq esse conversor nao manda o sinal correto mesmo!
o deltalhe importante que eu vi é as caracteristicas desses conversores: FT232RL, o chip set deve ser o FTDI. Sao as caracteristicas do mesmo chip do ingles Richard do site pclap.
abçs
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor GALOPP » 01 Jun 2014 11:38

Olá Wesley,

Em resumo meu amigo:
Você sabe onde encontro esse "MODULO CONVERSOR SERIAL FT 232 RL. CI (chip) FTDI" que vc usou e deu certo o seu cabo?
Lendo esta sua última postagem entendi que a ligação correta, utilizando este "MODULO CONVERSOR SERIAL FT 232 RL. CI (chip) FTDI" dever ser feita com o ESQUEMA que vc postou por último, e não o primeiro esquema que o MARAN postou é isso mesmo?
Aguardo seu comentário amigo.
Abração e boas provas,
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor wesley190 » 01 Jun 2014 13:17

fala andre...
cara esse esquema ta uma luta. Eu ia ate atualizar a pagina, pois meu cunhado fez o cabo p ligar a central utilizando esse modulo conversor e NAO FUNCIONA TAMBEM.
Esse modulo so esta funcionando para o cabo do pitlane !!!
ta dificil fazer esse cabo da central via usb pois esses modulos nao estao dando certo. :evil: :evil: :evil:
esse modulo eu fiz o cabo do pitlane pois o meu queimou e funcionou tranquilo. Comprei no mercado livre!
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor GALOPP » 01 Jun 2014 16:00

Pérapérapéra!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais devagar que do lado de cá a coisa é fraca!!!!!!kakakakakakakakakakakaka!!!!
Tu falou tudo muito rápido cara, parece que tu táva na minha cara e nem respirou para dar esta explicação!

1º- Então este módulo que vc indicou não dá certo no cabo que liga a central (via usb) com o computador, é isso?
2º-Desculpe-me mas que cabo é esse que liga o PITLANE? Pelo que ví no meu PITLANE é um cabo com plug que ligo diretamente na central, não é isso?
Não tenho ainda nem um software, mas queria ir me preparando pra quando a hora chegar.
Desculpa ai a ignorância.
Abração,
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 01 Jun 2014 16:06

Em tempo WESLEY,

Este tópico vai ajudar muita gente (como eu) que ainda não entende muito bem da coisa toda, mas tá querendo fazer um cabo (mais econômico do que o do inglês rich!).
Por causa disso, quando você tiver um tempinho, faz um material DIDÁTICO prá gente ir se orientando.
Você já tá com uma experiência grande no assunto (acertos e erros) e com certeza poderá ajudar a muita gente a também chegar lá com um equipamento bacana que nem o que você já tem.
Muita calma nesta hora!
Abração a você e todos os "chegados" ai do Planalto Central,
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor wesley190 » 02 Jun 2014 12:40

GALOPP escreveu:Pérapérapéra!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais devagar que do lado de cá a coisa é fraca!!!!!!kakakakakakakakakakakaka!!!!
Tu falou tudo muito rápido cara, parece que tu táva na minha cara e nem respirou para dar esta explicação!

1º- Então este módulo que vc indicou não dá certo no cabo que liga a central (via usb) com o computador, é isso?
2º-Desculpe-me mas que cabo é esse que liga o PITLANE? Pelo que ví no meu PITLANE é um cabo com plug que ligo diretamente na central, não é isso?
Não tenho ainda nem um software, mas queria ir me preparando pra quando a hora chegar.
Desculpa ai a ignorância.
Abração,

:lol: sim vamos la andre...
1. esse modulo ai que eu indiquei...o modulo FTDI, acha no mercado livre. Mas esse modulo nao funcionou para fazer o esquema do cabo da central via USB.
2. O cabo do pit lane via USB eh para ser usado junto com o PCLAPcounter, o gerenciador de corridas, pois ele permite varias configurações de combustivel atraves desse programa, ate mesmo configurar um carro individualmente para ele consumir mais ou menos combustivel. E tambem permite gerenciar de um modo geral todos os carros, colocando por exemplo a quantidade de combustivel que os carros consomem baseado em TEMPO QUE O CARRO LEVA PARA COMPLETAR UMA VOLTA! MUITO BACANA!
Então, para ligar o pit no pclapcounter vc precisará fazer esse cabo via usb com esse conversor ai que eu postei.
O ingles Rich vende os cabos prontos mas custa 50 euros cada cabo parece!
RESUMINDO. o cabo do pit agente consegue fazer sim, mas o da central via usb nao conheço alguem ainda que tenha conseguido fazer! esse eh o problema
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 02 Jun 2014 12:58

Andre mas tambem pode usar sim a ligação do pit original ai, ligando direto na central da ninco. Mas ai nao podera fazer esse gerenciamento que citei acima ;)
farei sim uma postagem da ligaçao do cabo do pit lane no conversor usb...embora essa ligação ja tenha sido postada pelo maran la no topico ligar central 108 ao pc.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 02 Jun 2014 14:06

viewtopic.php?f=23&t=111
esse eh o link andre da ligação do pit.

e esse aqui foi o da minha pista que eu fiz
viewtopic.php?f=23&t=1651&start=435

lembrando que para fazer o esquema do pit lane eh necessario o ter o sensor multilane para fazer a adaptaçao.
o fio GND do sensor multilane eh ligado no GND do conversor, e o fio TX do multilane deve ser ligado no RX do conversor ! Ai no caso pode ligar esses fios direto no conversor, dispensando o plug ai tipo de fone de ouvido.
no conversor ja vem descrição do que eh GND, RX, TX, etc; cada pino desse ai corresponde a um desses ai que mencionei...
Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 02 Jun 2014 15:36

To vendo que esse assunto ta bem complicado ou acabou ficando bagunçado.
Vou ser redundante e um pouco extenso, mas acho que vale apena (Wesley vou copiar parte do seu texto e do que conversamos).

Ligação entre a Central Ninco e o Computador
1º Cabo PS2 -> DB9 (tambem conhecido como conector serial)
Você pode faze-lo ou comprar um pronto.
O cabo,fisicamente, deve ser parecido com o da foto abaixo.
Ja as conexões dele devem ser como no detalhe logo abaixo da foto.
CaboPS2DB9.jpg
Cabo PS2 DB9

Pronto, você ja tem um cabo para ligar no PC.

2º Agora, nem todos os computadores tem porta serial (na verdade hoje em dia quase nenhum tem), assim é necessário adquirir um adaptador.
É nesse ponto que a porca torce o rabo, pois existe diversos modelos, padrões e etc.
Abaixo estou listando 2 que já testei e funcionam.
Imagem
Sunix UTS1009B
Segundo cabo não tenho detalhes aqui. vou ver em caso e atualizo mais tarde.

Ambos os cabos utilizam controlador Prolific PL2303HXD.
Assim se procurar outros adaptadores com esse controlador, provavelmente devem funcionar.
Detalhe, não são compatíveis com Windows 8 e 8.1

Ligação entre a a MultiLane e o Computador
Nesse caso vou falar apenas pelo que li e conversa que tive com o Wesley sem entrar em detalhe das adaptações necessárias (cortar, desligar, etc).
1º) Abrir a Multilane e conectar o cabo amarelo (terra) que por padrão vem desconectado.
2º) Remover o conector P2 Modo (o de fone de ouvido) e liga-lo a um conector DB9 (conector serial) seguindo a conexão Azul no conector 2 e amarelo no conector 5
Ao final você deve ter a conexões iguais da imagem abaixo.
Imagem
Fonte: Slotforum.com
3º) Agora voltamos ao ponto onde nem todo computador tem uma porta Serial, assim novamente é necessário um adaptador.
Novamente é ai que o bicho pega. Esse conector (pelo que conversei com Wesley) não é igual ao da central, sendo necessário adquirir um MODULO CONVERSOR SERIAL FT 232 RL. CI (chip) FTDI.

Uma maneira simples e fácil 8-) de testar ambos os cabos antes de sair adquirindo adaptadores é liga-los ao computador usando uma porta serial (porta serial do computador, não adaptador) e usar um programa chamado Hyperterminal para testa-los.
Esse programa le os dados da porta serial e exibe na tela. Assim você saberá se o cabo esta ou não enviando os dados para o computador.

Como usar o Hyperterminal
1º Abra o programa
2º Defina um nome para conexão
3º Escolha a porta COM onde o cabo esta conectado
4º Configure a porta conforme ultima imagem (Bits por segundo: 1200 ; Bit de dado: 7 ; Paridade: Nenhuma ; Bit de parada: 1 ; Fluxo de Controle: Nenhum).
Hyperterminal.jpg
Hyperterminal

Pronto ja esta conectado, agora passe com o carro pela ponto morto da central ou multilane.
Na tela deve ser exibido uma linha parecida com essas.
L0025, 0C, 0C, 2C, 4C, 0C, 3C, 0C, 1C <CR>
D0008, 0004,000523,000213

Se algo próximo a isso aparecer, seu cabo esta OK.

Agora é so ir no MercadoLivre e procurar pelo adaptador kkkkk :D

O texto ficou bem longo e espero não ter confundido ainda mais.
Espero ter ajudado.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 02 Jun 2014 21:41

Fala Armindo...olha so, o cabo para ligar a central atraves dessa conexao ai que vc ilustrou, DB9 X Ps2, tranquilo, eu cheguei a fazer no meu aqui tambem, o meu cunhado tambem fez aqui...ai vc me pergunta : ueh wesley então onde está o erro?? pois eh, esse cabo deu conflito aqui e ao ligar o pit lane tambem, ele deu falhas na contagem de voltas, foi notado tambem pelo ingo (meu cunhado), Por isso que eu na epoca desisti de usar esse cabo e fui logo atras dos cabos do ingles Rich.
Resumo: o cabo da central atraves dessa adaptação ai, DB9 não funcionou 100% OU PELO MENO NAO FUNCIONOU AQUI COMIGO E COM MEU CUNHADO, TENHO ESSES DOIS RELATOS ATE O MOMENTO..houve perca de voltas e deu conflito aqui comigo principalmente quando eu liguei o do pit lane.
Agora eu te pergunto se vc fez esses dois cabos Armindo? testou no pclapcounter ? Peço que se VC ou alguem conseguir fazer essas duas adaptações sem ter prejuizos de marcação de voltas e sem panes no gerenciador de corrida que NOS COMUNIQUE AQUI p favor para que outros possam recorrer a esses cabos ai sem ter que pagar 50 euros em cada cabo la do ingles!
abçs e boas provas!
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 05 Jun 2014 20:11

Wesley,

Hoje conectei a multlane no PC mas não funcionou.
Para piorar também não esta funcionando quando conectado direto na base.
Testando aqui achei estranho que tem conectividade entre o TX e GND e mais quando testo se há corrente no TX me da +- 5V :?

Tu tem como me ajudar e testar o seu?
Veja se há conectividade entre o TX e GND (destaque na imagem abaixo)
Se possivel veja tambem se há corrente entre o TX e o terra da pista

Multlane.jpg

Espero não ter queimado minha multlane :(

Valeu
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 05 Jun 2014 22:06

armindo chegado,,,agora lascou...nao tenho multimetro parceiro :(
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 05 Jun 2014 22:15

armindo vc fez a ligaçao do pit lane no pc? mostra ai como ligou tudo, inclusive a meia reta do multilane que vc cortou? falo ate mesmo a posiçao dessa reta na pista p eu ver e tirar uma duvida...
Wesley Reis/ DF
wesley190

AnteriorPróximo

Voltar para Ninco