Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Re: Esquema do cabo da CENTRAL PS2/ USB

Mensagempor JEPDANTAS » 06 Abr 2014 22:46

Boa noite galera.
Estou totalmente voando nesse tópico.
Armindo e Wesley me digam o que é Arduíno, please? :lol:
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor Armindo » 07 Abr 2014 10:23

Oi JEPDANTAS,

Arduino e um hardware de código aberto que permite desenvolver vários tipos de automações.
É o que estou utilizando para desenvolver o hardware entre a central ninco e os displays.
Arduino-Wikipedia

Nesse caso da Central PS2/USB, só achei interessante ressaltar que nem todo conversor Serial/USB trabalha da mesma forma.
Existem dois tipo de sinal RS232 e TTL, e ambos podem ter o mesmo tipo de conector DB9 ou DB25.
Os conversores Serial/USB também podem tem os dois tipos de sinal.

A vem o importante. A central Ninco envia sinal RS232.
Esse conversor no inicio do topico converte TTL para USB, ou seja não serve para fazer o cabo.

Opções:
1º Usar um cabo direto que converta de RS232 para USB MercadoLivre

2º Usar o adaptador do inicio do forum junto com um conversor RS232/TTL como esse MercadoLivre - Opção mais complicada

É isso ai.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 07 Abr 2014 11:12

Muito boa explanaçao Armindo.. por isso que o meu cabo nao funcionou quando eu fiz. Foi dor de cabeça e eu stressei e acabei comprando os cabos do ingles rich la no site do pclap...eu fiz o cabo que liga na central e vai para o pc via porta com e depois transformado em usb..e funcionou perfeito pois era o cabo com saida RS232.
Mas na hora de fazer o cabo do pit lane usando o conversor TTL que inclusive comprei no mercado livre, o pit nao funcionava, o pc nao lia os dados. Eu achava que era algo relacionado aos drives que estavam sendo incompativel etc.. então desistir e resolvi comprar os cabos do ingles la , para nao ficar quebrando a cabeça. :D
se voce tivesse aparecido antes armindo nesse forum tinha feito eu economizar 50 euros :lol: :lol:
abçs
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor JEPDANTAS » 08 Abr 2014 21:03

Poh valeu galera.
Obrigado pelas explicações.
Desse jeito quem vai economizar sou eu Wesley. :lol: :lol: :lol:
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor wesley190 » 08 Abr 2014 23:31

:lol: :lol: :lol: se deu bem :lol: :lol: :lol:
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 10 Abr 2014 15:33

Estamos aqui para ajudar, mesmo que seja tarde :(

Mas ainda acho que o sinal que o pitlane e multilane mandam seja padrão TTL.
Acho que isso gerou toda a confusão. Assim que der vou testar isso.

Wesley, você ainda tem seu cabos antigos que tentou fazer?
Se quiser me manda e vejo se consigo faze-los funcionar adicionando o conversor.

Abraço
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 11 Abr 2014 11:30

Armindo escreveu:Estamos aqui para ajudar, mesmo que seja tarde :(

Mas ainda acho que o sinal que o pitlane e multilane mandam seja padrão TTL.
Acho que isso gerou toda a confusão. Assim que der vou testar isso.

Wesley, você ainda tem seu cabos antigos que tentou fazer?
Se quiser me manda e vejo se consigo faze-los funcionar adicionando o conversor.

Abraço

ixi armindo eu tinha o conversor ttl.. acho que passei p meu cunhao...vou ver se esta por aqui. o cabo vou ter que procurar nas tralhas aqui
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Ingo » 15 Abr 2014 14:17

Boa tarde pessoal!!
Armindo, fiz o cabo da central para o PC direto na COM (PS2xDB9) e está funcionando certinho!!
Minha dúvida é quanto ao Pit Lane, a saída é um P2 mono, você sabe me dizer qual o esquema desse cabo?? Pode ser direto na USB ou DB9 (usa os mesmos pinos do DB9 que o cabo da central??).
Obrigado!!!
Ingo Kronemberger
Ingo

Mensagempor Armindo » 15 Abr 2014 14:58

Ingo escreveu:Boa tarde pessoal!!
Armindo, fiz o cabo da central para o PC direto na COM (PS2xDB9) e está funcionando certinho!!
Minha dúvida é quanto ao Pit Lane, a saída é um P2 mono, você sabe me dizer qual o esquema desse cabo?? Pode ser direto na USB ou DB9 (usa os mesmos pinos do DB9 que o cabo da central??).
Obrigado!!!

Ingo, boa tarde,

Tentei fazer alguns teste com o pitlane e multilane, mas sem sucesso.
Somente depois lembrei que somente o positivo deles é ligado no pino mono. O terra esta desconectado na placa (aqui no fórum fala disso).
Assim preciso ligar esse pino e refazer os testes.

Pelo que vi aqui no fórum e em alguns de fora, me parece que o pitlane e multilane mandam informações em padrão TTL (diferente da central), mas somente testando para saber.
Mas essa ligação só é interessante se você pretende utilizar o PCLap para controlar suas corridas, pois ai ele ira controlar o abastecimento tambem. Caso contrario mantem eles conectados na central.

Essa semana chegaram meus conversores RS232/TTL, agora sim acho que consigo dar continuidade.
Vou fazer os teste e retorno.

Abraço
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor Ingo » 15 Abr 2014 22:58

Armindo, boa noite e obrigado pela resposta!
Eu já fiz a adaptação do sensor multilane pro pit, vou ter que levar na casa do Wesley pra testar, o problema desse cabo é que não temos nenhum tutorial para faze-lo e não queria ter que comprar dos gringos... esse cabo gringo do Wesley é P2 femea x USB.
O cabo que o Wesley me deu, com o sensor rs232 que ele não usa mais, não funfa de jeito nenhum, nem do XP nem no 7. Então comprei um semelhante, que não dá conflito com a COM1 nativa do PC, mas quando ligo a central nele e começo uma corrida ele conta apenas 2 voltas e para do nada!!! Ia usar esse cabo caso conseguisse fazer o cabo pro pit via DB9 e não USB...
Bom, a dúvida continua, vou dar uma investigada nesses cabos do Wesley e ver se acho alguma pista, fora isso se alguem do fórum puder ajudar, agradeço desde já!!!
Abraço!
Ingo Kronemberger
Ingo

Mensagempor wesley190 » 23 Abr 2014 13:15

Maran escreveu:Bom senhores, o forista espanhol SATANDREU , fera do slotdigital.com que bolou o esquema de ligar as centrais anteriores à 108 junto ao PC e hoje faz experimentos para integrar os sistema Ninco à plataforma Arduíno, muito gentilmente me passou o esquema do cabo da central ao pc por meio de USB.

Vamos precisar de:

1 conversor USB/TTL com essas pinagens:

Imagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-8051-_JM

1 conector PS2 ( pode usar de um mouse ou um teclado em desuso.)

Olhando a central de frente, os PINOS da central que serão usados são esses:

Imagem

Daí solda-se GND do plug PS2 que vai na central com o GND do adaptador USB-TTL

Solda-se TX da conector PS2 com RX do conversor USB.

Imagem

Importante frisar que o driver do conversor tem que ser específico do conversor a ser usado.

É isso aí , agora ta na mão de vocês. :D

ALGUM NINQUEIRO FEZ ESSE CABO DA CENTRAL DESSE ESQUEMA AI ????
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 23 Abr 2014 16:10

to perguntando pq meu cabo que comprei do Rich, site pclap, queimou... e fiz um aqui usando esse conversor ai e nao funciona...
engraçado que pelo esquema ai, usamos dois fios apenas, mas o cabo do RICH, ele usa tres pontas de fios..um liga no GND, outro no RX e um terceiro fio que nao consegui identificar onde ele é ligado pois nao tem nada aqui no meu modulo do rich que identifique :? :roll:
E agora? alguem fez p favor nos mande ai! tem que ser a ligaçao USB...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor GALOPP » 23 Abr 2014 16:30

Daí companheiro Wesley,

Tô te acompanhando nessa parada de cabo, só na moita, pois logo-logo vou precisar de um também.
Desse uma olhada no agradecimento que te fiz lá no tópico do PIT LANE KIT da NOVA ZELÂNDIA?
Abraço e Boas Corridas,

Galopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor wesley190 » 23 Abr 2014 18:08

observem a pinagem na central com o cabo rich...
Imagem
Imagem

ONDE:
VERMELHO = RX
PRETO = GND
VERDE = TX
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 04 Mai 2014 21:38

vamos la pessoal. Apos comprar um modulo conversor usb e tentar fazer o cabo para ligar a central e o pit via USB para ligar no PCLAPcounter e ter as expectativas frustadas, pois este conversor USB TTL nao funciona direito:
Imagem
resolvi entao na epoca comprar os cabos diretamente com o ingles rich do site pclap. Mas os custos do cabo são exageradamente caro, 50 euros; Enfim, comprei e deu tudo certo, tudo funcionando beleza. Mas como disse logo acima, um dos meus conversores queimou, o do pitlane. Eu fui testar os boxes do meu cunhado e infelizmente o dele estava com uma ligaçao errada e nao reparamos e acabou queimando o conversor do cabo. Então, apos pesquisar as especificações do cabo original do ingles, procurei no mercado um conversor que pudesse ser utilizado e assim evitar gastar mais 50 euros em cabos novos.
Este conversor acima TTL, desse topico feito pelo nosso saudoso maran, nao funciona, ou pelo menos nao funcionou comigo. O Maran na epoca nao chegou a fazer o cabo para testar, e sim apenas pegou dicas de um outro colega do slotdigital.
Entao apos muito procurar achei este outro modulo conversor que é o que tem as mesmas características do original , do ingles. Fizemos o cabo e agora funciona beleza.
Entao fica agora a dica para a compra do modulo conversor para fazer o cabo tanto da central quanto do pitlane via USB.

MODULO CONVERSOR SERIAL FT 232 RL. CI (chip) FTDI.
Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

AnteriorPróximo

Voltar para Ninco