Projeto Ghostcar para ninco digital

Projeto Ghostcar para ninco digital

Mensagempor Edupassos » 17 Mai 2013 16:40

Camaradas, pesquisando no Slotdigital, achei um tópico ensinando como fazer um ghostcar (carro fantasma) ;) . O tópico tem 2 projetos: um onde podemos regular a velocidade, se entra ou não nos desvios e os períodos de tempo para entrar nos desvios e outro onde também podemos regular a velocidade e se ele entra em todos os desvios ou em nenhum.
Consegui contruir o segundo, que é bem mais fácil de se fazer. É muito divertido correr com tráfego seja sozinho ou com amigos. Materiais necessários:
1 potenciômetro linear sem chave (não tem o liga/desliga) de 5k.
1 interruptor liga/desliga pequeno.
1 cabo com conector RJ9 (pode comprar pronto ou pegar de algum tel usado. É o cabo do monofone).
1 caixa para montagem ( a minha comprei em uma casa de eletrônica).

O cabo montado RJ9 tem 4 fios que são padronizados por cores na seguinte sequencia: da esquerda para direita: amarelo, verde vermelho e preto. No sistema ninco é o mesmo padrão (como o telefone é mais antigo, então a ninco usa cabo de tel no controle :lol: :lol: :lol: ) sendo o fio preto para energia, o amarelo desvios, vermelho retorno e o verde não tem uso.
Como se monta:

- O cabo rj9 montado tem duas pontas com conectores rj9. Preserve a que possui a sequencia de cores igual a do controle e corte a outra ponta.
- Una os fios amarelo e preto e solde os dois na primeira pata do potenciômetro.
- Solde o fio vermelho na pata do meio do potenciômetro.
- Corte e isole o fio verde.
- Com essa configuração, o carro vai entrar em todos os desvios, pois o fio amarelo esta sendo alimentado direto pelo preto. Se quiser escolher entrar ou não, insira o interruptor no meio do fio amarelo, para ter a opção de ligar ou desligar todos os desvios para o carro.

Feito, set um carro com o controle, retire o controle da central e conecte o cabo do ghost. Regule a velocidade com o potenciômetro para que o carro não saia nas curvas e use o interruptor (se vc colocou) para o carro entrar ou não nos desvios.

Segue fotos para melhor visualização.
Fiz o meu com uma caixa para controlar 3 carros.

Link original do slotdigital: http://www.slotdigital.com/forums/index ... topic=7648
Anexos
DSCF2574[1].JPG
DSCF2577[1].JPG
DSCF2578[1].JPG
DSCF2583[1].JPG
DSCF2587[1].JPG
DSCF2585[1].JPG
DSCF2581[1].JPG
DSCF2579[1].JPG
Edupassos

Re: Projeto Ghostcar para ninco digital

Mensagempor Maran » 17 Mai 2013 17:01

Excelente, EDU ! Tópico fixado! :D Obrigado por compartilhar.

Eu tenho uma caixinha dessa de controlar ghost car que o cara que me vendeu o set comprou lá fora. Só que ela só funciona legal na central 106 ,na central 108 o carro vai devagar demais. O que poderia ser?
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem
Maran

Mensagempor Edupassos » 17 Mai 2013 20:07

Maran escreveu:Excelente, EDU ! Tópico fixado! :D Obrigado por compartilhar.

Eu tenho uma caixinha dessa de controlar ghost car que o cara que me vendeu o set comprou lá fora. Só que ela só funciona legal na central 106 ,na central 108 o carro vai devagar demais. O que poderia ser?

Talvez o potenciômetro de sua caixa seja fraco. O ideal é que seja entre 5k e 10k.
Edupassos

Mensagempor akerber » 18 Mai 2013 13:04

show edu.
apesar de eu nao ter ninco, fico bem ligado nessas novidades q os uses daqui estao criando/fazendo.

parabens.
Imagem
akerber

Mensagempor wesley190 » 23 Mai 2013 14:51

:o :o :o :D :D :D
belezura Edu!!! parabens. Saiu barato fazer um desse aí? pois os que eles vedem são meio carinho! vou fazer tb :D :D
Uma duvida edu: colocando a velocidadem media ou baixa os carros conseguem fazer as curvas fechadas sem sair da pista?
bacana a galera compartilhar as novidades com todos do forum!
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Edupassos » 25 Mai 2013 09:19

wrm190 escreveu::o :o :o :D :D :D
belezura Edu!!! parabens. Saiu barato fazer um desse aí? pois os que eles vedem são meio carinho! vou fazer tb :D :D
Uma duvida edu: colocando a velocidadem media ou baixa os carros conseguem fazer as curvas fechadas sem sair da pista?

Sai baratinho Wesley. Cada potenciômetro 1,50 interruptor 1,00 e o cabo rj9 arrumei de telefones velhos, mas tem para comprar. Eu usei um potenciômetro de 5k e deu para ajustar a velocidade direitinho para meus NC5 e Ninco 1.
Edupassos

Mensagempor wesley190 » 27 Mai 2013 13:27

Edupassos escreveu:
wrm190 escreveu::o :o :o :D :D :D

Sai baratinho Wesley. Cada potenciômetro 1,50 interruptor 1,00 e o cabo rj9 arrumei de telefones velhos, mas tem para comprar. Eu usei um potenciômetro de 5k e deu para ajustar a velocidade direitinho para meus NC5 e Ninco 1.

vou fazer tb Edu, mas terei que fazer em caxinhas separadas, pequenas... é bom pq dá p treinar sozinho quando os adversários não estiverem presentes :D
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 27 Mai 2013 13:34

Edu vc diz p soldar o preto e amarelo na mesma ponta, mas não to vendo esses dois fios soldados juntos no potenciometro? :?
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Edupassos » 28 Mai 2013 22:57

wrm190 escreveu:Edu vc diz p soldar o preto e amarelo na mesma ponta, mas não to vendo esses dois fios soldados juntos no potenciometro? :?

Eles estão sim! É que eu pus o fio amarelo em uma ponta do interruptor e na outra emendei um pedaço de fio preto, ou seja esse pedaço de fio preto é uma extenção do amarelo, que vai soldado junto com o preto (do cabo rj9) na mesma pata do potenciômetro. Dá a impressão de que são 2 fios pretos soldados na pata do potenciômetro ;)
Edupassos

Mensagempor wesley190 » 29 Mai 2013 10:59

Edupassos escreveu:
wrm190 escreveu:Edu vc diz p soldar o preto e amarelo na mesma ponta, mas não to vendo esses dois fios soldados juntos no potenciometro? :?

Eles estão sim! É que eu pus o fio amarelo em uma ponta do interruptor e na outra emendei um pedaço de fio preto, ou seja esse pedaço de fio preto é uma extenção do amarelo, que vai soldado junto com o preto (do cabo rj9) na mesma pata do potenciômetro. Dá a impressão de que são 2 fios pretos soldados na pata do potenciômetro ;)

:evil: eh Edu... :lol: tá perdoado em parte...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 28 Set 2013 10:52

oh edu voce fez o gost module? vc coloca os carros p andarem? como é ? e nas curvas, eles rodam devido a velocidade que é constante? fala ai, pois eu fiz um simples controle p meu filho e coloquei um esquema dentro do controle que limita a velocidade assim meu filho de 3 anos consegue andar e acelerar até o limite que eu coloquei no controle sem o carro ficar rodando e mesmo assim em algumas curvas, mais precisamente nas R1, não tem jeito, o carro roda mesmo , mesmo com o limite de velocidade baixo, e se eu por um limite muito baixo é ruim o carro trava nessas curvas de baixa pois fica muito lento...já nas curvas mais de alta R2, R3 E R4 não há problema, o carro anda sem rodar, pois são curvas mais abertas.
Quero saber se com esse projeto é diferente?!
abçs
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 22 Jan 2014 14:39

Ola,

Hoje finalmente montei meu ghost car.
Seguindo esse tópico foi fácil de faze-lo (para não dizer ridiculamente fácil), graças as Edupassos.

Apenas que ao invés de utilizar um potenciomentro de 5K use um de 10K. (na verdade testei com os dois).
Mas com o de 10k acho que fica mais preciso o acerto da velocidade.

Agora é trabalhar no circuito para mudança de pista aleatória parecido com o da imagem abaixo.
Imagem
Fonte: SlotForum

Pensei apenas em adicionar 2 ponteciomentros para regular de quanto em quanto tempo o desvio deve ser acionado e por quanto tempo.
Editado pela última vez por Armindo em 23 Jan 2014 09:25, em um total de 1 vez.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 22 Jan 2014 20:10

BOOOAAA ARMINDO, queee beleeeza !
Eu nao fiz ainda, mas tenho curiosidade de saber o resultado na pista deste projeto. o Edu sumiu do forum, disse que ta trabalhando muito, então quem sabe vc agora possa dizer os resultados na pratica deste aparelho. Algumas coisas me intrigam nesse acessorio como:
- os carros só poderão andar em uma velocidade reduzida? pois tem a questao das curvas né que os carros precisam fazer.. então o ideal é, mesmo com o ghostcar seria interessante colocar 1 gandulinha p colocar eles na pista se chegar a rodar?
- Correr com PCLAP teria que ser sem abastecimento né? pois como os carros ghost vão entrar para abastecer? a não ser que com o temporizador o carro passe, eu disse PASSE pelos boxes, desse modo o carro seria abastecido por completo!
faça os testes amigo e tire essas duvidas p nos!
abçs e mais uma vez parabens por postar os projetos p galera!

boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 23 Jan 2014 09:43

wesley190 escreveu:BOOOAAA ARMINDO, queee beleeeza !
Eu nao fiz ainda, mas tenho curiosidade de saber o resultado na pista deste projeto. o Edu sumiu do forum, disse que ta trabalhando muito, então quem sabe vc agora possa dizer os resultados na pratica deste aparelho. Algumas coisas me intrigam nesse acessorio como:

Blz Wesley.
Faz tempo que quero fazer o GhostCar, afinal a maior parte do tempo fico correndo sozinho :(
Mas vamos lá, o que observei até agora (só 1 dia de teste)

wesley190 escreveu:- os carros só poderão andar em uma velocidade reduzida?

Sim, a velocidade maxima tem que permitir fazer o 180º na curva R1 (meu caso)

wesley190 escreveu:pois tem a questao das curvas né que os carros precisam fazer.. então o ideal é, mesmo com o ghostcar seria interessante colocar 1 gandulinha p colocar eles na pista se chegar a rodar?

A principio não, pois coloquei os carros para correrem na mesma velocidade, assim eles não se chocam. Mas se quiser dar mais realismo, ai o ideal são velocidades diferentes, cada carro com uma velocidade. Ai sim as trombadas serão certas. Então ou gandula, ou bora correr para colocar os carros no lugar.
Detalhe que se o carro da frente bloquear a passagem, e o de traz bater e não sair da pista ele ficara acelerando constantemente, não sei, mas acho que se ele ficar nessa situação muito tempo, pode danificar o chip. pois o motor esta energizado, mas não girando, puxando mais corrente.

wesley190 escreveu:- Correr com PCLAP teria que ser sem abastecimento né? pois como os carros ghost vão entrar para abastecer? a não ser que com o temporizador o carro passe, eu disse PASSE pelos boxes, desse modo o carro seria abastecido por completo!

Com o temporizador o carro pode vir a entrar no box, mas não é certeza em que momento. pode ser que não entre no período necessário para o abastecimento.
Só me faltou o capacitor para fazer o circuito. vamos ver se na proxima semana ja coloco em pratica. Ai consigo responder com base.

wesley190 escreveu:faça os testes amigo e tire essas duvidas p nos!
abçs e mais uma vez parabens por postar os projetos p galera!

boas provas

No demais, ficou bem legal de se correr com ele. Da para treinar as ultrapassagens e demais.

Assim que fizer o circuito e colocar tudo numa caixa descente (hoje ta tudo pendurado) posto as fotos aqui.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 23 Jan 2014 10:31

OK ARMINDO, obrigado meu parça pelas respostas e observaçoes.
É um bom projeto, que tem suas vantagens, como treinar ultrapassagens, colocar um SAFETY CAR na pista durante as provas, colocar os filhos para brincarem, além do custo praticamente zero; e também tem suas limitações pelo que pude ver, como o problema da velocidae limitada devido as curvas que tem que serem feitas pelos ghosts , e a questão do abastecimento. Poderia surgir algun genio aí da eletronica para aferfeiçoar para nós esse projeto, todos nós iriamos agradecer :D
Abçs e boas provas!
Wesley Reis/ DF
wesley190

Próximo

Voltar para Ninco