Belver Race - Digitalização Ninco

Belver Race - Digitalização Ninco

Mensagempor Armindo » 29 Nov 2013 16:32

Olá a todos,

Finalmente comecei a transformação no meu "autódromo" em digital.
Como já possuo Estrela, optei pela Ninco pela facilidade de adaptação. Veja o fórum viewtopic.php?f=23&t=1673

Outro ponto que me levou a Ninco, foi a facilidade em digitalizar os carros.
O problema "e grande" é conseguir peças aqui no Brazil. Resumo não existe. Raras exceções que aparecem no MercadoLivre.

Assim, estou montando meu circuito adquirindo peças de 3 origens.
- Central Digital (PowerBase - PB) +2 controles +2 chips - Adquirida do Wesley[que tem me dado varias dicas. :D ]
- 2 pares de desvios Y, 1 par de desvio X, Multilane, 2 controles e 2 chips - Adquirida na HotSlot132; Um colega esta me trazendo (previsão - 10/dez)
- Set Digital Starter Box 40103 + Pit Lane + 2 carros digitais (Renault Megane e Fiat Abarth) - Adquirido via OLX de uma pessoa física em Portugal (Previsão - depende da receita federal :( )
Imagem

Como sou bem ansioso, não aguentei esperar e ja comecei a fazer teste e iniciar a digitalização.

1º passo - adaptar peça estrela na reta da central. Particularmente, achei bem fácil a adaptação.
Imagem
ImagemImagem
ImagemImagem

Detalhe é que para fixação das parte decidi usar um madeirite de 5mm e fixar ambas as partes nela e para melhora a condutividade, soldei 2 pares de fios, ligando as retas.

2º passo - conectar a central ao computador.
Como tava com a central solta aqui, ja resolvi testar a conexão.
Veja o fórum viewtopic.php?f=23&t=111
usei um cabo de mouse + conector DB9 femea.
Para conexão USB usei o adaptador USB/DB9 Feasso. Cachei caro, mas funcionou de primeira (Windows 7 - OK; Windows 8.1 - Não).
Imagem

3º passo - conectar a central na pista ja montada.
Apesar de ja ter feito a adaptação em outro peça, me deparei com o seguinte problema. como remover 1 peca de 30cm e colocar outra de 20cm (ou 40 com reta de largada).
Nesse caso resolvi cortar uma reta estrela deixando duas pontas com 10cm cada e ligar na reta da PB + reta de largada. ficando assim com uma reta de 60cm.
(usei um dremel para o corte)
Assim basta remover duas retas estrela e colocar a nova
Imagem

Na tirei fotos por baixo (esqueci :roll: ), mas fiz a ligação com fios soldando no trilho da ninco e na estrela (obs, estrela não pega solda, então tive de improvisar).
E para fixar usei um pedaço de madeirite (5mm) e parafusei todas as partes nela.
Depois bastou trocar a reta de ligação da estrela + uma reta simples por essa montada.
Imagem
Imagem

4º passo - digitalizar os carros.
Essa foi outra etapa que não tirei fotos. :oops:
Mas foi bem tranquilo. os dois primeiros foram Scalextric Ford GT40 comprado do akerber.
Foi bem tranquilo, não levou mais de 20min por carro sendo que o mais difícil foi fixar o chip e fechar a carroceria.
Simplesmente desconectei o fio do motor que vai para a guia. Liguei o fio de entrada do chip no conector da guia e o de saída liguei no motor (direto, sem cruzar fio ou outro).
Pronto, já estava digitalizado.
Agora pretendo colocar conectores JST para ficar fácil passar o chip de um carro para outro.
Essa dica foi do Fusaro(me corrija se estou errado). Ótima por sinal.
Comprei os conectores na Deal Extreme, mas é possível achar no Mercado Livre também, só que bem mais caro.

É isso, por enquanto é só, agora é aguardar chegar as change lanes, para ai sim ter um circuito digital.
E se tudo der certo em Janeiro ja começo a montar com as peças da ninco e pitlane.

Esse é o circuito que pretendo montar.
Imagem

3m x 3m com +- 27m de percurso :P .
Tentei variar as curvas criando uma parte de baixa velocidade e outra de alta.
Deixei um espaço para o Box em frente ao pitlane :D .
Vamos ver se vai rolar.
Abraço
Armindo
Armindo

Re: Belver Race - Digitalização Ninco

Mensagempor JEPDANTAS » 14 Dez 2013 12:44

Parabéns Armindo.

Seu trabalho está ótimo, tudo perfeito.

Show de bola. Continue postando. ;)
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor wesley190 » 14 Dez 2013 13:48

Boa ARMINDO, eu nem vi esse topico antes pois vc sabe que eu tava relaxando em fortaleza ne?! kkkk
Parabens amigo. A ideia dos conectores JST realmente facilita muito a nossa vida. Eu comprei deles aqui mas não instalei nenhum :mrgreen:
olha so, eu to vendo ai sua reta de largada, mas nao visualizo que pista vem logo depois dela, se é uma reta e depois uma curva...enfim, o que eu quero te passar é que não coloque muito essa reta de largada , a reta do sensor que marcará as voltas, muito proxima a curvas ou no fim de reta, pois pode ser que vc tenha problemas na hora em que os carros passarem na reta, pois vc não podera passar muito lento nesse sensor que correrá o risco de ter voltas não computadas.
Se puder colocar o mais pro meio possivel melhor!
abçs amigo e PARABENS, belo projeto o seu.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 12 Jan 2014 22:07

Ola corredores

Ja faz um tempo que estou para escrever e por fim deixei acumular um monte de novidades.
Deixa de lero lero e vamos lá

Depois de digitalizar pista estrela com a central Ninco, resolvi radicalizar e passar tudo para Ninco.
Primeiro achei um cara em Portugal que estava vendendo um Ninco Starter Box Digital + PitLane + Peças extras.
Na sequencia achei um cara de Curitiba vendendo uma Master Track.
Alem de alguns desvios, chips que um colega trouxe de US mais chips e controles que comprei do Wesley.

Somou que quase tudo chegou nas duas ultimas semana do Ano, ai festas, ferias, e viagens acabei tendo de esperar até agora para poder montar a pista.
Mas o melhor de tudo que a encomenda chegou de Portugal (14kg) sem pagar imposto
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nesse tempo ja vinha desenhando a pista no computador, pois assim que chegasse ja queria estar ocm tudo pronto.
Imagem

E assim que deu ja desmontei a pista estrela, removi os postes e grama e limpei o tablado.
Imagem
Imagem

E esse fim de semana reuni a família e fizemos a primeira corrida.
Muito legal colocar 8 para correr em simultâneo. Foi diversão e gargalhada para todo lado.

Saldo da corrida. 1 vitoria, 3 carros danificados, e diversão certa.

Agora a brincadeira ta ficando seria. :D
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor MigCwb » 12 Jan 2014 23:12

Oi Armindo. que pista bacana!

Curiosidade, quanto voce pagou de frete da caixa de 14 kg que veio de Portugal?

Abraço
MigCwb

Mensagempor Tiago » 13 Jan 2014 08:36

Cara parabéns ficou muito boa sua pista
E é isso ai mesmo a galera que nunca viu autorama vai dar uma machucadinha nos seus carros no começo mais depois engrena
E negociar com os portugas é sempre sucesso na certa
Comprei varias coisas dos portugueses e dos espanhóis e sempre vem sem imposto

Boas corridas

Tiago
Tiago

Mensagempor wesley190 » 13 Jan 2014 09:48

:o AEEE ARMINDO, fazendo bonito cara. Maravilha. 8 carros na pista :shock: show debola... agora as duvidas:
vc usa motores nc 5 neh nos carros?
quantas fontes?
ta correndo no amador ou profissional?
Nos aqui adotamos o motor nc6 que são os que vem no ninco light, mas eu deveria ter guardado meu motores nc 5 pois no modo amador os motores nc 6 ja são violentos e no momento fica impossivel colocar no profissional pois muitos aqui iriam apanhar por que ainda nao tem habilidade suficiente nos carros. Ja os nc 5 no modo profissional fica maravilha, pois são motores fortes e ficam melhor de correr no profissional do que os nc 6 que são muito canhão kkkk. Estou com projeto de fazer o proximo campeonato aqui liberando qualquer motor , até mesmo os de 26mil rpm, ai vai de cada um, pois aumentando a potencia do motor, aumenta o consumo de combustivel no pclap counter.

AGORA AS DICAS PARÇEIRO:
- Esses desvios, costumo colocar uma reta de 40 no minimo entre eles, mesmo que um deles fique na entrada de alguma curva, nao tem problema, pois com a velocidade dos carros as vezes fica muito dificil de fazer o acionamento duas vezes seguidas, ainda mais para a galera que não tem ainda muita habilidade com a coisa;
- Nos boxes, reparou como fiz na minha? deixei com espaço suficiente para dois carros abastecerem ao mesmo tempo; Eu vi que vc colocou uma reta de 20 la. A ideia é essa mesmo, mas recomendo se possivel vc dar uma mexida amigo la e colocar no minimo mais uma reta de 20 para que vc tenha espaço suficiente para 2 carros abastecer. Por exemplo: numa corrida de 6 carros , se nao houver espaço para 2 carros entrar ao mesmo tempo vai ficar complicado a corrida pois a gasolina vai acabar e os pilotos ficam prejudicados no abastecimente tendo que esperar 5 carros entrarem primeiro para o sexto abastecer...corre o risco de ele nao consegui e sair da prova por isso :D . Com dois carros abastecendo ao mesmo tempo ai dá tranquilo p outros entrarem nas outras voltas. Eu penso até em aumentar a minha area de abastecimento por achar que ainda ta muito apertado :lol:

Por ultimos soh elogios. Muito grande sua pista. O pessoal ai gostou de andar? ficaram empolgados? vi até mulheres ai...bacana. Ve se essa galera anima mesmo e quem sabe futuramente teremos mais um campeonato aqui no forum, no circuito BELVER RACE :lol:
parabens amigo e boas provas. fico feliz que mais um ninqueiro está se realizando :lol: :mrgreen:
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 13 Jan 2014 10:04

Fala MigClub,

O frete pela CTT ficou em $134 Euros. Foi caro, mas somando tudo que veio, pelo preço que paguei ($230 euros + frete) e sem imposto, valeu muito a pena.

Tiago,
Pelo visto vale muito comprar com eles. Vamos ver se acho mais coisas
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor Armindo » 13 Jan 2014 10:28

E ai Wesley,

Essa primeira corrida foi com a família e amigos, ai tinha pai, mãe, irma, esposa, cunhada. De tudo.
Foi bom que ja deu para pegar algumas melhorias necessárias. E até para aprender como correr com vários ao mesmo tempo.

O box foi um que não usei ainda em corridas. to querendo aumentar sim, só não sei como fazer. É só colocar uma reta de 40cm apos a parte amarela já resolve?
Acho que da para colocar uns 60cm extras. Vou testar essa semana. Fora que ainda preciso fazer o esquema para ligar tudo no PC (PitLane e Multilane). A central ja esta OK.

Sobre os desvios, acho que todos tem uma reta de 40cm antes, vi que ajuda bastante, pois fica mais fácil aciona-los. Só um dos desvios que esta estranho. Depois que mude-io de posição ele parou de acionar, as vezes funciona e as vezes aciona sozinho. vou coloca-lo mais perto da centrar para testar melhor.

Corremos com duas fontes.
Ainda não fiz as pontes para ligar pontos da pista. Ta super tranquilo, mas percebi que com 8 carros, alguns pontos da pista os carros perdem velocidade. Vou colocar umas 2 ou 3 pontes. Acho que vali melhorar muito.

Sobre os motores.
- SCX estão todos com RX42. Gostei deles pois são motores mais fracos e carros com ima, e assim da para fazer uma corrida mais tranquila com pessoal sem experiencia (modo profissional).
- Minha filha brinca com as amigas dela com esses carros no modo amador, ai os carros quase não rodam e da para elas brincarem legal.
- Ja os Ninco estão com NC5, muito rápido (imagina o NC6 que você falou), ai a habilidade já pega. Por enquanto tenho apenas 3 deles e não fiz nenhuma corrida exclusiva. Um dos carros esta com barulho estranho nas engrenagens. Alguem ja viu isso? abri mas não achei nada.
- Scalextric também são bem rápidos e pouco estáveis (acho que a guia deles são menores), mas bem legal de correr para quem tem habilidade.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 13 Jan 2014 14:05

legal a familia toda ai correndo :D
armindo p aumentar os box é moleza...se vc tiver peças sobrando é melhor que não irá gastar.
observe meu box antes, no projeto inicial da minha pista: era tipo o seu ai...

Imagem

depois logo em seguida a ideia primeiro de afastar ele da pista principal para colocar os muros de proteção e futuramente aquele pessoal que fica nas cabines entre os boxes e a pista...
Imagem

isso é tranquilo de fazer armindo. Pegue uma reta de 40 e corte ela ao meio, assim ficará com uma reta igual a esta dos boxes com a faixa amarela. Uma reta de uma calha só com 40 cm. Do mesmo modo pode fazer com a curva R2 ou outra curva qualquer...dependendo do que vc vai fazer ai... basta cortar ela certinho dividindo as duas calhas... terá assim peças p fazer a entrada e saída dos boxes de maneira que fique afastada da pista central... ;) corte com estilete e pode usar a uma curva para fazer o corte na curva que vai ser cortada...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

da mesma maneira para fazer a reta com uma calha só...
Imagem
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 13 Jan 2014 21:02

E ai Wesley,

Cara excelente sua ideia.
Você usou uma curva R2 para fazer isso? Com apenas uma peça fez tudo?
Como fez os encaixes (para uma parte ficar presa na outra)? E os contatos entre as partes como fez?

Vou testar isso sim. So esperar mais um pouco para fechar definitivo o desenho da pista, ai parto para acertar o Box.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 14 Jan 2014 10:57

Armindo escreveu:E ai Wesley,

Cara excelente sua ideia.
Você usou uma curva R2 para fazer isso? Com apenas uma peça fez tudo?
Como fez os encaixes (para uma parte ficar presa na outra)? E os contatos entre as partes como fez?

Vou testar isso sim. So esperar mais um pouco para fechar definitivo o desenho da pista, ai parto para acertar o Box.

o bom dos trilhos da ninco eh que pegam solda, ao contrario dos trilhos estrela. é só soldar a ponta de um fio ligando os dois trilhos , por baixo ,da pista!
sim r2... mas parece que a r3 tb da uma boa curvatura...vc pode fazer com qualquer curva, depende do desenho do box que vc vai fazer. Eu to é querendo reformar meu box ja kkk. queria por tipo dois desvios dentro pra entrar mais carros p abastecer... mas isso ainda vou ver.

vc vai precisar fazer a adaptaçao do box pro sensor multilane tb,,,, entao vc ja tem que ir desenhando isso p ver quanto de espaço vai precisar na reta dos box.
abçs boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 14 Jan 2014 14:39

Opa Wesley,

Me falta coragem para cortar peça Ninco, mas o bom que tenho umas 8 peças R2 sobrando. Vamos ver se final de semana faço isso.
Esses dias vou montar o box +- como acho que ele deve ficar e posto foto aqui.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor wesley190 » 14 Jan 2014 14:45

Armindo escreveu:Opa Wesley,

Me falta coragem para cortar peça Ninco, mas o bom que tenho umas 8 peças R2 sobrando. Vamos ver se final de semana faço isso.
Esses dias vou montar o box +- como acho que ele deve ficar e posto foto aqui.

:evil: mete o estilete amigo sem do nem piedade , é por uma boa causa :lol:
mas primeiro ve direitinho como vai ficar o desenho do seu box e tal...
ve se a curva R3 tb nao da p fazer ai...pois as vezes outras curvas ja encaixa melhor no seu projeto.
coragem...
e boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 15 Jan 2014 18:08

Ainda não cortei as peças :oops: , mas aproveitei que tenho algumas sobrando e fiz dois teste

No primeiro, apenas aumentei o Box, deixando ele com 60cm a mais alem da multilane
Imagem

No segundo exemplo coloquei a entrada do box na reta oposta, como comentou (usei curvas R1 Offroad que estavam sobrando aqui).
Com isso aumentei o box em 1m. ficou legal, visual mais real, mas é mais complicado de entrar no box, pois tem de acionar desvio, desacelerar .
Imagem

Vou deixar assim um tempo para ir testando, se ficar legal, ai sim passo o estilete :D

Sobre o Box com PCLab, quando ele passa no sensor começa a bastecer, não é obrigado a ficar parado lá?
Será que não tem alguma opção no PCLap que faça ele parar de abastecer quando passa pela multilane do box.
Vi que pela central ele trava o carro ate terminar de abastecer
Abraço
Armindo
Armindo

Próximo

Voltar para Ninco