Desenvolvimento Software - NDigital Race Display

Desenvolvimento Software - NDigital Race Display

Mensagempor Armindo » 29 Jan 2014 14:23

Ola a todos,

Já faz algum tempo que venho trabalhando num software para telemetria de Autorama.
Com o Ninco Digital comecei a utilizar o PCLapCounter e DataRace2 e MAARDS.
Todos muito bons. Mas como gosto de criar resolvi desenvolver meu próprio software de maneira que atende-se minhas necessidade, pois:
PCLapCounter - Ótimo Software (melhor de todos), único porem é ser pago - $50 Euros
DataRace2 - Ótima alternativa free, apenas que os desenvolvedores pararam com o desenvolvimento
MAARDS - Não utilizei muito, mas tem ótima interface gráfica (serviu de inspiração para o desenvolvimento) alem de vários relatórios. Também é pago U$39

A Ninco PowerBase na versão 108 envia via porta PS2 vários status da corrida, como também alguns status da base.
Ex.
Status Base
- Modo Amador ou Profissional
- Luzes Ligas ou Desligadas
- Modo gravação carro.
Status Corrida
- Numero de voltas (restantes ou completas)
- Classificação de cada corredor
- Melhor volta de cada corredor
- Tempo de Corrida
- Porcentagem tanque cheio (na opção PitStop)

E outras que ainda estou descobrindo.

Agora sobre o software:

Essa é a primeira versão do software (ainda bem rudimentar e pouco testada).
Mas já é possível mostrar todas as informações acima lista como tambem:
- Definir Nome de cadas corredor
- Cor
- Foto do Pilot
- Foto do Carro

A configuração é simples, basta definir em qual porta COM esta conectado e clicar em CONNECT.
A ordenação dos pilotos pode ser por ID (1 a 8 de acordo com a porta da Power Base) ou por ordem de classificação.
Para alterar as imagens, nome do pilot e cor, basta clicar com o botão esquerdo do mouse na linha de cada Corredor

Abaixo segue primeira imagem do Software.

Imagem

Quem se interessou e quer ajudar no desenvolvimento, no teste ou simplesmente gostaria de ver o software rodando me manda uma MP que envio o software, isso até conseguir um local para disponibiliza-lo.

Ideias, sugestões, criticas (construtivas) serão muito bem vindas.

PS. Com o software pronto minha intensão é partir para o desenvolvimento de uma interfase onde cada piloto posso consultar suas informações como Posição, Voltas, Tempo, Combustivel e etc de forma individual, como há no sistema Carrera.
Imagem
Aparentemente será simples de implementar utilizando-se Arduino. Mas isso fica para próxima.
Editado pela última vez por Armindo em 30 Jan 2014 00:01, em um total de 1 vez.
Abraço
Armindo
Armindo

Re: Desenvolvimento Software para NDigital - Ninco Lap Contr

Mensagempor Tiago » 29 Jan 2014 16:22

Legal belo projeto Armindo
Parabéns pela iniciativa

Boas corridas

Tiago
Tiago

Mensagempor jubalula » 29 Jan 2014 21:28

Parabéns Armindo, a GUI está bem legal. Simples (no sentido de sem complicações desnecessárias, ou grafismos exagerados) e com ótima visualização.
Por acaso comprei uma central do Wesley e estou fazendo o cabinho para ligar a central a um software.
Estava vendo para tentar com o lapcounter versão demo restrita em 10 voltas para ver se conseguia ligar tudo.
Então se puder me mandar o seu software vai ser um prazer testar.

Você pretende disponibiliza-lo como shareware ou freeware ou dindinware kkkkkk

Mais uma vez parabéns.
jubalula

Mensagempor Armindo » 29 Jan 2014 22:47

Valeu Tiago.

Jubalula, gostei do dindinware.
Mas quero disponibiliza-lo de graça, freeware.
Irei disponibiliza-lo no http://sourceforge.net/projects/ndrd
Amanha ja devo ter colocado o programa e fonte no sourceforge.

Aviso aqui assim que estiver disponivel.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor Armindo » 29 Jan 2014 23:00

Hoje consegui fazer a primeira corrida utilizando o software.

Foi bem satisfatório. Poucos problemas na maioria já resolvidos.
Corremos somente no modo GP e PS.

O que ainda esta "pegando" é o controle do combustível.
A central aparentemente não envia as informações corretas sobre o combustível.
Vai ser preciso mais testes para confirmar.

Para quem interessar segue o debug das strings enviados da central sobre o combustível volta a volta.
Detalhe, nesse teste estava correndo somente com o carro 6
FI5,89,89,44,98,5I,93,99
FI5,89,76,39,98,5I,85,99
FI5,89,63,88,98,5I,77,99
FI5,89,56,39,98,39,71,99
FI5,89,50,88,98,88,62,99
F93,89,44,87,98,38,53,99

O primeiro carácter "F" indica que é Fuel.
Depois na sequencia, o combustível de cada corredor.
Ex. FI5,89,89,44,98,5I,93,99
F - Fuel
I5 - Corredor 1(considerar apenas o numero)
89 - Corredor 2
89 - Corredor 3
44 - Corredor 4
98 - Corredor 5
5I - Corredor 6(considerar apenas o numero)
93 - Corredor 7
99 - Corredor 8

Isso é o que acho, se alguém tiver mais informações será de extrema ajuda.
Abraço
Armindo
Armindo

Re: Desenvolvimento Software - NDigital Race Display

Mensagempor wesley190 » 30 Jan 2014 08:58

FANTÁSTICO TRABALHO ARMINDO.
Software desenvolvido por alguem aqui do forum, mostra o quanto a galera está empenhada no hobby, e ainda mais sendo free :mrgreen: .
Com certeza será muito bem vindo esse sofware, pois como voce falou o pclap sai a 50 euros, e o que for possivel fazer para abaixar nossos custos no hobby, nós agradecemos. :D
vou fixar esse topico no topo para facil acesso e assim todos acompanharemos a evolução e aperfeiçoamento dele. Varios amigos aqui tenho certeza que irão te ajudar com ideias e ajustes.
valeu por compartilhar algo tão interessante com agente. Projetos como ese só enriquece nosso forum.
abçs e
boas provas!
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Armindo » 30 Jan 2014 10:06

Opa,

Finalmente consegui finalizar o instalador.
Segue endereço para download.
http://sourceforge.net/projects/ndrd/fi ... rce=navbar

Qualquer problema me avisem
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor Armindo » 06 Fev 2014 16:25

Ola corredores,

Consegui fazer a primeira conexão entre a Central Ninco e o Arduino.
Esse primeiro teste é bem simples e ainda cheio de falhas, mas serviu verificar a viabilidade do projeto.
As utilizações que tenho em mente são duas.
1º Utilizar como segundo display para as Centrais que estão com LCD apagado (a exibição é limitada pelas informações enviadas da Central pela porta PS2
2º Disponibilizar display individuais aos corredores (como há no Carrera)
3º Disponibilizar as informações na rede local (da residencia) e cada corredor pode acessar suas informações com um smartphone. - Essa ideia foi copia da nova Central sem fio da Ninco - Ideia boa tem que ser copiada e replicada. :roll:

A 1º ja estou próximo de finalizar.
A 2º dependo das minhas comprinhas chegarem da China :?
A 3º Estou trabalhando agora. Ja consigo mostrar as informações num navegador Web, mas preciso deixa-las de forma simples e amigável.

Abaixo segue vídeo de como as informaçoes são exibidas no display

É isso ai
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor jubalula » 06 Fev 2014 21:05

Não entendi muito bem, mas pelo que entendi, você criou um leitor lcd que recebe as informações da central, assim mesmo ela estando apagada, você pode fazer a programação e correr e receber os resultados? Isso é ótimo, pois mesmo as centrais com o lcd morto podem ter uma sobrevida honrosa.

Eu ainda não recebi o usb para fazer o cabinho, acho que daí vou ficar mais tranquilo quanto a central, mas de qualquer forma esta placa que você está desenvolvendo com o lcd poderia ser acoplada diretamente dentro da central e o lcd ficar para fora substituindo o lcd morto. não sei se poderia ligar o circuito antes da saída da central, assim ela ainda ficaria com a possibilidade de ligar ao computador e ao software para pc. Eu particularmente gostaria de fazer este hibrido ninco/armindo kkkkkk.
Deixa eu falar uma besteira, você não consegue um lcd maior, que possa mostrar mais informações simultâneas? Seria mais amigável.
jubalula

Mensagempor Ingo » 06 Fev 2014 22:20

SENSACIONAL!!!! To aqui lembrando das minhas aulas de circuitos eletronicos (só das aulas, pq do conteúdo...hehehe)
O display, mesmo pequeno, está com a qualidade melhor que o da Ninco, conseguindo um display maior acho que realmente vai ficar show!!!
To impressionado de verdade, parabéns Armindo!!!
Se tiver dificuldade em algum ponto vai postando que agente tenta ajudar de alguma maneira!
Abraço e bom trabalho!!!
Ingo Kronemberger
Ingo

Mensagempor jubalula » 08 Fev 2014 10:50

Armindo, já que você é o gênio da eletrônica de plantão, aguente minha ignorânica no seu pé kkkkkk

Achei brilhante sua idéia de conectar um arduino na saído da central ninco e jogar as informações para um lcd. Então comecei a dar uma olha na internet sobre o assunto (afinal google é o novo pai dos burros). Mas fiquei me perguntando se não existe um lcd disponível que possa substituir o original da NInco. Por exemplo no ml tem lcds gráficos de 128x64 e outros. Será que um destes não seria compatível para ser posto no lugar. Mesmo que o bichão ficase menor ou maior, aí a gambiarra come solta kkkkk,

Como saber as especificações do lcd da ninco? acho que na chinglinglãndia deve existir um compatível para vender.

abração
jubalula

Mensagempor wesley190 » 10 Fev 2014 11:27

EXCEPCIONAL ARMINDO!!!
Será muito bom ter isso funcionando 100% pois como foi dito pelo juba ira ressuscitar essas centrais que estão na iminência de se apagar. Belo projeto Armindo e que bom que disponibilizou p gente aqui. Vamos ficar de olho nos resultados e acompanhando por aqui.
Eu quero saber se poderá marcar em uma unica tela o tempo , as voltas, melhor volta assim como aparece no LCD da central? tudo de uma vez...
abçs
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor jubalula » 10 Fev 2014 12:14

Achei a empresa na china que fabrica o lcd da Ninco, entrei em contato com eles, falei que vou trocar os lcds das centrais da Ninco que estão apagando e a Ninco não se disponibilizou para resolver o problema. Eles deram uma de joão sem braço e pediram as especificações do lcd. ai me fodi né. Será que conseguimos as especificações do dito cujo.
Outra coisa, eles so aceitam encomenda de 2000 unidades (pedido mínimo) mas conforme as especificações, podem vir a conseguir 10 ou 20 como sample para testes. Aí estaríamos feitos.
jubalula

Mensagempor Armindo » 10 Fev 2014 12:21

Wesley, Jubalula, Ingo

Lelga que estão curtindo, asism me animo mais a seguir em frente.

Vamos lá, acho que primeiro é importante listar que tipos de informações a central envia.

P - Modo programação dos carros (não especifica o carro)
M0 - Modo Amador, Luzes Off
M1 - Modo Amador, Luzes On
M2 - Modo Profissional, Luzes Off
M3 - Modo Profissional, Luzes On

Agora o mais importante, dados enviados durante a corrida.
Essa informações são enviadas apenas quando algum carro passa pela S/F (reta de leitura Inicio Fim)

L0004,0C,0C,2C,0C,3C,0C,1C,0C
.....L - Indica que as informações s"ao a respeito da classificação.
.....0004 - Numero da volta (dependendo do modo de corrida esse numero aumenta (ex Modo FL) ou reduz (ex Modo GP))
.....0C,0C,2C,0C,3C,0C,1C,0C - Classificação de cada corredor (Piloto 3 -> 2º ; Piloto 5 -> 3º ; Piloto 7 -> 1º) (o C pode variar para 0 ou F, ainda não entendi o que significa).

D0007,0000,004092,000142
.....D - Indica que as informações são a respeito do corredor que passou pela S/F
.....0007 - Numero do piloto
.....0000 - Numero da volta do pilot
.....004092 - Tempo total de corrida do piloto
.....000142 - Melhor volta do pilot

F99,28,99,99,99,99,99,99
.....F - Indica o combustivel de cada piloto
.....99,28,99,99,99,99,99,99 - Porcentagem de cada piloto sendo o primeiro 99 do piloto 1 e assim sucessivamente
(essas informações, na minha central vem meio bagunçado, ex. Hora vem 56 depois cai para 36 ai volta para 70 e assim vai. Isso sem passar pelo box.

Essas são as informações que podem ser exibida no display, no software ou qualquer outra interface.
Agora é definir a melhor forma de mostrar essas informações.
Um visor maior com certeza será melhor. Isso para um display geral, visto por todos. O que acham? alguma ideia de laypout ou ideia de tamanho?
Agora também pode-se ter um display individual, exibindo apenas as informações de cada corredor (vou postar um desenho que fiz de como seria).
Tambem pode-se usar o celular para exibir as informações individuais (opção mais barata).

O que acham? Ideias são muito bem vindas.
Abraço
Armindo
Armindo

Mensagempor jubalula » 13 Fev 2014 20:46

Oi Armindo, desculpe não responder, mas estava esperando o desenho kkkkk (putz lembrei que quando o cara é meio burro a gente pergunta se quer que desenhe kkkkk)
Mas vamo lá, acho que todas as idéias são válidas, o display maior com certeza seria ideal, displays individuais eu não sei não se compensa o custo. Talvez daí o software via android talvez fosse mais viável economicamente. O custo do desenvolvimento compensa depois. Acho que o grande mérito do android é justamente esse, baratear custos, eliminando hardware redundante.
jubalula

Próximo

Voltar para Ninco