Iguara75 , pode ser que haja alguma perda, talvez insignificante, conforme a potencia dos motores ou as condições da pista, mas se vc colocar um transformador para cada pista, isso vai se resolver facilmente.
Abs
Roberto Pesserl escreveu:Bom dia Beto!
Bem vindo ao fórum!
Espero ajudar um pouco. Não dá para descrever tudo, mas uma parte pelo menos. para começar. Tem gente aqui que sabem muito mais que eu, mas vou tentar te ajudar a começar, ok?
Vamos lá.
Você vai precisar de um chassis, buchas(metal ou plastico) para os eixos(3/32),jogo de rodas e eixos(recomendo 3/32), coroa( p/3/32), pinhão, motor, guia, contatos (tem prontos para vender conforme o guia que vc tem), fios de silicone para soldar no motor(se já não vierem soldados) e conectar no guia e uma carroceria de tua preferencia.
Chassis, de Latão(Carroceria Bolha), fibra ou de plástico(este conforme a carroceria que você vai usar, tipo Réplica, então precisa o específico da carroceria, verifique se está bem alinhado, pode estar empenado, ai tem que corrigir)
O Motor depende do tipo de hobby que deseja praticar. caseiro ou alta competição. Se for caseiro, somente, até 20.000 giros já está mais que bom.
Coroa e pinhão, depende também de que tipo de pista vei ser, se for caseira ou de competição(aquelas de 4,6 ou 8 fendas grandes) Há uma tabela de relação para você optar por mais força ou mais torque. A tabela que anexo, te mostra as relações. Ela foi elaborada levando em conta o número de dentes do pinhão e o número de dentes da coroa. Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Os números resultantes se relacionam ao torque e à velocidade. Quanto maior o número, maior o torque e menor a velocidade final. Quanto menor o número, menor o torque e maior a velocidade final.
Ex(1): Carro com pouca final e muito torque. Deve-se usar uma relação mais longa. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja menor.
Existem diversos modelos de coroas, com várias opções de número de dentes.
Ex(2): Carro com pouco torque e muita final. Deve-se usar uma relação mais curta. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja maior.
Regra geral: O efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes do pinhão é maior que o efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes da coroa. Muitas vezes é necessário alterar o valor da coroa e do pinhão ao mesmo tempo para se obter um melhor desempenho.
Quando fizer a montagem, o ajuste da coroa e do pinhão devem ser bem sincronizados, o eixo traseiro deve girar fácil, para o motor transmitir o máximo de potencia. Não podem estar "frouxos demais" para não escapar um dente do outro por falta de proximidade suficiente, ok?
Quanto aos Pneus, os de silicone andam melhor nas pistas caseiras(plastico) e os de espuma em qualquer pista. Procure mantê-los limpos( O duros e macicos de réplicas, com um pano e álcool isopropílico tem me dado bons resultados) e os de espuma, coloco uma gota de óleo (de motor de carro mesmo) e esfrego bem com os dedos por todo o pneu. Depois passo um pano para tirar qualquer excesso. Também andam bem assim.
Para a lubrificação, coloque uma gota pequena de óleo fino(de máquina de costura, tipo Singer, por ex.) nas duas pontas do eixo do motor, ou compre do que tem no mercado livre, que já vem com uma agulha de aplicação, que é ainda mais indicado.
Existe aqui no fórum, indicações de como "amaciar" o teu motor novo. Não vou fazer estas explicações que já existem, ok?
Os eixos tem buchas de metal ou plástico que já permitem andar bem, mas se desejar colocar uma micro gota(nas de metal) em cada bucha, sempre ajuda.
Os contatos, depois de encaixados no guia corretamente(Veja fotos na internet de carros e chassis montados para se orientar mais), procure mantê-los sempre limpos, que pode ser com fluido de isqueiro, aguarrás ou álcool isopropílico(tem em farmácias), livre de sujeiras que diminuem a transmissão da energia, ok? Deixe-os mais paralelos possíveis em relação aos contados metálicos da pista, para que haja o máximo eletricidade possível para o motor. Para alguns carros, conforme a pista também, às vezes esses contatos pedem uma pequena torção(angulo) para mais contato, por falhas na pista. Procure que a pista tenha contato o circuito todo, com os encaixes bem apertados e com o grampo em baixo para manter a união forte durante as corridas, ok? Com o tempo vai pegando os "macetes"....kkkk
Em princípio é o que posso te dizer para tua montagem de carro. Se precisar mais, avise. Tem muita gente boa aqui disposta a te ajudar, pode ter certeza. todos aqui querem que este hobby seja perpetuado para as futuras gerações. e somente os praticantes podem transmitir isso aos demais, correto/ então se você não conseguir se divertir, ninguém mais ao teu redor vai conhecer isto que é tão bom e sadio para todos, no meu entender.
Grande Abraço e divirta-se muito. Tenha muitos bons rachas em tua Pista Beto.
claucafera escreveu:quero começar no hobby
na minha cidade Sorocaba não tem nenhuma loja que venda autorama digital, onde posso comprar ? e qual a melhor marca ?
obrigado
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante