Para começar no hobby - IMPORTANTE

Espaço para você vender ou comprar carros, pistas, acessórios...

Re: Para começar no hobby - IMPORTANTE

Mensagempor Roberto Pesserl » 24 Ago 2016 17:08

Iguara75 , pode ser que haja alguma perda, talvez insignificante, conforme a potencia dos motores ou as condições da pista, mas se vc colocar um transformador para cada pista, isso vai se resolver facilmente.
Abs
Editado pela última vez por Roberto Pesserl em 19 Jun 2017 07:37, em um total de 1 vez.
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor GALOPP » 21 Set 2016 09:24

QUERIDOS AMIGOS E MEMBROS DO MUNDO SLOT CAR, TOMEI A INICIATIVA DE REEDITAR O TEXTO ABAIXO DE AUTORIA DO NOSSO PARCEIRO WESLEY REIS, ESPERANDO AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DESTA DATA ESPECIAL AQUI DO NOSSO MSC!
ESPERO QUE LEIAM E AJUDEM NA DIVULGAÇÃO!
Abraços a todos,
André Knopp.

"Ola meus amigos e parceiros de fenda!

O Mundo Slot Car dedica este dia 21 de setembro à pratica do nosso hobby , uma singela homenagem ao nosso eterno amigo e colaborador Tiago Maran Ribeiro, que muito contribuiu para que este espaço se tornasse o nosso ponto de encontro e ajudasse todos os praticantes deste hobby fascinante, que é o slot car.
É o dia para se reunir com a família, com os amigos ou até mesmo você sozinho com suas máquinas, para curtir o hobby e se divertir.
À partir do dia 21 de setembro, poste suas fotos, vídeos e conte-nos o que rolou na pista, nos boxes e nos bastidores.
Hoje é um dia especial para todos nós aqui do forum. A partir de hoje iniciaremos nossa confraternização aqui no forum, um dia em que ficará marcado para sempre. Em homenagem ao nosso eterno amigo Tiago Maran criamos esta data especial para que possamos nos confraternizar e de certa forma nos aproximarmos um pouco mais um dos outros, afinal , temos algo muito em comum, que é o hobby.
Quem sabe você só precisa de um empurrãozinho para pegar no tranco, tirar a poeira dos seus carros e ir para a pista!

Wesley Reis/ DF"
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Roberto Pesserl » 18 Jan 2017 10:33

Bem Lembrado. Vamos nos reunir todos em Curitiba! :lol: :lol: :lol:
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor BETO CAMARGO » 27 Jan 2017 13:48

Olá boa tarde!
Gostaria de iniciar no meio do autorama e gostaria de montar um carrinho, comprei um pronto SCX, mas agora gostaria de montar e como leigo, gostaria que vocês me fornecessem uma lista de peças completas que preciso para montar um carrinho na escala 1/32.

Já agradeço antecipadamente

Abraço

Beto Camargo
BETO CAMARGO

Mensagempor Roberto Pesserl » 31 Jan 2017 08:04

Bom dia Beto!
Bem vindo ao fórum!

Espero ajudar um pouco. Não dá para descrever tudo, mas uma parte pelo menos. para começar. Tem gente aqui que sabem muito mais que eu, mas vou tentar te ajudar a começar, ok?

Vamos lá.

Você vai precisar de um chassis, buchas(metal ou plastico) para os eixos(3/32),jogo de rodas e eixos(recomendo 3/32), coroa( p/3/32), pinhão, motor, guia, contatos (tem prontos para vender conforme o guia que vc tem), fios de silicone para soldar no motor(se já não vierem soldados) e conectar no guia e uma carroceria de tua preferencia.

Chassis, de Latão(Carroceria Bolha), fibra ou de plástico(este conforme a carroceria que você vai usar, tipo Réplica, então precisa o específico da carroceria, verifique se está bem alinhado, pode estar empenado, ai tem que corrigir)

O Motor depende do tipo de hobby que deseja praticar. caseiro ou alta competição. Se for caseiro, somente, até 20.000 giros já está mais que bom.

Coroa e pinhão, depende também de que tipo de pista vei ser, se for caseira ou de competição(aquelas de 4,6 ou 8 fendas grandes) Há uma tabela de relação para você optar por mais força ou mais torque. A tabela que anexo, te mostra as relações. Ela foi elaborada levando em conta o número de dentes do pinhão e o número de dentes da coroa. Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Os números resultantes se relacionam ao torque e à velocidade. Quanto maior o número, maior o torque e menor a velocidade final. Quanto menor o número, menor o torque e maior a velocidade final.
Ex(1): Carro com pouca final e muito torque. Deve-se usar uma relação mais longa. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja menor.
Existem diversos modelos de coroas, com várias opções de número de dentes.
Ex(2): Carro com pouco torque e muita final. Deve-se usar uma relação mais curta. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja maior.
Regra geral: O efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes do pinhão é maior que o efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes da coroa. Muitas vezes é necessário alterar o valor da coroa e do pinhão ao mesmo tempo para se obter um melhor desempenho.
Quando fizer a montagem, o ajuste da coroa e do pinhão devem ser bem sincronizados, o eixo traseiro deve girar fácil, para o motor transmitir o máximo de potencia. Não podem estar "frouxos demais" para não escapar um dente do outro por falta de proximidade suficiente, ok?

Quanto aos Pneus, os de silicone andam melhor nas pistas caseiras(plastico) e os de espuma em qualquer pista. Procure mantê-los limpos( O duros e macicos de réplicas, com um pano e álcool isopropílico tem me dado bons resultados) e os de espuma, coloco uma gota de óleo (de motor de carro mesmo) e esfrego bem com os dedos por todo o pneu. Depois passo um pano para tirar qualquer excesso. Também andam bem assim.

Para a lubrificação, coloque uma gota pequena de óleo fino(de máquina de costura, tipo Singer, por ex.) nas duas pontas do eixo do motor, ou compre do que tem no mercado livre, que já vem com uma agulha de aplicação, que é ainda mais indicado.

Existe aqui no fórum, indicações de como "amaciar" o teu motor novo. Não vou fazer estas explicações que já existem, ok?

Os eixos tem buchas de metal ou plástico que já permitem andar bem, mas se desejar colocar uma micro gota(nas de metal) em cada bucha, sempre ajuda.

Os contatos, depois de encaixados no guia corretamente(Veja fotos na internet de carros e chassis montados para se orientar mais), procure mantê-los sempre limpos, que pode ser com fluido de isqueiro, aguarrás ou álcool isopropílico(tem em farmácias), livre de sujeiras que diminuem a transmissão da energia, ok? Deixe-os mais paralelos possíveis em relação aos contados metálicos da pista, para que haja o máximo eletricidade possível para o motor. Para alguns carros, conforme a pista também, às vezes esses contatos pedem uma pequena torção(angulo) para mais contato, por falhas na pista. Procure que a pista tenha contato o circuito todo, com os encaixes bem apertados e com o grampo em baixo para manter a união forte durante as corridas, ok? Com o tempo vai pegando os "macetes"....kkkk

Em princípio é o que posso te dizer para tua montagem de carro. Se precisar mais, avise. Tem muita gente boa aqui disposta a te ajudar, pode ter certeza. todos aqui querem que este hobby seja perpetuado para as futuras gerações. e somente os praticantes podem transmitir isso aos demais, correto/ então se você não conseguir se divertir, ninguém mais ao teu redor vai conhecer isto que é tão bom e sadio para todos, no meu entender.

Grande Abraço e divirta-se muito. Tenha muitos bons rachas em tua Pista Beto.
Anexos
Relação Corao e Pinhão.jpg
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor RosatoPaulo » 15 Jun 2017 22:07

Roberto Pesserl escreveu:Bom dia Beto!
Bem vindo ao fórum!

Espero ajudar um pouco. Não dá para descrever tudo, mas uma parte pelo menos. para começar. Tem gente aqui que sabem muito mais que eu, mas vou tentar te ajudar a começar, ok?

Vamos lá.

Você vai precisar de um chassis, buchas(metal ou plastico) para os eixos(3/32),jogo de rodas e eixos(recomendo 3/32), coroa( p/3/32), pinhão, motor, guia, contatos (tem prontos para vender conforme o guia que vc tem), fios de silicone para soldar no motor(se já não vierem soldados) e conectar no guia e uma carroceria de tua preferencia.

Chassis, de Latão(Carroceria Bolha), fibra ou de plástico(este conforme a carroceria que você vai usar, tipo Réplica, então precisa o específico da carroceria, verifique se está bem alinhado, pode estar empenado, ai tem que corrigir)

O Motor depende do tipo de hobby que deseja praticar. caseiro ou alta competição. Se for caseiro, somente, até 20.000 giros já está mais que bom.

Coroa e pinhão, depende também de que tipo de pista vei ser, se for caseira ou de competição(aquelas de 4,6 ou 8 fendas grandes) Há uma tabela de relação para você optar por mais força ou mais torque. A tabela que anexo, te mostra as relações. Ela foi elaborada levando em conta o número de dentes do pinhão e o número de dentes da coroa. Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Os números resultantes se relacionam ao torque e à velocidade. Quanto maior o número, maior o torque e menor a velocidade final. Quanto menor o número, menor o torque e maior a velocidade final.
Ex(1): Carro com pouca final e muito torque. Deve-se usar uma relação mais longa. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja menor.
Existem diversos modelos de coroas, com várias opções de número de dentes.
Ex(2): Carro com pouco torque e muita final. Deve-se usar uma relação mais curta. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja maior.
Regra geral: O efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes do pinhão é maior que o efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes da coroa. Muitas vezes é necessário alterar o valor da coroa e do pinhão ao mesmo tempo para se obter um melhor desempenho.
Quando fizer a montagem, o ajuste da coroa e do pinhão devem ser bem sincronizados, o eixo traseiro deve girar fácil, para o motor transmitir o máximo de potencia. Não podem estar "frouxos demais" para não escapar um dente do outro por falta de proximidade suficiente, ok?

Quanto aos Pneus, os de silicone andam melhor nas pistas caseiras(plastico) e os de espuma em qualquer pista. Procure mantê-los limpos( O duros e macicos de réplicas, com um pano e álcool isopropílico tem me dado bons resultados) e os de espuma, coloco uma gota de óleo (de motor de carro mesmo) e esfrego bem com os dedos por todo o pneu. Depois passo um pano para tirar qualquer excesso. Também andam bem assim.

Para a lubrificação, coloque uma gota pequena de óleo fino(de máquina de costura, tipo Singer, por ex.) nas duas pontas do eixo do motor, ou compre do que tem no mercado livre, que já vem com uma agulha de aplicação, que é ainda mais indicado.

Existe aqui no fórum, indicações de como "amaciar" o teu motor novo. Não vou fazer estas explicações que já existem, ok?

Os eixos tem buchas de metal ou plástico que já permitem andar bem, mas se desejar colocar uma micro gota(nas de metal) em cada bucha, sempre ajuda.

Os contatos, depois de encaixados no guia corretamente(Veja fotos na internet de carros e chassis montados para se orientar mais), procure mantê-los sempre limpos, que pode ser com fluido de isqueiro, aguarrás ou álcool isopropílico(tem em farmácias), livre de sujeiras que diminuem a transmissão da energia, ok? Deixe-os mais paralelos possíveis em relação aos contados metálicos da pista, para que haja o máximo eletricidade possível para o motor. Para alguns carros, conforme a pista também, às vezes esses contatos pedem uma pequena torção(angulo) para mais contato, por falhas na pista. Procure que a pista tenha contato o circuito todo, com os encaixes bem apertados e com o grampo em baixo para manter a união forte durante as corridas, ok? Com o tempo vai pegando os "macetes"....kkkk

Em princípio é o que posso te dizer para tua montagem de carro. Se precisar mais, avise. Tem muita gente boa aqui disposta a te ajudar, pode ter certeza. todos aqui querem que este hobby seja perpetuado para as futuras gerações. e somente os praticantes podem transmitir isso aos demais, correto/ então se você não conseguir se divertir, ninguém mais ao teu redor vai conhecer isto que é tão bom e sadio para todos, no meu entender.

Grande Abraço e divirta-se muito. Tenha muitos bons rachas em tua Pista Beto.

Roberto boa noite !

Excelente explicações para um novato como eu.
Eu também gostaria de montar o meu carro, vou começar do zero (0).
Agora eu estou com duas duvida dentre várias que surgirão.
1. O que são as categorias Parma, Grupo 0 Light, Grupo 0 Pró e etc e o tamanho do carro : 1/24, 1/32 ?
O tamanho esta dentro destas categorias ?
E a réplica também esta dentro destas categorias ?
Onde comprar as peças para montar o carro ?
A minha preocupação é a famosa "empurroterapia" de vendedores que querem a comissão e acabam empurrando material desnecessário e caro para mim.
Obrigado
Paulo
RosatoPaulo

Mensagempor Roberto Pesserl » 19 Jun 2017 08:07

Rosato, tudo bem?
Minha visão do Autorama está em me divertir, mas de forma mais em conta, sem gastos absurdos.
Posso fazer corridas, participar, mas não quero gastar fortunas para usar de vez em quando.

É muito dinheiro parado à toa, no meu entender. (De R$ 500,00 a R$ 2.000,00), mais o acelerador (de R$ 800,00)

Tenho uma pista estrela de 4 fendas, 4 x 2 tudo original.

Procuro trabalhar com, réplicas(prontos de fábrica, Gt, Protótipos(Les MAns), antigos e F1), bolhas com chassis de latão, e protótipos que eu mesmo faço(chassis e carroceria.)
Tenho alguns motores, eixos, mancais, guias, contatos, pinhões de 9 e 11 dentes, corras em T de 7 e 29 dentes. Uma de 31. Trabalho coroas em T por que não gosto muito das angles.
E logicamente tenho pneus e cubos de diversos tipos para adaptar aos carros, alumínio ou plastico. Procuro reparar os cubos plásticos quebrados, fazendo um anel de metal que encaixa neles e colo com Bonder. Está funcionando bem. Dá resistibilidade aos cubos, Poucas perdas.

Tenho comprado mangueiras espumadas em casa especializada de borrachas automotivas, para trocar nos pneus velhos em cubos de alumínio.

Nas de replicas ainda não me dediquei qto a isso. Tentei em uns dois pares, mas não ficaram como eu quero.

Quanto aos chassis que faço, são em placas de fenolite - permitem colar(fibra) e ou soltar(cobre)(são placas de computador, compra-se em lojas de eletrônicos e são baratas(R$6,00) 20x20)), que permitem que eu faça chassis específicos para carrocerias que não tem.

Fios de motor, compro aqueles cabos que vem 4 a 5 fios dentro, encapados por plastico cinza e tiro-os de dentro. São perfeitos. Maleáveis e grande condutibilidade).
Solda em qualquer eletrônica tem, assim como a pasta para ajudar a derreter a solda e ferro de solda de ponta fina, (R$ 70,00). Sempre limpo bem o que vou soldar antes, assim como a ponta do ferro. Passo pasta no fio de solda e aplico o ferro bem quente. dá certo sempre. A solta tem que ficar brilhantes.

Pinto as carrocerias eu mesmo. Uso madeira balsa(3 mm) para fazer partes ou carrocerias completas, pois não sofrem tração, mas permitem formar a carroceria e se pode obter mais aerodinâmica, mantendo a leveza.

Se uma replica quebra, uso chapar de calha de 02,03 mm para fazer o reparo, sempre por dentro. Ou uso lata de alumínio de latas de leite ninho ou de lata de cerveja. Ficam ainda melhores.

Limpo tudo com álcool isopropílico e escova de dentes. Comprei fita de cobre de 5 mm de largura para colar entre as pistas, assim não há perda de contato(energia) Jogo de chaves allen, duas de cada 3 tipos, alicates, cortadores, chaves de fenda e Philips e pinças, tudo pequeno. Lixas de 100 a 400.

O que me lembro pelo momento é isso. Um abraço e ótima semana companheiro!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Leo » 13 Nov 2017 10:51

Olá amigos, sou novo aqui e posso dizer q quase leigo no assunto. Desde criança sempre quis ter um autorama mas não tínhamos condições. Agora tenho um filho e queria adquirir um pra ele (e, claro ,pra mim tbm) por isso me inscrevi no site pra obter informações de modo q eu possa ter um equipamento legal. Uma das dúvidas q tive lendo alguns posts aqui, foi sobre as marcas. São citadas 4 com O as melhores, scx, ninco, carrera e scalextric. É válido para todo o equipamento ou só para os carros? As pistas da "velha e conhecida "Estrela são legais tbm? Caso tenham alguma dica importante, agradeço desde jâ a todos q puderem me ajudar. Abraço
Leo

Mensagempor Roberto Pesserl » 20 Nov 2017 14:58

Leo, bem vindo. Veja o post anterior, aqui nesta página. Eu sou estrelista. Muitos preferem tudo pronto. Acho que voc~e tem que decidir pelo bolso. Gastar um pouco mais e se divertir imediatamente ou o que escrevi acima. considere a idade do teu filho, se vai "mooer tudo" por falta de dominio dobre o dedo no acelerador ou se já está com idade suficiente para ter o controle KKKKKKK Se a 1.a opção for a decidida, fale com o Nescau ou Nesk ou veja o compra venda aqui no site. Abs e tenha muita diversão. PS gaste um tempo aqui no site, vai ter muita coisa para aproveitar. Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Roberto Pesserl » 20 Nov 2017 14:58

Leo, bem vindo. Veja o post anterior, aqui nesta página. Eu sou estrelista. Muitos preferem tudo pronto. Acho que você tem que decidir pelo bolso. Gastar um pouco mais e se divertir imediatamente ou o que escrevi acima. considere a idade do teu filho, se vai "moer tudo" por falta de domínio dobre o dedo no acelerador ou se já está com idade suficiente para ter o controle KKKKKKK Se a 1.a opção for a decidida, fale com o Nescau ou Nesk ou veja o compra venda aqui no site. Abs e tenha muita diversão. PS gaste um tempo aqui no site, vai ter muita coisa para aproveitar. Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Leo » 22 Nov 2017 10:17

Legal Roberto! Obrigado pela força. Estou dando uma boa pesquisada, como disse; sou bem leigo, então de repente um autorama completo pode ser uma boa opção no momento, até mesmo pra ver se ele vai curtir mesmo. E pelo q vi, é mais em conta tbm. Mas vou continuar procurando. Obrigado mais uma vez e um grande abraço!
Leo

Mensagempor claucafera » 17 Set 2018 22:21

quero começar no hobby
na minha cidade Sorocaba não tem nenhuma loja que venda autorama digital, onde posso comprar ? e qual a melhor marca ?
obrigado
claucafera

Mensagempor Ex Inferis » 25 Set 2018 11:18

Amigo, achei muita coisa de Sorocaba pelo OLX.
ai é só negociar.

tinha uma pista SCX digital esses tempos ai na tua cidade :)

claucafera escreveu:quero começar no hobby
na minha cidade Sorocaba não tem nenhuma loja que venda autorama digital, onde posso comprar ? e qual a melhor marca ?
obrigado
Ex Inferis

Anterior

Voltar para Compra & Venda