Novo no autorama

Novo no autorama

Mensagempor Deverson » 15 Mai 2015 20:01

Ola amigos, meu nome é Deverson e sou novo no autorama. Só corri uma vez de autorama em uma pista que tinha no shopping de minha cidade, isso a mais de 10 anos.
Agora estou pensando em construir uma pista em madeira para meu sobrinho e correr junto com ele. Mas as dúvidas sobre a construção surgem rsrs.

Andei pesquisando sobre a construção e tirei várias dúvidas, mas algumas perseguem. Pretendo construir uma pista analógica, a principio para escala 1/32, no entanto, queria
que essa pista também rodasse carros na escala 1/43. Então minha dúvida é se a largura e profundidade das fendas da pista 1/32 e 1/43 são diferentes? Eu poderia construir uma
pista que rodasse essas duas escala? Ou então eu precisaria adaptar as guias dos carros 1/43 para correr na pista 1/32? A fonte que eu iria usar seria variável e colocaria a voltagem
certa para cada escala de carro.

Quero deixar registrado que só estou me arriscando na construção pelo fato de ter um parente marceneiro e que possui todos os equipamentos para poder fazer a pista e que pode auxilia
no manuseio da tupia.

Obrigado.
Deverson

Re: Novo no autorama

Mensagempor GALOPP » 15 Mai 2015 20:56

Saudações de Boas Vindas Amigo Deverson!

Seja bem vindo ao Nosso, e agora ao Seu Mundo Slot Car!!!!!!!
Eu não manjo muito desse assunto de construção de pistas de madeira, no entanto tem dois companheiros aqui do MSC que já mandaram ver, aliás pelo que sei são três: o GUTO GUEDES, O DOUSLOT e o "MESTRE" FUSARO.
Dá uma clicada lá no tópico do GUTO:
viewtopic.php?f=4&t=2462
Ele construiu uma pista muito massa, e tem ótimas dicas para dar.
O DougSlot também começou a construir um pista muito massa, só que acabou desistindo, mas mesmo assim vale dar um "rolé" lá pelo tópico dele pois tem ótimas dicas e idéias para quem pretende construir pistas de madeira. Veja o link do DougSlot: viewtopic.php?f=4&t=1866&start=15
Já o FUSARO me falou que nos anos 70 (o cara é muito "experiente", não é velho não, é "muito experiente") construiu uma pista de madeira, por isso acho que também tem boas dicas para dar.
Novamente, seja bem vindo, Grande Abraço meu irmão,

André Knopp - galopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Deverson » 16 Mai 2015 01:03

Obrigado pela resposta GALOPP, li estes tópicos e são excelentes, entretanto, não respondem todas minhas dúvidas. Olhando esse FORUM uma coisa que me chamou atenção é o fato
da comunidade realmente esta disposta a ajudar, todos se ajudam na medida do possível. Queria deixar aqui meus parabéns aos administradores e a todos os usuários do FORUM. Apesar
de ser novo aqui, ja percebi que o FORUM é de excelente qualidade.

Deverson
Deverson

Mensagempor Fabiano Marangon » 16 Mai 2015 15:27

Bem vindo Deverson,
A escala mais popular no que se diz respeito a autorama réplica é a 1/32,ainda temos as escalas 1/28,1/24,1/43 e HO.....acho que não esqueci de nenhuma...kkk
Acredito ser difícil você por na mesma pista carros em escalas 1/32 e 1/43,bem mais fácil você construir uma pista para as escalas 1/32,1/28 e 1/24...que não tem tanta diferença de tamanho entre os carros,a pista da Carrera por exemplo aceita carros 1/32 e 1/24 e sendo assim também aceita carros 1/28 já que fica entre as duas.
Além da largura da pista e da distância entre as fendas também tem que ser considerado as dimensões das guias dos carros,isso que determina a largura e a profundidade das fendas além da expessura da cordoalha(ou trilho)e a distância entre elas!!!

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Deverson » 16 Mai 2015 16:53

Obrigado pela resposta Fabiano Marangon. Minha dúvida surgiu porque vi um anuncio no site http://www.brasilautomodelismo.com.br/loja/ na categoria de carros 1/43
eles falam que aqueles carros podem andar em pista 1/32. Ai surgiu minha dúvida se eram compatíveis ou poderia adaptar os carros da 1/43 para andar na pista 1/32.

Como eu sou iniciante juntamente com meu sobrinho seria mais viável começar pela escala 1/43, na qual os carros são mais baratos e se quebrar o prejuízo iria se menor. Ai com o tempo
poderíamos mudar para a escala 1/32 e aproveitar a mesma pista sem ter que construir outra. Por isso que perguntei sobre largura e profundidade das fendas das duas escalas citadas e se
conseguiria fazer os carros da 1/43 andar na pista 1/32. Mas como não entendo de autorama vim perguntar aos mais experientes sobre este assunto, no entanto, estou aberto a dicas daqueles
que possuem mais experiência no assunto.

Mais uma vez muito obrigado pela resposta.

Abraços,
Deverson

Mensagempor Fabiano Marangon » 18 Mai 2015 15:16

Fala Deverson,

Bom...não sei quanto custa um carro 1/43 mas se estiver pensando em custo acho melhor levar em conta que os carros 1/32 tem muitas peças de reposição no mercado,de várias marcas e intercambiáveis entre si...ou seja você pode usar um motor Slot It num carro Carrera ou Scalextric por exemplo...rodas,pneus,eixos,engrenagens e buchas tem muito pouca variação e as medidas são as mesmas utilizadas por quase todos os fabricantes,berços de motores e chassis também são encontrados facilmente no mercado nacional e internacional.
Não conheço nada da escala 1/43 mas acredito que se quebrar alguma peça seja bem mais difícil de se conseguir este item do que se fosse um carro 1/32,acho que vale a pena pesquisar sobre isso também.
Uma boa categoria de carros pra se começar são os carros da NASCAR,são carros grandes e bonitos,carroceria resistente e com poucos detalhes pra se quebrar...sendo da marca SCX o Fusaro aqui do fórum além de muitos carros a venda a um preço muito bom ainda tem todas as peças de reposição...

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Fusaro » 26 Mai 2015 02:17

Puxa, sacanagem, o Guto me chamou de velho!!! Só falsifiquei a carteira de identidade para poder entrar nas filas de prioritário nos bancos e supermercados gente. Tentei colocar um travesseiro na barriga para fingir de grávida mas não colou... não entendi o porque!

Olá Deverson, bem vindo ao Mundo Slot Car.
É 1:51 e não consigo mais dormir, coisa de velho... OPS, me entreguei!
A China inundou o mercado com umas pistinhas 1:43 e uns carrinhos meketref que funcionavam em 1,5V. Estes não dão para competir.
A Carrera e a SCX (possivelmente os outros fabricantes também) possuem carros 1:43 legais. A Carrera os possui até digitais enquanto a SCX os lançou funcionando em corrente alternada podendo simular dois como se fosse uma pista digital, isto é, os dois correm no mesmo trilho.
Eu tenho estes carrinhos SCX inclusive anunciados no ML, que venho transformando para carrinhos analógicos comuns.
Estes carros possuem motor para funcionar em 12V, de forma que correm em pistas analógicas comuns, estrela, SCX, Carrera, etc, e de madeira com transformador ou bateria, até 14V.
Como diz o Fabiano Marangon, os carros 1:43 não permitem muita coisa mas são baratos (eu vendo o PAR por 75 no ML e 70 fora). A guia é do mesmo formato que os outros carros maiores mas os motores são menores para caber no carro e, sendo menores, são também mais fracos gerando aceleração e velocidade menores. Obviamente tudo compatível com o tamanho e praticidade da pista, fácil de guardar e de montar.
Se você colocar um carro destes em uma pista de madeira com uma reta de 5 metros vai sentir a diferença, mas se a pista estiver em uma mesa 2x2 com muitas curvas, terá de pilotar com habilidade senão o carro sai da pista do mesmo jeito.
As vantagens o Marangon disse: baratos e não quebram pois são resistentes para as velocidades atingidas.
As desvantagens ele disse também: não permitem muitas alterações. Até as réplicas são mais caixa preta pois antigamente trocávamos tudo, motores, rodas, eixos, coroas, pesos, etc. O pessoal digamos, mais sério, continua mexendo nos motores, colocando rodas de alumínio, pneus melhores, mais imã, etc, e correndo mais a ponto de limitar o tempo de volta a um mínimo.

Falando em imã, se está querendo construir uma de madeira, os carros de hoje possuem todos imã para se manter mais facilmente na pista. Pense em contatos de aço cromado e não de cobre estanhado para que o imã do carro possa fazer o efeito desejado. Fita de cobre eu até tenho aqui mas teria de colocar aço por baixo para poder ser atraído pelo imã do carro

Qualquer coisa vamos conversando, quando for construir abra um tópico para ir postando o andamento da construção e nos mostrando os acertos e erros do projeto.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Deverson » 27 Mai 2015 01:04

Obrigado pela resposta Fusaro,

Ainda não comecei a construção não provavelmente irei começar em julho, por enquanto ainda estou na fase de pesquisas. A minha ideia inicial é construir uma pista mais simples, nada sofisticado,
com a intenção apenas de me divertir com meu sobrinho (entretanto, pesquisando mais sobre o hobby cheguei a conclusão que existe uma grande chance de me viciar nesse hobby rsrsrs).
Andei pesquisando sobre alguns carros na escala 1/43 e achei os kyosho 1/43 bem interessante, não os conheço mas as qualidades enumeradas em alguns sites o colocam como um dos melhores
carros da escala 1/43 e que podem andar em pistas 1/32 e até 1/24.

Como pretendo inicialmente construir uma pista simples estou pensando em usar fita de cobre mesmo por ser bem mais barato. Quando você fala de colocar aço por baixo que aço seria esse?
Quais carros da escala 1/43 você possui? Eu encontrei alguns dos seus anúncios no ML mas não vi esses carros 1/43.

abs,
Deverson
Deverson

Mensagempor Fusaro » 29 Mai 2015 04:35

Olá Deverson, tudo bem?
Realmente eu vendi os carrinhos que estavam anunciados e não recoloquei o anúncio.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... logico-_JM
Estes carrinhos eu comprei para um cara em BH que depois sumiu. A ideia dele seria montar várias pistas de autorama para alugar em festas de criança. Para ficar mais fácil de transportar escolheu a escala menor. Eu tenho várias pistas para estes carrinhos, mas os que vieram nos conjuntos são muito fraquinhos e não compensa, então deixei tudo guardado e nem sei mais onde estão, tenho de procurar para ver se ainda estão perfeitas. É bom para a criançada pois colocando uma voltagem menor os carros não saem para fora da pista.
O Jimm tinha muitas destas pistas mas ficava muito caro o frete para cá então eu não comprei. Era barato pacas, coisa de 10 cada peça.

A minha ideia seria colocar arame de solda de aço de solda branca (solda oxi-acetileno) em uma fenda debaixo da fita. Ontem um amigo me disse que tem um fio de dentista mas eu não sei ainda o que é.
Estou pensando agora naquele fio de cerca elétrica mas não sei se é aço inox. Depois vou ver se ele é atraído bem ou mal pelo imã. Não sei pois alguns aços inox não são magnéticos.

Vamos conversando.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Deverson » 29 Mai 2015 13:31

Olá Fusaro,

Então, a pista que pretendo construir é simples para criança, acho que vou deixar ela com uma voltagem reduzida mesmo para os carrinhos não ficarem saindo e diminuir a chance de quebra.
Esses carrinhos que você possui são baratos e servem para o que eu preciso. Estou precisando também de acelerador simples você possui algum? Eu achei um da Carrera Evolution a um bom preço,
mas nesse caso terei que adaptar para pista de madeira por questão do plug. Eu vi alguns esquemas da ligação do acelerador na pista em alguns posta aqui do FORUM e só seguir o esquema que funcionara correto?

Esse fio de dentista que você citou não seria o fio de níquel cromo utilizado por dentistas para utilização em aparelhos odontológicos? Fios de níquel cromo também são utilizados em resistências.
Não sei se são magnéticos, nunca testei, mas vou verificar isso, eu tenho um rolinho desse fio com espessura bem fininha que utilizei para fazer um cortador de isopor com fio quente,
mas no momento não estou com ele aqui perto de mim. Esse final de semana verifico isso.
Deverson

Mensagempor Fusaro » 30 Mai 2015 03:20

Olá Deverson,
Eu montei isto para o cara em BH que me encomendou estes carrinhos mas depois sumiu. Na época mandei para ele uma pistinha pequena com carro, controlador e transformador para crianças, na qual os carros não saiam da pista. Usei um transformador de celular que fornecia 9V ao invés de 12V. Coisa simples. Preciso pedir isto de volta e tenho de ver o que foi que ele me pagou,
Tenho este tipo de material sim, inclusive pistas simples mais estreitas. Tirei uma foto e anexei.
Os controladores para esta pista não servem para os carros melhores pois são a pilha (1,5V), mas tenho até os carros dela que são uns F1 e então funciona todo o conjunto. Mas é bem simplesinho. Eu comprei, na época, por causa da pista somente mas nunca usei porque ainda não consegui o espaço suficiente para montar as três pistas: digital, analógica e esta das crianças, se bem que sei perfeitamente que as crianças vão querer são as maiores... kakkakaka.
Para estes carros os aceleradores Carrera servem, tenho-os também e os SCX que devem ser mais baratos um pouco. Penso que os Carrera estejam na casa de uns 40 e os SCX uns 30. Eu tenho este material mas nunca os coloquei à venda pois meu foco é pista 1:32 digital e carros 1:32 digitais e analógicos (porque as pessoas pedem muito analógico).
Para ser sincero creio que o trabalho de se fazer uma pista é bem grande. Melhorou muito com a existência das fitas autoadesivas pois o rebaixo para a cordoalha dá um trabalhão. Tem de ter muito tempo ou pagar caro. As retas são tranquilas de serem feitas mas as curvas já complica. Existe um sistema agora dos carros funcionarem em corrente alternada no qual dois carros podem correr no mesmo trilho (estes Porsche que vendo vieram assim) então fica bacana até construir mas toma muito tempo. Foi para isto que eu comprei as fitas adesivas de cobre (já vendi, comprei de novo e acabei engavetando o projeto. Deixa eu ficar mais velho...).
Podemos ir conversando, o que eu tiver aprendido eu passo para você.
Fusaro
Anexos
CIMG3738.JPG
Fusaro

Mensagempor Deverson » 02 Jun 2015 17:06

Ola Fusaro,

Essa pista que pretendo construir é simples mesmo para crianças. Creio que vá dar um trabalhinho fazer ela no MDF, mas estou disposto a errar e aprender, pois só com a pratica é que se aprende.
Tenho um tio que é marceneiro e ele possui prática com esses equipamentos e pode auxiliar no manuseio da tupia. Estou precisando de dois carrinhos e dois aceleradores para a pista, quanto ficaria o preço desse
conjunto? E se você tiver alguma peça de reposição dos carros como guia, contato e pneus qual seria o preço delas também? Deixa eu ir fazendo um orçamento aqui rsrsrs.
Obrigado por estar disposto a ajudar, a medida que as dúvidas forem aparecendo entrarei em contato para saná-las.

Obrigado,

Deverson
Deverson

Mensagempor JEPDANTAS » 23 Jun 2015 20:59

Boa noite Deverson.

Não sei se vou ajudar mas vou dar meu pitaco.
Nas caixas (e nos manuais) da maioria dos set's NINCO vem dizendo que as pistas NINCO comportam carros das escalas 1/24, 1/28, 1/32 e 1/43. Acho que seria uma boa ter como base as medidas das pistas da NINCO.

Espero ter ajudado.
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor Caiquec » 16 Nov 2016 14:22

Boa tarde, meu filho tem um autorama adquirido nas americanas.com da marca BIG RACER, escala 1:43. Onde posso encontrar esses carrinhos para venda ?

Obrigado pela atenção
Caiquec

Voltar para Apresentações