JIG

Fusaro

Re: JIG

Mensagem por Fusaro »

Eu gostei deste aqui.
Não é um jig mas sim para montar os chassis de latão de forma que tudo fique alinhado.
Estão chegando para mim algumas carrocerias de Corvette e gostaria de tentar construir os chassis. É claro que somente um sonho mas quem sabe eu quebro a outra perna e fico mais uns 6 meses de cama?... kakakakaka
Fusaro
Anexos
montador de chassis.jpg

Fabiano Marangon

Mensagem por Fabiano Marangon »

Fala Fusaro,
Mas que bela ferramenta hein...já havia visto esse jig algum tempo atrás...quis comprar uma pra mim mas esbarrei no preço,mais de 100 dólares com todos os acessórios!!!
Ela é prefeita pra se alinhar o chassis quanto à altura e posicionamento das buchas/eixos e no caso de chassis com regulagem de comprimento deixar tudo nas medidas certas...facilitando muito o trabalho de acerto de qualquer tipo de carro de autorama!!!

Abs,
Fabiano Marangon

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

KKKKK eu não esbarrei no preço não, o preço me atropelou!!!
Com frete mais imposto sai uma fortuna.
Fiquei com vontade de fazer mas creio que é feito com pó de mármore.
Existem umas "pedras" hoje, importadas da Itália, creio, que são feitas com pedra moída e alguma espécie de resina, mas não sei se aguentam o calor da solda.
O maior problema é furar com exatidão. Poderia de ser feito de tecnil, vou ver se aguenta o calor da solda.
Fusaro

Fabiano Marangon

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...falou bem,precinho atropelador desse jig!!!
Até tem algumas ferramentas parecidas com essa no mercado nacional,porém muito inferiores e sem todos esses recursos...o principal como você mesmo disse é a precisão dos furos e medidas,quanto a fazer a base e o material utilizado já não é tão crítico...por enquanto vai ficar na lista dos desejos... :( :( :(

Abs,
Fabiano Marangon

Agrela1975

Mensagem por Agrela1975 »

muito chique......kkkk

Fabiano Marangon

Tá na lista...
Fabiano Marangon

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Eu vi ontem um material metálico feito com corte lazer, mas o dono disse que uma peça daquelas ficaria por volta de uns 400,00. Provavelmente fazendo algumas peças o preço diminuiria, mas ainda parece próximo ao que está sendo cobrado, creio que uns $120.
Isto somente daria um pouco certo se alguém fosse buscar lá, mas, mesmo assim, $120 ainda dá uns R$300, caro pra dedéu!
Fusaro

Fabiano Marangon

Bastante caro pra uma ferramenta assim,deve ser por causa do material e também pela sua precisão na furação,medidas,etc... :cry:

Abs,
Fabiano Marangon

SlotRock

Mensagem por SlotRock »

Fusaro escreveu:Eu vi ontem um material metálico feito com corte lazer, mas o dono disse que uma peça daquelas ficaria por volta de uns 400,00. Provavelmente fazendo algumas peças o preço diminuiria, mas ainda parece próximo ao que está sendo cobrado, creio que uns $120.
Isto somente daria um pouco certo se alguém fosse buscar lá, mas, mesmo assim, $120 ainda dá uns R$300, caro pra dedéu!
Fusaro
Fusaro, comprei esse aqui (anexo), não sei se é este tipo que vc está comentando, mas no ebay está por US$17,99
Anexos
$_57.jpg
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Este aqui
Anexos
montador de chassis.jpg

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Fusaro escreveu:Eu gostei deste aqui.
Não é um jig mas sim para montar os chassis de latão de forma que tudo fique alinhado.
Estão chegando para mim algumas carrocerias de Corvette e gostaria de tentar construir os chassis. É claro que somente um sonho mas quem sabe eu quebro a outra perna e fico mais uns 6 meses de cama?... kakakakaka
Fusaro
Fusaro, se vc fotografar bem de cima e dos lados, talvez eu possa copiar.
Mande no meu e-mail
Abraço
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá]Roberto, eu já lhe enviei as fotos dos jig de chassis?
Fusaro

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Fusaro escreveu:Olá]Roberto, eu já lhe enviei as fotos dos jig de chassis?
Fusaro
Já Fusaro. Estou estudando como transpor para o Corel Draw.
Roberto/Curitiba PR

rmn

Mensagem por rmn »

Eu queria fazer uma pergunta para pedir a opinião da galera, mas vendo o jig do Fusaro eu acho que vou vender minhas humildes parafernalhas...rs

Mas falando sério queria um jig simples de acrilico para começar a me divertir e tal.. faz muita diferença 3mm ou 6mm de espessura para o uso??

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Kakakaka, eu não tenho este JIG não...
Na verdade, eu não sei o que significado correto do termo JIG.
Penso que seja um artefato de múltiplos usos no autorama, como sendo:
1 - JIG de transporte: placa qualquer com um corte na frente. Tenho dois disto em casa, de MDF ou acrílico, que o carro somente fica apoiado pelas 4 rodas.
2 - JIG de alinhamento de chassis: placa bem plana de material mais duro (tecnil, resina, etc), com parafusos para forçar o chassis a ficar plano como a base.
3 - JIG de construção de chassis: placa de material resistente ao calor (tecnil, baquelite, sei lá), cheio de furos de forma a prender os arames no processo de solda.

Os de acrílico que tenho têm 3mm de espessura e somente um pequeno rasgo na frente para a entrada a guia. Como a guia tem mais que 3mm de profundidade são necessários suportes em cada ponta para a quia não bater na mesa. Um deles tem quatro pedaços de acrílico pequenos e outro tem "pontos" de silicone, destes que são colocados em mesas com tampos de vidro ou balcões de loja.

São coisas baratas, de uns R$30, poderia fazer para vender mas o custo do Correio torna a coisa inviável pois teria um preço final para o comprador de R$50. Posso fazer se achar que faz sentido.

As caixas de transporte que estou pensando fabricar quero colocar nas baias dos carros rasgos para que as guias entrem. Penso que a finalidade destes rasgos não seja somente estética, mas sim para que o chassis fique apoiado nas rodas e não empene com o tempo e as pancadas do transporte. Os chassis são muito rígidos, porém depois que eu vi um vídeo do preparador corrigindo o empeno do induzido do motor... e ele disse que todos os induzidos vêm empenados de fábrica! Aí entendi porque o pessoal lixa o eixo do induzido para o pinhão entrar solto e depois o solda! Profissionalismo é barra pesada e eu prefiro somente o hobby.

Qualquer informação põe aqui. Sou capaz de fazer uma pá de JIG de MDF 4mm e oferecer por uma merreca quando me compram os carros, pelo menos o carro vai bem mais protegido no transporte pelos correios. Gostei da ideia.

Tem um amigo que não me lembro mais quem que me mandou 4 JIG de MDF de 15mm, até com o meu nome gravado neles e eu jamais pude agradecer porque não sei quem é. Já agradeci em outro tópico e vai outro agradecimento, e espero um dia descobrir quem foi.

Abraços
Fusaro

Responder