Experiências do Dr. Silvana

wesley190

Re: Experiências do Dr. Silvana

Mensagem por wesley190 »

MASSA FUSARO, OTIMO MESMO CUSTO BENEFICO
E TERIA COMO FAZER P TIPO TORNEAR OS PNEUS?? AGENTE COLOCANDO UM MOTOR NO CASO AI?
Wesley Reis/ DF

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Wesley,
Para tornear os pneus estou procurando desenvolver um torno mesmo. Já arrumei placas de Nylon, alguns motores e alguns rebolos.
Já estive com o torneiro mecânico e mostrei a ele como o pneu é torneado (em um torno dele), mas ele está muito inseguro de fazer qualquer coisa. Eu vou pedir a ele que faça algumas peças e montar eu mesmo para ele entender corretamente o funcionamento da coisa.
O problema é que tem de ficar muito paralelos os eixos do rebolo e pneu e é isto que quero dele, pois um torno mecânico tem condições de garantir o paralelismo.

Quanto a usar o Jig de limpeza para tornear pneus eu não aconselho porque depende da mão de cada um e da pressão que se faz no carro. Nestes eu vou colar uma lixa muito fina (uns 400) só para limpar mesmo. Hoje devo jogar um pouco de tinta neles para "puxar" as farpas do MDF e aplicar uma nova lixa. Depois mando para o pintor para pintar com a tinta final.

Para o Jig vou testar a voltagem de 5V (consegui alguns transformadores desta voltagem) e verificar se o meu rolo de cordoalha antigo não está muito ruim. Caso esteja vou usar cordoalha de corrida mesmo que tenho bastante. A questão é tentar fazer um trabalho o mais correto possível para não ficar dando problema de contato depois.

Abraço
Fusaro

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Fusaro, bom dia.
No torno do Guedes, pode-se colocar dois parafusos de sustentação que podem ser levantados ou abaixados com contra porca, verificando com um nível, para saber se estão bem alinhados. Também pode-se modificar para trabalhar com correia direto no eixo (anel de borracha fina ou elástico de dinheiro mesmo, e não coroa como é o dele.
Acredito que o projeto do Guto Guedes vai ficar bom pra mim.
Estou estudando fazer as peças em nylon.
Abs
Roberto/Curitiba PR

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Mandem.o link desse projeto do edu ai pessoal
Wesley Reis/ DF

Roberto Pesserl

Na página anterior a esta
viewtopic.php?f=33&t=1826&start=345
Roberto/Curitiba PR

Roberto Pesserl

Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Kakakakaka, eu fiquei procurando onde estava a foto do torno e era aqui mesmo!!!
Hoje vou entregar as placas de Jig para serem pintadas e depois colocar os contatos e o conector para uma fonte. Vou testar uma com fonte de 5V 500mA para ver se fica bom. Comprei lixa d'água 400 para só limpar e desbastar pouco o pneu senão o pneu vai embora rapidinho.
Assim que estiverem pintadas coloco mais fotos.
Fusaro

wesley190

Mensagem por wesley190 »

valeu Roberto!!!
infelizmente eu nao tava recebendo notificaçoes daquele topico embora eu ja tenha postado nele, coisas de manutençoes do forum que acontece sem agente entender e nem saber, mas valeu pois agora posso acompanhar la as evoluçoes da pista do guto e seus projetos
abçs
boas provas
Wesley Reis/ DF

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Finalmente alguma coisa está ficando pronta.
Eis aí o Jig para limpeza dos pneus. Coisa simples: um pedaço de MDF, uma cor horrorosa (boa para ninguém se apossar indevidamente, mas os outros terão uma tinta mais neutra), um pedaço de lixa 400 (para não cortar muito os pneus), dois pedaços de contatos e dois pedaços de fios.
Não tem dificuldade nenhuma de ser feito, o maior problema é ter uma serra que varie a altura para fazer o rasgo da guia.
Para os contatos eu furei o MDF, enfiei os fios por baixo, os contatos por cima e prendi tudo com um pedacinho de arame de solda porque estava chovendo e não pude ir comprar uns pauzinhos de churrasco para servir de cavilha...

Está com preguiça? Não tem como fazer e gostaria de ter algo assim? O material custa pouco mais do que 20; o marceneiro uns 5; o pintor uns 5; o meu trabalho uns 15.
Dá para vender por uns 40. Como fonte usarei um transformador de 5V 500mA que tenho alguns aqui (e todo mundo deve ter em casa de algum celular que já foi para o espaço), roda mais devagar e fica sem muita força para não errar quando se toca a lixa.
Talvez valha a pena colocar um prego no trilho para que o carro não saia andando...

Mandem as suas críticas.
Fusaro
Anexos
P2270234.JPG
P2270233.JPG

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Estou tentando comprar uma caixa para transporte dos carros. Estas caixas são vendidas por mais do que 200 no ML. Caso realmente chegue e eu consiga reproduzir a um preço mais em conta alguém tem interesse nisto?
Estas caixas são muito grandes pois são feitas para acomodar carros 1:24 mas penso em redimensionar para as réplicas bem como para um número menor de carros, diminuindo bastante o tamanho tornando-as mais cômodas no transporte.
Fusaro

Roberto Pesserl

Parabéns pela iniciativa e pelo produto final. Ficou muito bom.

Quanto a caixa de transporte, compre caixinhas de mdf pequenas, no tamanho dos carros, vc encontra em lojas de artesanato, são muito boas. Aí constrói um quadrado em volta das caixas amontoadas, com ripinhas para servirem de trilhos. Frente, 4 dobradiças para as portas, e fundo chapa única. Um puxador de gavetas grande para poder transportar tudo.

Simples, mas funcional. Fiz para 6 carros e 2 aceleradores. 9 Gavetas. 1 para ferramentas e peças de reposição.

Abraço
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

É isto mesmo, eu tenho equipamentos aqui para trabalhar a madeira. O maior problema é o custo dos Correios por causa do tamanho. Se desse para ir desmontada com um tubo de cola seria interessante.
Fusaro

Roberto Pesserl

Fusaro escreveu:É isto mesmo, eu tenho equipamentos aqui para trabalhar a madeira. O maior problema é o custo dos Correios por causa do tamanho. Se desse para ir desmontada com um tubo de cola seria interessante.
Fusaro
Mas vc que fazer kits desmontados para venda?
Aí o mais interessante seria as caixas desmontadas podendo ser unidas com encaixes e parafusos Phillips. Vai tudo desmontado. O comprador monta as caixinhas e depois fecha o compartimento com parafusos e coloca as travinhas para as caixinhas deslizarem como gavetas. Se é que entendi o que vc falou. Abs.
Editado pela última vez por Roberto Pesserl em 02 Mar 2016 17:17, em um total de 1 vez.
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Sim, entendeu sim, o problema é o trabalho da pessoa para montar. Tenho de ver o custo do transporte. Estou esperando chegar uma caixa que comprei para fazer as adaptações de tamanho pois as caixas que são vendidas por aí são para escala 1:24.
Fusaro

Roberto Pesserl

Bom Fernando, trabalho sempre vai ter, isso sem dúvida. Se vc compra um berço para teu filho, vai ter que montar. Mas este tipo de coisa é super simples, e se mandar um rascunho junto de orientação então. Quem mexe com slot car se vira. Ainda mais se o preço for mais em conta.
Vi que vc mora em Ubá. Tenho muita vontade de ir a Araxá ver o Caraça. Vc conhece? Me mande pelo e-mail. Abs
Roberto/Curitiba PR

Responder