Experiências do Dr. Silvana

Fusaro

Experiências do Dr. Silvana

Mensagem por Fusaro »

Aí pessoal, falta do que fazer é um problema. A China está logo ali a três semanas de distância então tudo agora é possível. Estou criando este tópico para ir documentando as brincadeiras que pretendo fazer, principalmente colocar luzes nos diversos carros que comprei mais baratos exatamente por não terem luzes.

Hoje estou iluminando no Nascar #88 Camuflado-Piloto-Fantasma que o Jimm me mandou.
Está estrábico na frente porque os Leds pequenos ainda não chegaram e ainda falta colocar um resistor para baixar a voltagem nos leds. Até coloquei até um diodo para ficar parecido com os SCX!
Também falta a pintura interna (bati a foto assim mesmo para mostrar o tamanho dos leds - 5mm) e algum complemento externo para o farol dianteiro ficar mais legal.
Agora o Carvalho está questionando se vai aguentar o derbi-da-demolição que são as rusgas na pista dele... Não sei ainda, mas vou reforçar o araldite e veremos.
Abraços
Anexos
IMG_0084.JPG
IMG_0082.JPG
IMG_0081.JPG

akerber

Re: Experiências do Dr. Silvana

Mensagem por akerber »

weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

show de bola. tem varios carros q tenho q tinham q ter luzes, principalmente os cudas, onde soh um modelo tem luz.

posta o tuturial aih, material usado (com link para cmprar de preferencia), etc, etc.
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Akerber
Gostou? Continuo trabalhando nele, reforçando, pintando internamente para o led não iluminar dentro, colando os fios para não tocarem nas rodas, etc. Isto é que dá a esposa viajar.... sobra tempo para brincar.
Eu comprei um monte de tranqueiras na TiggerComp (São Paulo - www.tiggercomp.com.br) e na Dealextreme, mais barato e demora um pouco mais. A TiggerComp está também no Mercado Livre.
Você encontra pacotes com vários valores de resistências, conectores, diodos, leds; um inferno de coisas. O mais complicado mesmo e ter tempo para ficar rolando as páginas da Dealextreme.
O resto foi com uma micro retífica. Os farois dianteiros ficaram ruins pois o apoio do parafuso atrapalha, mas estou esperando uns leds chapados, sem acrílico, iguais aos da SCX.
Os carros SCX para colocar luz eu os tenho também, e são mais fáceis pois já vêm preparados para leds de 3mm na frente e chapados atrás. Só descobri depois mas já comprei lá fora e devem estar chegando.
Agora vou testar um resistor para diminuir a corrente. Está comendo 0,1A e, para carros analógicos, isto é barra pois gasta corrente do carro ou, pelo menos, esquenta mais o controlador.
Depois vou postar outra foto por dentro para mostrar como ficou.
Se quizer posso mandar material também, eu comprei bastante já que quanto mais se compra mais fica barato, porém, vindo da China não tem frete (ou melhor, já está embutido no preço).
Abraço

Maran

Mensagem por Maran »

Sou totalmente neófito em eletrônica, mas esse site da Tigercomp tem tantos bagulhos que dá vontade de tentar fazer um controle de Ninco Digital conforme um tutorial que eu vi no slotdigital. Admiro quem manja de eletronica, dá pra fazer cada coisa legal... :mrgreen:
POR FAVOR , ANTES DE MANDAREM MP COM DUVIDAS OU ABRIREM TÓPICOS , USEM A BUSCA DO FORUM
Imagem

akerber

Mensagem por akerber »

se gostei ???

gostei demais. muito mesmo. meu negocio eh tempo mesmo. e tbm estou um pouco desanimado pois minha pista fica uma area aberta (churrasqueira), fora de casa e a poeira estah f... mas jah resolvei fechar tudo e sabado q vem o pedreiro faz, daih meto um split, um frigobar (jah comprei) e vou estar sempre la dentro, sem poeira, com cerveja gelada e a tv ligada no futebol :D :D
daih minha pista vai pra frente.
Imagem

Carvalho

Mensagem por Carvalho »

Não teria como colocar leds mais fracos?
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Para diminuir a luminosidade fica por conta do resistor. A foto está sem resistor e com voltagem de 13V que é o máximo que minha fonte fornece. Coloquei depois um resistor de 560R em série com os 4 leds, mas o definitivo somente quando testar na pista com os 18V do transformador.
O correto mesmo será em outros testes com a colocação de uma fiação para a frente e outra para a ré para poder controlar a luminosidade de forma diferenciada nos dois conjuntos de leds. Desta forma pode-se fazer com que a trazeira fique como uma luz de advertência mesmo (resistência maior) enquando a dianteira como um farol (resistência menor).
Também terei de levar os carros no mecânico para fazer a regulagem dos farois para não incomodar os motoristas que trafegam em sentido contrário (ahahah)
Abraço

Carvalho

Mensagem por Carvalho »

Falo por conta do consumo
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Positivo, consumo é uma coisa interessante. Na primeira montagem, sem o resistor, a corrente foi de 0,1A, com o resistor de 560R caiu para 0,02A, mas creio que ficou com pouca iluminação para a frente. O certo é usar dois resistores, um para a frente e outro para a trazeira onde a luz tem de ser bem mais fraca.
A ligação foi feita antes do chip, assim só há aumento de corrente no transformador e não afeta o motor.
Você tem um carro que as luzes somente acendem quando o carro está andando, desta forma está passando pelo chip e exigindo mais dele. Eu acho interessante a luz ficar sempre acesa pois mostra que o carro está corretamente colocado no trilho. É chato ir recolocar o carro, voltar para acelerar e descobrir que ficou fora do trilho.

akerber

Mensagem por akerber »

no aguardo das fotos e do passo a passo com a lista dos materiais :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

A foto não ficou muito boa porque é de dia, mas os leds estão acesos!!!
Coloquei aí dois circuitos, o de cima das luzes de frente com um resistor de 330R e o de baixo das luzes de ré com um resistor de 330R.
A corrente está em 0,03A, bem baixa e não dá para atrapalhar o transformador.
Coloquei o diodo somente para ser coerente com o SCX
Diz o Carvalho que vai comprar uma câmera, pode ser que façamos um vídeo: o Mundo vai virar artista?
Adriano, o que está fazendo com o computador ligado? Hoje é dia dos pais! (No meu caso minha esposa viajou e meu filho deve estar fazendo coisa melhor do que estar comigo...buáaaaa)
Abraços
Ficou uma porcaria, à noite vou postar outra foto
Anexos
IMG_0085.JPG

akerber

Mensagem por akerber »

eh dias dos pais mas tenho q ganhar dinheiro para sustentar o vicio. e preciso do pc ligado para ganhar dinheiro, daih dou uma passada aqui de vez em quando :lol: :lol: :lol:
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Vai uma foto noturna, com flash só dá para ver que o led vermelho está aceso. Sem flash a luz branca ofuscou a vermelha.
É, para sustentar vício faz-se qualquer coisa... eu sou engenheiro civil, você trabalha em que atividade?
Anexos
IMG_0086.JPG

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Antes de descobrir o Jimm eu fiz duas compras aqui no Brasil. A primeira foram os carros do Jefferson (que são os que uso até hoje) e a segunda um lote de motores usados SCX.
Dos motores um faltava um carvão mas todos funcionam, porém todos tinham algum problema.
Só título de informação, um deles me pareceu perigoso pois roda demais. Ao medir a corrente verifiquei quase 0,5A. Observando atentamente o induzido, notei que o fio não é o original, de forma que ele foi reenrolado. Isto nós faziamos direto, mas para o SCX digital pode ser um abraço para o chip. Portanto cuidado ao comprar motores usados.
O outro problema é que é interessante e eu já o encontrei em outros dois motores.
A foto mostra um motor SCX aberto. Os mabuchi antigos vinham com um monte de espaçadores para acertar o carvão no coletor, este vem com dois topadores, um em cima e outro embaixo do rotor.
Este motor rodava 12,7k e puxava uma corrente arretada então abandonei. Com mais tempo verifiquei que não havia folga no rotor, assim ele estava meio travado. Foi só descer um pouco o topador e... Bingo! ele passou a rodar bem mais com muito menos corrente. Por isto passei a verificar outros motores e, como disse, achei mais dois apertados.
Espero que esta informação seja útil antes que abandonem algum motor que rode pouco.
Abraços.
PS1: o topador é o anel em cima do coletor, e é bem apertado.
PS2: o nylon somente entra em uma posição e eu ainda não descobri porque.
Anexos
IMG_0080.JPG

SlotRock

Mensagem por SlotRock »

Oi Fusaro,

Você ligou os leds direto na corrente? Quando vc põe o carro na pista, ele já acende as luzes ou vc precisa ligar as luzes na central? Na primeira foto parace que está direto. Mas há um contato específico para as luzes no chip, mesmo local onde originalmente as luzes fazem este contato através dos "pés de galinha". Talvez isto ajude as luzes a ficarem menos intensas e não "roubem" energia que vai para o chip.

Abraços,
Toni
Imagem

Responder