Alô pessoal, depois de praticamente um ano sem fazer nada de interessante, estou de volta com as minhas experiências.
Como estou estudando os carros com chassis de latão e arame, passo a ter a possibilidade de usar pneus mais largos do que os usados no SCX.
Os pneus são baratos, R$15 com cubo e tudo, porém vêm com o diâmetro padrão enorme, para serem desbastados pelo comprador.
Por outro lado, com a dificuldade de obtenção de pneus SCX (e de outras réplicas também) e vendo que já tem outras pessoas aqui no Fórum lutando com isto, resolvi ingressar no assunto.
Então qual é o material para o fabrico dos pneus? Como é a espuma?
Vi um vídeo no Ebay mas é para pneus de borracha e vi um outro no qual o cara tinha uma manta de pneus que disse ter comprado em uma loja mas o próprio vendedor da loja fez um comentário de que ele não tinha aquilo.
https://www.youtube.com/watch?v=WmpJLJ-JMUs
Como na minha cidade existem fábricas de espuma de colchão (polietileno expandido), depois vou ver se um cara de espuma me faz uma caixa para experiência.
Por outro lado arranjei uma placa de EVA e fui brincar... é aí que começa a história.
1 - O amigo me deu uma plaquinha de EVA de 1m x 1m com espessura de 20mm que, pelos meus cálculos dá para fazer 1600 pneus... Creio que é o suficiente. Este material é vendido para tatame de academia de luta, recreação infantil ou academia de ginástica. O preço é uma merreca, donde se entende porque um par de pneus de espuma custa R$ 5,00.
2 - Eu tirei uma ponta que estava rasgada, que pode ser vista na primeira foto. Verifiquei que dava para fazer três pneus. Usei um gabarito de círculos para desenhar círculos de 25mm de diâmetro.
3 - Usei uma broca para furar o EVA. Em um vídeo que vi o cara usava uma serra copo que ele mesmo fabricou para fazer o furo na dimensão do cubo. Eu quiz fazer o furo menor para não precisar de usar cola mas isto complica na hora de colocar no cubo para lixar. Penso que o furo tenha de ser 1mm menor que o diâmetro do cubo somente, para não ficar muito deformado na colocação. Ou então do mesmo diâmetro para entrar fácil e depois colar.
4 - A terceira foto mostra os pedaços separados enquanto que a quarta foto mostra os pneus pré-arredondados. Caso isto não seja feito fica muito ruim o início do trabalho de desbaste no pneu.
5 - A quinta foto mostra o uso de uma retificadora. É claro que não é a ferramenta certa mas eu não tive vontade nenhuma de esperar para ver o resultado: não tinha pivô par prender o cubo no eixo; não tinha a lixa presa em lugar nenhum; o eixo que usei não era rígido o suficiente, etc, e toquei pra frente. usei a lixa que tinha lá (creio que 100 ou 120) e pronto.
6 - Na última foto coloquei o pneu que fabriquei no carro para ver como fica. Azul é fogo, e até parece que ficou bom mas não está não pois vai quicar que nem carbureto em água.
Resumo do momento, no aguardo de comentários: tem de ter um torno que preste! A próxima etapa será a construção de um torno nos moldes do Hudi e amanhã vou no torneiro para encher o saco dele levando o que já tenho: bases e motor. Um dor tornos que vi (TWP) me parece que é um abrasivo tipo rebolo mas o Hudi parece que usa lixa mesmo. O problema é trocar quando gasta.
Quanto ao material que usei (EVA) me parece um pouco duro mas o grip na pista SCX não senti como mal. Algo similar aos pneus de borracha mesmo. Vou continuar procurando o fabricante de espuma para ver como definir uma densidade adequada. Eu tenho aqui espuma D60 mas parece macia para o pneu e creio que teria de ser algo em torno de D90 ou D120 (que não existe à venda). Também vou procurar entender como se define a densidade D60 pois as medidas para pneu são diferentes.
Discussões abertas!!!
abraço
Fusaro