Experiências do Dr. Silvana

Fusaro

Re: Experiências do Dr. Silvana

Mensagem por Fusaro »

Olá Roberto
Eu nunca fui no Caraça, quem gosta de natureza diz que lé é muito bonito. O máximo que cheguei foi a Ouro Preto e, depois de BH, na Gruta de Maquiné, quando no ginásio (que hoje é segundo grau).
Araxá é longe pacas daqui de Ubá. Até BH são 280km, e depois mais 360km. Até pensava que era para o norte mas vejo que é para o oeste.
Tenho um livro de culinária aqui: Araxá põe a mesa, mas é praticamente ininteligível pois são receitas somente compiladas e se referem a ingredientes que nem existem mais nas prateleiras dos mercados. Leite Ideal... kakakka As medidas são em prato, xávena, coisas assim.

Eu estou viajando para encontrar meu filho neste dia 10 de forma que estou começando a me desligar para poder arrumar as coisas. Depois ainda tenho de ir a Petrolina de forma que estarei de volta somente em abril.

Comprei hoje uma outra caixa, menor, para quatro carros, que pode ser até mais adequada para nós não profissionais e sim hobbistas. Veremos o que chega.
Abraço
Fusaro

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Fusaro escreveu:Olá Roberto
Eu nunca fui no Caraça, quem gosta de natureza diz que lé é muito bonito. O máximo que cheguei foi a Ouro Preto e, depois de BH, na Gruta de Maquiné, quando no ginásio (que hoje é segundo grau).
Araxá é longe pacas daqui de Ubá. Até BH são 280km, e depois mais 360km. Até pensava que era para o norte mas vejo que é para o oeste.
Tenho um livro de culinária aqui: Araxá põe a mesa, mas é praticamente ininteligível pois são receitas somente compiladas e se referem a ingredientes que nem existem mais nas prateleiras dos mercados. Leite Ideal... kakakka As medidas são em prato, xávena, coisas assim.

Eu estou viajando para encontrar meu filho neste dia 10 de forma que estou começando a me desligar para poder arrumar as coisas. Depois ainda tenho de ir a Petrolina de forma que estarei de volta somente em abril.

Comprei hoje uma outra caixa, menor, para quatro carros, que pode ser até mais adequada para nós não profissionais e sim hobbistas. Veremos o que chega.
Abraço
Fusaro
Então boa viagem Fernando. Obrigado pelas informações. Tudo de bom e até a Volta. Em Abril Estarei num encontro da Família em Bariloche, Villa Angostura, levando minha mãe(90 anos) e esposa. Estaremos com familiares dos EUA, BR, ARG. Esperamos ser muito bom. Abs a todos
Roberto/Curitiba PR

kleberdexter

Mensagem por kleberdexter »

Fusaro, quando tiver a caixa tenho interesse sim ok ?

Valeu.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Kleber, tudo isto é sonho, viu? As duas caixas que comprei estão vindo, quando chegarem vou tirar fotos e colocar aqui para opiniões.
Quando criança meu pai me fez uma caixa (depois eu fiz mais duas) para dez carros, cinco 1:24 e cinco 1:32. Tenho até hoje mas o cupim deu em cima da dele que é de madeira leve enquanto que as minhas são de papelão prensado. Ele colocou até cadeado e ficaram como maletas.

Sonhos eu tenho muitos, acabam de chegar para mim 25 bolhas mais grossas de carros tipos Le Mans. A ideia seria fazer carros SCX analógicos com chassis de placas de fenolite (o bacana seria de alumínio cortado e dobrado em matriz), mas teria de fazer uma produção industrial e acaba ficando mais caro do que comprar os carros... kakakka.

Para começar todos os moldes das bolhas precisam ser refeitos porque eles não possuem nenhum parâmetro base: comprimentos similares, largura similares ou, o pior, distância entre eixos similares. É um samba do crioulo doido. Além disto, para SCX, são muito largos pois a pista SCX é mais estreira.

Vejamos os preços:
Bolha - 4,00
Chassis - 50,00
Motor - 50,00
Chip digitalizador - 50,00
Guia - 15,00
Contatos e fios - 5,00
Buchas - 12,00
Eixos - 15,00
Coroa - 25,00
Cubos de rodas - 20,00
Pneus - 10,00
Parafusos - 4,00

Somou quanto? 260,00 KAKAKAKAKA mais a mão de obra...
Além disto tem o investimento de refazer os moldes das bolhas e as matrizes de corte e dobra dos chassis. Isto deve custar uns 5000,00
Temos ainda a pintura das bolhas...

Volta-se, então, aos chassis aramados nos quais o custo das matrizes desaparece ou de fenolite, que fica uma coisa meio amadora por causa das soldas

É por isto que vai tudo para a China, mas então entra um tal de governo para pegar a parte do Leão!

Vamos discutir!
Fusaro

Roberto Pesserl

Pode ser fenolite ou fibra, que tem o cobre também e também permite cola.
Dá um pouco mais de trabalho, mas fica bom. Vou mostrar o segundinho(chassis) menos cortes e mais acabamento....
Abs
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Chegou a caixa que comprei usada. Pensei que fosse de MDF mas é de ferro mesmo e grande pacas.
Altura = 35cm; comprimento = 55cm; e largura = 25cm
Foi feita para 8 carros escala 1:24 mais um monte de coisas que me parece ser espaço demais.
Vou estudar uma forma de aliviar o tamanho e agradeço as opiniões que venham para poder ajudar a pensar nisto.
Fusaro
Anexos
P3080277.JPG
P3080278.JPG

kleberdexter

Mensagem por kleberdexter »

Cuidado que o cara q fez essa caixa está sendo procurado pela lava à jato...rs

Muito interessante a ideia...não parece que dará muita mão de obra não é?

A idéia do friso nos cantos da uma maior resistência ao projeto... pode ser aqueles frisos de dar acabamento em azulejo sabe?

acredito q o MDF ou Compensado tem que ser no máximo de 10mm não é?

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Bem, eu coloquei aí umas bolhas para ver o tamanho. Não gosto de 1:24 talvez porque esteja acostumado com as réplicas e carrocerias firmes.
Não sei bem ainda como fizeram isto mas deve ser folha de calha. Penso que MDF é mais versátil pois não tem de dobrar.
O friso é cantoneira, os de azulejo possuem um miolo para prender dos dois lados do canto. Talvez seja interessante no MDF para proteger contra o desgaste.
MDF de 10mm é muito pesado, penso no externo em 6 e no interno em 4. O problema é ter de comprar duas placas (185x273) que deve dar para fazer umas 30 maletas... kakakakkak Eu não entendo bem porque eles cobram quase 300 por cada maleta pois o material é muito barato. De material deve gastar uns 30 reais por cada maleta e a mão de obra também não é muita nada. R$100 estaria muito bem pago. Vou analisar melhor o preço dos materiais.
Esta maleta é muito grande e penso em reduzir para ficar mais transportável e acomodar os carros réplica.
Estou esperando uma caixa bem menor na qual os carros ficam em uma bandeja em cima e as peças embaixo, e deve medir 30x20x20 ou coisa parecida.
Fusaro

Roberto Pesserl

Por que não fazer em eucatex, mais fino e leve, tem boa estrutura para esses tamanhos. E as cantoneiras podem ser de plástico, mais leve e dão resistência.
Abs
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Pensamentos da caixa em andamento.
Pensamentos de um carro fabricado por nós mesmos também.
Comprei 25 carrocerias bolha 1:32 para ver se consigo adaptar e fazer algo no estilo réplica.
O maior problema é que as carrocerias bolha são muito largas e não correm na pista SCX, que é mais estreita.

Para isto terão de ser refeitas os moldes, fabricada uma caixa para bolhas e definido um chassis padrão (senão dará muito trabalho fazer os chassis)
Em suma, estou tentando inventar algo para poder usar outros materiais que não somente os SCX. A SCX ficou à deriva por mais de dois anos e agora a Ninco está devagar também. Quem continua são os fabricantes somente de carros (Slot.it, etc) que miram no analógico.

Comecei pegando carros que são bastante competitivos na pista. Na foto temos Audi R10, Ferrari FXX e Corvette C6R, cujas dimensões são:
Audi: comprimento 145; largura 62,5; altura 35 e distância entre eixos 91,6
FXX: comprimento 151; largura 63,0; altura 37 e distância entre eixos 82,5
C6R: comprimento 143; largura 62,0; altura 35 e distância entre eixos 83,2

Tirando o Audi que tem uma distância entre eixos enorme os outros dois são muito iguais. Esta distância é muito importante para que se possa instalar o chip digitalizador. Para o chip também é importante a questão do eixo dianteiro que tem de ser muito analisado.

O chassis básico quero fazer com placa de fenolite (circuito impresso) e desmontei uma pá de teclados velhos para retirar as placas (além de ter comprado um monte também.
Anexos
P4030304.JPG

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Quando ao trabalho inicial de molde, dependo do desenvolvimento do chassis, mas já estou trabalhando.
Peguei uma carroceria de March III

Nas fotos usei gesso para fazer o molde à partir da bolha que comprei.
Esta bolha tem 153x71x35 no ponto mais alto, portanto temos o problema de ajustar de 71 para algo em torno de 62, 9mm a menos.
Também tenho de ajustar a distância entre eixos e o espaço do movimento da alavanca da guia.
Além do mais é uma bolha muito feia de forma que penso em fazer algumas alterações (se as minhas habilidades permitires... e são poucas!)

Fazer este trabalho 25 vezes será uma loucura, mas pode ser que tenhamos mais variedade do que está circulando, no momento, pela SCX... kakakaka
Mas vamos começar pelo primeiro e ir devagar pois ainda tenho de fazer uma caixa ppara formar as bolhas e tudo mais.

Sugestões, por favor.
Abraço
Fusaro
Anexos
P4030301.JPG
P4030302.JPG
P4030303.JPG

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Continuando, estou trabalhando no molde do carro, primeiramente diminuindo a largura.
Depois de algum trabalho o inicio do resultado pode ser visto na foto a seguir.
Agora vou definir a posição das caixas de roda e checar se cabe corretamente o chip na altura para poder mover a alavanca.
Certamente terei de trazer as caixas de roda para frente e quero modificar a traseira que acho muito feia.
Vou ver como fazer para colocar as máscaras dos faróis para possibilitar a instalação de luzes nos carros.
Creio que vou comprar argila amanhã para continuar o trabalho porque o gesso seca muito rápido e fica difícil acertar.
Algum colega me sugeriu não trabalhar com geso porque o molde deteriora rápido, e o disse com muita correção. Não dá certo, de forma que esta será a base para depois fazer um molde em silicone para depois fazer um em resina, que é muito mais resistente. Desta forma, com o molde em silicone, a carroceria poderá ser reproduzida muitas vezes e repassada aos outros colegas que estão também trabalhando com isto.

Puxa, olhando a foto informo que o carro já está muito melhor do que o da foto. Neste momento eu havia passado gesso para colar as partes.
Anexos
P4030305.JPG

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Agora estou trabalhando no chassis para definir as caixas de roda.
Cortei várias peças de fenolite de 148x65 para ficar, no final, com algo como 145x62 ou pouco menor: 140x62
1 - O retângulo externo em vermelho é a placa de fenolite e o retângulo branco é a dimensão final.
2 - Estou deixando a caixa de roda com 20x18 na traseira para poder usar pneu de espuma 20x15
3 - Estou deixando a caixa de roda com 18x12 na dianteira para poder usar pneu de espuma 18x10 no caso de analógico. Digital está complicado
4 - Está marcado o espaço do motor SCX, logo sobra espaço para o motor FC130 e deve estar justo para o long can.
5 - Está cabendo o chip corretamente mas pode-se ver que tem problema com o eixo dianteiro. Posso jogar o chip para trás aumentando a alavanca.
6 - A distância entre eixos está com 80mm mas o Audi tem 92 de distância, o que resolveria o problema do chip. Me ajudem com observações sobre a distância entre eixos pois se for muito grande pode prejudicar a dirigibilidade.
7 - Usando o FC130 cabe o chip e o carro vai correr mais pois ele pode girar mais com menos corrente do que o RX42B e colocar eixo na frente.
8 - Estou pensando em deixar a altura do solo em 2mm, assim poderia fazer um recorte para o imã e funcionar no digital atual. Creio que o WOS dispensa o imã para o funcionamento de contagem de voltas e pit.
9 - É claro que se for colocado o motor anglewinder o problema de distância está resolvido.

Chega, vou descansar um pouco e partir para o imposto de renda.
Espero sugestões.
Abraço
Fusaro
Anexos
P4030306.JPG

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Daêêê companheiros!!!

Queria que alguém (uma boa ALMA!!!) me ensinasse a inserir vídeos do YouTube nos tópicos.
Alguém se habilita?
Desde já grato pela ajuda.
Abração parceiros,

André Knopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Kakakaka, sei não! Vou tentar descobrir com o pessoal mais evoluído que eu.
Amanha eu não estou aqui, vou a Juiz de Fora ver como são as corridas de motor Falcon e com outros motores para aprender coisas diferentes mas domingo volto e tento descobrir;

Responder