Experiências do Dr. Silvana

Roberto Pesserl

Re: Experiências do Dr. Silvana

Mensagem por Roberto Pesserl »

Como andam as carrocerias e moldes para réplicas Dr. Silvana? kkkk Tudo parado?
E o Chassis de fenolite?
Abs
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Realmente tudo parado. Viajei e agora tenho de trocar telhados aproveitando o inverno que não chove na minha região.
O molde que comecei a fazer é de gesso, depois que acabar tenho de fazer um negativo de silicone para depois ter um positivo de resina.
Tentei fazer as adaptações com argila de moldagem mas ela é incompatível com o gesso e desplacou. O trabalho tem de ser feito todo com gesso primeiramente mas eu não sou um bom escultor. Melhor seria uma impressora 3D mas o custo é enorme para tão pouco.
Grato pela cobrança, preciso mesmo avançar.
Fusaro

Roberto Pesserl

Olha a ferramenta que acheri Fusaro.
http://www.suporteparafuradeira.com.br/ ... rbus#video

Essa tem tudo para ajudar realmente!
Abraço
Anexos
suporte-para-furadeira-3-em-1_1.jpg
suporte-para-furadeira-3-em-1_1.jpg (26.87 KiB) Exibido 6395 vezes
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Até parece interessante mas as furadeiras comuns possuem um jogo muito grande na catraca da broca não dando precisão de furo.
Eu tenho uma furadeira de bancada para este tipo de serviço.
Existem suportes para dremel, que também funciona como furadeira e possui um grau de precisão maior.
Fusaro

Roberto Pesserl

Bom dia Fernando.
O jogo do mandril é devido ao mancal desgastado. A tenho há mais de 5 anos. Eu comprei um mandril novo de 3/4 e troquei o mancal da minha furadeira DWT (Alemanha oriental)
Foi barato e ficou ótima. Pretendo comprar essa base multiuso, vai ficar perfeita para fazer os chassis com mais rapidez. Abs
Anexos
Furadeira DWT.jpg
Furadeira DWT.jpg (1.95 KiB) Exibido 6383 vezes
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Isto sem dúvida, algumas boas furadeiras vêm com rolamento e outras tão ruins que são que o suporte é plástico... kakakakka
Como a sua é alemã, certamente é melhor construída do que muitas das nossas, principalmente que aqui um monte de coisas vêm da China como se fosse coisa boa.
Comprei em um leilão da RF duas serras mármore idênticas às Makita, uma durou uma semana e outra teria até hoje caso não houvesse sido roubada em uma obra. Aliás, as duas foram surrupiadas.

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

QUERIDOS AMIGOS E MEMBROS DO MUNDO SLOT CAR, TOMEI A INICIATIVA DE REEDITAR O TEXTO ABAIXO DE AUTORIA DO NOSSO PARCEIRO WESLEY REIS, ESPERANDO AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DESTA DATA ESPECIAL AQUI DO NOSSO MSC!
ESPERO QUE LEIAM E AJUDEM NA DIVULGAÇÃO!
Abraços a todos,
André Knopp.

"Ola meus amigos e parceiros de fenda!

O Mundo Slot Car dedica este dia 21 de setembro à pratica do nosso hobby , uma singela homenagem ao nosso eterno amigo e colaborador Tiago Maran Ribeiro, que muito contribuiu para que este espaço se tornasse o nosso ponto de encontro e ajudasse todos os praticantes deste hobby fascinante, que é o slot car.
É o dia para se reunir com a família, com os amigos ou até mesmo você sozinho com suas máquinas, para curtir o hobby e se divertir.
À partir do dia 21 de setembro, poste suas fotos, vídeos e conte-nos o que rolou na pista, nos boxes e nos bastidores.
Hoje é um dia especial para todos nós aqui do forum. A partir de hoje iniciaremos nossa confraternização aqui no forum, um dia em que ficará marcado para sempre. Em homenagem ao nosso eterno amigo Tiago Maran criamos esta data especial para que possamos nos confraternizar e de certa forma nos aproximarmos um pouco mais um dos outros, afinal , temos algo muito em comum, que é o hobby.
Quem sabe você só precisa de um empurrãozinho para pegar no tranco, tirar a poeira dos seus carros e ir para a pista!

Wesley Reis/ DF"
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Para não continuar tudo parado, fiz um estudo sobre motores RX42.
Tinha vários motores suspeitos aqui e resolvi limpar a caixa.
A maioria consegui colocar para funcionar (42 e 42B) e vou instalar nos carros usados que vendo para pistas analógicas porque são motores com algum desbalanceamento nas resistências dos polos do motor. Quando isto vem assim as resistências são menores de forma que o motor gira mais com maior corrente e não os coloco nos carros digitais porque maior corrente implica em maior risco para o chip.

Sobraram alguns induzidos de RX42 e fui para a brincadeira de os fazer girar mais retirando voltas do enrolamento.
A tabela que fiz está abaixo:

Motor original com 203 voltas gira por volta de 15000 RPM para 12V e corrente média de 0,2A
Motor com 160 voltas RPM = 19000 e i = 0,23
Motor com 140 voltas RPM = 21500 e i = 0,26
Motor com 120 voltas RPM = 21300 e i = 0,33

A última experiência foi um fracasso. Estava indo bem porque eu media também o giro em voltagens intermediárias e ia chegar a 25k porém eu não tinha mais fio e fiz uma emenda no enrolamento de um dos polos e penso que esta emenda soltou, mesmo porque eu medi as resistências entre os polos depois do teste de giro e elas estavam completamente diferentes de que no início.

Agora comprei fio 33 e tenho um outro que não sei a bitola para novos testes. Não sei qual é a bitola do fio SCX mas é mais fina do que 33. Colocando um fio mais grosso ainda devem caber mais voltas porque eu retirar quase a metade do enrolamento. A questão é a corrente porque o objetivo está sempre sendo conseguir um motor de 25k com corrente baixa para que possa rodar no SCX digital, então a corrente deve ficar restrita a 0,3A, que já exige demais do chip.

Outra questão é não acabar tão rápido com o motor, afinal não quero ficar tendo de reenrolar motor a cada corrida de 8 baterias de 50 voltas, com risco de detonar o nylon e ter de jogar o motor fora. para isto existem motores mais adequados como os Falcon 50k e Falcon 25k, porém estes não podem ser usados no digital porque a corrente vai fácil a 1A principalmente depois de usados que vai aumentando até o motor abrir o bico em um campeonato de umas 6 a 8 etapas (ou menos).

Aberto a discussões pois já recebi pedidos de encontrar um motor de 25k para digital sem risco para o chip e não me parece uma tarefa fácil. Este mês devo fazer testes reenrolando o motor do ultimo teste porque é o único induzido ruim que tenho aqui. Estes motores SCX são muito duráveis e pouquíssimos apresentam problemas.

Abraço
Fusaro

Roberto Pesserl

Sobre Torno de pneus
Sobre tornos mostro um site que achei.
Custa 189,00 USD ou 605,00 R$. Bem mais barato Novo. Talvez tenham ofertas de usados....
Se eles enviarem sem nota não haverá tachação....
https://www.hotslots132.com/slot-car-to ... _1646_1644
Aqui tem anuncio de usado.
http://lista.mercadolivre.com.br/modeli ... emTypeID_U - Proparts.
Mas acho que dá para fazer com motor de impressora.
Abraço
Anexos
Torno de lado com motor impressora.JPG
Tornoem diagosnal para pneus de frente com motor impressora.JPG
Torno de pneus Slot car de cima Proparts.jpg
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Roberto,
O problema do torno é o paralelismo entre o eixo do rolo de lixa e eixo do pneu. Se não ficar perfeito o pneu não toca certo na pista.
O torneiro mecânico que tenho aqui tem uns 6 meses que não me entrega os calços de adaptação do motor FC130 para o berço SCX.
Não dá para mandar ele fazer qualquer outra coisa.
Eu comprei fonte e torno usados (praticamente novos) por 900 e agora estou querendo vender a fonte por uns 400 porque já tenho três aqui.
O torno na Proparts custa coisa de 700 e é de rebolo diamantado e não de lixa como os da foto. Putz o site da Proparts está um lixo de informação!
Eu comprei uma pá de motores de impressora para fazer isto para vender barato mas sempre paro na pleura do torneiro mecânico que é enrolado até o fim.
Hoje está muito arriscado mandar vir de lá porque a RF está um saco. É mais jogo pagar um pouco mais aqui mesmo.
Fusaro

Roberto Pesserl

Ok. Mas com uma furadeira fixa(de bancada) não consegue furar para a passagem dos eixo de forma "paralela o suficiente? Mas enfim, se vc o diz, tem mais tempo disso que eu. Vamos lá então. Estou tentando convencer um americano e um italiano a mandar coisas de la pessoa a pessoa. Recebi um pcte assim, e não houve tributação nenhuma. Vou ver se consigo formalizar este canal. compra pelo E-Bay mas manda pessoal. Assim quem sabe..... Até.
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Bem Roberto, tenho experiência não, o pessoal da bolha é que é muito perfeccionista.
Para motores que podem ser abertos eles até desempenam o eixo do induzido.
Eu tenho vontade de montar um sistema de tirar imperfeições do coletor, não quero comprar um torno de coletor.
Quero, também, aprender a balancear o induzido, porque quero enrolar os induzidos para obter maior rendimento nos RX42 porque os RX42B estão acabando.
Vou começar a estudar os RK porque serão os motores que a SCX terá no mercado e que poderão ser usados no digital, e um motor de 15k só para pistas pequenas. Eu penso que posso levar este motor a 18 ou 20k sem torrar o chip e, se conseguir isto, poderemos usar o digital em pistas mais longas senão vai parecer corrida de carroças.
Fusaro

Roberto Pesserl

Legal Fernando. Para o balanceamento, usei o "sistema" de duas giletes presas em paralelo por parafuso longo e 2 porcas, com nível da mesa corrigido com calços. Funcionava bastante bem. Deixando a parte mais pesada se "identificar", ficando ela para baixo, e dai "aliviando seu peso" com uma broca bastante pequena. Dava de 1 a 2 horas de trabalho. mas ficava bom. Mas depois comecei a aliviar o Araldite, que colocava em boa quantidade para segurar os fios, e assim não acabar com o induzido quando queria fazer outro motor. Se vc furar o induzido, qdo o motor vai pro espaço, perde-o. As vezes o induzido é tão desbalanceado que somente com o a compensação do Araldite não é suficiente, ai tem que furar o ferro mesmo, mas alguns dá pra fazer só com a cola.
Abraço e bom fim de semana
Anexos
Balanceador de induzido.JPG
balanceamento de Induzido.jpg
balanceamento de Induzido.jpg (3.4 KiB) Exibido 6274 vezes
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

É assim mesmo que nós tupiniquins balanceamos. Eu tenho uma peça de alumínio em U para prender as giletes mas não me lembro de ter usado em qualquer tempo da minha vida. Tem de ter uma superfície muito boa e ajustar muito bem as giletes.
O pessoal que faz balanceamento dinâmico usa um compressor de ar e um programa de computador que eu não faço a menor ideia de como funcione.
Também não sei quando tem de furar de um lado ou do outro do induzido.
O araldite pesa pouco e deve também ser usado em um barbante empregado para impedir que as primeiras voltas dos enrolamentos saiam para fora e se rompam contra o ímã.
Estas operações ainda estão além do que eu tenho condições de fazer... kakakak
Recentemente fiz um estudo paramétrico de retirada de voltas de enrolamento em motor RX42 e creio que ele pode chegar a 25k, mas um giro de 20k já está de bom tamanho para este motor.
Na viagem da próxima semana vou levar mais motores (inclusive RK) e fios para ver o que posso fazer de forma a obter um motor que possa rodar no digital com um giro de 20k.
Fussaro

Roberto Pesserl

Bom dia.
Fernando, o lado que pesa mais, fica pra baixo, isso está fácil, este lado vc vai furar, correto? O importante é ver que ele vai chegar a se equilibrar com mais um, aí, provalvelmente um 3.o ficará mais " pesado". Esse será o próximo a ser furado. A retirada de material oferecerá o equilíbrio entre os três. Falando assim, parece óbvio e fácil, mas não é. Dá muito trabalho, com certeza.
Com o araldite não passo barbante não, aplico direto em camada grossa. Segura bem. Dura de uma a tres corridas. E ainda o aqueço com o ferro de solda(machadão) encostando no induzido para que se polimerize mais rápido(uso o de 24 horas). Aí furo-o o suficiente para fazer as compensações, se os induzidos forem pouco desbalanceados. Escolho o rotodr com induzido mais equilibrado antes de começar a enrolar. Daí tento tirar a diferença no araldite. Se não der, vai no induzido mesmo.
Olha o que acheri para escaparmos das impressoras 3d
Molde para carfrocerias em resina.
http://www.taringa.net/post/hazlo-tu-mi ... bidas.html
Abs
Roberto/Curitiba PR

Responder