Pneus

Re: Pneus

Mensagempor Fusaro » 24 Ago 2014 18:01

OOOPAAA
Estou eu aqui fazendo meus 4 litros de molho de macarrão para as macarronadas do mês e vejo que temos de cozinhar os pneus de silicone!!!
Esta é nova para mim e precisa ser pesquisada.
A borracha é cozida (vulcanizada é o termo técnico mais apropriado), e o silicone precisa de um catalisador para endurecer.
Estes tubos que a gente compra me parece que já estariam misturados e a reação acelera na presença do ar. Se ficar muito tempo guardado endurece do mesmo jeito.
A resina precisa de um catalisador e o araldite também. São todos compostos bi-componentes.
Será se o pneu de silicone, depois de pronto, se o aquecermos a aderência melhora?
Quando tiver com um tubo de silicone vou fazer uma bola e, depois de uns dias, aquecer para ver o que acontece, mas suspeito muito da informação. Deve endurecer.
O silicone normal dos tubinhos, com o tempo, vai amarelando mas não se desfaz. Pode ser ação do sol (raios ultravioleta).
Eu tenho aqui um par de pneus em um Chettah que tem mais de 40 anos e parece perfeito.
Quem souber de mais alguma informação diga, por favor.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor wesley190 » 02 Abr 2015 14:56

este topico foi aberto e algumas postagens feitas , mas me parece que a duvida ainda persistiu!?
afinal, qual o melhor pneu para pistas caseiras de plastico? tipo ninco e scx. exceto a estrela por ser muito lisa, que me parece os pneus de espumas caem bem neh?
e qual eh mesmo a diferença destes pneus de borracha, silicone e uretano? :roll:
no mercado livre agora tem ate pneus misto> silicone e borracha! :?
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Fusaro » 02 Abr 2015 15:58

Creio que a dúvida sempre vai persistir...

Pelo que sei o pneu de silicone funciona bem em pista lisa e muito bem limpa. O silicone agarra sujeira fácil e então fica derrapando na própria sujeira.
Antigamente somente usávamos pneus de espuma nas pistas de madeira e creio que são usados até hoje nas pistas profissionais. Mete-se o glub e pronto: pista cagada!
Não deve ser à toa que todos os pneus de hoje são de borracha ou borracha de uretano (que eu não sei bem o que é ainda, vou procurar no Goocle - bom uretano é a mesma coisa que poliuretano). Borracha é borracha mesmo, da árvore, e o poliuretano é um subproduto do petróleo)
Deve ser mais fácil para nós mortais fazer pneus de poliuretano pois endurece sem calor. A borracha precisa de calor para endurecer.
As pistas de hoje são bem caracachentas então devem se dar melhor com os pneus de borracha.
Os pneus de borracha se desgastam bastante com o uso e não me lembro dos pneus de espuma se desgastarem tanto.
Vamos ver se aparecem mais interessados aqui para darem os seus pitacos.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Fabiano Marangon » 02 Abr 2015 16:43

Humm...esse é um assunto que pode render muito!!!
Eu já usei pneus de silicone,uretano e borracha:
#1 SILICONE:obrigatório a colagem dos pneus à roda por serem muito moles,são muito aderentes à pista mas também à sujeira...com poucas voltas o carro começa a escorregar demais,parece que você está pilotando numa pista de gelo e são péssimos para se tornear.

#2 URETANO:pode-se dizer que é um meio termo entre silicone e borracha,precisam ser colados às rodas também,tem boa aderência e são fáceis de tornear porém se desgastam muito rápido.

#3 BORRACHA:o melhor material dentre os três,mais fácil de se adaptar a qualquer tipo de pista,fácil instalação e torneamento,dependendo da qualidade de fabricação pode ser utilizado sem tornear,uma simples lixada já melhora bastante a aderência(lógico que tornear os pneus sempre é recomendável).Menos aderente à sujeira permite muitas voltas sem necessidade de limpeza e com desgaste menor que o uretano.Dentro desta categoria de material existem algumas subclasses referentes ao grau de aderência mais comumente conhecido como "grip",dizer que um pneu tem mais grip é dizer que esse pneu tem mais aderência,a NSR por exemplo tem pneus SUPERGRIP,ULTRAGRIP e EXTREMEGRIP.
Como escolher o melhor tipo?kkkkkkkkkkkkkkkk...muita coisa a se levar em conta:pistas imantadas ou não,superfície lisa ou não,peso do carro,duração da prova,temperatura ambiente...isso mesmo,se você for pra pista com um pneu muito "mole" em um dia de muito calor esse pneu vai grudar na pista tirando velocidade do seu carro,ou o inverso,um pneu mais duro num dia de frio vai perder aderência,etc,etc,etc...resumindo:COISA DE LOUCO!!!

#4 ESPUMA:este tipo só usei quando tinha uns nove anos de idade quando ganhei o meu primeiro autorama da Estrela...pista lisa com carros pesados e sem imã...muito divertido...as curvas eram feitas todas de lado,porém,com isso os pneus não duravam muito...kkkkkkkkkkkkkk

Bom,o que eu sei é isso e o que eu recomendaria é usar pneus de borracha de grip intermedário,sempre colados nas rodas e torneados além de muito bem limpos...aí dentro disso tem muitas receitas!!!

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor wesley190 » 02 Abr 2015 17:46

bravo bravo fabiano. agora aprendi com uma baita explicação dessas :!: :!: :!:
vlw parceiro
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Agrela1975 » 03 Abr 2015 10:09

ORRA ....

Muito bem Fabiano... :ugeek: :ugeek: :ugeek: :ugeek:

Wesley.....tenho uma opinião....vale vc fazer uns testes com cada um deles tbm.....
Vai saber como se comporta o carro com cada um......tbm so uso de borracha.....
como o Fabiano disse tem varios composto de Borracha....eu ja escolhi os q se adaptam na forma q piloto

As vezes é meio segundo q da toda a diferença....

olha contra quem eu corro Wesley......dureza ou não??? :o
Agrela1975

Mensagempor wesley190 » 03 Abr 2015 13:17

:shock: :lol: :lol: adversario dificil ne...
agrela, eu justamente tava pensando nisso hj cedo. vou comprar pneus so de borracha e outro de silicone. ai vou fazendo os testes.
eu compro sempre aqueles nsr super grip. mas nunca pequei dois tipos diferentes e coloque no mesmo carro p fazer testes. farei isso.
obg galera
boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Agrela1975 » 03 Abr 2015 13:18

Silicone não....
nem tenta ....

parte pra de uretano e borracha
e esse misto talvez

silicone sem chance pra pista q usamos....
Agrela1975

Mensagempor wesley190 » 03 Abr 2015 13:39

hummm ta...
pq mesmo ? kkk eh muito mole neh...
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 03 Abr 2015 14:15

esses da nsr grip, supergrip , ultragrip que ate o fabiano mencionou, sao muito bons neh! sao so de borracha, eu sempre compro desses
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor wesley190 » 03 Abr 2015 17:39

ein, agrela , fabiano, fusaro, falei com o jacob da sprint agora a pouco, ele disse que tem um la misto, borracha x espuma e diz que eh muito bom...
acho que vou comprar p fazer uns testes!
o tal wonder eh classificação media, e o piranha eh mais mole.
http://sprinttautoramaml.mercadoshops.c ... 5926527xJM
http://sprinttautoramaml.mercadoshops.c ... 9054834xJM

ja usaram desses?
abs boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Agrela1975 » 03 Abr 2015 18:38

eu conheço ele....

comprei meu torno la com ele
procurei no ML, ai fuçei e descobri o endereço e fui buscar em mãos....
ele trabalha muito com bolha........

Eu tenho um par desse combinado ai.....qdo comprei uns NSR usados de um cara em sp mesmo.....arrematei tudo dele
ate postei no topico do meu motorhome...rsrsrs

parece ser bacana....porem......prefiro outros ainda..... :mrgreen: :mrgreen:
Agrela1975

Mensagempor Fusaro » 04 Mai 2015 07:51

Olá
Eu tenho muitos pneus de silicone aqui que comprei da Replicarz quando ela parou de vender slot car.
Nunca coloquei nenhum nos carros e nunca ninguém quis comprar... kakakkakakak.
Usei na década de 70 mas a pista tinha de estar muito limpa pois agarra muita sujeira.
Com pista limpa era show mas os meus carros da época não eram nenhuma maravilha e eu não tinha cacife para comprar coisa melhor.
Era só brincadeira mesmo. Bruni Copacabana... segundo de científico (mesmo antes)... dos 13 aos 16... praia... aulinhas de inglês e de violão (fui convidado a sair do violão só porque disse que era mais importante o vestibular - kakakakkaak)... eita tempo bom!
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Fusaro » 18 Fev 2016 04:05

Olá pessoal, este tópico está hibernado desde maio do ano passado.
Estamos voltando ao assunto (pelo menos eu estou) e fazendo alguns testes com EVA (que penso que não ficará bom) pois ainda não consegui espuma de poliuretano densa o suficiente nem borracha de uretano (que é mais cara do que o silicone)

Porque estou voltando ao assunto?
1 - Porque o Jimm não manda mais material para mim e os pneus estão acabando.
2 - Porque estou estudando a fabricação de chassis para carros analógicos e SCX digitais
3 - Porque os pneus de espuma podem ser mais largos do que os SCX (se bem que o chassis limita isto, mas a Plymouth Barracuda, por exemplo, tem pneus muito finos. Aliás, eu não tenho o carro mas tenho muitos pneus originais)

Estou levantando o assunto no meu tópico de "Experiências...", mas postando aqui e no tópico do Guto para podermos saber a quantas rolam as tentativas depois de um ano.
Pode ser, por exemplo, até que cheguemos à conclusão de que não vale a pena mexer com isto, mas vou aplicar uma grana e um tempo para entender melhor o assunto.

abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 05 Abr 2016 16:22

PESSOAL ACHEI ESTE TÓPICO NUM SITE INTERESSANTE QUE PODE SERVIR A ALGUÉM PARA SE APROFUNDAR MAIS NA QUESTÃO FABRICAÇÃO DE PNEUS.

http://www.pontociencia.org.br/

http://www.pontociencia.org.br/experime ... limero/108

Tem muitas coisas de química e física que podem ser úteis.

Abraço
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

AnteriorPróximo

Voltar para Customização & Scratchbuilt