Acelerador

Acelerador

Mensagempor adrianogardini » 21 Set 2016 23:29

Pessoal,

Estou fazendo um acelerado para andar com motor FK4002.

Tenho algumas dúvidas:

1- Qual o modelo e especificações de reostato devo usar para controlar a velocidade?
2- Em qual fio devo ligar o reostato?

Valeuuuuu
adrianogardini

Re: Acelerador

Mensagempor Fusaro » 26 Nov 2016 07:24

Olá Adriano,
Não conheço especificamente este motor, se bem que comprei um motor FK só para conhecê-lo. O que eu comprei é um motor pequeno, menor que os SCX, Falcon, S16 etc.
O FK que tenho é um motor de carvões removíveis e custou uns 70 e a ideia seria que estes motores poderiam substituir os Falcon que não podem ter manutenção.
Parece que, onde corro, ninguém topou.
É um motor mais ou menos do tamanho de um FC130 e estou dizendo isto só para ver se falamos do mesmo motor.
Estes motores são de alto giro o que implica uma corrente alta, de 0,5 a 1 ampère. Quanto maior a corrente menor o valor da resistência do acelerador.
Para motores de alta corrente e pistas longas eram usados resistores baixos, 2 a 3 ohms mas, hoje em dia, por causa do calor na resistência, são usados aceleradores eletrônicos. Nestes o gatilho somente manda um sinal para um transistor de potência que libera a corrente e, na máxima, ainda é usado somente um relé.
Estes aceleradores foram se sofisticando de forma a poder trabalhar com qualquer tipo de carro então eu uso um Alvo de 30 vias que troca o banco de resistores dependendo do tipo de carro (motor) que vai ser usado. Esta troca visa acelerar mais ou menos rápido em relação ao curso do gatilho.
Motores de alta amperagem aceleram com menos curso do gatilho e de réplica com mais curso do gatilho (ao gosto e habilidade do competidor)

A ligação dos fios, normalmente, é freio no zero do reostato, saída para pista no 100% do reostato e fase na pastilha do gatilho. Creio que deve depender se a pista é positiva ou negativa.
Atenção para que o reostato deve ter o freio desconectado do enrolamento, ou seja, um resistor comum não é adequado e sim os que possuem três anéis no filamento, mas você sempre pode cortar o fio junto ao borne do freio.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Re: Acelerador

Mensagempor GALOPP » 13 Jun 2017 20:46

A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans vai ter transmissão ao vivo neste fim de semana no Fox Sports.

Na quinta-feira,exibição de mais um treino classificatório – o segundo – ao vivo a partir de 14h. Lembrando que haverá um terceiro treino – de 17h às 19h pelo horário de Brasília. E a programação definiu que a última hora será exibida ao vivo após o playoff do Campeonato Espanhol entre Cádiz x Tenerife.

A transmissão da prova começa meia hora antes da largada, a partir de 9h30, no Fox Sports 1.

Le Mans 2017.jpeg
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Voltar para Escalas 1:24 e 1:28 - Réplicas