Chevrolet Impala SS 1.966.

Johnny Rook

Chevrolet Impala SS 1.966.

Mensagem por Johnny Rook »

Vejo que os modelos de Escala 1/24 estão um pouco parados por aqui, vamos a jogar gasolina de 100 octanos para animar.

Desde que descobri a escala em 1/24 ou 1/25, foi a minha preferida, desde os carros bolhas (por rapidez), como os modelos de plastico duro, esta ultima era realmente a minha preferida, pelo realismo e trabalho que davam.

Depois de muitos anos longe do Autorama, soube que tinham montado uma pista de madeira de 8 pistas em uma cidade pero onde eu morava, se chamava Mairena del Aljarafe (Província de Sevilha).

Resolveram realizar uma corrida de GTs clássicos, a maioria optava por modelos pequenos europeus, salvo um par de Chaparrais, um 2C e outro 2D.

Eu gostava de carros gringos, depois de muito buscar optei por um bem grande, o Chevrolet Impala SS de 1.966, era a lembrança que eu tinha de o pais de um amigo meu que tinha um em cor vinho e me impressionou pelo tamanho da carreta.

Os Impala SS de 66´tinham corrido na NASCAR, mas em GTs que eu saiba nunca.

Imagem

Comprei da marca Hasegawa.

Imagem

E um modelo enorme, as carrocerias terminadas si não me lembro mal tinham que pesar um minimo de gramas com os seus suportes (não me lembro o numero), esta pesaria bem mais, mas eu queria demostrar que sim era competitivo apesar do seu tamanho.

Pintei o modelo com pintura de carro e no mesmo Azul que ha Chevrolet pintava naquela época.

Imagem

Fiz o modelo o mais baixo possível, com uma distancia do chassis com o chão de 3mm.

Imagem

Ademais da pintura automotiva em Azul metálico original Chevrolet, coloquei verniz de parachoque de plastico dos carros modernos por ser elástico e aguentar melhor as batidas, claro que com o verniz aumentava mais ainda o peso da carroceria, mas não importava confiava em saber afinar bem e na minha pilotagem. :twisted:

Imagem

Gosto de detalhar os meus modelos ao máximo, a grade tudo esta o mais perto do original possível.

Imagem

A traseira em seu estilo fast back e realmente bela e o modelo a escala a reproduz francamente bem.

Os decalques que fui colocando era uma interpretação livre do modelo, pequei vários decalques que tinha guardado durante anos (mais de 20), alguns Europeus (dorsal Ferrari 330) e o resto de origem Yankee.

Imagem

Coloquei também dos tapões de enchimento rápido procedentes de um Mustang Match-1 da casa AMT.

O interior como não podia ser de outra forma também foi detalhado, com um painel NASCAR e diferentes relógios, piloto de corpo inteiro (esvaziado por dentro para reduzir peso), e algum detalhe mais que não se vê na foto.

Imagem

O regulamento estipulava como peso minimo 225 gramas o modelo para rodar, cheguei a 240 gr. ainda que parece pouco 15 gr. marca a diferença.

Imagem

O chassis e um Plafitt modelo 124, muito bom da para fazer muitos ajustes e tem molas para servirem como amortecedores, eu não as usava a pista era rápida e preferia ele mais rígido, ainda que eu deixava um pouco de jogo para ele balancear ligeiramente.

O motor um Bison, muito bom de torque, cabos de silicone, rodas de Alumínio e espuma, as traseiras rebaixadas ao máximo em torno e as dianteiras com cola e depois lixadas (no torno) para ficarem rígidas e sem aderência para não oferecer resistência nenhuma para rodar.

Guia de carbono, eixo dianteiro idem, tentei colocar o eixo de carbono atras, andava muito rápido com ele, mas durava umas 3 voltas e começava a flexibilizar, estraguei 3 eixos, coroa larga e aligeirada da Scaleauto.

Um truque para fazer um bom modelo em essa Escala, e usar cianoacrilato (cola rápida), nas partes internas da frente e atras (donde leva as batidas), estando a cola ainda mole se joga um pouco de Sal de fruta Eno (por exemplo) e endurece rápido e fica como uma pedra, aguenta todas as batidas imagináveis.

Corri com ele em 3 corridas, uns 24 carros em total, nas 3 fiquei terceiro, as fotos foram feitas depois das corridas, o carro seguia estando novo.

Espero que gostem e sirva de algo.

Fusaro

Re: Chevrolet Impala SS 1.966.

Mensagem por Fusaro »

Muito bonito o trabalho de montagem e decoração do carro, parabéns.
Gostei do sal de frutas, eu uso bicarbonato, talvez porque não tenha azia...
Comprei uma caixa de transporte de carros, uma vez, com carros e tudo mais de apoio. Dentro veio um frasco com um pó branco que ne deixou preocupado até que perguntei a quem me vendeu, o que era e para que servia. Era justamente para usar como o cianocrilato, era bicarbonato de sódio.
Fusaro

Johnny Rook

Boas Fusaro.

Realmente e bicarbonato é o que se usa, ontem me deu um branco e não lembrava o nome e botei o de Sal de Fruta Eno :mrgreen: e o melhor para reforçar as carrocerias, aumenta o peso, isso esta claro, mas eu sempre rebaixava com a Dremel para tirar o excesso.

Esses modelos são pesados e sem isso terminam as corridas todos quebrados, inclusive com isso também podem terminar bastante danificados.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Pois dá pena, se é bolha é para ferrar mesmo, se é réplica tem muitas iguais para substituir, mas fazer um trabalho para depois detonar eu fico com dó.
Deve ser por isto que eu não sou nem um pouco competitivo... kkk
Fusaro

Johnny Rook

Essa e a parte mas bonita!

Voltar a fazer outro com a mesma carroceria ou trocar por outra mas efetiva.

Quando estava fazendo esse, um bom amigo me pediu para eu replicar o seu Lotus Europa que ele usava para correr o Campeonato de Clássicos da Espanha.

Deu trabalho em adaptar um chassis Plafitt em um modelo tao pequeno, a carroceria fiz exactamente igual que o modelo em Escala 1/1, inclusive o modelo de 1/24 tinha pequenas diferenças com o original que servia de inspiração, devido a serem de anos diferentes um e outro, fiz as pequenas modificações, pintei em prata com uma lista grossa e duas finas (em cada lado), teve decalque que mandei fazer porque não exista na escala, e queria o modelo exactamente igual que o modelo original, foi um dos meus melhores trabalhos.

Gostou tanto que no dia da corrida, não correu para não estragar o carro, ele não seria muito competitivo, porque era muito pequeno e estrito para uma pista tao rápida, ele preferiu guardar o carro e colocar em uma estante, do modelo original quando ele corria não tinha do do carro, mas o de escala 1/24 sim.

Uma pena que não fiz fotos do modelo para mostrar aqui.

Responder