Audi R8 Le Mans 2.000. Carrera.

Johnny Rook

Audi R8 Le Mans 2.000. Carrera.

Mensagem por Johnny Rook »

Venho uma vez mais mostrar um modelo em Escala 1/24.

Eu tinha participado em uma corrida de resistência anteriormente a nível local (5 horas) com um Nissan 390 G.T. 1 modelo do ano 1.997, da casa Tamya, com chassis Plafitt Excel participei com outros dois amigos o modelo terminou quase destruído de tantas batidas e nos classificamos em 5º lugar. :evil:

Me diverti tanto que soube da existência de um campeonato da Espanha donde equipes da pesada participariam, incluído pilotos que recebiam ajudas econômicas de distribuidores de peças de Slot.

Por aqueles anos eu trabalhava em Sevilha para Volkswagen-Audi e tinha muito boa relação com um dos diretores de Audi e propus que Audi nos patrocina-se a equipe e ele topou.

Tinha mão aberta para comprar tudo o necessário, com a experiencia da corrida anterior (Nissan 390), optei por uma carroceria mais resistente, ademais deveria ser de Audi, que melhor que um Carrera?

Audi R8 ganhador de Le Mans 2000, com o trío Tom Kristensen / Frank Biela / Emanuele Pirro .

Imagem

Os modelos de Carrera são bem mais grossos que os modelos de maquetes a montar, em uma corrida de resistência e um ponto a tomar em conta, em contra tínhamos um peso mais elevado que encima e suspendido.

Comprei um chassis Plafitt 124 que meus amigos diziam que era melhor que o Excel que tínhamos e muitos componentes da melhor qualidade que o mercado da Espanha oferecia naqueles tempos.

Imagem

A simples vista parece que a carroceria não foi decorada, ainda que a mesma vem de Carrera com uns detalhes muito bons um modelista sempre quer mais, a simples vista se pode ver as calotas das rodas, originalmente Carrera coloca elas cromadas, coisa que no original não era assim, mergulhei elas em uma combinação de sosa caustica com água para retirar o cromado e pintar igual que o original, ademais de aligeirar las ao máximo com a Dremel.

Imagem

Desde acima se pode ver na parte traseira esquerda, uma especie de para-lama justo na parte inferior do mesmo, ao ser o modelo tao baixo a coroa da Scaleauto não entrava, sendo a melhor opção (coroa), tive que cortar a carroceria, pegar um bote de filme, cortar, adaptar e pintalo da mesma cor, não havia outra maneira.

Bandeja original de piloto retirada e no seu lugar uma planha muito fina de Acetato e depois pintada, união de portas, capo e demais escurecidos assim como os feches dos mesmos, se vê o reforço do aerofólio com fita americana da mesma cor que o carro, esse e um elemento muito sensível as batidas e o regulamento não permitia acabar a mesma sem o aerofólio, as coberturas dos faróis são de plastico transparente duro e grosso, também as retirei e coloquei de plastico transparente bem fino e maleável, já sabem tudo para reduzir peso.

Imagem

O piloto foi aligerado ao maximo, cortei as pernas do joelho para baixo, o seu corpo foi esvaziado por dentro e ate o capacete ficou como um ovo vazio, coloquei cinto de segurança correto (originalmente estava muito fora de escala), pintei luvas e etc.

Imagem

Por debaixo podemos ver a parte elétrica das luzes e demais acessórios, o regulamento estipula duas luzes detrás e duas na frente, essa parte monto um dos pilotos da equipe, para mim era um puco complexa, já que tem uma bateria para mantelas acesas ainda que o carro este parado e quando cortas "gás" as detrás acendem mais forte como si estivesse freando, muito legal, da muito realismo.

No nosso carro colocamos 4 luzes na frente e 4 detrás, eu sei que era mais peso, mas o original era assim, enquanto a carroceria na parte interna superior, fui tirando peso para aligeirar ao máximo, na parte dianteira e traseira, foi reforçada com cianoacrilato e bicarbonado.

As fotos que vocês vem aqui, são do carro depois da corrida, podem ver que terminou bem inteiro.

Imagem

Colocarei umas fotos da corrida que se encontram na pagina de Cric-Crac.

Imagem

Os BMW V12 LMR de Carrera eram maioria, havia outros modelos de carros de diferentes fabricantes claro esta mas os mais competitivos eram eles.

Abaixo podemos ver outro Audi R8 da casa Carrera, este e da Equipe Gulf, só tinha dos R8 na corrida.

Imagem

Em minha opinião não era um modelo feito no capricho, não terminou bem, acho que ele era de Zaragoza.

Abaixo podemos ver o nosso modelo, com seus 4 faróis acesos, em esta foto corríamos na pista 7.

Alguns BMW V12 LMP.

Imagem

Se pode ver nosso R8 com uma das cobertura do farol quebrada. ao lado o ganhador da corrida, era uma equipe de Barcelona e corria para Scaleuto (se não me engano), ele ara muito rápido e seu carro muito bem preparado, tinha uma particularidade o seu piloto estava fumando um porro (baseado feito de tabaco e hachich), estava muito bem feito.

Outro BMW.

Imagem

Não me lembro este de donde era, Talvez de Madrid.

O de abaixo era da equipe de um Argentino os seus parceiros eram fracos de gatilho, mas ele era muito bom e preparava os seus modelos bastante bem, só eu não gostava a sua falta de pulcritude nas terminações.

Imagem

Se pode observar como a frente do carro esta bem castigada, depois de algumas horas as porradas com carros de mais de 225 gramas se sentem, em uma corrida de resistência se um carro se cruza e melhor parar para não danificar o nosso próprio carro, ha tempo para recuperar o tempo perdido.

Fotos da corrida de noite.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em essas corridas quando você se inscreve eles te dão dos motores que estão em uma sacola e cada um vai pegando os seus para não acontecer trapaças, mas infelizmente acontece, existe pessoas que não são capazes de respeitar regulamento o normas, em essa corrida ficamos 2º e a equipe que ganhou ganhou na moral, com todos os méritos.

No dia seguinte havia outra corrida também para o nacional da Espanha, era da categoria Parma 1/24 LMP, aconteceu uma coisa que não gostei, o regulamento e estipulado pela A.C.S. (Associação Catalana de Slot) e dependendo da importância da equipe o do piloto eles flexibilizam, mas essa e outra historia que penso contar em um post de bolhas em 1/24.

Espero que este post sirva de animo para todos.
Editado pela última vez por Johnny Rook em 27 Mar 2020 13:06, em um total de 1 vez.

GALOPP

Re: Audi R8 Le Mans 2.000. Carrera.

Mensagem por GALOPP »

Parabéns Johnny!!!!!

Excelente material compartilhado aqui no Fórum!!!
Tomara que mais gente se inspire em trazer esse tipo de informação.
Gosto muito dos Prototypes LMP, por isso vibrei com as fotos e com a cobertura da corrida.
Abraços e boas provas,

André Knopp - galopp
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Johnny Rook

Re: Audi R8 Le Mans 2.000. Carrera.

Mensagem por Johnny Rook »

Olá Galopp!

Me alegro que tenha gostado, ficou muitas coisas por escrever na caneta, como por exemplo a altura dos carros.

Altura minima era 2,5 mm. se começa a corrida com mais altura (não me lembro mais quanto colocávamos), a direção da corrida pode parar a mesma e verificar a altura de cada carro, se estivesse por debaixo dos 2.5 mm. era penalizado.

Isso nos obrigava a parar de vez em quando para verificar a altura dos pneus traseiros e trocar se fizer falta, quanto mais baixo o carro corre mais rápido ele é, mas se começar a bater na pista se perde tempo por volta.

Foi muito legal ter podido participar de um evento assim, se eu não fosse tao chato buscando a originalidade do modelo teríamos ganho com certeza, tinha alguns gramas de mais sem necessidade, coisas como 8 luzes quando com 4 era bastante, rodas de alumínio com calotas, quando se aceitavam de alumínio com desenho, reforçar a parte dianteira e traseira do modelo para fazê lo mas robusto, em fim arriguei e não ganhamos, ficamos segundos e já sabe o que se diz deles, são os primeiros dos últimos. :x

Tenho um par de fotos de LMP, que fiz, antes e depois de este R8.

Nissan R390 G.T.1 Ano 97' Tamiya.

Imagem

Este modelo foi o primeiro que fiz para correr em 1/24, nunca tinha participado em essa categoria, foram 5 horas, em um campeonato local, eramos 3 na equipe, tinha muito cara bruto correndo, se o carro saia e terminava na frente deles, eles te passavam por encima, igual que em uma corrida de velocidade pura.

Imagem

A decoração foi livre, haviam mais com a decoração original, queria fugir de ter outro igual do lado, modéstia parte ficou muito bonito, ganhei o premio a melhor decoração, busquei fazer ele com uma combinação de um vestido de cigana (Flamenco,) uma pena que não tenha fotos de como estava, depois da corrida ficou arrasado e quebrado, pintura Humbroll e usei verniz de maquetes e não aguentou tanta porrada.

Imagem

Desde abaixo podemos ver os reforços da carroceria, falta a bandeja do piloto, assento, piloto e motor simulado.

Porsche 911 G.T.1. Carroceria Revell.

Este outro fiz depois do R8, ele e ligeiramente mas grosso que os modelos de maquetes normais e mais fino que um Carrera, penso que tivesse sido um óptimo modelo para resistência, ele já vinha pintado e envernizado, muito bem terminado, só tem que colocar os decalques.

Imagem

Fiz uma decoração livre uma vez mais, estive um tempo na Africa do Sul através da VW e vim tao maravilhado com as coisas que vi, que quis fazer um Porsche Africano.

Imagem

Imagem

Este modelo nunca correu, ficou por colocar os espelhos e o aerofólio, um dos pilotos do minha equipe morreu, era um cara genial, muito inteligente e tudo o que eu aprendo sobre Slot novo, ele me ensinou, não voltei mais as corridas de Slot.

Responder