Montar chassi 1/24 bolha

Montar chassi 1/24 bolha

Mensagempor NandoMaia » 20 Fev 2017 16:03

Boa tarde.
Estou querendo montar meus próprios chassis para carroceria bolha 1/24 e 1/32 como hobby além de correr.
Sei que precisa de um molde ou uma base para que sejam montados sem fugir as medidas e/ou ficar torto/empenado.
Ai surge a pergunta: onde posso encontrar tais bases para a montagem de chassi, visto que só encontro para replicas?
Quero do tipo da TWP por exemplo....
Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Abs
NandoMaia

Re: Montar chassi 1/24 bolha

Mensagempor Roberto Pesserl » 21 Fev 2017 15:34

Boa tarde nando.
Tem uma jig de chasis que pode ser fabricada. Mando anexo.
Mas depende de vc ou procurar na internet para comprar lá fora. Aqui não achei.Eu prefiro fazer em fenolite. Mais facil de achar e de fazer. Os arames de latão e aço estão caros e difíceis de comprar. chapa então, proibitivas.... Tem um tópico sobre chassis. Lá vai de todo tipo.
Espero haver ajudado.
Abs
Anexos
Chassis c Pq 1.jpg
Chassis em fenolite
GUIA DE FABRICAÇÃO DE CHASSIS 2.JPG
Roberto Pesserl

Mensagempor NandoMaia » 22 Fev 2017 00:15

Boa noite Roberto.
Obrigado por responder.
Sei que tudo e difícil, ainda mais quem mora no interior como eu.
Estive vendo materiais alternativos como solda de latão ou de ferro. Porém ambas são maleáveis e empenam facilmente.
Outra coisa difícil são os tubos que passam os alfinetes e os arames de aço do chassi. Não sei nem as medidas desse tubo.
Estou a procura de arame de aço mesmo. Qto a Folha de latão pode ser substituída pela Folha de metal que é usada em calhas de telhado. São finas, leves, faculdade cortar e soldar.
Agora a base para molde e que não acho de jeito nenhum. Vc fez a sua? Vc sabe as medidas dos tubos?
Agradeço pelas respostas e de outros amigos.
NandoMaia

Mensagempor Roberto Pesserl » 24 Fev 2017 15:23

Na realidade não são tubo e sim arames. Vc escolhe , mas a mistura de um arame de 1mm de aço de mola(no meio) e dois de 2 mm de latão(nas laterais do aço em paralelo, dá bastante resistência e leveza ao chassi. A chapa que vc fala é a folha de flandres, usada por calheiros. Pode usar na estrutura do guia e no U do motor. Tenho e me sirvo muito dela. Ela permite mesmo muita coisa, mas se v não tiver uma de 1 mm de espessura pelo menos, tem que dobrar e cortar muito bem, para dar rigidez, ok? Eu prefiro a fibra, usando parafusos ou o fenolite, onde vc cola primeiro e solta depois. fica muito firme mesmo! e muito mais fácil de fazer. Mas o metal tem algumas vantagens como dar estrutura e peso ao carro. Os tubos laterais para alfinetes, tem 0,8 mm, mas se quiser pode furar com uma broca de 1mm uma chapa laterla e que o alfinete um pouco vergado segura bem. E reforça com fita entre a bolha e o chassis na lateral. boa sorte.
Anexos
chassis arame.jpg
chassis arame.jpg (8.21 KiB) Exibido 593 vezes
Jig chassis.jpg
Pode mandar fazer no torneiro. De a foto e as medidas das escala para ele. Leve um carro para ele ver 1/24 e 1/32
Roberto Pesserl

Mensagempor NandoMaia » 25 Abr 2017 16:30

Boa tarde Roberto.
Perturbando novamente.
Venho pesquisando o material para fazer meus chassis. Bem... sempre esbarro em duvidas.
Vc disse que o arame seria o de 1 mm para confecção de mola. Ai falo isso ao fornecedor e ele diz que existe diversas qualidades.
O amigo poderia ser mais especifico no tipo do arame para que eu possa indicar ao fornecedor?
Ou ainda, o amigo possui contato de um fornecedor desse arame?
Outra duvida tbm é que os chassis hj apresentados tem um arame brilhoso, seria aço inox?... se for, aço inox aceita solda de estanho?
Obrigado
NandoMaia

Mensagempor NandoMaia » 25 Abr 2017 16:31

Boa tarde Roberto e outros amigos.
Perturbando novamente.
Venho pesquisando o material para fazer meus chassis. Bem... sempre esbarro em duvidas.
Vc disse que o arame seria o de 1 mm para confecção de mola. Ai falo isso ao fornecedor e ele diz que existe diversas qualidades.
O amigo poderia ser mais especifico no tipo do arame para que eu possa indicar ao fornecedor?
Ou ainda, o amigo possui contato de um fornecedor desse arame?
Outra duvida tbm é que os chassis hj apresentados tem um arame brilhoso, seria aço inox?... se for, aço inox aceita solda de estanho?
Obrigado
NandoMaia

Mensagempor Roberto Pesserl » 27 Abr 2017 11:34

Acho que não me fiz entender, é Arame de mola (aço) de 1 mm) tem no mercado livre.

Arame Aço Inox 1.00mm Aisi 302 Para Mola
R$ 4,00 x 1 unidade
Pago
Entregue
Ver detalhe
Daniel Pedrosa
danielhpedrosa@hotmail.com
31 87636303

Folha / Chapa De Latão B268 0,1x100x100mm = 4,90(extremamente fino. compre mais grosso.
R$ 4,90 x 1 unidade
Pago
Entregue
Ver detalhe
Carlos Rubens Prochmann Jr
carlos@luibi.com.br
41 91232627
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 28 Abr 2017 18:23

Estou entrando na conversa.
Creio que arame de mola em inox não vai pegar a solda. Também não sei se tem mola inox.
Eu comprei arame de mola de 1,0mm mas tem de qualquer diâmetro. Vou procurar depois para ver o fornecedor. Eram dois que encontrei no ML. Pode me cobrar.
A chapa de latão é normalmente de 0,5 ou 0,7mm mas pode usar outras bitolas porém muito finas vão amassar nas porradas. Também já comprei de várias bitolas.
O suporte da guia você pode comprar pronto no Parolu
O tubo fino é de 0,8mm interno para o alfinete que tem de ser o de cabeça grande, difícil de ser encontrado no comércio normal.
O gabarito da foto é encontrado nos EUA, também tenho de procurar o fornecedor mas tem de vários modelos e eu peguei, um dia as fotos de vários do mesmo fabricante.
Você pode comprar um gabarito simples no Parolu, deve custar umas 70 pratas e vem com imã para prender o chassis no lugar.

Bem, eu comprei muito material mas depois descobri que chassis usados são baratos então eu comprei uns 10 a uns 35 cada... aí não fabriquei nada. kakakaka
Comprei para montar carros e vender no ML...

Qualquer coisa marquei o tópico e vamos conversando.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 02 Mai 2017 15:31

Tem um tubo de refrigeração de geladeiras de 0,8 mm de cobre. Esse dá bem. As chapas de latão, recomendo de 1 a 1,5 mm. O arame de aço pode ser sem ser inox tmbm. Dai pega solda com pasta ou ácido.
Abs
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 02 Mai 2017 16:48

Bem lembrado do tubo de saída do compressor de geladeira. Vou dar uma olhada se o pessoal vende isto. Eles normalmente devem ter pouca quantidade nas lojas mas também se usa somente uns 6cm por carro.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor EdgarSchuster » 06 Dez 2017 16:47

Boa tarde com relação ao tubo fininho para o alfinete da para ser substituído por tarraxinha de brincos pode ser encontrado em lojas de bijuterias
Imagem
EdgarSchuster

Mensagempor EdgarSchuster » 06 Dez 2017 16:50

Agora uma duvida alguem teria moldes, images ou medidas para serem seguidos? para nos disponibilizar?
EdgarSchuster

Mensagempor Fusaro » 06 Dez 2017 18:14

Eheh, estas tarrachinhas eu usava para prender os fios, agora encontrei folha de latão de várias espessuras e uso de 0,2mm para fazer o travador dos fios.
Fusaro
Fusaro

Voltar para Slot Bolha