Chassis Hobbysport "Maeda"

Cabelo75

Chassis Hobbysport "Maeda"

Mensagem por Cabelo75 »

E aí rapaziada!

Como o fórum MSC abriga hobbistas do Brasil inteiro, muitos podem nunca tê-lo visto, mas para quem é carioca, este chassis, de escala 1:32, era quase sinônimo de Autorama.

Imagem
Chassis HS com centro de alumínio.

O engraçado é que o "apelido" do chassis é o nome de seu criador Maeda, na época proprietário da loja Hobbysport Tijuca. Além de fundar a loja mais tradicional do RJ quando se trata de automodelismo de fenda, era um entusiasta extremo de Autorama. Mesmo tempos depois de ter "passado o bastão" da loja e se desligado do hobby tempos depois, a loja e o chassis nunca perderam esta ligação para os frequentadores da loja e os consumidores do chassis (essa fama perdura até hoje, pena que só a fama). Sua hegemonia entre os "bolhas" no RJ era tanta que era praticamente peça obrigatória para aqueles que frequentavam e competiam nas lojas entre as décadas de 1970 até os meados da década de 1990.

Imagem
Chassis HS equipado com motor "estrelinha"

O chassis HS baseia-se na disposição do motor de forma central (linha), tendo apenas um movimento central (plumber ou gangorra) para distribuir melhor o peso do guia pelo trajeto da pista. Inicialmente, ele era ofertado apenas em latão, tanto suas laterais como seu centro. Tempos depois (acredito que foi em meados de 1980) teve a inclusão de outro modelo, mais em conta, diferenciando-se apenas pelo centro de alumínio, além da largura de ambos cresceram 4mm (66mm ~ 70mm).

Particularmente, tenho slots equipados com este modelo de chassis com vários tipos de motorização: desde o padrão "Estrelinha" STD, Oxfords mexidos, passando pelos clássicos Mabuchi '80 e Classe-100 (um Oxford "estupidamente" preparado e homologado para competição). Há também motores recentes, como o Trinity (espécie de Parma 498) e ProSlot S16-D.

Imagem
Carro nº8: motor Oxford "mexido"/ Chassis HS "latão"
Carro nº63: motor "estrelinha" / Chassis HS "alumínio"

Imagem
motor Mabuchi '80/Chassis HS "alumínio"

Aqui vai o link de um vídeo, não muito recente, dos slots Maeda em ação:
https://drive.google.com/file/d/1-yDV_u ... sp=sharing

Se alguém precisar de informações adicionais a respeito deste chassis ou mecânica deste tipo de slot-car, é só pedir!

Grato pela atenção e abraço a todos!
Imagem

Cabelo75

Re: Chassis Hobbysport "Maeda"

Mensagem por Cabelo75 »

Um singelo up, pois os bots tão floodando com gosto. O problema é quem visita o fórum, acha que não há nenhuma movimentação por aqui pertinente ao Autorama em geral.

Abraço!!
Imagem

NoviSlot
Contato:

Mensagem por NoviSlot »

Também venho aqui regularmente, mas desanima.
O pessoal gosta mais de ficar dando "Bom dia" nos grupos de WhatsApp do que contribuir com o fórum.
Estas mensagens falsas também afugentam eventuais novos participantes.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

NoviSlot escreveu:
04 Mar 2021 07:36
Também venho aqui regularmente, mas desanima.
O pessoal gosta mais de ficar dando "Bom dia" nos grupos de WhatsApp do que contribuir com o fórum.
Estas mensagens falsas também afugentam eventuais novos participantes.
Cabelo75 escreveu:
01 Mar 2021 14:33
Um singelo up, pois os bots tão floodando com gosto. O problema é quem visita o fórum, acha que não há nenhuma movimentação por aqui pertinente ao Autorama em geral.

Abraço!!
Cabelo75 e NoviSlot,

Estou tentando junto ao FUSARO que é um dos MODERADORES do Fórum dar um jeito de fazer uma faxina nessas "mensagens falsas" e "bots" que tomaram conta do MSC. Espero que seja possível mudar os moderadores atuais que não estão mais atuando em prol do Fórum.
Abraços e boas provas,

André Knopp - galopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Retornando...

Pois é, caros Galopp e Richard, o grande lance é que até há algum movimento no fórum, mas os "flooders" fazem uma zona nos tópicos tamanha que o fórum aparenta estar totalmente largado. Por exemplo, evidenciando tópicos muito antigos em detrimento aos mais atuais ou populares. Aí a pessoa que visita o fórum pela primeira vez fica com a impressão do MSC está abandonado.

O legal de ter o fórum como canal de comunicação é que tudo fica documentado e de fácil consulta a quem se interessar. Óbvio que o What's, Telegram e outras mídias como essas são instantâneas e todos estão a um deslizar da tela de telefone, mas acho que a ferramenta "fórum" complementa, pois nosso hobby não é necessariamente movido por novidades. Há muita publicação antiga armazenada aqui que tem muito valor, agregando conhecimento de Slot, de várias épocas e modelos, até os dias atuais.

Novamente agradeço pelo espaço MSC e pelo seu empenho, Galopp, para "sanear e reaquecer" o fórum.

PS: Richard, seu sistema Novi Slot é simplesmente excelente! Pena que atualmente não tenho mais espaço para montar minha pista para gerar novos vídeos para mostrar melhor a telemetria. Obrigado pelo ótimo equipamento que disponibilizou a mim.

Grande abraço!!
Imagem

NoviSlot
Contato:

Mensagem por NoviSlot »

Cabelo75 escreveu:
05 Mar 2021 16:58
PS: Richard, seu sistema Novi Slot é simplesmente excelente! Pena que atualmente não tenho mais espaço para montar minha pista para gerar novos vídeos para mostrar melhor a telemetria. Obrigado pelo ótimo equipamento que disponibilizou a mim.
Que bom que tenha gostado. Obrigado :D
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Retornando ao tópico!

Eu estava relendo o próprio post e percebi que descrevi a mecânica dos carros nas fotos, mas nem me liguei em tirar algumas fotos sem suas bolhas para uma visualização do motor e do chassis. Neste post, então, complementarei o tópico de forma mais detalhada dos tipos de charangas que tenho:

-"Combo" Oxford Original + Maeda "alumínio"-
São a maioria da minha coleção, todos são bem semelhantes a este exemplar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este carro particularmente foi montado e regulado aos moldes do regulamento das competições de STD das antigas (molas de latão, ímãs das caixas aproximados, alinhamento das casas de carvões e "stunt" ou rabicho (ponte elétrica entre os terminais de fio do motor aos carvões). Induzido 100% original Oxford (nem balanceamento podia fazê-lo).

-"Combo" SlotWorks + Maeda "latão" -
O slot era vendido pela loja sucessora da Hobbysport, a Station Hobby, do qual apenas foi desmontado e revisado. Alguns slots desta loja também tinham a opção do motor Parma 498 equipados:

Imagem

Imagem

Imagem

-Classe 100-
Categoria de competição que invariavelmente utilizava chassis Maeda "latão". São motores baseados na plataforma Oxford, porém os induzidos eram reenrolados com fio 30 (alguns usavam até fio 29), o coletor era amarrado para aturar a pressão das molas de aço que o equipava, além dos dissipadores de calor instalados no cabeçote para atenuar a temperatura (não era raro um cabeçote de nylon derreter durante 15 minutos de prova).

Imagem

Imagem

Imagem

Como não há motivo de manter a "receita" de setup tão extremo (já que a intenção é manter o induzido "vivo"), as molas instaladas são de latão e o cabeçote "original" do C-100 foi trocado por um cabeçote Oxford mais recente, com dimensões de carvões maiores. Adequei um par de carvões ProSlot Stardust no lugar do conjunto normal. Perde-se desempenho na pressão das molas, mas compensa pela qualidade e na superfície de contato maior dos carvões no coletor.

-"Combo" Oxford ou Parma não original + Maeda-
Usam setup de motor original, mas o induzido é adulterado e não tem certificação, como os Classe 100, por exemplo. Tenho alguns carros nesta condição. Segue um deles abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Observe no detalhe o cabeçote com dissipadores de latão. Este cabeçote era o que equipava o Classe-100 acima. Além do cabeçote, o induzido foi do Jacob, proprietário da Sprintt Slot Car, lá nos seus tempos das "ratoeiras". Agradeço demais a ele por eu ter essa relíquia equipada na charanga.

-Proslot S16 D + Maeda-
Se o chassis estivesse sendo manufaturado até hoje, talvez este motor seria o sucessor do Classe-100: 50k RPM e com muito torque.

Imagem

Imagem

Imagem

-Mabuchi '80 + Maeda "Alumínio"-
Talvez seja o "combo" mais raro que eu tenho. Muita gente que frequentava as lojas de Autorama, nas décadas de 1970 e 1980, "babavam litros" por este motor:

Imagem

Imagem

Imagem
Exceto pela furação para fixar a caixa/cabeçote por meio de parafusos, o motor é completamente original. Pena que o filamento do induzido não é o modelo clássico verde...

E assim encerro este "singelo" post, mas não o papo. De repente colocarei mais detalhes em breve.

Imagem

Abração e boa leitura!!
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Limpei... limpei!
Descobri como fazer em bloco e agora está legal. Eu havia sido colocado como administrador antes de todos desaparecerem mas nunca havia sequer sabido usar algumas ferramentas do programa: apagava as mensagens uma a uma e dava um trabalhão.
Atualmente seu excluir uma pessoa juntamente com todas as mensagens malucas.
Também não gosto de WA porque as conversas interessantes se perdem no meio dos "bom dia", porém o uso do computador para esta atividade está cada vez menor e as pessoas querem respostas mais rápidas.
Não sei ainda o que vai ser no futuro mas eu já penso que o WA me toma tempo demais apagando as mensagens desinteressantes, ou o celular trava.
Fusaro

Eduardo Vaz

Mensagem por Eduardo Vaz »

Adquiri recentemente um chassi HS com centro de alumínio, vou dar uma geral nele e montar um bolha como dos velhos tempos, quero comprar um motorzinho standard dos antigos para colocar nele. Quando estiver pronto vou postar as fotos aqui.

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Olá pessoal, voltando ao nosso tópico (já já será enriquecido...)
Fusaro escreveu:
03 Abr 2021 19:01
Limpei... limpei!
Descobri como fazer em bloco e agora está legal. Eu havia sido colocado como administrador antes de todos desaparecerem mas nunca havia sequer sabido usar algumas ferramentas do programa: apagava as mensagens uma a uma e dava um trabalhão.
Atualmente seu excluir uma pessoa juntamente com todas as mensagens malucas.
Também não gosto de WA porque as conversas interessantes se perdem no meio dos "bom dia", porém o uso do computador para esta atividade está cada vez menor e as pessoas querem respostas mais rápidas.
Não sei ainda o que vai ser no futuro mas eu já penso que o WA me toma tempo demais apagando as mensagens desinteressantes, ou o celular trava.
Fusaro
Boa noite, Fusaro!

A rapaziada tailandesa estava abusando de spam no fórum. Agradeço demais pelo seu empenho de por a casa em ordem, Fusaro (e ao Galopp também!)!!

Em relação ao WA e afins, creio que para contato, dúvidas rápidas ou até mesmo de para propagar uma novidade é essencial esse tipo de ferramenta, mas na mesma velocidade que este tipo de informação é propagada, é rapidamente "varrida" por outras novidades a seguir. Como disse antes, o fórum MSC não tem a mesma "perecividade", podendo qualquer pessoa interessada no hobby pesquisar e tirar dúvidas de forma mais abrangente.
Eduardo Vaz escreveu:
08 Abr 2021 16:42
Adquiri recentemente um chassi HS com centro de alumínio, vou dar uma geral nele e montar um bolha como dos velhos tempos, quero comprar um motorzinho standard dos antigos para colocar nele. Quando estiver pronto vou postar as fotos aqui.
E aí Edu, boa noite irmão!

Conseguiu um chassis Maeda?? Excelente! Se puder, posta uma foto dele pra a gente ver como tá a relíquia. Agora é ter paciência em garimpar um bom motor "standinho" no ML. A referência que eu tinha para motores Oxford originais retirou (ou vendeu) os anúncios de lá. E vendo aqui, como os preços subiram!

Tome bastante cuidado em comprar em qualquer anúncio, Eduardo, pois como os anúncios mostram os motores fechados, é difícil saber as condições do induzido: Se está com os filamentos ok, sem problemas de solda nos terminais do coletor ou até mesmo o coletor estiver quebrado (eu mesmo acabei comprando um motor assim, mas o comprei por causa do cabeçote do setup).

Se tiver interessado em um anúncio, certifique-se com o vendedor se o mesmo está funcionando e os insumos (molas e carvões) estão em bom estado, ou meia vida pelo menos. No caso das demais peças para bolhas, tipo eixos, mancais, engrenagens (coroa/pinhão), guia, contatos, bolhas, pneus e afins, posso lhe recomendar duas lojas virtuais que há tempos costumo comprar:

Hobbycar Autorama (Vanessa/João) - Whats (24) 98864-7485
Sprintt Slot Car (Claudia/Jacob) - Whats: (11) 98586 0427

Precisando de alguma ajuda para montar seu "standinho" ou qualquer info sobre, é só retornar!

Abraço rapaziada e até breve!!
Editado pela última vez por Cabelo75 em 08 Abr 2021 23:30, em um total de 1 vez.
Imagem

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Aproveitando a ocasião...

Irei postar mais detalhes do chassis Maeda e a "frota" que tenho aqui:

Quanto aos detalhes:

Imagem Imagem
(Centro tipo "Plumber", com o ponto de equilíbrio postado na parte traseira, na altura do eixo do motor/pinhão).

Imagem Imagem
Detalhes do chassis.

Imagem Imagem
Fixação do motor ao chassis.

Agora vamos aos possantes:

Imagem Imagem
Motor Original Oxford / GM Opala 80

Imagem Imagem
Setup Original Oxford-Induzido reenrolado / Dodge Charger 75

Imagem Imagem
Motor Original Oxford / Puma GTB

Imagem Imagem
Motor Original Oxford / Ford Maverick

Imagem Imagem
Motor Oxford Original / Puma GTE 76

Imagem Imagem
Motor Oxford Original / Mitsubishi 3000GT

Imagem Imagem
Motor Oxford Original / Ford Maverick "Hot-Car Batistinha"

Imagem Imagem
Motor Oxford Original / Ferrari Protótipo Le Mans

Imagem Imagem
Motor Mabuchi Original / Gol "Quadrado"

Imagem Imagem
Motor Oxford Original / Sigma I "Hobbycar"

Imagem Imagem
Motor HS Classe 100 / Sigma I "Hobbycar"

Imagem Imagem
Setup Oxford - Induzido "Jacob Ratoeira" / Sigma I "Hobbycar"

Imagem Imagem
Setup Parma 499 - Induzido "Jacob Ratoeira" / Honda NSX

Imagem Imagem
Motor Trinity Slotworks / Seta (Bolha Hobbysport)

Imagem Imagem
Motor ProSlot S16D - Sigma I (Bolha Hobbysport)

Sintam-se a vontade em postar dúvidas, fotos de seus slots de chassis Maeda...ou seja, venham enriquecer nossa tread!

Grande abraço a todos!!
Imagem

Responder