CARRO SCXD BOLHA 1/32 E CHASSIS FRENTE GABINETE COMPUTADOR

GALOPP

Re: CARRO SCXD BOLHA 1/32 E CHASSIS FRENTE GABINETE COMPUTAD

Mensagem por GALOPP »

OPH"S novamente!

Perguntei pelas chapas de acetato para fazer as bolhas na minha "VACUMM FORMING HANDMADE" By fundo de quintal!!!! kakakkakakakakkakak!
Sobre o papel fotográfico realmente é um pouco espesso, no entanto a qualidade da impressão é muito boa! Vai servir para colar sobre uma base de papelão. Os meus boxes pretendo usar papelão comum (de caixas do tipo TV, Bicicleta, Ar Condicionado), portanto deve ficar boa a colagem deste material impresso em papel fotográfico.
Depois vou postar os resultados.
Não se esqueça do meu interesse sobre as Carrocerias Bolha.
Também segue esta ideia.
Tenho um Renault Megane Trophy Diecast em metal na escala 1:32 que eu pretendo copiar com o VACUMM FORMING. Vou fazer uma experiência com outro carro (um Audi) Diecast na escala 1:32 colocando ele diretamente sobre a caixa de vácuo para tentar fazer uma carroceria bolha. Vamos ver no que dá!
Abração,
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá André
Vamos lá
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -025mm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -030mm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -050mm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -070mm-_JM

Eu não pretendo usar papelão não, penso ainda em MDF. Pena que não temos uma cortadeira a laser computadorizada... kakakakakkaa
Papelão dá para trabalhar bem com cola quente. Já brinquei uma vez de ficar fazendo caixas de brindes com papelão ondulado de 1 face. É gostoso de trabalhar. Dá um bom telhado mas sempre é muito frágil para a criançada. Eu fiz uma maquete uma vez para mostrar a um irmão da minha ideia de construir uma galeria de lojas e a galeria está lá funcionando há uns 7 anos. O aprendizado com papelão e cola quente funcionou!!!
Creio que dentro de alguns meses terei a minha serra de carro disponível novamente. Ela está com serra adequada para MDF pois fiz os móveis de banheiro para um predinho com ela (24 peças). Foi mais barato comprar a serra do que comprar os móveis, e ainda me diverti bastante.

Não sei se dará certo você usar diretamente os carrinhos pois o acetato vai entrar por baixo do carrinho. Deve ser necessário eliminar as reentrâncias e retirar as rodas fazendo um enchimento meio reto por dentro. Em um vídeo que vi o cara tem um molde tipo gesso do carro mas também deve haver um tratamento da superfície para ficar bem lisa.

Estou me coçando para criar o tópico de materiais para decoração, mas ainda tenho muita pouca coisa. Somente deve chegar mais daqui há um mês ou mais. E isto se as coisas chegarem mesmo pois estou começando a desconfiar que a D. Dilma vai trancar esta engenhoca depois das eleições.
Tenho somente algumas árvores que comprei há mais de ano e alguns personagens 1:32. É muito pouco. Vou tentar imprimir decais e estou comprando papel adesivo transparente e opaco para fazer letreiros e propagandas. Vou jogar um pouco de dinheiro fora para ver o que acontece de novidades.

Fusaro

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Olá Fusaro,

Obrigado pela indicação do acetato para as bolhas.
Já que vc tá olhando este tópico todos os dias, quero te lembrar que solicitei lá no tópico de compra e venda informação sobre o preço dos carros que vc anunciou, já viu? Manda resposta!
Como já lhe falei antes, eu tinha um fábrica de móveis, cuja a especialidade eram móveis sob medida com acabamento de alto nível, com "esmalte poliuretânico" vulgarmente chamado de "LACA" e "Lâminas de madeira" geralmente importadas da Itália também com acabamento em "verniz pu", portanto utilizávamos basicamente 100% de MDF como substrato para a construção destes móveis (projetados por escritórios de arquitetura e arquitetos) portanto sei bem o que é possível fazer com este material. A questão, no meu caso, restringe-se ao peso do MDF, que comparando com o Compensado normal é infinitamente maior, desse modo como minha pista deverá ficar suspensa, embutida no forro de gesso da sala do meu aptº, preciso maneirar muito no peso que o conjunto todo irá ficar, motivo pelo qual irei usar o papelão como substrato.
Mas, para a produção em série de que vc falou, realmente é um ótimo material o MDF, principalmente se for utilizado equipamentos apropriados como disco de serra.
Vamos continuar depois.
Imagem
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá André

Poxa, fiquei triste com o tempo do verbo: passado.
Sempre gostei da indústria, mais do que do comércio. A sensação é de que, no comércio, o vendedor fica o tempo todo à toa, e nem gosta quando chega um cliente, enquanto que, na indústria, o nível de atividade é sempre mantido.
A questão é colocar no mercado a produção e conseguir preços competitivos, que no Brasil é um problema pois a qualidade vem sempre em segundo plano em detrimento ao preço.
O povo normal assim o faz em cópia às decisões do governo que, sempre, são baseadas em preço mínimo esquecendo qualidade e garantia.
Isto é completamente diferente quando se notam compras de órgãos públicos americanos ou europeus onde todos os itens são computados.

Gosto muito de trabalhar com madeira e devo fazer algumas coisas brevemente para completar a obrinha que estou fazendo, inclusive algumas estantes (ou reformar as que tenho) para guardar a montoeira de tralhas que fico juntando e deveria mesmo é jogar fora.

Abraço
Fusaro

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Pois é Fusaro,

Fique triste não, pois estou melhor agora do que antes, mesmo sentindo falta da produção.
Tá fazendo um ano agora que enterrei o último defunto daquela história (R$7.000,00 ainda me custou!!).
Mas é isso, tem hora em que o negócio é mudar o foco, e dar duro novamente.
Quanto a minha Máquina VACUMM FORMING "By-Fundo-de-Quintal" tá quase pronta para os primeiros testes.
Se der tudo certo vou postar um Tópico mostrando o PASSO-A-PASSO.
Desde já agradeço a você pelas DICAS e ORIENTAÇÕES. OBRIGADO!!!!
Eu não teria me mexido se não fosse por sua ajuda.
Valeu Fusaro!!!!
Imagem
Imagem

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Olá Fusaro e demais membros do MSC,

Já comecei a fazer os primeiros testes com minha Máquina de Vaccum Forming "by fundo de quintal" e acho que estou próximo de definir parâmetros de tempo e procedimentos para conseguir bolhas perfeitas.
Testei inicialmente com PVC 0,50 e Acetato 0,20 sendo que irei tentar agora com Acetato 0,30 pois acho que um ficou muito espesso (0,50) e o outro muito fino (0,20).
Assim que obtiver bolhas 100% Ok irei divulgar fotos das 1ª tentativas e das demais. Estou acertando também o modelo que uso (um Renault Megane Trophy escala 1:32 Diecast de metal) como base para estas primeiras carrocerias bolha.
Até mais pessoal,
Editado pela última vez por GALOPP em 18 Jul 2014 11:51, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Muito bom, gente fazendo coisas novas aqui no Fórum.
Eu ficava pensando neste material mais grosso com bons olhos, mas o material usado normalmente é até mais fino ainda.
As bolhas normalmente são finíssimas, tanto que, depois de uma ou duas batidas eles vendem pra frente e colocam novas. Eu mesmo comprei um monte que deveria ser de alguma pista de aluguel.
Abraço
Fusaro

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Saudações a todos os membros e visitantes do MSC,

Quero registrar as fotos das primeiras Carrocerias Bolha que fiz com minha máquina de VACCUM FORMING by "fundo_de_quintal".
São bolhas de testes, sendo que nenhuma ainda ficou 100%, falta melhorar mais, para tanto irei testar usando Acetato 0,30 pois as primeiras foram feitas com PVC 0,50 (muito grosso) e Acetato 0,20 (muito fino).
Não serão usadas, ficando apenas como 1º registro do processo.
Assim que obtiver Carrocerias Bolha perfeitas, irei postar fotos da máquina e de todo o processo.
Obs: Para usar o Renault Megane Trophy Diecast 1:32 como modelo para fazer as bolhas tive que fechar os vidros das duas portas, retirar as 4 rodas fechando as aberturas das mesmas (injetei silicone branco dentro das caixas de roda para evitar que a pressão criada pelo vácuo deformasse o fechamento das rodas) e aplicar uma base de EVA em baixo do chassi para melhorar a vedação do fundo do modelo sobre a caixa de vácuo.
Valeu Fusaro pelas dicas que me levaram a concretizar este projeto!!!!
Anexos
Primeiros testes com a máquina de Vaccum Forming by "fundo_de_quintal"
Primeiros testes com a máquina de Vaccum Forming by "fundo_de_quintal"
Modelo base das bolhas: Renault Megane Trophy Diecast Escala 1:32
Imagem
Imagem

JEPDANTAS

Mensagem por JEPDANTAS »

Fantástico André.

Excelente trabalho.
ImagemImagem

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Obrigado JEP,

Ainda não tive tempo de testar o ACETATO 0,30 e o fechamento das caixas de roda do modelo base.
Logo logo estarei dando um retorno do teste.
Me aguardem!
Imagem
Imagem

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Beleza pessoal!!!!!

Agora com o ACETATO 0,30 achei que ficou 95%!!! Falta ainda chegar no 100%.
Preciso arranjar um aspirador de pó emprestado que seja mais potente do que o meu, pois me parece que falta um pouco mais de vácuo para ajudar na modelagem do ACETATO no modelo base.
Outro ponto, que eu estava inssistindo em manter, é a permanencia dos retrovisores, no entanto não vai ficar legal na hora da pintura, pois os mesmos não ficaram tão bem definidos, misturando-se com a estrutura do carro, estou pensando em eliminá-los.
Assim que pintar um dos modelos que ficou 95% posto fotos para melhor visualização.
Abraço a todos,
Anexos
Bolha em Acetato 0,30 resultado do teste 95%
Imagem
Imagem

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

wesley190 escreveu::o Muito bacana wagner!
que material é esse do chassi que eu não conheço? é tipo latao, aluminio, madeira, plastico? os custos p fazer o chassi é baixo? o bom disso é que há muitas opçoes de bolhas né e outra, podemos adaptar qualquer miniatura 1:32 e colocar p andar em nossas pistas. Eu por exemplo tenho vontade de ter um voyagem na minha pista :lol: . gosto dos voyages daqueles antigos, quadrados.. pois é sua ideia faz meu sonho se tornar realidade :lol:
muito bom garoto!
boas provas!
PARABÉNS PELA INVENTIVIDADE. VOU USAR ESSE MATERIAL. PARECE MUITO BOM MESMO!
Roberto/Curitiba PR

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá André, tópico sendo movimentado novamente.
Então, você parou de desenvolver a sua máquina?
Como o Jimm não tem mais me enviado coisas você pode ser a minha esperança de montar algumas Corvettes, Aston Martin e carros Nascar para os quais tenho ainda chassis.
Na verdade nem sei se vale a pena, somente como hobby mesmo, mas estou doido para ter mais tempo para me dedicar a isto. Provavelmente estarei fechando a "loja" em meados do ano que vem para me voltar ao hobby somente (e à manutenção, é claro)
Tenho muita pista ainda para vender e uns 70 carros, depois fico com o que restará para ficar somente brincando.
Vou ficar sem espaço dentro de um mês e terei de mudar as minhas caixas para a garagem, então vai complicar muito. Se começar uma obra no ano que vem vou separar um pedaço dela para terminar primeiro e poder colocar as minhas coisas lá dentro, pelo menos terei um ano de espaço sem problema de ser expulso.
Abraço e espero que esteja desenvolvendo mais coisas ainda.
Fusaro

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Olá Fusaro,

Pois é Fusaro, por hora dei um tempo nesta história de Vacuum Forming, no entanto não descarto a ideia de conseguir reproduzir carrocerias bolha para minhas réplicas, a fim de poupá-las da pauleira.
Acho que em janeiro, como terei alguns dias de férias, dê para mexer novamente na máquina de VACUUM FORMING, ainda mais que eu comprei um aspirador de pó potente e alterei a posição das resistências da CAIXA DE AQUECIMENTO DO ACETATO, e não testei na disso ainda.
Espero conseguir um bom resultado com estas mudanças.
Caso venha a funcionar bem legal, ai sim nós podemos fazer umas parcerias para produzir estes modelos de carroceria bolha que lhe interessam.
Vamos aguardar mais um pouco, Ok?
Abração,

André Knopp.
Imagem
Imagem

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Bom dia BLACLINUX

Estou fazendo um chassis de fenolite também. Com que vc recortou o seu? Está muito bom.
Parabéns pela ideia.
Abraço
Roberto/Curitiba PR

Responder