VACUUM FORMING by "Fundo_de_quintal"

VACUUM FORMING by "Fundo_de_quintal"

Mensagempor GALOPP » 25 Jul 2014 08:42

Saudações a todos os membros e visitantes do MSC,

Estou abrindo este novo tópico para compartilhar minha experiência na construção de uma máquina caseira (by fundo_de_quintal) de VACUUM FORMING para fazer carrocerias bolha, no meu caso pretendo usá-las substituindo as réplicas, para poupá-las um pouco da "pancadaria" que costumuam sofrer, principalmente na mão de pilotos "menos" experiêntes.
Como "aluguei" inicialmente um espaço no tópico do Blacklinux - "CARRO SCXD BOLHA 1/32 E CHASSIS FRENTE GABINETE COMPUTADOR"-, agora que a coisa ficou mais concreta acho que esta na hora de abrir um novo tópico para mostrar o trabalho que desenvolvi, principalmente com o apoio e dicas do Fusaro, do Guto, do JEPDANTAS e de outros companheiros.
Foram vídeos, links e outros materiais que ajudaram.
Para comecar, pensei em montar quase toda a estrutura de marcenaria eu mesmo, no entanto, vi certo dia numa loja (Le Biscuit) uma caixa de madeira, tipo baú (custava uns R$53,00), a partir daí resolvi procurar mais, pois me lembrei de ter visto em uma loja que vende material para artesanato vários tamanhos de caixa de MDF, sendo que lá acabei comprando uma caixa (R$19,70) tipo baú em MDF medindo 26cm X 17,5cm X 8,5cm, digo tipo baú pois ela possuia dobradiças na tampa e uma divisória dentro, ficou perfeita para servir como CAIXA DE VÁCUO, pois me permitiu instalar uma válvula plática de pia (R$3,90) que comprei em uma loja de material de construção juntamente com um "joelho" em PVC soldável (para conectar a mangueira do aspirador de pó), e fazer a vedação com SILICONE LÍQUIDO internamente antes de fechá-la permanentemente com SILICONE, isso é claro depois de ter perfurado a tampa com uma broca de 2mm com furos distantes uns dos outros 1cm.
Para perfurar a tampa fixei uma folha de papel milimetrado (R$0,20) sobre a mesma, servindo assim de gabarito.
Achei melhor colar antes da perfuração uma lâmina de PVC branca texturizada (estas que são usadas para revestir móveis) sobre a tampa, era um pedaço que sobrara de um serviço de marcenaria feito aqui em casa, pois assim protegeria o MDF e iria melhorar a vedação da CAIXA DE VÁCUO, usei ainda 04 pés de sofá que tinha guardado a muito tempo (nem sei para o que eram) para servir de elevação já que a válvula de saída de ar ficou posicionada em baixo da caixa de vácuo.
Com restos de MDF de 9mm que tinha também construí uma caixa com uma entrada lateral, tipo uma "gaveta' e instalei na parte de baixo e de cima da abertura as RESISTÊNCIAS de uma sanduicheira que estava com o Teflon detonado, sendo que separei-as das chapas primeiro.
Vou postar as fotos iniciais, depois continuo com o resto do trabalho.
Anexos
DSC06533.jpeg
DSC06534.jpeg
DSC06535.jpeg
DSC06536.jpeg
DSC06537.jpeg
DSC06538.jpeg
DSC06538.jpeg (7.04 KiB) Exibido 3798 vezes
DSC06539.jpeg
DSC06540.jpeg
DSC06541.jpeg
DSC06542.jpeg
DSC06542.jpeg (5.46 KiB) Exibido 3798 vezes
DSC06543.jpeg
DSC06544.jpeg
DSC06586.jpeg
DSC06586.jpeg (9.07 KiB) Exibido 3798 vezes
DSC06587.jpeg
DSC06587.jpeg (6.79 KiB) Exibido 3798 vezes
DSC06588.jpeg
DSC06588.jpeg (8.45 KiB) Exibido 3798 vezes
DSC06589.jpeg
DSC06589.jpeg (5.42 KiB) Exibido 3798 vezes
Editado pela última vez por GALOPP em 25 Jul 2014 10:03, em um total de 1 vez.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Re: VACUUM FORMING by "Fundo_de_quintal"

Mensagempor GALOPP » 25 Jul 2014 09:52

(Reedição do post do dia 16 Julho)
Olá Fusaro e demais membros do MSC,

Já comecei a fazer os primeiros testes com minha Máquina de Vacuum Forming "by fundo de quintal" e acho que estou próximo de definir parâmetros de tempo e procedimentos para conseguir bolhas perfeitas.
Testei inicialmente com PVC 0,50 e Acetato 0,20 sendo que irei tentar agora com Acetato 0,30 pois acho que um ficou muito espesso (0,50) e o outro muito fino (0,20).
Assim que obtiver bolhas 100% Ok irei divulgar fotos das 1ª tentativas e das demais. Estou acertando também o modelo que uso (um Renault Megane Trophy escala 1:32 Diecast de metal) como base para estas primeiras carrocerias bolha.
Até mais pessoal,
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 25 Jul 2014 09:56

(Reedição do Post do dia 18 de Julho)
Saudações a todos os membros e visitantes do MSC,

Quero registrar as fotos das primeiras Carrocerias Bolha que fiz com minha máquina de VACUUM FORMING by "fundo_de_quintal".
São bolhas de testes, sendo que nenhuma ainda ficou 100%, falta melhorar mais, para tanto irei testar usando Acetato 0,30 pois as primeiras foram feitas com PVC 0,50 (muito grosso) e Acetato 0,20 (muito fino).
Não serão usadas, ficando apenas como 1º registro do processo.
Assim que obtiver Carrocerias Bolha perfeitas, irei postar fotos da máquina e de todo o processo.
Obs: Para usar o Renault Megane Trophy Diecast 1:32 como modelo para fazer as bolhas tive que fechar os vidros das duas portas, retirar as 4 rodas fechando as aberturas das mesmas (injetei silicone branco dentro das caixas de roda para evitar que a pressão criada pelo vácuo deformasse o fechamento das rodas) e aplicar uma base de EVA em baixo do chassi para melhorar a vedação do fundo do modelo sobre a caixa de vácuo.
Valeu Fusaro pelas dicas que me levaram a concretizar este projeto!!!!
Anexos
DSC06582.jpeg
DSC06584.jpeg
DSC06585.jpeg
DSC06585.jpeg (8.67 KiB) Exibido 3791 vezes
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 26 Jul 2014 14:49

Saudações aos amigos do MSC,

Mais fotos, agora com pintura para poder observar melhor as falhas dos primeiros testes.
São carrocerias bolha em Acetato 0,20 e Acetato 0,30.
Nota-se que o Acetato 0,20 capta melhor os detalhes do modelo base (Renault Megane Trophy Diecast 1:32 em metal), no entanto o Acetato 0,30 apresenta melhor rigidez.
Alterei algumas coisas, como por exemplo elevar o modelo base para que a modelagem fosse até a base do mesmo, porém creio que a potencia do meu aspirador de pó está sendo insuficiente para criar um vácuo mais poderoso, pois quando aqueço a corroceria bolha com um secador de cabelo (dá mulher é claro!!) em algum ponto que não modelou o suficiente, o Acetato sobe, ou seja, parece que o vácuo criado não é forte o suficiente para puxar o Acetato contra o modelo base. Quando aqueço com o secador de cabelo, só consigo modelar se eu precionar com a mão (usando um pano, pois esta quente prá xuxu!).
Vou procurar um aspirador para pedir emprestado, depois conto como ficou.
Até mais.
Anexos
DSC06592.jpeg
DSC06593.jpeg
DSC06594.jpeg
DSC06595.jpeg
DSC06596.jpeg
DSC06597.jpeg
DSC06598.jpeg
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor JEPDANTAS » 26 Jul 2014 23:16

André o caminho é esse, está ficando ótimo, principalmente se comparar-mos as bolhas do "mercadolivre" por exemplo.

Excelente. Parabéns mais uma vez.
UM ABRAÇO E BOAS CORRIDAS
JEPDANTAS

Imagem
JEPDANTAS

Mensagempor GALOPP » 27 Jul 2014 13:23

Obrigado JEP,

Como estou tendo este baita trabalho de montar uma máquina vacuum forming "by fundo_de_quintal" quero que as bolhas fiquem o mais próximo possível das réplicas, pois também sou dos que acha que perde um pouco "da graça" a brincadeira com os slot bolha se comparados com as réplicas.
Pelo menos exercito a criatividade e as habilidades enquanto procuro melhorar estas bolhas.
Ainda tá faltando fotografar a "estufa" ou "forno" (caixa de aquecimento do acetato) e a "moldura" que prende o acetato, mantendo-o esticado, que por sinal ficou bem legal, ideia que tirei de um dos vídeos que ví.
Nota: tenho comprado o ACETATO por metro, já que só encontrei o mesmo em rolo e não em folhas, já o PVC 0,50 eu comprei em chapa (1,00 x 0,60) ao custo de R$12,00 a chapa, o ACETATO 0,30 custou R$8,90 o metro e ele tem 1,40 de largura.
O chato de ser em rolo é que ele fica curvado, porém quando coloco na "moldura" para levar ao "forno" ele fica esticado.
Assim que conseguir um aspirador mais potente farei novos testes e publicarei fotos.
Abração a todos.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor guto3sd » 27 Jul 2014 14:19

Olá Corredores...

André ta ficando massa meu amigo...vou acompanhar e copiar tudo...kkkkk
fique animado com isso, pois poderemos projetar um chassi para várias bolhas......

Abraço.....
E...
...Boas Corridas.
Guto Guedes
Designer 3D Rio Preto _SP
www.facebook.com/3D3sdesign
Imagem
guto3sd

Mensagempor GALOPP » 28 Jul 2014 14:06

Olá Guto, a casa (MSC) é nossa!

Vamos nos achegando, seja aqui ou em qualquer outro tópico, o bom mesmo é ficar ligado em vários ao mesmo tempo, que nem o Fusaro!
Espero poder ajudar um pouquinho também!
Abração a você e demais membros e visitantes do MSC,
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 16 Ago 2014 08:41

Saudações a todos o membros e visitantes do MSC,

Estou em "recesso"(sem tempo mesmo!!!!!), devendo novas informações sobre estre processo "hand made" de fabricação de carrocerias bolha.
Acho que tenho que modificar alguma coisa na "estufa/aquecedor", pois queimei várias chapas de Acetato.
Espero que este projeto não "morra" antes de conseguir bolhas 100%.
Assim que eu faça essas modificações tentarei fazer mais testes.
Abração e boas provas a todos.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 24 Set 2014 08:54

Saudações a todos o Membros e Visitantes do MSC!

Desculpem a quebra na continuidade deste tópico, no entanto ainda não foi possível fazer novos testes, mesmo depois de ter alterado, na "estufa/forno", a posição das resistências elétricas.
Tá faltando tempo mesmo!
As ideias são muitas, e a vontade é grande, só que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo: trabalho, estudo, casa, filhos, esposa!! Creio que a maioria sabe do que estou falando.
Tenho Fé de que este projeto ainda vai vingar!
Grande abraço,

André Knopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor wesley190 » 01 Out 2014 10:40

O HOBBY deve ser praticado com prazer andre com certeza. e tambem sabermos dividir as coisas e o tempo necessario para ele, como vc mesmo falou: familia amigos trablho etc, tudo isso tambem necessita de nossa atençao, entao , relaxa que estamos aqui aguardando sem stress e sem muita pressa ;)
abçs e boas provas
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Hatattoo » 02 Out 2014 11:14

Que bacana isso !! ...cada dia vejo que este forum tem muitos tópicos ainda a ler!! Parabens Gallop!
Imagem
Hatattoo

Mensagempor GALOPP » 01 Jan 2015 11:10

Salve, Salve 2015!!!!!!!!!
Saudações a todos o Membros e Visitantes do MSC!

Ainda vou pedir desculpas pela quebra na continuidade deste tópico.
Espero que neste ANO de 2015 eu consiga andar mais um pouco trazendo a evolução desta ideia. Até prometi ao ARMINDO que vou fazer uma Máquina de VACUUM FORMING um pouco maior para poder produzir a ESTRUTURA EXTERNA DA TORRE DE CONTROLE que ele desenvolveu.
Agora pelo menos vai ser mais fácil pois estou podendo comprar um aspirador de pó maior e mais potente ( a patroa acha que é para melhorar a limpeza aqui em casa KÁKÁKÁKÁKÁ).
Continuo tendo Fé de que este projeto ainda vai vingar!
Grande abraço,

André Knopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 06 Jan 2015 02:33

Pois é, quando comecei estava com a perna quebrada e era para passar o tempo já que tinha de ficar de cama o dia todo...

Primeiro que o ano de 2015 seja de muita saúde, pois então poderemos trabalhar e realizar os sonhos.

Segundo a parte prática. Qual a espessura do acetato que você está trabalhando? Tenho uma pá de chassis Monte Carlo mas não há mais carrocerias para isto. Os Nascar são mais fáceis de serem reproduzidos pois não possuem retrovisores e os aerofólios podem ser retirados para a cópia. Gostaria de bolhas mais firmes para poder colar os suportes dos parafusos, se bem que não creio que vá dar certo. O cock pit eu posso fazer de lâmina de PVC e existem também uns apoios para o motor e os eixos que podem ser colados depois. Sem estes suportes os eixos e a base do motor se soltam.

Estou a fim de experimentar.

Fusaro
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 11 Jan 2015 15:51

Olá FUSARO,

Usei até agora Acetato 0,20 (muito fino), Acetato 0,30 (médio, achei bom o resultado) e o Acetato 0,50 (mais grosso).
Pelo que você falou, o 0,50 faz mais o seu gosto.
Andei sem mexer na máquina, pois estou pensando em fazer uma máquina maior para poder fazer a "carenagem" da torre de controle que o ARMINDO montou, já que a que fiz só dá para carrocerias.
Agora que comprei um aspirador de pó mais potente vou ver se o resultado melhora pois eu estava achando que o problema estava sendo a sucção do meu velho aspirador que não estava ajudando.
Quando eu conseguir fazer uma carroceria perfeita vou te mandar algumas para você avaliar e qualquer coisa podemos trabalhar alguma coisa juntos.
Abração,

André Knopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Próximo

Voltar para Slot Bolha