VACUUM FORMING by "Fundo_de_quintal"

Re: VACUUM FORMING by "Fundo_de_quintal"

Mensagempor Fusaro » 16 Fev 2016 09:03

Recebida a informação, quando o material chegar vou postando fotos para vermos a qualidade e o que pode ser feito.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Fusaro » 01 Abr 2016 10:59

Olá André, tudo bem?
Como anda a sua fábrica de bolhas?
Gostaria de informações:
1 - tamanho da caixa e, consequentemente da folha de acetato
2 - onde comprou o acetato e as espessuras disponíveis.
3 - sistema de vácuo
4 - sistema de aquecimento.
5 - moldes feitos com que?

Isto é por enquanto...
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 01 Abr 2016 18:24

Olá Fusaro!

Vou tentar responder suas perguntas, sendo no entanto que por hora, não tenho como pegar na máquina para tirar mais fotografias para melhorar o entendimento.
Como tá tudo guardado (socado bem no fundo do quarto de serviço), e estou em estudos para um concurso, não tem como pegá-los.
Vamos lá:

1 - tamanho da caixa e, consequentemente da folha de acetato
Bom a caixa de vácuo, tipo baú, em MDF mede 26cm X 17,5cm X 8,5cm portanto eu cortei a chapa de PVC 0,50 e o Acetato 0,30 e o,20 (vendido em metro) em pedaços menores medindo 26cm X 17,5 aproximadamente.

2 - onde comprou o acetato e as espessuras disponíveis.
Comprei o ACETATO por metro, aqui em Recife, em uma loja especializadas em plásticos (eles vendem todo tipo de plástico para ser usado em forrações, confecção de bolsas, mochilas, sacolas, uso em sapatarias, etc, etc......é coisa prá dedéu!!!!) ,só encontrei o mesmo em rolo e não em folhas, já o PVC 0,50 eu comprei em chapa (1,00 x 0,60) ao custo de R$12,00 a chapa, o ACETATO 0,30 custou R$8,90 o metro e ele tem 1,40 de largura. Este PVC 0,50 em chapa comprei numa loja que vende material para serigráfica, gráficas rápidas, sign.

3 - sistema de vácuo
Usei um aspirador de pó, “velhinho” que tinha aqui em casa. Depois que fiz as primeiras experiências, que não ficaram tão boas, acredito eu que em decorrência da baixa potência do aspirador, finalmente comprei um aspirador novo, realmente mais potente. Acontece que desde então eu peguei mais na máquina de vacum forming para testar usando um aspirador potente. Tá tudo guardado, esperando “aquele dia de começar novamente”!!!!!!!

4 - sistema de aquecimento.
Com restos de MDF de 9mm que tinha também construí uma caixa com uma entrada lateral, tipo uma "gaveta' e instalei na parte de baixo e de cima da abertura as RESISTÊNCIAS de uma sanduicheira que estava com o Teflon detonado, sendo que separei-as das chapas primeiro, no entanto fiz uma alteração depois, posicionando as duas resistências na parte de baixo, para que o calor fosse distribuído em um área maior do acetato.

5 - moldes feitos com que?
Como molde (só fiz uma experiência até hoje), usei um Renault Megane Trophy Diecast 1:32 em metal, como modelo para fazer as bolhas. Ttive que fechar os vidros das duas portas, retirar as 4 rodas fechando as aberturas das mesmas (injetei silicone branco dentro das caixas de roda para evitar que a pressão criada pelo vácuo deformasse o fechamento das rodas) e aplicar uma base de EVA em baixo do chassi para melhorar a vedação do fundo do modelo sobre a caixa de vácuo.

Desculpe-me por não poder ser mais detalhista em relação as suas dúvidas.
Grande abraço,

André Knopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 01 Abr 2016 18:48

Você deve estar doido, mais explicado impossível.
Agora vou começar a procurar os materiais.
Estou achando estranho é a resistência usada pois deve ter gerado uma caloria enorme, se bem que você a colocou em uma área muito maior do que a área da sanduicheira. Como tenho várias resistências de chuveiro (4500W em 110V) penso que eu estou com muito mais caloria do que a da sanduicheira.
Tenho também uma pistola de ar quente para ajudar se não estiver deformando a contento. Algumas bolhas mais grossas que comprei não vieram perfeitas.
Neste tamanho seu (26x17) você consegue fazer três bolhas de uma vez, certo?
Penso furar debaixo do molde também, para poder "chupar" elementos como tanque de combustível, faróis e lanternas, deixando um formato mais definido. Tudo sonhos...
Espero fazer os moldes em gesso para poder alterar as dimensões das bolhas que tenho e acertar tudo para um só tamanho de chassis, bem como deixar espaço para colocar um chip de digitalização. Vai mais sonho aí pois as bolhas que tenho possuem 7cm de largura e os carros SCX são um pouco mais estreitos.

Muito grato, abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 01 Abr 2016 20:23

Fusaro,

Como se tratava de testes, eu tirei sempre um só modelo, até mesmo porque só tenho um modelo de metal do renault megane trophy escala 1:32.
E mesmo um modelo deu trabalho, sendo necessário usar um soprador térmico para ajudar em certos pontos da carroceria bolha que tinham mais detalhes.
O ideal é mesmo uma carroceria com menos detalhes, tipo os carros da NASCAR mesmo.
Também é necessário, fazer uma moldura para segurar o ACETATO enquanto o mesmo vai para a ESTUFA e depois para a caixa de VÁCUO.
Próxima semana vou tentar tirar fotos da ESTUFA e da MOLDURA e te aviso.
Abração,

André Knopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 15 Abr 2016 21:51

Daêêê companheiros!!!

Queria que alguém (uma boa ALMA!!!) me ensinasse a inserir vídeos do YouTube nos tópicos.
Alguém se habilita?
Desde já grato pela ajuda.
Abração parceiros,

André Knopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Roberto Pesserl » 27 Abr 2016 10:03

Parabéns por tudo Gallop! Fenomenal o trabalho! Muito bom mesmo. Pelo que pude ver das fotos tá muito parecido com as bolhas do Ueda! O caminho é esse mesmo. Vai em frente! Eu vou tentar a minha com o aspirador/ soprador de folhas... Vamos ver no que dá. Mas teu projeto está show. Parabéns!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor GALOPP » 27 Abr 2016 10:18

Olá Roberto!

Obrigado pela força! Ajuda a gente a continuar!!!
No começo eu tinha muitas ideias de produzir carrocerias bolha, para "poupar" as réplicas dos pilotos "menos experientes" (sem noção mesmo!!!!!!).
Acontece que foram aparecendo outras coisas na frente e tudo foi ficando meio parado.
Cheguei a fazer uma alteração na minha estufa, colocando as duas resistências (que vieram de um "grill-torradeira") na parte de baixo, pois inicialmente coloquei uma em cima e outra em baixo, para tentar uma área maior de aquecimento, no entanto depois que fiz esta alteração não cheguei a testá-la.
Até comprei um aspirador de pó novo, mais potente, só que também não testei com ele.
Em suma, tá tudo guardado esperando um bom momento para fazer outras tentativas.
Mas, mande ver na sua VACUUM FORMING que poderemos trocar ideias, e quem sabe a minha acaba entrando em produção!!!
"TUMARA, MEU DEUS TUMARA"!!!!!!!!!!
Vou, independentemente de botar para funcionar, ver se tiro fotos da estufa e da moldura que sustenta o ACETATO para inserir aqui no TÓPICO.
Abração para você ROBERTO,

André Knopp.

Roberto Pesserl escreveu:Parabéns por tudo Gallop! Fenomenal o trabalho! Muito bom mesmo. Pelo que pude ver das fotos tá muito parecido com as bolhas do Ueda! O caminho é esse mesmo. Vai em frente! Eu vou tentar a minha com o aspirador/ soprador de folhas... Vamos ver no que dá. Mas teu projeto está show. Parabéns!
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Roberto Pesserl » 31 Mai 2016 15:45

Boa tarde André. E as fotos prometidas? Ou o "projeto" esdtá parado? O meu está. Estou ampliando a oficina para caber a pista 8m2. Tá dando um trabalhão. Mas esta semana começo a parte para suspender a pista no teto. A base nervurada em eucatex está pronta.
Abs.
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor GALOPP » 07 Jun 2016 09:15

Daêêê parceiros!
Dica de como inserir vídeos, vejam o link: viewtopic.php?f=36&t=3024
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 17 Jun 2016 17:47

Olá a todos os membros e visitantes do Mundo Slot Car amantes dos PROTÓTIPOS LE MANS - LMP!

poster-mythique-24-heures-du-mans-2016.jpg

Amanhã, a partir de 10:00 horário de Brasília, pelos canais FOXSPORT haverá transmissão parcial das 24H DE LE MANS!
No domingo pela manhã eles transmitem a parte final da corrida.
Acho que pelo YOUTUBE talvez haja transmissão ONLINE - Streaming - ÁUDIO e VÍDEO da corrida na íntegra! Estou torcendo que sim, pois gostaria de gravar a corrida deste ano.
Se alguém souber mais informações, e puder dar dicas de como assistir, agradecemos.
Abração aos aficcionados pelos PROTÓTIPOS LMP,

ANDRÉ KNOPP.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor GALOPP » 21 Set 2016 09:27

QUERIDOS AMIGOS E MEMBROS DO MUNDO SLOT CAR, TOMEI A INICIATIVA DE REEDITAR O TEXTO ABAIXO DE AUTORIA DO NOSSO PARCEIRO WESLEY REIS, ESPERANDO AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DESTA DATA ESPECIAL AQUI DO NOSSO MSC!
ESPERO QUE LEIAM E AJUDEM NA DIVULGAÇÃO!
Abraços a todos,
André Knopp.

"Ola meus amigos e parceiros de fenda!

O Mundo Slot Car dedica este dia 21 de setembro à pratica do nosso hobby , uma singela homenagem ao nosso eterno amigo e colaborador Tiago Maran Ribeiro, que muito contribuiu para que este espaço se tornasse o nosso ponto de encontro e ajudasse todos os praticantes deste hobby fascinante, que é o slot car.
É o dia para se reunir com a família, com os amigos ou até mesmo você sozinho com suas máquinas, para curtir o hobby e se divertir.
À partir do dia 21 de setembro, poste suas fotos, vídeos e conte-nos o que rolou na pista, nos boxes e nos bastidores.
Hoje é um dia especial para todos nós aqui do forum. A partir de hoje iniciaremos nossa confraternização aqui no forum, um dia em que ficará marcado para sempre. Em homenagem ao nosso eterno amigo Tiago Maran criamos esta data especial para que possamos nos confraternizar e de certa forma nos aproximarmos um pouco mais um dos outros, afinal , temos algo muito em comum, que é o hobby.
Quem sabe você só precisa de um empurrãozinho para pegar no tranco, tirar a poeira dos seus carros e ir para a pista!

Wesley Reis/ DF"
Imagem
Imagem
GALOPP

Anterior

Voltar para Slot Bolha