Ferramentas para a construção de chassis de arame

Ferramentas para a construção de chassis de arame

Mensagempor Fusaro » 05 Fev 2016 02:45

Aqui estou eu para botar mais um pouquinho de lenha na fogueira.
Abrindo o leque de opções brazucas já que o dólar foi para o espaço, estou voltando ao estudo dos chassis aramados, inclusive mais animado pelo tópico recente dos carros mostrados.
Já estou estudando pistas moduladas analógicas mas com as mesmas dimensões das SCX digitais e agora, animado com um link que me enviou o Roberto, vou ver ferramentas para trabalhar os arames de solda e tentar conhecer materiais que eu não sei o que são. Por exemplo, vejo nos chassis um arame que se parece com aço mas recebe solda e eu não sei o que é pois pensava que somente o latão fosse adequado a este tipo de trabalho.

Voltando às ferramentas retirei da loja mostrada pelo Roberto as fotos, e também de um Jig de solda em uso.
O dobrador de arame é moleza de reproduzir; o dobrador de tubo não sei para que serve ainda; o cortador de tubo pode ser uma micro retífica sem qualquer problema e eu nem entendi o equipamento; mas o Jig em uso me esclareceu largamente para que tantos furos pois é um chassis sem placas.

As placas são o mais complicado para se obter e para o corte sem empeno, assim evitando será interessante. Eu já comprei algumas e encontrei até um anúncio de sobras nos EUA com preço em conta, mas o cara não manda para o Brasil.

Agora está faltando uma dobradeira de chapa para a construção da base do motor e eixo traseiro. Eu até pensei em utilizar as bases de montagem de motor SCX mas é um item também limitado em quantidade. Na verdade, pelas conversas estou imaginando uma diminuição de entrada de peças de reposição para nós, e um preço que já se elevou bastante. Um carro F1 com defeito está por $30 na lista do Jimm, de forma que o risco de comprar para consertar (como eu fiz demais) ficou muito grande para depois querer vender por R$ 200. Além disto só tenho visto a Carrera produzindo variedade, mas só chegando aqui 1:43. Eu preciso de um hobby para manter o Alzheimer longe...

Aguardo opiniões, sugestões e esclarecimentos para que eu possa entender mais deste assunto.
Abraços a todos
Fusaro
Anexos
GUIA DE FABRICAÇÃO DE CHASSIS.jpg
Jig de fabricação de chassis
cortador tubo.jpg
Cortador de tubo
cortador tubo.jpg (3.75 KiB) Exibido 1807 vezes
dobrador arame 1.jpg
Dobrador de arame
dobrador arame 1.jpg (3.18 KiB) Exibido 1807 vezes
dobrador tubo latão 5_32.jpg
Dobrador de tubos
dobrador tubo latão 5_32.jpg (26.12 KiB) Exibido 1807 vezes
Fusaro

Re: Ferramentas para a construção de chassis de arame

Mensagempor Fusaro » 05 Fev 2016 20:07

Ui, preço do tecnil de 15mm para fazer o Jig de soldagem: R$1.100,00 o m2! Só para a base de uns 12x18cm uns R$ 20,00 considerando o serviço de corte.
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 11 Fev 2016 10:19

Fusaro escreveu:Ui, preço do technyl de 15mm para fazer o Jig de soldagem: R$1.100,00 o m2! Só para a base de uns 12x18cm uns R$ 20,00 considerando o serviço de corte.

Vichi! caro pra burro. Mas se comprasse e revendesse cada um quantos daria para mandar fazer? E a que preço unitario ficaria?
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 11 Fev 2016 10:30

Olá Roberto,
Eu estou comprando placas de 15x20 em nylon 10mm de espessura e parece que vai sair bem mais em conta.
Aqui na minha cidade custa umas 40 cada placa e eu estou comprando fora pela metade do preço, coisa de 20.
Vamos ver o que rola. O problema é a furação pois para pagar um torneiro para fazer aquilo é fogo.
Continuemos conversando e pesquisando.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 11 Fev 2016 15:26

Ok. Acredito que que se for feito em micro(como a planta que te mandei) podemos obter bastante acuracidade e baratear o custo, pois o torneiro poderia seguir somente pela planta, fazendo os furos com mais facilidade e menor tempo. Daria para imprimir em um plástico duro, ele faria a matriz e depois só seguir a sequencia do plastico direto na placa a ser perfurada;
Que tal?
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 11 Fev 2016 16:01

A ideia de se fazer uma matriz é bem interessante e, se os furos forem passantes, quando um lado estiver bem ferrado é só virar para o outro lado.
Já comprei 10 placas 15x20 para fazer Jig e outras bases. Comprei, também, placas de fenolite (circuito impresso), que também suporta o calor da solda.
Eu vi uma morsa bidirecional anunciada mas o preço dela é de 390 mais o frete.
Hoje trouxe para a minha garagem meus equipamentos de oficina: furadeira de coluna, lixadeira, esmeril e serra de mesa.
Estou comprando uma tupia de bancada, verei se o cara vende mesmo pelo preço que me disse e preciso encontrar a minha tupia de mão que está sumida.
Agora estou saindo para ver se compro tomadas bi e trifásicas para as ferramentas
Vamos nos incentivando.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 17 Fev 2016 07:01

Bom dia Fusaro. Blz.
Vou me dedicar a trabalhar aos furos da Jig, no Corel Draw.
Espero terminar logo, o trabalho está me absorvendo bastante na auditoria.
Estou "atrasado" no meu cronograma de desenvolvimento de "realizações", mas acho que semana que vem as coisas vão começar a melhorar com o fim da reforma do telhado. Ufa!
Apesar que vai começar a pintura.....
Abração
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 18 Jul 2016 02:57

Olá Roberto, creio que estamos parados mesmo.
Estou trocando um telhado e tem de ser feito nestes dias antes que a possibilidade de chuva comece. Tudo já programado até bloqueio de rua.
Algumas coisas andaram outras não.
Ferramentas a postos: tupia de bancada e tupia de mão.
Placas de nylon chegaram mas possuem um pouco de empeno. Comprei uma de baquelite para conserto de chassis 1:24 e comprei também uma pá de placas de transporte de MDF também com imãs. Comprei, também, imãs da China que já chegaram.
Estou tendo dificuldades para encontrar arame de construção de chassis. É coisa de loja de aeromodelismo. O mais fino que encontrei, em Juiz de Fora, é de 1mm diâmetro mas quero ainda mais fino para as outras aplicações. Já tenho algumas espessuras de latão.
Devo folgar em setembro e já tenho dois projetos de pista (analógica Estrela e digital SCX) para montar e ver se consigo ir aos poucos viciando alguns amigos no hobby. É sempre necessário ter alguém para correr contra, senão perde a graça.
Pode ser que chegue uma caixa de SCX para mim em fim de julho ou agosto, verei cimni está o humor da alfândega para estas coisas.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 19 Jul 2016 10:49

Blz Fernando! Eu também estou numa m.... que doí. Primeiro o telhado me levou os trocos, agora fomos roubados na 4.a passada. Mais R$ para câmeras, portas, fechaduras novas, arame, cerca etc..... então estou em slow motion também. Fzdo muito pouco e gastando o que não tenho. Muita dívida agora. Mas com o que já tenho quero praticar mais com os amigos. esfriar a cuca.
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 20 Jul 2016 02:40

Saco estas coisas. Eu tenho passado de liso por alguns anos sem estes problemas de roubo, acidentes de carro, se bem que caí do telhado e se foram 20k.
Agora estou também gastando em reformas para evitar problemas futuros, mas considero investimento de economias para não me aborrecer.
Enquanto estou sem problemas financeiros é melhor por a casa em ordem do que ficar depois com sobressaltos.
Mas como disse você, é hora de distrair um pouco dos problemas, por isto tenho um espaço e muitas peças de pista então dá para montar uma pista para brincar.
Aqui, na minha cidade, o crime aumentou muito e não existe nenhum empenho policial em coibir.
Eu me mudei do Rio em 1990 porque acreditava que lá se tornaria um inferno, e aconteceu, mas passados 25 anos aqui também está assim.
Já há alguns anos tenho pensado nas possibilidades pois não quero passar o fim da vida trancado em casa sem poder sair à noite, mas a única solução encontrada, até agora, é colocar meu ganha pão em ordem para ter tranquilidade de sumir quando encontrar um local melhor. Assim estou reformando o que posso com o dinheiro guardado. Fico sem dinheiro mas evito problemas para os próximos 10 anos. Aí já poderei dizer que estou velho e que escolham outro da família para tomar conta.
É também desabafo, pois quando ouço o que acontece com os amigos fico me colocando no lugar.
Que tudo dê certo por aí.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 20 Jul 2016 16:15

Fernando, obrigado pelo apoio. É sempre importante. O que estou organizando com os vizinhos é um grupo de whats app e duas sirenes em dois postes na rua com o mesmo controle para todos, tipo botão de pânico. E que todos se empenhem para vigiar a rua e alertar para pessoas estranhas ou suspeitos presentes. Apesar que os que nos roubaram estavam de Honda Civic, muito bem vestidos, tipo universitários. Insuspeitos. Mas a minha diarista disse que na 6.a passada o carro(o mesmo) estava filmando e fotografando, mas ela não se "ligou". infelizmente. Que seja. Fzr mais que isso, só em quinquilharias e parafernálias eletrônicas....
Grd Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Voltar para Slot Bolha