Induzidos

Induzidos

Mensagempor NandoMaia » 25 Abr 2017 16:40

Alguém poderia me dizer como rebobinar um induzido para que ande mais?
Sei que entra o Nº do fio, balanceamento e etc.
Mas como tenho uns motores velhos, gostaria de usa-los como cobaia.... kkkkkk
Agradeço.
NandoMaia

Re: Induzidos

Mensagempor Roberto Pesserl » 27 Abr 2017 11:18

Nando bom dia.
Fiz alguns motores "envenenados" há muito tempo atrás. Eram "estrelinhas azuis". Dava 54 voltas em cada polo do induzido, com fio 30. "Avançava" o coletor um pouco, para o sentido horário(bem pouco mesmo), aproximava os imãs com fina folha latão, ou folha de flandres(de calha), pois aguentam bem o calor, ou trocava por mais novos e mais fortes. Colocava rolamento no lugar do mancal da caixinha, comprava carvões de prata e aumentava um pouco a pressão das molas. Para manter os fios bem firmes no induzido, colava com araldite 24 horas de cura, mas com os atuais, acho que serão suficientes. amaciava como já recomendado aqui no Fórum. Não duravam mais que uma ou duas corridas. Balanceava escavando com uma broca a parte metálica do induzido, mas ai, se o motor estoura, praticamente perde o induzido. Então desgastava mais o araldite mesmo, aplicando na colagem camada mais grossa, com essa finalidade. Usava duas giletes paralelas e uma base perfeitamente horizontal em relação ao solo. Nada sofisticado, mas andavam bem. Espero haver ajudado. abraço! Bons rachas!!!!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Roberto Pesserl » 27 Abr 2017 11:22

Nando bom dia.
Fiz alguns motores "envenenados" há muito tempo atrás. Eram "estrelinhas azuis". Dava 54 voltas em cada polo do induzido, com fio 30. "Avançava" o coletor um pouco, para o sentido horário(bem pouco mesmo). Não se esqueça de descascar o fio que terá contato com o coletor, de duas voltas nele e um ponto de solda. Aproximava os imãs com uma fina folha latão, ou folha de flandres(de calha), pois aguentam bem o calor, ou trocava os imãs por mais novos e mais fortes.

Colocava um rolamento no lugar do mancal da caixinha, comprava carvões de prata e aumentava um pouco a pressão das molas. Para manter os fios bem firmes no induzido, colava com Araldite 24 horas de cura, mas com os atuais, acho que serão suficientes. "Amaciava o motor" como já recomendado aqui no Fórum. Não duravam mais que uma ou duas corridas, considerando 8 baterias de 5 minutos cada.

Balanceava escavando com uma broca a parte metálica do induzido, mas ai, se o motor estoura, praticamente perde o induzido. Então desgastava mais o Araldite mesmo, aplicando na colagem, uma camada mais grossa, com essa finalidade. Usava duas giletes paralelas e uma base perfeitamente horizontal em relação ao solo. Identificava o lado mais leve e os mais pesados, retirava o material até estarem todos iguais ao mais leve.Nada sofisticado, mas andavam bem. Espero haver ajudado. abraço! Bons rachas!!!!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 28 Abr 2017 18:32

Opa, naquela época (60) éramos pobres mesmo!!! kakakakaka
Torno de coletor para desovalizar o coletor: 1400!
Torno de pneus: 1000!
Balanceador de cubos: sei lá!
Balanceamento eletrônico de induzido: nem faço ideia pois quem tem o equipamento (computador, sensor, etc) é o Sá em Niterói (creio) Tem no You Tube.
É por isto que eu não ganho nada quando corro de bolha!!!
Qual é o motor a ser trabalhado?
Por exemplo RX42B o pessoal retira de 35 a 40 voltas para correr no analógico mas não sei a que rotação vai.
Estudei o RX42 e consegui chegar a 25k retirando quase a metade do enrolamento (só consultando a caderneta)
Estudei também o RK para conseguir um motor que rode no digital sem queimar o chip e fui até 22,5k em um motor de fábrica com 16k
O fio mais fino que consegui comprar sem ser em rolo foi o 33. Fios mais grossos é como o Roberto disse: roda muito mas a vida é curta. Para o pessoal que disputa mesmo isto nem é tão importante.
Hoje em dia temos muitos motores de forma que não sei até que ponto vale a pena mexer nos motores pois um FK de 50k custa 80 enquanto antigamente as nossas lesmas Estrela eram de 16k. Tinhamos que mexer nos motores senão os carros pareceriam karts no meio de F1.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 02 Mai 2017 15:27

OI FUSARO, GOSTEI DO "LESMAS" KKKKKK. ra o jeito de fazer como se podia. E a diversão era grande. Só fazíamos bolhas, com Pneus Riggens (laranja) e muito glub! Aqui tem a Beta eletrônica que vende fios de diversas espessuras por mt. Dá pra comprar quase tudo assim.
Abs a todos
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Fusaro » 02 Mai 2017 16:46

Bom saber sobre os fios. Onde compro o mais fino é o 33 porque senão eles não conseguem rebobinar sem romper o fio porque é feito em máquina.
Eu tenho 28, 29 e 30 mas é uma porrada de corrente e esquenta muito.
Na verdade não tenho feito isto e sim retirado um pouco de voltas dos motores de réplicas para aumentar o giro, porém no digital isto é perigoso porque o chip tem uma tolerância muito pequena em relação ao aumento da corrente.
Eu trabalhei com os RK, que são motores de carvão pequeno e baixa amperagem, e consegui levar até 22,5k sem colocar em risco o chip.
Para as pistas plásticas de réplicas isto já é demais porque o carro acelera muito e fica difícil controlar nas curvas de baixa.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 06 Jul 2017 08:51

No caso de motores mais fortes em pistas plasticas, adaptei aos aceleradores estrelinha originais um microrrutor para o freio, o que ajudou um pouco mais a melhorar a pilotagem. Ajustei melhor a lâmina de contato, onde ela permanece o tempo todo em contato, sem "levantar" durante o movimento de ida e vinda pelo gatilho. Coloquei uma mola (de caneta) tensora fraca(estiquei mais a mola) na base da lamina, furando perto do parafuso que serve de eixo. Pesou pouco e não provoca desgaste adicional à resistência, dando mais estabilidade no contato. Por ora é isso.
Abs e bons rachas a todos!!!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Roberto Pesserl » 06 Jul 2017 08:52

No caso de motores mais fortes em pistas plasticas, adaptei aos aceleradores estrelinha originais um microrrutor para o freio, o que ajudou um pouco mais a melhorar a pilotagem. Ajustei melhor a lâmina de contato, onde ela permanece o tempo todo em contato, sem "levantar" durante o movimento de ida e vinda pelo gatilho. Coloquei uma mola (de caneta) tensora fraca(estiquei mais a mola) na base da lamina, furando perto do parafuso que serve de eixo. Pesou pouco e não provoca desgaste adicional à resistência, dando mais estabilidade no contato. Por ora é isso.
Abs e bons rachas a todos!!!
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Voltar para Slot Bolha