Usando Fonte ATX (PC) para 8V , 12V e 18V

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Usando Fonte ATX (PC) para 8V , 12V e 18V

Mensagempor Piotto » 01 Mar 2016 13:43

Olá amigos,

Na minha eterna busca por baratear tudo, identifiquei uma possibilidade que pode ser interessante. Utilizar fonte ATX de PC para atingir voltagens variadas.
Simples, uma fonte ATX 12V 9A usada custa em torno de uns 15 reais. E com ela conseguimos separadamente 3,3V (fio laranja + Neutro) 5,5V (Fio Vermelho + Neutro) e 12V (Fio Amarelo + Neutro).
Mas suponhamos que quero uma tensão de 18V. se você unir o Fio vermelho e o Amarelo, a fonte entrará em curto. Então a saída é ter 2 fontes ligadas em série.

Basicamente nós vamos ligar o Fio Vermelho da fonte 1 no fio preto da fonte 2. Então o neutro da Fonte 2 dará entrada com 5,5V e o Amarelo dará saída com 17,5V.

Dái basta ligar o Neutro da fonte 1 + Amarelo da Fonte 2 e pronto. 17,5V.

Você pode fazer outras combinações e deixar alguns bornes preparados, assim muda a voltagem da pista de acordo com os carros ou pessoas que vão correr. No meu caso, deixei uma saída de 8,8V para crianças e uma de 17,5V para (Crianças maiores, vulgo adultos).

Abaixo o vídeo de um cara que achei no youtube explicando . Na primeira parte ele ensina como fazer a ligação para atingir a voltagem de saída que você busca. Depois ele ensina a fazer a ligação simples entre as fontes pra vc ligar todas com um fio só. No caso, ele usou 3 fontes pra chegar em 15V

https://www.youtube.com/watch?v=0GW95RBQJpc

Abraço
Piotto

Re: Usando Fonte ATX (PC) para 8V , 12V e 18V

Mensagempor Fusaro » 03 Mar 2016 20:28

Achei interessante isto e jamais acreditaria que funciona como se fossem pilhas...
Tem uma observação interessante nas discussões onde se diz que somente funciona se as fontes forem iguais.
Eu sempre somente pensei em 12V porque o autorama antigo funciona com 12V. Atualmente alguns funcionam com 14V
Tem um outro vídeo no qual o cara faz uma modificação na fonte para chegar a 13,8V 20A para carregar baterias e isto seria mais do que suficiente para tocar um autorama profissional sem precisar de baterias de carro e um carregador.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Roberto Pesserl » 10 Mar 2016 12:48

Fusaro escreveu:Achei interessante isto e jamais acreditaria que funciona como se fossem pilhas...
Tem uma observação interessante nas discussões onde se diz que somente funciona se as fontes forem iguais.
Eu sempre somente pensei em 12V porque o autorama antigo funciona com 12V. Atualmente alguns funcionam com 14V
Tem um outro vídeo no qual o cara faz uma modificação na fonte para chegar a 13,8V 20A para carregar baterias e isto seria mais do que suficiente para tocar um autorama profissional sem precisar de baterias de carro e um carregador.
Fusaro

Muiito interessante isso tudo. Vivendo e aprendendo.
Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Zkyzytuz » 21 Out 2018 12:00

Bem, desculpem meu desconhecimento total de elétrica :lol: , mas desenterrei o tópico pois o assunto é exatamente este.

- Todos os motores de autorama não seriam 12V? Ou estou errado? - Se forem todos 12V, qual seria a vantagem de usar voltagens diferentes? Imagino que voltagens menores deixem os carros mais lentos e mais adequados para crianças, correto? Mas voltagens maiores não estragariam os motores de 12V?

- Tô querendo comprar uma pista estrela mas está sem transformador. Em vez de procurar um velho transformador original de 30/40 anos atrás, eu então posso usar uma fonte de PC? Pois já li algo dizendo que algumas características destas fontes chaveadas não a tornavam ideais para autoramas (isso é verdade?)

- Considerando que alguns modelos de fonte Corsair de 430W fornecem até 38A em uma única linha 12V e outros 20A + 18A em duas linhas (poderia ligar em paralelo), esta potência seria adequada para dar conta de 2 carrinhos da Scalextric 1/32 ou similares? (pois não sei qual a amperagem que estes motores requerem, imagino que seja muito menos que isso)

Grato! ;)
Zkyzytuz

Mensagempor Fusaro » 02 Nov 2018 01:47

Na verdade os motores de corrente contínua rodam com a voltagem que você colocar neles.
É claro que, com uma voltagem maior o motor vai girar mais, vai esquentar mais e, eventualmente, derreter o isolamento do fio e torrar tudo.
Não sei como projetar o enrolamento de um motor de corrente contínua, mas para girar mais ou trocamos a bitola do fio para um mais grosso ou removemos uma parte do enrolamento.
Um fio mais grosso (ou menos fio) faz com que diminua a resistência equivalente do enrolamento permitindo uma corrente maior. Esta corrente maior vai fazer com que o rendimento do motor seja maior, consequentemente ele gire mais.
Um motor é desenvolvido pela fábrica com determinados parâmetros. No caso do SCX o motor RX42 foi projetado para rodar 16-17k, suficientes para uma pista caseira (retas pequenas e curvas fechadas) com efeito imã. Além disto este motor precisa ter uma corrente baixa para poder ser usado no digital que tem a restrição de corrente para não queimar o chip digitalizador.
Para os carros analógicos foi desenvolvido o motor RX42B que vai a 19k e para pistas maiores o motor PRO (21k) e 4H (25k)
Para correr em uma Blue King (pista com reta de 8m e que opera com bateria - 13,8V) o motor RX42B sofre redução de coisa de 30-40V no enrolamento de cada polo, o que deve elevar o giro para uns 35k. É claro que a vida útil do motor diminui mas o que vale é a disputa.
Os motores Falcon (50k) sugam coisa de 0,6A e são competitivos por umas 4 corridas enquanto que os motores de grupos (G12, por exemplo) precisam de torneamento do coletor após cada corrida e devem consumir coisa de 1A.
Daí se vê o que é uma competição e o que é uma diversão, já que um motor RX42 sem alteração vai funcionar por anos a fio.

O padrão Estrela é 12V, alguns fabricantes estrangeiros trabalham com 14V, pistas para crianças vêm com uma fonte variável para poder colocar 8 ou 9V e os carros não saírem da pista (o SCX digital também tem esta opção), as pistas de disputa mesmo trabalham com alimentação de baterias de caminhões, logo estão energizadas com 13,8V. É tudo uma questão do que se pretende com a pista e quanto se quer que o motor dure.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Zkyzytuz » 05 Nov 2018 21:05

Mas enfim, pode-se usar fonte de PC ou não? :?:
Zkyzytuz

Mensagempor Fusaro » 12 Nov 2018 14:41

Opa, não pensei que a pergunta fosse esta.
Eu não tenho pista analógica mas preparei uma fonte para isto.
Não vejo nenhum empecilho em usar a fonte de computador para fornecer energia para uma pista de autorama.
A fonte é estabilizada, de forma que mantém os 12V quando somente há um carro na pista, o que é bom.
Uma fonte de 200W, em princípio, fornece mais do que 10A enquanto que um carro de réplica precisa de menos que 0,5A na arrancada e 0,3A correndo no máximo, assim não vejo o menor problema em usar uma para tocar uma pista de autorama.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Zkyzytuz » 15 Nov 2018 20:16

Fusaro escreveu:Opa, não pensei que a pergunta fosse esta.
Eu não tenho pista analógica mas preparei uma fonte para isto.
Não vejo nenhum empecilho em usar a fonte de computador para fornecer energia para uma pista de autorama.
A fonte é estabilizada, de forma que mantém os 12V quando somente há um carro na pista, o que é bom.
Uma fonte de 200W, em princípio, fornece mais do que 10A enquanto que um carro de réplica precisa de menos que 0,5A na arrancada e 0,3A correndo no máximo, assim não vejo o menor problema em usar uma para tocar uma pista de autorama.
Fusaro

Que bom, foi mais ou menos o que eu pensei.

E aproveito para emendar outra dúvida: Minha pista tem cerca de 9m lineares, e em alguns pontos os carros ficam mais lentos, usando a fonte Estrela - tenho 3 delas, testei com todas e é a mesma coisa, ou seja, não é fonte com problema.

Inclusive testei a pista inteira com um multímetro e sempre dá em torno de 13,5V em qualquer ponto ou segmento. Então não é problema de voltagem ou mal contato.

O mais estranho é que em alguns segmentos - e isso só acontece em curvas - o carro fica mais lento de forma repentina: No segmento imediatamente anterior o motor gira forte, mas ao passar para o próximo segmento, de repente o motor gira muito mais fraco, ficando assim por vários segmentos até que de repente, fica forte de novo.

Claro que eu chequei os contatos entre os segmentos, limpei com limpa-contato, examinei, cheguei a substituir o segmento por outro e... nada! O problema continua. E não há nada de errado visualmente, não há ferrugem ou mal contato ou qq problema aparente. E como eu disse, mesmo nestes segmentos há 13,5V.

Já me disseram que pode ser pelo tamanho da pista, 9m, pode estar mantendo voltagem mas a corrente é insuficiente, mas o curioso é que esse problema começa relativamente perto do segmento de alimentação - cerca de 1,5m, o que deixa tudo mais misterioso ainda.

Enfim, o fato de acontecer só em curvas e ocorrer de forma abrupta entre um segmento e outro, sendo que NÃO há mal contato e mesmo substituindo aquele pedaço o problema continua, e ser relativamente próximo da alimentação, me deixou deveras confuso.

Mas sendo problema de corrente insuficiente, uma fonte de PC, que é capaz de fornecer 10A ou até bem mais que isso, solucionaria a questão?
Zkyzytuz

Voltar para Construção de Pistas e Cenários