Construindo minha pista SCXD

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Construindo minha pista SCXD

Mensagempor Fusaro » 30 Jun 2019 13:18

Olá,
Depois de dez anos mexendo e fornecendo SCXD finalmente tomei vergonha na cara e resolvi montar a minha pista.
Parece que tive de esperar o sistema nem ser mais fabricado, afinal tenho tanto material que poderei ficar brincando sossegado por uns 10 anos parando de vender.
Vou aproveitar o apartamento que ja enchi de materiais de slot e ferramentas e começar liberando a sala onde montarei a pista.
Se me recordo bem a sala tem 7,35 por 2,95. No lado curto perco 0,8 do lado da porta de entrada e 0,4 do outro lado onde é a janela, enquanto que no lado curto tenho uma parece cega onde perco 0,5 atras da pista e 0,8 na frente onde ficarão os 6 corredores. Os espaços em volta da pista são para os gandulas circularem.
Vamos às fotos preliminares do arranjo.
Anexos
P5060019.JPG
Esta foto foi tirada junto à porta de entrada mostrando a janela aos fundos.
P5060018.JPG
Esta foto voi tirada do lado da janela vendo as portas da cozinha à esquerda e da sala à direita. Do lado da porta ainda está a minha mesa de trabalho que agora é uma bagunça só (mas sempre o foi!)
Fusaro

Re: Construindo minha pista SCXD

Mensagempor Fusaro » 30 Jun 2019 13:33

Eh eh, esqueci-me que as fotos precisam ser colocadas na ordem inversa...
Para sustentar a pista vou usar uns cubos de metalon de 100x90x60 que fabriquei muito tempo atrás para serem usados nas obras e já estão servindo para colocar as minhas mesas de trabalho em cima. Vou precisar de sete deles dispostos na altura de 60.
O Carvalho me deu sobras de roxinho com o que farei as bases dos metalons e debaixo destas bases colocarei uma sobra de EVA de 20mm usada como tatame para evitar qualquer possibilidade de enferrujar e marcar o piso.
A ideia da pista se assemelha à do Carvalho, com duas pistas superpostas nos fundos permitindo retas de maior velocidade. Para este comprimento de reta penso que os carros parecerão lentos usando os motores RX42. Como os motores RX42B forçam mais os chips e, voltarei ao desenvolvimento dos motores RK42 que elevei o giro a 21k sem maiores riscos ao chip ou então acabaremos usando outros motores de. carvão pequeno (Slot.it) mesmo sabendo que eles possuem vida mais curta, afinal um motor custa menos do que um chip.
A próxima etapa de materiais será preparar as bases de madeira e EVA e mover para um quarto minha mesa-oficina.
Anexos
P5060020.JPG
Este é um dos cubos de metalon que usarei para suportar a pista. Serão seis ao total.
P5060021.JPG
Este é o traçado básico da pista que foi montado para se conhecer as dimensões e poder cortar o tablado com margem mínima de erro. Faltam as peças das retas superpostase ele está encurtado nas retas que devem ser aumentadas em umas 6 peças de retas de 360mm
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 01 Jul 2019 16:55

Fusaro escreveu:Olá,
Depois de dez anos mexendo e fornecendo SCXD finalmente tomei vergonha na cara e resolvi montar a minha pista.
Parece que tive de esperar o sistema nem ser mais fabricado, afinal tenho tanto material que poderei ficar brincando sossegado por uns 10 anos parando de vender.
Vou aproveitar o apartamento que ja enchi de materiais de slot e ferramentas e começar liberando a sala onde montarei a pista.
Se me recordo bem a sala tem 7,35 por 2,95. No lado curto perco 0,8 do lado da porta de entrada e 0,4 do outro lado onde é a janela, enquanto que no lado curto tenho uma parece cega onde perco 0,5 atras da pista e 0,8 na frente onde ficarão os 6 corredores. Os espaços em volta da pista são para os gandulas circularem.
Vamos às fotos preliminares do arranjo.

Daêêê FUSARO!!! Parabéns pela vergonha na cara!!!! KKKKKKKKK

Finalmente vamos ver uma PISTA sua aqui nesta seção CONSTRUÇÃO DE PISTAS E CENÁRIOS!!! Mandou bem!!!
De layout e material você está bem, obrigado!! O estoque de peças e material DIGITAL com certeza te ajuda em escolher um bom e seletivo CIRCUITO SCXD!!!
Agora vamos aguardar a montagem da pista elevada ( em cima dos cubos/estrutura de metalon).
Depois só será necessário você passar o endereço, para que os amigos possam comparecer (pelo menos algum dia!!!) para correr com você.
Mesmo não indo correr contigo, vai ser bom acompanhar a montagem da pista, e com certeza as AULAS que você dará para os interessados no assunto.
Parabéns mais uma vez, e vê se não abandona o TÓPICO!!! Muita gente, que era figurinha carimbada aqui no MUNDO SLOT CAR, depois de começar os TÓPICOS de suas pistas, acabaram abandonando os "filhos"!!!!
Abração MESTRE FUSARO!!!

André Knopp - galopp.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 03 Jul 2019 20:14

Grato André, vou que vou!!!
Agora estou esperando as bases de madeira para levantar a estrutura do chão e as primeiras 4 pranchas de 142x165 para compor o tablado.
Já abri o espaço removendo a minha mesa de trabalho que vai para outro canto.
Posto as fotos.
Anexos
P5080024.JPG
Desenvolvimento geral da pista imaginando pontos de recolocação já que não espero muitos colegar para correr aqui em Ubá, cidade pequena. O carro que sair da pista o piloto tem de ir lá para recolocar perdendo tempo. Desta forma terá de dirigir com mais cuidado, afinal não penso assim os meus carros serão mais bem tratados... kkk
P5090025.JPG
Primeiros três cubos dispostos na sala
Fusaro

Mensagempor Fusaro » 06 Jul 2019 20:19

Bem, agora com muito mais informações.
A ideia do tablado é a mostrada na foto já com o comprimento total disponível. Ainda não sei se diminuo uns 15cm para ficar mais confortável a circulação, e deverei chamar alguns amigos para discutir sobre isto.
Como a cidade é pequena não sei quantos amigos poderei viciar no hobby, assim não sei se terei pessoas suficientes para correr e para gandular. O ideal seriam 8, 10 ou 12 pessoas para formar duas baterias com equivalente quantidade de gandulas mas penso ser irreal. Assim, eu coloquei pontos de recolocação para os carros que saem da pista, de forma que o próprio corredor poderá ir recolocar o seu carro nas áreas de retorno sem que atrapalhem os outros corredores que estão disputando. Além da corrida fluir melhor Isto servirá de penalização para quem quer correr mais do que a pista permite.
Fusaro
Anexos
P5120035.JPG
Lay-out de pouco tempo atrás. Ainda falta um pequeno trecho na entrada da reta dos boxes que as peças estão na minha pista de testes, que ainda não posso desmontar.
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 09 Jul 2019 08:01

Daêêê MESTRE FUSARO!!!!!

Agoooraaaa simmm!!!!! A sua PISTA SCXD está tomando forma!!!!
Ainda vou até UBÁ só para te conhecer pessoalmente e, agora, correr contigo!!!!!!!
Ainda pensei em comprar um SCX DIGITAL, mas para correr contigo não irei precisar!!!! Eu pelo menos sou muito cuidadoso com os carros, e achei muito interessante uma "REGRA" que um parceiro de São Paulo, o GILBERTO SPIRIM me disse que eles usam na pista da casa dele - "NÃO TEM GANDULAGEM, E O PILOTO É QUE DEVE IR RECOLOCAR O SEU CARRO NA PISTA", ele me explicou que assim os PILOTOS não forçam acima dos limites, pois serão auto-penalizados pelos excessos da pilotagem.
Gostei da ideia pois senão tem PILOTO que não está nem aí e força muito provocando acidentes e escapadas a todo momento!!! Todos ficam mais cuidadosos e a corrida, apesar de ficar um pouco mais lenta, fica mais consistente.
Eu pretendo usar essa regra, principalmente se não houver gente suficiente para ficar na gandulagem.
Vou continuar acompanhando a montagem e finalização de sua PISTA SCXD!!!
Abração,

André Knopp -galopp
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 09 Jul 2019 08:34

Bom dia,
Se você forçar a vista vai encontrar pontos de recolocação dos carros na pista sem que atrapalhem quem ainda está correndo. Aquele que sair terá de ir até o seu carro, colocá-lo nos pontos pré-estabelecidos e voltar para continuar correndo.
Quem sair perderá coisa de meia volta e nem atrapalhará muitos os outros.
Serão coisa de 7 ou 8 pontos de recolocação, antes das curvas, assim quem sair na curva tem de voltar um pouco para trás para o ponto de reentrada
Fusaro
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 10 Jul 2019 18:39

Fusaro escreveu:Bom dia,
Se você forçar a vista vai encontrar pontos de recolocação dos carros na pista sem que atrapalhem quem ainda está correndo. Aquele que sair terá de ir até o seu carro, colocá-lo nos pontos pré-estabelecidos e voltar para continuar correndo.
Quem sair perderá coisa de meia volta e nem atrapalhará muitos os outros.
Serão coisa de 7 ou 8 pontos de recolocação, antes das curvas, assim quem sair na curva tem de voltar um pouco para trás para o ponto de reentrada
Fusaro

MESTRE FUSARO!!! OU "FUSAROSAN!!"

Pois é, no seu caso, com uma REGRA semelhante a usada pelo GILBERTO SPIRIM na pista dele, fica até melhor, pois além de dispensar a "gandulagem" ainda permite que os "acidentados" não atrapalhem o fluxo de quem continua correndo!!!
Muito legal estes "pontos de recolocação"!
Abração MESTRE FUSARO, e bora trabalhar na SUA PISTA SCXD!!!

André Knopp - galopp
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 10 Jul 2019 21:08

Hoje consegui montar os pés e as placas para ficarem embaixo destes, com EVA de 20mm para fazer um piso "macio".
Usei placas de 90x90 com EVA das mesmas dimensões. em cima vai o pé de 180mm e outra placa de 9x20 para unir o par de cubos de metalon.
A foto a seguir mostra os 14 pares de pés feitos.
Agora é hora de desmontar a pista e montar toda a estrutura sobre os pés, o que vai dar um trabalho grande para o fim de semana.
Anexos
P5160036.JPG
Conjuntos de bases e pés para unirem os cubos de metalon e formarem uma base continua reforçada para sustentar a pista e ser desmontável.
Fusaro

Mensagempor GALOPP » 12 Jul 2019 11:47

Fusaro escreveu:Hoje consegui montar os pés e as placas para ficarem embaixo destes, com EVA de 20mm para fazer um piso "macio".
Usei placas de 90x90 com EVA das mesmas dimensões. em cima vai o pé de 180mm e outra placa de 9x20 para unir o par de cubos de metalon.
A foto a seguir mostra os 14 pares de pés feitos.
Agora é hora de desmontar a pista e montar toda a estrutura sobre os pés, o que vai dar um trabalho grande para o fim de semana.

Daêêê Mestre FUSARO!!!

Parabéns pela Qualidade e Capricho nos detalhes da montagem de sua PISTA SCXD!!!
Acredito que todos os seus "discípulos", inclusive eu afinal você é MESTRE, estão acompanhando o seu PROJETO!!!
Abraços,

André Knopp - galopp.
Imagem
Imagem
GALOPP

Mensagempor Fusaro » 12 Jul 2019 22:27

Sai dessa, aqui é só gambiarra.
Amanhã vou comprar parafusos para instalar os pés e depois esperar dois auxiliares para virar a estrutura novamente.
Hoje dei sorte que apareceram dois amigos e me ajudaram, afinal as pernas têm seis metros de comprimento e somente é possível virá-la com três pessoas.
Mas até que está indo bem, se der carto peço ajuda novamente amanhá ou domingo e a colocamos na posição.
Depois serão seis placas de compensado embaixo para poder usar a mesa como depósito e firmá-la mais ainda no chão. Desta forma poderei esvaziar o resto da sala, que ainda tem todo o meu estoque de pistas SCX e Estrela, uma cadeira (que nem sei como entrou) e uma caixa de som enorme que meu filho vive pedindo doação... kkk
Hoje vi umas sucatas de motos que deu até vontade de pedir para limpar e pregar nas parede. Iria ficar bacana mas poderia encher demais desviando a atenção para o que realmente importa.
Terei novas fotos amanhã quando aparafusar os pés na estrutura.
Fusaro

Mensagempor Fusaro » 14 Jul 2019 11:10

Taboleiro da pista sendo montado com a infraestrutura na posição correta.
Coloquei calços de EVA debaixo de cada pé (são 14 deles) para amortecer o barulho no vizinho.
Agora a parte de baixo será usada como depósito de pistas Estrela e SCX além das caixas que uso para mandar as coisas que vendo.
Vou caminhando...
Anexos
P5160036.JPG
Pés e bases com EVA
P5190037.JPG
Taboleiro ajustado
P5190038.JPG
Pista montada com as prateleiras
P5190039.JPG
Pistas Estrela para montar um circuito analógico
P5190040.JPG
Pistsa SCX sobrando
Fusaro

Mensagempor Fusaro » 16 Jul 2019 19:51

Bem, foto não tenho mas coloquei feltro verde por cima e depois um plástico amarelo (mais resistente do que o preto) para manter tudo sem poeira.
Como vou viajar fica em compasso de espera até a volta.
A próxima etapa será aparafusar (ou colar) uma borda por debaixo das placas da mesa para regularizar os encontros das placas e fazer uma região mais espessa de forma a se poder aparafusar a fita de borda.
Fusaro
Fusaro

Voltar para Construção de Pistas e Cenários