Fonte para Autorama Estrela

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Re: Fonte para Autorama Estrela

Mensagempor Fusaro » 24 Fev 2014 10:09

Opa, pneus de silicone são caros, se bem que os de borracha também o estão.
Para falar a verdade tudo está. Eu comprei uns do AutoramaBrasil há muito tempo, de espuma, e não foi barato não.
Nem os de borracha o Jimm tem mais. Os que ele vendo como PRO são muito finos, para carros baixos mesmo. O carro deve colar na pista.

Tenho experiência nisto não, estou chutando! Nas plataformas de petróleo eles passam tinta no piso e mandam areia, mas é só para a gente andar mesmo, fica um melequê só mas o que vale é a segurança.

Fusaro
Fusaro

Mensagempor Fabiano Marangon » 24 Fev 2014 11:51

Eu deixaria a superfície da pista lisa já que a cordoalha vai ser magnética...o desgaste dos pneus será bem menor além de dar mais emoção na corrida... ;)

Abs,
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Narciso » 24 Fev 2014 14:16

Temos que analisar o custo benefício, já que os pneus estão caros, e a pista com areia vai "comer" mais borracha, acho que o mais interessante seria manter o comentário do Fabiano, com a pista lisa ou, quem sabe, achar uma tinta no mercado que não seja tão lisa para dar mais aderência aos pneus !!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista
Narciso

Mensagempor Fabiano Marangon » 24 Fev 2014 14:32

Liso com liso gruda...kkkkkkkkkkkkkkkk
Imagem
Fabiano Marangon

Mensagempor Narciso » 24 Fev 2014 15:05

Gruda tanto que sai "borrachinha" no final !!! kkkkkkkk .......
Mas, voltando ao assunto, já pensaram em pintura melamínica ??
Esse tipo de pintura não é lisa como uma fórmica e nem rugosa como areia !! É exatamente o meio termo.
Nos bons tempos do TCR, eu usava garrote ! Lembrando ainda do TCR, a pintura melamínica, tem a textura parecida com a pista do TCR.
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista
Narciso

Mensagempor Bravo_rj » 13 Jun 2014 23:21

Imagem

Boa noite, amigos.
Como vinha falando com o Fusaro, estou finalizando o meu projeto de um controle remoto sem fio e sem partes mecânicas para pista de autorama, mas uma informação importante (diria fundamental) é saber se todas as pistas obedecem esse esquema de ligação. O negativo é sempre ligado direto na trilha ? Essas pistas são chamadas "polaridade negativa", é isso ?

Um abraço a todos

Bravo
Bravo_rj

Mensagempor Fusaro » 13 Jun 2014 23:55

Olá
Vamos deixar outras opiniões aparecerem também.
Eu creio ser mais racional este tipo de ligação: o negativo vai na pista e o positivo vai no controlador.
A razão principal seria a manutenção da pista descarregada quando nenhum carro está circulando.
Com a pista carregada podem haver eventuais curto-circuitos.
Existem países, porém, que a ligação é feita ao contrário e, se não me engano, alguns controladores Parma permitem a inversão.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor dprgyn » 25 Mai 2015 22:49

Pessoal, boa noite. Sou novo aqui e preciso de ajuda. Acredito que seja simples. Tenho duas pistas do autorama estrela e quando ligo as duas em determinado ponto da pista os carrinhos ficam muito lentos. Pergunto:
a. Basta utilizar uma outra fonte?
b. Qual a sugestão de fonte (especificação)?
c. Encontro para comprar pronta?

Muito obrigado.
Daniel
dprgyn

Mensagempor Fusaro » 26 Mai 2015 01:33

Olá Daniel
Seu problema não deve ser de fonte. Imagina o seguinte: A energia é gerada em Itaipu e vem por fios em linhas de transmissão até São Paulo, Rio e Minas. São 2000km e vem fácil. o cabo de telégrafo ia dos EUA para a Europa atravessando o Atlântico.
O problema está na pista. A estrela usa uma chapinha de metal para fazer os contatos entre dois trilhos adjacentes. Se tudo não estiver funcionando muito bem vai tenho perda de energia.
Eu tenho uma pista digital SCX, nesta pista os trilhos estão sempre energizados em 18V então eu coloco um carro, acendo as luzes e vou empurrando o carro pela pista toda para ver se a luz continua acesa. Onde apaga está o mal contato.
Sendo analógica, você pode conectar os terminais de um multímetro a uma guia, colocar um elástico no gatilho do controlador e ir empurrando a guia pelo trilho observando a leitura do multímetro. Tem de ir dando 12V o tempo todo. Caso a voltagem diminua ou caia a zero, você tem mal contato neste ponto então é só limpar os contatos nas conexões.
Se tiver dúvida pergunte e vamos esclarecendo.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor Luciano » 04 Set 2019 11:03

DOUG.SLOT escreveu:CERTO MEU CAMARADA ABAIXO O ESQUEMA :D :D :D :D

TRANQUILO :?: :?: :?: :?:

QUALQUER DUVIDA FIQUE A VONTADE .

Doug.slot .. amigo,, entrei esses dias no mundo slot e estou trabalhando em uma pequena pista teste. Bom, vi os dois esquemas que vc postou aqui e estou com a seguinte dúvida: CONSIDERANDO UMA ÚNICA FENDA PARA FICAR MAIS FÁCIL: em um dos esquemas que mostra o desenho do controle observo que o fio negativo da fonte vai direto para uma guia da fenda e o fio positivo da fonte vai para o controle, onde após a resistência vai sair direto para a outra guia da fenda (ou seja, tem 02 fios no controle)OK ..... ... JÁ NO OUTRO ESQUEMA, que mostra a pinagem do controle, observei 03 fios: um fio negativo indo para a pista e tbm para um dos pinos do controle; um fio positivo indo para outro pino do controle e um terceiro fio que seria a saída após a resistência fechando o circuito ligando a outra guia da fenda. Então fiquei na seguinte dúvida,,, PQ NO PRIMEIRO ESQUEMA NÃO ENTRA NEGATIVO NO CONTROLE? SÓ NO SEGUNDO ESQUEMA QUE ENTRA O NEGATIVO NA PINAGEM? Meu irmão, desculpe a perturbação, mas vi sua extrema boa vontade na orientação, então espero que tenha entendido minha dúvida e que possa tbm me orientar..grande abraço!!
Luciano

Mensagempor Fusaro » 04 Set 2019 16:34

Uhmm, discussão legal! Vejamos o pouco que sei com o muito que os outros sabem porque também não tenho o conceito bem sedimentado desta coisa.

Os autoramas mais simples possuem dois fios mesmo: o negativo para a pista e o positivo para o controle que, passando pela resistência, regula a voltagem no motor.
Esta instalação é chamada NEGATIVA (por favor me corrijam se eu estiver errado) pois existe uma que manda o positivo para a pista.

A ligação a três fios inclui o "freio" do carro, e eu demorei muito para entender o que acontece, se é que entendi.
Eu vi o pessoal medindo o "freio" do motor Falcon em uma pista Blue King mas nem consegui compreender bem. Quando o carro está correndo e você tira o dedo do acelerador, a inércia continua girando o motor e, neste caso ele funciona como um gerador freando o movimento. Esta energia gerada era que eles estavam medindo e, quanto maior a energia gerada mais o carro é impedido de correr, isto é, maior é o freio dinâmico.
Para isto entendo que esta energia tem de ser absorvida em algum lugar (por favor me ajudem)

Na ligação do acelerador, com o gatilho sem estar pressionado, o positivo encosta em um topador que manda a voltagem total para o terceiro fio, fio vermelho do freio, e vai para a pista e aí é que acaba o meu conhecimento. Às vezes esta voltagem é tão alta que se coloca um potenciômetro no acelerador para controlar a quantidade de energia manada para que o carro não pare rápido demais.

Agora espero a ajuda de outros e vou procurar o esquema de ligação da pista para entender mais.
Fusaro
Fusaro

Anterior

Voltar para Construção de Pistas e Cenários