Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários
guto3sd
Contato:

Re: Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Mensagem por guto3sd »

Olá Corredores...

OBS: Para entender melhor, veja a postagem que coloquei na página anterior...

Aí está o cabo que falei pra vocês...
Imagem
Vejam as ligações, são rudimentares mas funcionaram...Tirei da minha pista em casa para usar no projeto...Eu adquiri um contador Carrera...
E essa outra foto, é a fonte que pretendo usar para alimentar a pista e a iluminação geral, postes e box....
Alguém pode me falar se funciona??
Imagem

Abraço a todos e...
Boas Corridas....
Guto Guedes
Designer 3D Rio Preto _SP
www.facebook.com/3D3sdesign
Imagem

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá pessoal do Carnaval "Agora tô macho..."
Não consigo ficar sem procurar uma Lan House... kakakaka

Quando vi o preço da tinta 900ml a infância me veio à memória.
Quando pequeno as ruas da minha cidade tinham muita terra e uma coisa que fazíamos era ficar correndo o meio fio com um imã para catar limalhas de ferro. Creio que em cada metro colhíamos umas 2 gramas de limalha. Assim, em 50 metros conseguiríamos 1kg. Já pensaram espargir a limalha e depois uma tinta? Ficaria com uma pequena rugosidade e com aplicação de ferro! Ainda dá para dar R$10 para o craqueado da rua fazer o trabalho para a gente, afinal eu com 60 anos passando imã pelo meio fio à fora... vai dar internação no momento que explicar à puliça o que estou fazendo!

Estou vendo muitas ideias interessantes surgindo aqui e nem estou conseguindo acompanhar. Daqui à pouco alguém vai ter de fazer um resumo.

A primeira pista de madeira que fiz foi com duratex 3,2mm e ficou ruim porque tinha de pregar sarrafos por baixo para enrigecer o conjunto. Muito trabalho. O emprego de compensado ou aglomerado também complica por causa das rebarbas da madeira, daí a necessidade de lixar todo o trilho. O MDF facilita muito este trabalho porque as partículas de madeira são muito finas e nem sei se será necessário lixar posteriormente. Se fosse possível a aplicação de uma película de cola seria sensacional. Pretendo fazer a minha, futuramente com este material.

Existe um outro material que encontro nas portas de banheiro das plataformas que parece uma fórmica grossa, mas tem somente 9mm de espessura e deve custar uma baba. Este material não tem influência da água, tanto que é empregado em ambientes de banheiro, e o corte sai perfeito, dependendo, é claro, da qualidade da serra. Não sei o nome nem quem fabrica, mas fico pensando na Duratex e na Eucatex, que fazem também os formicados. É pesado porque é basante denso.

Apesar de longe de casa continuo atento.
Abraços a todos e aproveitem o Carnaval... cada um à sua maneira.
Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Guto e Fusaro ... boas idéias !!!
Guto, gostei da adaptação do usb para a porta paralela, pois estava exatamente procurando isso para colocar a telemetria em um notebook !! Exatamente para se colocar o sistema e ser mais fácil de locomover, caso haja necessidade de se levar o note para outro local !
Fusaro, a limanha de ferro, provavelmente com a tinta, vai dar o "efeito solo", onde o neodímio seria atraído pelo ferro, uma camada boa, onde eu colocaria apenas nas curvas ! Sessentão é ??? (rs) ... a questão é baixar toda hora para catar as limalhas de ferro e, no final, haja coluna meu amigo !!!!
Pelo jeito, feriado de Carnaval que nada, é MUNDOSLOT na cabeça !!! kkkkkk
Senhores, o vício do slot é fantástico !!!
Boas corridas !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Altair Silveira

Mensagem por Altair Silveira »

Narciso escreveu:Bom dia slotistas !!!
Muito carnaval por aí Guto ??? Ou muito trabalho ?
Carnaval já pulei e muito !!!! Mas, hoje, os joelhos não permitem muita estrepolia !!!
Amanheceu com chuva aqui e, como não sou de ficar parado, já vou providenciar o primer, que ainda tenho aqui da reforma do Fusquinha, para passar nos 30 cm de rebaixo que fiz, analisar como vai ficar a aderência no mdf e, quem sabe, brincar com um carrinho estrela que tenho aqui !!
Pena Altair, você não dispor de facilidade para fabricar a pista em mdf mas, já pensou na possibilidade de fazer sua pista com figuras, bonecos e box ?
Tenho certeza que seus filhos vão te ajudar nessa nova empreitada !!! hehehehe
Altair, como foi que você fez o sistema de telemetria da pista: software na porta paralela ou outro sistema ?
Forte abraço e bom feriadão a todos !!!

Olá Narciso!
Apesar da dificuldade, trabalho no Rio de Janeiro e teria possibilidade de conseguir o MDF. A opção pelo compensado foi em virtude do preço, facilidade de trabalhar, além de outros fatores citados anteriormente. Eu passei cola em todos os recortes e reforcei onde poderia apresentar problemas. Sinceramente, achei o resultado final muito bom e não vejo razão para partir para MDF, a não ser o acabamento!
O sistema de telemetria usado é o Lap Time 2000, cabo Lpt1, sensores ldr, lâmpadas led e um velho micro com XP. Pensei em usar o adaptador USB mas encontrei várias pessoas dizendo que não funcionava; além de indicação que o software só rodava em XP.
O Breninho, 7 anos é o meu único filho. Montei uma ferrovia Frateschi, escala HO mas pretendo deixar a incrementação da maquete para ele, rsss. Na pista do autorama pretendo apenas incrementar o acabamento com pintura e propagandas, pois o que gosto mesmo é de competir já que não tenho paciência para o modelismo! Agora reconheço e admiro o trabalho de quem gosta de incrementar as maquetes e sempre que vou a Gramado visito o Mini Mundo!!!
Ainda não tive tempo de me inteirar dos outros tópicos aqui no forum, então pergunto aqui qual o sistema de telemetria mais usado pelos demais participantes?
Aos interessados em pista magnética, já pensaram em usar a manta magnética adesiva, seria possível recobrir todas as curvas, principalmente quem pensa em usar a fita de cobre. O material é emborrachado e aceita tinta, acho que valeria um teste. Vejam o link: http://www.tudoparafoto.com.br/manta-ma ... -adesivada

Um abraço
Altair - Magé/RJ

Narciso

Mensagem por Narciso »

Boa tarde Altair.
Essa manta adesivada tá mais para ímã de geladeira !!!! rs ....
O pouco que sei de telemetria é que o software necessita de um processador Pentium IV, ou superior, para funcionar e, achei meio complicado usar a porta paralela !!
Perguntei sobre o sistema, porque pretendo fazer como o Guto e usar um notebook para a telemetria, sendo que vi vários notes baratos no Mercado Livre para venda com tela acima de 15", e que achei super simples a conexão para o software !!
Mas, o resultado é o que importa e sua pista, mais uma vez, está excelente, pronta para bons pegas com teu filho !! hehehehe ....
Converse com o pessoal mais experiente aqui, sobre a manta magnética e, certamente, será um bom tópico para discussão !!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Ingo

Mensagem por Ingo »

Boa noite Altair, estou nessa empreitada de fazer a pista em madeira também, mas apenas parte dela, a outra parte com peças de plástico da Ninco. Ví seu vídeo no Youtube e acho que você acabou com a minha duvida entre usar cordoalha ou fita de cobre. A colocação da fita de cobre me pareceu bem mais simples e acho que vai ser mais barata!!! Você poderia repassar qual fita você usou, marca e fornecedor???
Abraço e boas provas!!!
Ingo Kronemberger

Narciso

Mensagem por Narciso »

Senhores Bom Dia !!
Pesquisando sobre o que o Fusaro comentou, sobre limalha de ferro com tinta, para fazer o efeito solo, sem cordoalha magnética, verifiquei que vai ficar um solo meio "off-road" e, vem a pergunta:
Qual a altura, ou distãncia, do chassi do carro, para a pista ?
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Alô pessoal, de volta ao Crocobeach!

ô Narciso, eu não vou me abaixar não pois não posso mesmo. Vou amarrar os imãs de HD em uma cordinha e puxar. Se alguém me parar e perguntar algo digo que estou passeando com a cadelinha.

Sobre a altura dos carros em relação À pista, os SCX possuem altura entre 2 e 3mm, mas os imãs são ajutáveis e podem ser abaixados.

Em relação à isto, li em algum lugar que a influência do imã altera a velocidade de consumo do combustível, e sem imã o carro daria mais voltas sem a necessidade de reabastecer. Ainda não pude testar isto mas o manual diz clatamente que apertar mais o gatilho gasta mais combustível e que quando o carro está reabastecido estaria mais pesado e também gastaria mais. Eu sei que os Nascar gastam mais do que os GT e estes mais do que os Audi R10 e Peugeot 908 e não consegui identificar o porque.

Imagino que a limalha na pista cause um efeito de rugosidade, mas não me lembro mais da gramatura desta. Quando voltar a MG vou coletar um pouco para ver. Pode parecer grande na hora ca coleta mas é porque está toda grudada uma à outra pela ação do imã. Também pode ser peneirada como uma areia. Vou pesquisar mais.

Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Nada como a experiência hein Fusaro !!! kkkkkkkkkkkkk ....
Então, posso considerar a altura de uma régua escolar, de 30 cm, como referência/padrão, para fazer essa rugosidade na pista !!
Eu fiz uma reta de uns 30cm, com o rebaixo para a cordoalha e a guia; vou fazer o teste tanto com a limalha, como com a tinta e areia neste mostruário.
Detalhe: apenas nas curvas, no autorama final, que irei colocar essa mistura !!!
Boas dicas !!!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Narciso

Mensagem por Narciso »

Outra boa opção, é usar a cola branca, Cascorez, diluída com água, com areia, e passar na pista .... e evitar longas derrapagens !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Só não pode depois passar pano úmido que dissolve a cola branca.

Narciso

Mensagem por Narciso »

Nem havia pensado em pano úmido, para a limpeza da pista pois, ainda do tempo do desenho na prancheta, restou-me uma "vassourinha", chamada "juba", para se fazer a limpeza do espaço para trabalho e colocação do papel vegetal !!
Uma boa vassoura de pelos, faria a limpeza perfeitamente ou, quem sabe, um aspirador para a limpeza das fendas !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

KKKKKKKK vassourinha para retirar restos de borracha, benzina para limpar traços de lápis, gilette blue blade para raspar nankim (aço inox não serve!)... agora estou entendendo o que quer dizer como desenhista projetista.

Quando chegou o CAD eu me arrepiei pois acabou o olhar geral do desenho, a visualização do conjunto, o momento de reflexão enquanto o nankim seca. Era muito gostoso desenhar, quase uma terapia. Os olhos não ficavam brilhando na tela e não cansava. Que saudades!!

... e eu ainda usei tira-linhas...

Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Só não usei o tira-linhas .. mas sou da época do nankim no dedo ou a benzina para limpar o vegetal !!!
E não tenho saudades daquela época .. língua suja de nankim para limpar as penas mais finas .1 e .2, principalmente !!! rs ...
Eu diria que o tempo de execução, entre um modo e outro, é o que fez um se sobressair e o outro, se apagar !!!! Tenho dois colegas de trabalho da época do tira-linhas ....
E o CAD, de fato, revolucionou, já que no nankim levava dias para se concluir um projeto e, no CAD, horas se conclui um projeto !!!
Mas, experiência é fundamental em tudo e aprendi muito com eles ....
Isso, certamente, é um fato !!!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Altair Silveira

Mensagem por Altair Silveira »

Ingo escreveu:Boa noite Altair, estou nessa empreitada de fazer a pista em madeira também, mas apenas parte dela, a outra parte com peças de plástico da Ninco. Ví seu vídeo no Youtube e acho que você acabou com a minha duvida entre usar cordoalha ou fita de cobre. A colocação da fita de cobre me pareceu bem mais simples e acho que vai ser mais barata!!! Você poderia repassar qual fita você usou, marca e fornecedor???
Abraço e boas provas!!!
Olá Ingo!

Inicialmente eu comprei sete rolos da fita com um fornecedor aqui do Rio de Janeiro, pelo Mercado Livre, cada rolo por R$35,89. Ele não negocia mais o produto.
Posteriormente comprei mais alguns rolos no seguinte link: http://www.usinainfo.com.br/p/4946/fita ... -5mm-x-30m
No momento parece estar em falta, todavia, se inscreva para ser avisado quando eles receberem o produto novamente! Na última compra foi assim que eu procedi. Cada rolo saiu a R$25,90.

Espero ter ajudado,
um abraço!

Altair

Responder