Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários
Construtor

Re: Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Mensagem por Construtor »

wesley190 escreveu:Ola construtor! bem vamos la, tentei fazer um esboço das medidas necessárias para construção de peças para pista na escala 1:32, que é a escala que tenho uma pista...espero que possa ser útil para vc as informaçoes.

- tomado como base a reta Ninco standart de 40 cm de comprimento, mas o comprimento nao importa p vc ja que vc não ira fazer peças pequenas de retas néh?!
- A curva voce deverá seguir as mesmas distancias, de raio, da extremidade da pista até o centro da calha. Essa é a medida que levará em conta para fazer suas curvas pois vc é livre para desenhar qualquer curva desde que siga a distancia minima.
- o acostamento tb padrão ninco 1:32
- coloquei os carros na reta para medir a distancia entre eles na pista, MAS ISSO NÃO SERÁ NEM IMPORTANTE DESDE QUE SIGA A MEDIDA QUE DEVE FICAR A CALHA EM RELAÇÃO A EXTREMIDADE DA PISTA, no final os slot ficarão com os mesmos 3cm de distancia de um pro outro.

Imagem
Imagem
Imagem

valeu wesley190 essa foto dos carros na pista me ajudou muito, da uma boa ideia da distancia entre os carros. vou faser com 9cm mesmo.

O desenho nao foi dos melhores mas foi o que pude fazer...
AS MEDIDAS:
- ACOSTAMENTO : 5 CM
- DISTANCIA ENTRE O CENTRO DA CALHA ATÉ A EXTREMIDADE ( da lateral da pista até o centro da calha ) : 4,5 cm
- DISTANCIA ENTRE AS DUAS CALHAS, DO CENTRO DE UMA CALHA ATÉ O CENTRO DA OUTRA : 9,0 cm
- PROFUNDIDADE DA CALHA : 60 mm
- LARGURA DA PISTA : 18 cm
- LARGURA DA CALHA : 0,5 cm
- LARGURA DOS TRILHOS : 0,5 cada trilho. Mas no seu caso utililizará cordoalha.

Sobre onde vende cordoalha eu so vi dela no mercado livre pois como é aqui no brasil fica mais facil comprar...Na verdade voce também pode usar fita de cobre, mas me parece que ela não é iamantada...confirme depois isso.
bom, é isso espero ter ajudado em algo e mais duvidas é so perguntar que a galera tá aqui para isso.
sobre 1:24 nao tenho medidas...
Eu sugiro fazer na escala 1:32 que a escala mais utilizada pelo pessoal, e inclusive as pista ai afora, no brasil, são 1:32.

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Sobre essas misturas que sao feitas com cola para colocar na pista para dar rugosidade, eu nunca vi uma assim ainda... será que fica legal? por que tem que ser algo bem uniforme né? pois se nao ficar bem uniforme, o carro pode vir a ficar tipo quicando na pista... nao pode ser nada grotesco tb senao haja pneus :mrgreen:
guto dp fala como foi a reaçao dos carros nessa ai que vc fez! Eu vejo a ideia da tinta magnetica como melhor opção, ate mesmo devido ao acabamento que fica no final !
Wesley Reis/ DF

SlotRock

Mensagem por SlotRock »

Construtor escreveu:Dificil ter uma resposta clara aqui. Vou sair para andar de bicicleta e quando voltar vejo o que aconteceu.
Construtor, não sei se vc percebeu, mas as pessoas participam deste Forum para fazer o hobby se desenvolver e crescer, sendo que um dos principais intuitos aqui é ajudar aos outros, principalmente iniciantes.

Aqui, todos os usuários frequentes são educados e se respeitam mutuamente e assim continuará sendo.
Imagem

Construtor

Ola pessoal, queria saber se a fenda tem que ter 6mm de profundidade mesmo e pq tão profunda? Escala 1/32. Obrigado.

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Construtor escreveu:Ola pessoal, queria saber se a fenda tem que ter 6mm de profundidade mesmo e pq tão profunda? Escala 1/32. Obrigado.
Construtor se nao me falhe a memória, nao to lembrado, a fenda ninco é a mais funda dessas marcas scx, scarletrix, carrera... se eu tiver errado alguem me corrija !!! então , a da ninco é 6mm... Acho que 6 seria uma boa profundidade sim !! o motivo é que com uma guia maior o carro tende a segurar tb mais na pista, nas curvas.
Wesley Reis/ DF

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Eu ao sei se é a da ninco ou SCX...estou com duvidas, sobre ter lido a respeito...daqui a pouco alguem confirmará a medida da fenda da pista scx....
Wesley Reis/ DF

Construtor

valeu wesley190, tenho um amigo que tem um mosler nsr amanha vou pedir para ele medir com o paquimetro para me dar a medida do guia e da fenda do suporte em que o carro vem preso , não sei mas me parece que o guia dos carros csx são maiores, alguem me confirma ai.

Obrigado ate mais.

MigCwb

Mensagem por MigCwb »

A fenda da pista Carrera, tem 7 mm de profundidade, acabei de medir com um paquimetro.

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Peço desculpas construtor... acho que a falta de atençao foi desastrosa comigo , A FENDA NINCO TEM 6MM SIM E NÃO 4 COMO DIGITEI...PEÇO DESCULPA PELA CONFUSÃO...É MUITA COISA AS VEZES, E HAJA CONCENTRAÇÃO :D . Então, não seria exagero A FENDA COM 6MM AMIGO, PODE FAZER TRANQUILO. Na hora de ler sua pergunta fiquei na cabeça achando que a ninco era com 4mm...Nem sei da onde tirei esses 4 mm :mrgreen:
vou editar la em cima para nao haver confusão.
Wesley Reis/ DF

wesley190

Mensagem por wesley190 »

Pronto o mig ja confirmou ai, a carrera é mais funda e tem 7mm...valew mig. obg
boas provas
Wesley Reis/ DF

Construtor

Valeu pelas respostas pessoal.
O nsr tem 6mm. tanto o slot como o guia. Mas ate rodaria em um slot com 5mm por causa da cordoala do guia.
Vou pensar. nao sei se faço com 6, 7 ou 8 mm, visto que quero usar mdf de 15mm, assim acho que 8mm no slot deixaria a pista fragil. É... vou pensar mesmo, depois a gente ve.

Ate mais.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá pessoal
Este tópico está muito interessante.
Na década de 70 eu morava no Rio e comprei cordoalha trançada em rolo para fazer uma pista de madeira de quatro carros.
Esta cordoalha (que tenho até hoje em um rolo) era estanhada e, com o tempo, foi ficando preta.
Eu usei cola de sapateiro para a sua fixação.
Gostei da ideia de retirar a cordoalha dos fios de TV, ela é mais fina e pode prescindir do rebaixo. Vou achar um pedaço de fio e verificar.
Outro dia fiquei em dúvida pois aparecem por aí pistas Estrela imantadas ou não imantadas. Testei as minhas e todas parecem imantadas e imagino que, para não ser imantada teria de ser de cobre cromado, o que é muito caro. Penso que todas sejam de aço cromado.
De qualquer forma enfiei debaixo do contato uma vara de solda de aço de 2mm e a aderência do carro aumentou.
Para fazer uma pista de MDF com fita de cobre e uso dos imãs, penso em fazer rasgos no MDF debaixo da fita e instalar estas varetas.
Eu comprei dois rolos de fita de cobre e não sei quanto tempo ela pode durar com o atrito dos contatos pois a capa de cobre é muito fina. Só experimentando.
Não imagino o trabalho da tupia difícil, mas cuidado com a ferramente pois é muito potente e perigosa. Nas fábricas, a tupia e o desempeno são as que mais causam acidentes pois as ferramentas cortantes ficam expostos e não se repara quando estão funcionando. Use óculos, os pedaços de MDF saem quentes, penetram nos olhos e você somente vai descobrir seis meses depois com a rejeição pelo organismo.
Fusaro

wesley190

Mensagem por wesley190 »

valeu pelas dicas fusaro! realmente , a galera tem que ter muita atençao ao manipular essas maquinas ai... eu quando vou mexer com maquita fico preocupado e presto muita atençao pois posso perder um dedo, e Deus me livre :?
Wesley Reis/ DF

Agrela1975

Mensagem por Agrela1975 »

wesley190 escreveu:valeu pelas dicas fusaro! realmente , a galera tem que ter muita atençao ao manipular essas maquinas ai... eu quando vou mexer com maquita fico preocupado e presto muita atençao pois posso perder um dedo, e Deus me livre :?

Um, dois , tres dedos... :o :o :o :o

wesley190

Mensagem por wesley190 »

:? Deus me livre agrela :mrgreen:
Wesley Reis/ DF

Responder