Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários
Narciso

Re: Agora tô macho....quero produzir minha pista toda...kkk

Mensagem por Narciso »

Bom dia a todos.
Andei verificando a imagem da profundidade da fenda, bem como a largura para se correr com répllicas. Li aqui e na internet, em geral, que a profundidade de 8mm é para bolhas e de 6mm para réplicas. O rebaixo mostrado na figura acima, postada pelo Doug.slot, para a colocação da cordoalha é a espessura da cordoalha, mais 1/2 milímetro de sobra e a medida de 5/8", para a largura total, de ponta a ponta. Agora vem a pergunta: Minha tupia, de 12mm, tem a fresa de 1/8", para a fenda, e não tem a de 5/8" para o rebaixo e colocação da cordoalha, mas tenho a de 3/4", onde o espaço aumentaria 1.5mm; teria algum problema utilizar a fresa de 3/4" ou somente a de 5/8" resolveria a situação ?
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Primeiro vamos conservar os dedos. Não podemos ir perdendo os nossos órgãos sexuais por causa do hobby.

Voltando à pista, o rebaixo é feito para a colocação da cordoalha trançada.
Ao se usar uma fresa maior vai ficar um buraco na pista. A cordoalha tem 1/4" (6,3mm) assim creio que um rasgo de 5/8" (15,9mm) é muito grande, a menos que se esteja fazendo o rasgo das duas de uma vez. Assim 1/4" + 1/8" + 1/4" = 5/8" e a cordoalha vai ficar na beirada da fenda da guia, o que não é comum, ou vai-se conseguir uma cordoalha de 5mm

Se a cordoalha for de 1/4", com a fresa de 3/4" teríamos 5/8" necessário e 6/8" de rasgo, sobrando 1/8" para ajuste total ou 1/16" (1,6mm) para cada lado o que me parece muito bom.

Deus me livre das medidas britânicas!!!!!!

Uma opção é usar a fita de cobre adesivada, que evita esta trabalheira.
Vantagem: fácil aplicação e manutenção.
Desvantagem: se quiser usar imã terá de abrir rasgos de 2mm debaixo da fita para a instalação de arame de aço de solda. O imã pode ser substituído por pesos, entretanto enquanto o peso somente tem força para baixo o imã também puxa um pouco para o lado mantendo a direção.

Vamos evoluindo, tenho interesse nisto pois pretendo ainda construir uma pista de madeira.
Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Cordoalha será de 4.7mm e a fresa de 3/4, será para rebaixar todo o espaço onde a cordoalha irá ficar, de uma só vez !!
O ajuste que você mencionou, de 1.6mm será geral, acredito eu irrisório.
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Agora aumentou pois a cordoalha é mais estreita 16mm do que a de 1/4". Assim a sobra será de 16mmx3 = 4,8mm.
Você tem um espaço antes e depois de cada cordoalha. Pode pensar em 1mm antes e 1,4mm perto da fenda, talvez, pois os contatos ficam espraiados para fora.
Não tem jeito de dar errado, vai ficar bacana.
Você conseguiu cordoalha imantada? Qual foi o preço do rolo de 100m?
Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Tomara que fique legal mesmo porque vai dar um trabalho fenda por fenda, com 24 metros cada uma !!!
A cordoalha imantada não consegui; aliás, até que desisti dela pelo preço, pois a mais barata foi a do Mazo, no Mercado Livre, rolo de 100m a R$ 390,00 !!
Fiquei mesmo com a cordoalha de aço, a R$ 2,15 o metro, na IndelBauru, em Belo Horizonte !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Olá Narciso, se for de aço ela vai funcionar da mesma forma pois o imã do carro vai atrair a cordoalha. Só não daria certo se fosse de cobre estanhado como é a do autorama que fiz há 40 anos atrás. O carro vai ficar grudado no chão.

guto3sd
Contato:

Mensagem por guto3sd »

Olá corredores...
Narciso vc já comprou sua cordoalha, é esse mesmo o valor....100 metros dará um valor de R$ 215,00....
é isso mesmo?

Abraço...
Guto
Guto Guedes
Designer 3D Rio Preto _SP
www.facebook.com/3D3sdesign
Imagem

Narciso

Mensagem por Narciso »

Comprei ainda não Guto.
Na subsidiária IndelBauru, De Melo Representações, em Santa Catarina, preço deles R$ 2,15 a cordoalha de aço, largura 4.7mm, 3/16" !!!
Excelente preço !! Sem querer fazer propaganda, foi o único local que achei, fora os preços absurdos no Mercado Livre.
Segue o email da subsidiária IndelBauru:
Chyslayne Rodrigues Gomes
DE MELO REPRESENTAÇÕES
Fones: (48) 3263-0902
Fax: (48) 3263-1775
E-mail: demelo@unetvale.com.br
Msn: demelo.materialeletrico@hotmail.com
Site: www.vendasdemelo.com.br

Meu esquema para a compra das cordoalhas será o seguinte e aproveitando também a resposta do Fusaro:
Nas retas colocarei cordoalha de cobre estanhado, já que os carros não sairão da pista (total de 100m) e nas curvas, cordoalha de aço (mais 100 m)
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

guto3sd
Contato:

Mensagem por guto3sd »

Olá corredores bom dia....

Narciso meu velho, que tamanho vai ter sua pista????? kkkkk
vc vai fazer a contagem hora volta...kkk
Brincadeiras a parte vc deu uma excelente ideia, retas e curvas de aço....
Vou entrar em contato com eles pra me informar direito para a região da minha cidade ...
Abraço e
Boas Corridas!!!!!
Guto
Guto Guedes
Designer 3D Rio Preto _SP
www.facebook.com/3D3sdesign
Imagem

Narciso

Mensagem por Narciso »

Essa contagem hora/volta foi boa !!! hehehehehe
Uma pistinha simples, apenas 4 fendas, com 24 metros de percurso.
Essa idéia da cordoalha de cobre estanhada nas retas veio aqui do fórum, pois li tanto quase todas as reportagens sobre réplicas analógico que não sei o autor do mesmo.
Mas apenas repassei já que tem vários construtores aqui iniciando suas pistas; então, nada melhor do que economizar !!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Narciso

Mensagem por Narciso »

Devido a correria da reforma de casa, não pude adentrar ainda para verificar algo que achei interessante e é exatamente a parte de aderência do carro na pista.
Nessa quarta que passou, fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri uma tinta antiderrapante fosca, para ajudar a evitar maiores derrapagens nas curvas.
Como estou pesquisando produtos para a pintura do piso, que evitem escorregões, achei esses produtos:

1 - http://www.solostocks.com.br/venda-prod ... tex-160318
2 - http://polipox.com.br/pisos_polipox_pin ... oxi_pu.htm

A pintura epóxi cairia como uma luva, se colocada nas curvas !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Aí Narciso, o seu item 2 corresponde à aplicação antiderrapante, inclusive a especificação bate com a minha ideia de malha da peneira de areia (#100). Só espantei com a quantidade a ser gasta, esperava menos. Também para pista de autorama não pode ficar rugosa demais senão os pneus vão para o saco rapidamente.

Uma das formas que li é passar a tinta e depois jogar a areia. Depois de seco retirar o excesso e passar uma nova camada de tinha senão vai ficar como uma lixa.

Quem sabe colar direto placas de lixa na pista???? kakakakaka As fábricas de móveis usam mantas de lixa de 100m de largura! Elas são vendidas em rolo. Depois é só passar uma mão de tinta para arredondar as asperezas maiores.

Fusaro

Narciso

Mensagem por Narciso »

Será que lixa d'água, que é bem fina, não serviria para este fim ? E ela não é cara ...
Outra opção também e barata, é lixa para ferro !!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Narciso

Mensagem por Narciso »

Opções boas e baratas:

1 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -gr320-_JM

2 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-25pc-_JM

É lógico que em uma casa de ferragens esse valor será menor !! Serve apenas para orientação para que a lixa seja o mais fina possível !!!
Narciso Pinheiro Neto
Desenhista Projetista

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Ô Narciso, eu não creio que colar lixa seja uma boa solução. Creio que cai acabar com os pneus e estes é que são caros: R$10 a R$20 0 par
As lixas de papel custam coisa de 0,30 a folha até gramatura 220, creio. Depois vai ficando mais caro e uma gr4000 custa uns 2 a 3 reais.
Qualquer loja de materiais de construção vende. As lixas d'água são mais caras e as de pano (para ferro) mais ainda, vamos dizer 0,50 e 1,00 respectivamente.
Para fazer uma lixa na pista sugiro uma camada de tinta, aspergir a areia, deixar secar, soprar e passar uma outra camada de tinta mais rala só para arredondar as pontas da areia e não acabar com os pneus.
Eu creio que tenho peneira #100 e #50 aqui para peneirar a areia. Se quiser testar posso peneirar e mando pelo correio. (depois do Carnaval!!!)
Fusaro

Responder