Pista em EVA

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Re: Pista em EVA

Mensagempor Roberto Pesserl » 31 Mai 2016 10:19

Piotto, como vai a construção da pista? Evoluiu ou está meio parada? Eu consegui agora criar o espaço na minha pequena oficina para montar a pista, que necessita de uma área de 8M2 (2mX4m). Fiz uma base em eucatex nervurado por baixo para dar mais rigidez. Agora vou fazer o requadro em ripas, para assentar os dois painéis de eucatex. Dai vou fazer o sistema de roldanas, para elevar ao teto para quando não for usada. Mando fotos assim que as coisas iniciarem. Abraço e continue. Acho esse teu projeto muito interessante.;
Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Piotto » 07 Jun 2016 11:24

Fala Parceiro.

A execução do projeto está devagar. Eu comecei a fazer as canaletas e tive que dar uma parada porque a grana encurtou. A crise e a ameaça de demissão me fez adotar uma política de austeridade financeira em casa. Além disso tive que investir em algumas ferramentas que encomendei da China mas pro meu azar fui taxado chegando nos correios.

Preciso comprar alguns itens pra evoluir no projeto. A exemplo a tinta emborrachada que vou usar para proteger a pista do desgaste natural do atrito com os pneus.

Até agosto eu pretendo levantar os materiais que faltam e durante as minhas férias concluir o projeto.

Em resumo, o projeto está parado, mas penso nele toda semana.

Valeu e boa sorte.
Piotto

Mensagempor Roberto Pesserl » 07 Jun 2016 14:01

É, essa crise tá pegando muito para todos. Decidi fzr a minha pista suspensa na minha pequena oficina, com os materiais que sobraram da construção do meu telhado. Com isso barateei bastante a mesma. Mando fotos do estágio atual. Espero finalizar neste fim de semana e fazer o 1.o "pega"!
Anexos
IMG-20160605-WA0001.jpeg
IMG-20160605-WA0002.jpeg
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor wesley190 » 09 Jun 2016 09:08

é verdade roberto , a crise nos impede de agilizar nossos projetos mas nao desista e mesmo que demore um pouco o negocio é manter o foco sempre, e ter paciencia que uma hora sai!!!
abçs
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Roberto Pesserl » 13 Jun 2016 20:10

To nos cabos instalando a catraca. Acho que até 4.a ando nela! kkkk Abs e obrigado pelo incentivo.
Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Roberto Pesserl » 21 Jun 2016 11:38

Inaugurei a Bichina! Está funcional. Agora partir para os detalhes....
Anexos
IMG-20160614-WA0010.jpeg
Pista elevada - Vista por Baixo
IMG-20160616-WA0018.jpeg
contador Digital por imã
IMG-20160616-WA0013.jpeg
Vista pista baixada
IMG-20160616-WA0012.jpeg
Pista pronta pra uso
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Piotto » 12 Ago 2016 09:00

Amigos,

Estou voltando pra execução.
Consegui um local definitivo para fazer a pista suspensa e isso deu uma injeção de ânimo que eu precisava também.

Tive que fazer alterações no projeto devido as dimensões do novo cômodo. Vou compartilhar com vcs minhas experiências até o momento.

Mudei a dimensão e traçado da pista para 400x200
400200suspe.png

Fiz o "projeto" de suspensão da pista com manivela. Devem criticar se percebem alguma coisa errada.
mesa suspensa.jpeg
Projeto de Suspensão por Roldana e manivela

A seguir os primeiros cortes na primeira placa de EVA.
curva aberta.jpeg

detalhe da fenda.jpeg

Fenda e carro.jpeg

Nesse pequeno trabalho até aqui seguem minhas dificuldades e como fui resolvendo.

- A ferramenta de corte do EVA (frisador de chinelo) precisou ser totalmente moldada. A Lâmina original vem em formato diferente. Por ser mais profunda ela perde temperatura e tem menor eficiência, então tenho que fazer o trabalho com mais calma pra ter um resultado sem retalhos.

- Se olharem o desenho da pista podem perceber que não há curvas que invadam 2 quadrantes de EVA, isso pq é extremamente difícil dar um acabamento em curva no fim da placa. A única curva de 2 quadrantes será a ponte.

De REAL mesmo foi isso que evolui e enfrentei até agora. Imagino sim outras dificuldades que já me deparei no projeto, mas por enquanto, nada insolúvel.

Vou atualizando. Fiquem totalmente a vontade para criticar.

Abraços
Piotto

Mensagempor wesley190 » 12 Ago 2016 10:29

Amigo gostei muito do seu traçado 4 fendas. Uma pista que a corrida ira fluir e com as curvas necessarias para travar em alguns pontos; isso eh importante em uma pista de autorama..fluidez da corrida.
Aguardamos resultados da pista agora propriamente dita p ver se vai ficar tudo perfeito.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Piotto » 15 Ago 2016 15:59

Boa Tarde,

Evolui mais um pouquinho.
Como essa placa de EVA tem uma película e talvez eu até venha a revestir essa parte da pista com tecido napa, o carro parece que vai deslizar muito. Então pensei em uma solução para criar um pequeno campo magnético. Fiz uma cola magnética misturando cola branca e pó de ferro queimado. Ontem passei e deixei secando, hoje terei noção da eficiência.
cola magnética.jpeg

Abraços
Piotto

Mensagempor Roberto Pesserl » 16 Ago 2016 11:28

Parabéns Piotto! Está muito bom! Inovação total! Muito interessante teu projeto, mesmo!
Abraço
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Piotto » 17 Ago 2016 09:12

Mais avanços...

Ontem evolui na colagem da fita de cobre e avaliação sobre a possibilidade da fenda segurar a Guia do carro.

Aqui a ferramenta de colagem funcionando.
Primeira placa.jpeg

Aqui a primeira placa com a colagem completa.
placa cobre.jpeg

Não estou conseguindo baixar o vídeo aqui, não sei porque.

Enfim, compartilho meus desafios , sucessos e dificuldades:

Contras:
- A fita de cobre não aderiu bem ao EVA. Mas especificamente a este EVA que possui uma película porosa por cima em que o adesivo não pega bem. Solução: passei um pouco de cola branca apenas ao redor dos trilhos. Isso fechou os poros e a fita aderiu bem.

- O fato de o EVA ser um material flexível preocupa devido a resistência da fita de cobre. Como ela não é elástica, durante o transporte se a placa de EVA envergar corre o risco de romper a fita. Solução: Transportar sempre na vertical. É possível fazer reparos facilmente com pedaços de fita de cobre.

Prós:

- A preocupação sobre o EVA agarrar na guia parece não ter se confirmado pelo menos neste primeiro teste. O próprio calor do cortador de EVA acabou deixando as fendas com uma característica mais rígida.

- A aplicação da fita de cobre com a ferramenta é extremamente fácil. Dá prazer executar.

Bom , por enquanto é isso. Agora vou fazer o mesmo procedimento no restante das placas e isso vai levar algum tempo, pois consigo 1 ou 2 dias na semana pra dedicar e tenho que abrir a fenda e colar o cobre em mais de 15 metros de pista.

Abraço a todos.
Piotto

Mensagempor wesley190 » 17 Ago 2016 13:34

Amigo que projeto ein!!! Parabens. Podera ser um marco se der certo essa pista em EVA pois a dificuldade de achar peças pistas p reposicao de outras marcas eh muito grande e o eva agente acha em qq lugar. Se der tudo certo c certeza sera utilizado por muitos essa ideia.
Estamos de olho.
Wesley Reis/ DF
wesley190

Mensagempor Roberto Pesserl » 18 Ago 2016 16:31

Piotto Muito boas soluções! E a pista parece muito bem assentada. A ferramenta de assentamento do contato, foi vc que fez? Parabéns. Depois vc vai poder montar a minha também! kkkkkkk. Blz. Mais uma opção viável. Muito bom.
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor Piotto » 19 Ago 2016 15:23

Roberto,

Obrigado pelo incentivo.

cara, eu vi num post anterior seu que vc utilizou uma catraca para fazer o levantamento da pista. Será que você pode me passar mais informações dela? Ou link mesmo de algum lugar que tenha pra vender. Quero avaliar essa solução.

Sobre a ferramenta de aplicação da fita de cobre, posso fazer pra vc sim. Eu te mando por sedex a cobrar ou sei lá como. Sou de Sorocaba e as vezes estou em SP, se vc for da região podemos combinar o dia pra entregar.

Abraço
Piotto

Mensagempor Roberto Pesserl » 19 Ago 2016 15:39

Piotto, valeu, mas estava brincando, obrigadão. Por enquanto não vou me aventurar na eva. Mas qdo o fizer, será consultado e pago pelo que for fornecido, certamente. A catraca é de carroceria de caminhão para esticar cabos de lona ou fazer de ajuste de carga. Em Casa de parafusos ou de ferramentas é possível encontrar. Pague 80,00 pela minha. 20 cm de comprimento por uns x 8 diâmetro. Pela internet tem também ,um pouco mais barata. Assume um cano de 3/4 de pol em ferro para com ponta que entre nos furos, com pelko menos 50 cm para vc poder girar sem muito esforço. Qto mais curto, mais "pesado".
Abs.

CATRACA_DE_CINTA__80397_zoom.jpg
Catraca de cabo ou cinta, a minha é assim.
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

AnteriorPróximo

Voltar para Construção de Pistas e Cenários