KNOPPring_pista suspensa

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários
GALOPP

KNOPPring_pista suspensa

Mensagem por GALOPP »

Olá a todos os amigos, membros e visitantes do Mundo Slot Car!

É com grande alegria que inicio este tópico, tão aguardado e desejado por mim: “PISTA SUSPENSA NA SALA DE ESTAR”.
A ideia vem de muito tempo atrás, e foi fomentada com a execução de projetos de PISTA SUSPENSA por outros membros aqui do Mundo Slot Car, em especial os projetos de nossos parceiros, NINQUEIROS como eu, lá de Paulínia/SP e de Manaus/AM, respectivamente o “ARMINDO” (viewtopic.php?f=23&t=2522&start=30) e o “JEPDANTAS” (viewtopic.php?f=4&t=1609&start=195). Teve também o parceiro, meio que sumido, lá de Gramado/RS, o “HATATTO”(viewtopic.php?f=4&t=2762) que é da CARRERA (Evolution 1:32), além do parceiro de São Paulo/SP o “EX INFERIS” (viewtopic.php?f=4&t=2698&start=30) que também é da CARRERA (GO 1:43).
Cada um desses parceiros me inspirou com suas ideias, conquistas, acertos e desacertos, por isso agradeço a cada um: ARMINDO, JEPDANTAS, HATATTO e EX-INFERIS, muito obrigado! E ainda vai um agradecimento especial para o FUSARO, que apesar de não ter uma PISTA SUSPENSA, ajudou muito com sua participação sempre constante em todos os tópicos do MUNDO SLOT CAR, me inspirando e encorajando a não desistir e ir em frente. Obrigado FUSARO! (Mó puxação de SACO!!!!!!!!!!!!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Bom, no ano passado FEV/MAR 2015, convenci minha esposa a fazer uma alteração no gesso de nossa sala de estar, ampliando o nicho central no meio da sala, aproveitando que faríamos uma viagem de 10 dias ( a sujeirada do gesso ficou assim amenizada).
Como moro em apartamento não disponho de uma área para ter uma pista fixa, problema de muitos outros aficionados pelo hobby que como eu gostariam de uma pista permanentemente montada, e de preferência decorada com cenários (uma ideia do quê falo temos vendo o TÓPICO “CONSTRUÇÃO DE PISTAS E CENÁRIOS”).
Foi com este desejo, vendo a execução dos projetos de nossos companheiros, que surgiu a ideia de construir uma PISTA SUSPENSA na minha sala de estar.
Primeiro problema: não se tratava de construir uma PISTA SUSPENSA em uma garagem, na área de lazer da churrasqueira de uma casa, pois no meu caso a única opção seria dentro do meu apartamento, e pior, na SALA DE ESTAR da minha “esposa” (quem tem “esposa” sabe do quê eu estou falando!!!!!Kkkkkkkkkk).
Desse modo, quando a PISTA estivesse SUSPENSA, o acabamento da parte inferior desta estrutura que iria receber a montagem de uma pista permanente deveria ser condizente com o ambiente, mantendo o mesmo tipo de acabamento do resto do teto onde iria ficar encaixada.
O Wesley até me sugeriu usar “forro de PVC” para o acabamento inferior da estrutura, do mesmo modo que o ARMINDO usou na PISTA SUSPENSA dele, só que no meu caso, PVC não combinaria em nada com o resto do teto de gesso da sala de estar.
Através de alguns vídeos, cujos links foram fornecidos pelo JEPDANTAS, observei que utilizando meus conhecimentos na construção de móveis, seria possível usar chapas de MDF (3mm) na parte inferior da ESTRUTURA DO TETO/BASE DA PISTA, que quando fossem pintadas com a mesma tinta (PVA branco fosco) usada no teto de gesso, apresentariam um acabamento muito parecido com o do gesso. Dessa observação, desenvolvi um projeto em que, utilizando a técnica de estruturação através de longarinas e travessas (costelas), eu teria uma estrutura bem leve e plana para receber o mesmo acabamento do teto de gesso e ao mesmo tempo resistente o suficiente para receber por cima uma PISTA, que no meu caso será uma NINCO DIGITAL FOUR LANE.
Seguindo os mesmos passos dos parceiros, esta estrutura toda seria içada por um GUINCHO ELÉTRICO (150Kg/300Kg), igual ao que foi usado nos projetos do ARMINDO, do JEPDANTAS, do HATATTO e do DOUGSLOT.
Depois dessa definição sobre a estrutura e principalmente sobre o acabamento inferior, e também sobre a forma de fazer o içamento da mesma, o primeiro passo foi fazer uma alteração no gesso da sala de estar, criando um nicho central livre onde a estrutura da PISTA e do TETO pudesse ser içada e ficar encaixada.
Aproveitando uma viagem de 10 dias no ano passado, convenci minha esposa a fazermos a alteração do teto da sala (foi minha sorte, pois mexer em gesso, com você dentro de casa é fogo!!!!!!!!! Mó sujeirada!!!! Poeira que não acaba mais, sufoco que nossa secretária do lar resolveu, pois quando retornamos estava tudo pronto e limpo, Ufa!!!!!!!!!!!!!!!! Escapei da bronca.).
Desde então se passou mais quase um ano para que eu pudesse começar a tocar o PROJETO para frente, inicialmente definindo como seria a estrutura final e todos os materiais a serem usados:
-Compensado de 10mm (chapa de compensado, tamanho especial medindo 2,50 X 1,60), para confecção da “MOLDURA EXTERNA” que iria receber e unir os cinco (05) painéis e também para sarrafear em tiras de 5,0 cm para estruturação do dos painéis de MDF de 3mm.
-Tubo de metalon 5,0 x 3,0 chapa 16 (mais fina e mais leve) para a confecção do “QUADRO” que daria rigidez aos painéis de MDF 3mm.
-MDF de 3mm, que foi colado com cola branca extra-forte por baixo da estrutura dos QUADROS de Metalon.
Infelizmente, nem tudo deu certo. O GUINCHO ELÉTRICO foi instalado no meio da sala, onde a distância de aproximadamente 2 metros foi insuficiente para o mesmo fazer o içamento dos 06 cabos de aço que suspendem a ESTRUTURA DO TETO/BASE DA PISTA, e esta distância foi insuficiente para descer a ESTRUTURA até uma altura de aproximadamente 70 cm do chão.
Dessa forma, terei que dar um tempo, e trocar o GUINCHO ELÉTRICO de
01_Tubos de Metalon 5 x 3 cortados
01_Tubos de Metalon 5 x 3 cortados
posição, para que ele fique no sentido longitudinal , que tem aproximadamente 4,80 metros, o quê possibilitará que a ESTRUTURA DO TETO/BASE DA PISTA desça até a altura desejada, ou então que a mesma suba até ficar encaixada no nicho de gesso do teto.
Inicialmente postarei as fotos da confecção da estrutura, e depois tentarei fazer um vídeo com a ESTRUTURA DO TETO/BASE DA PISTA em movimento de descida e subida, além de mostrar como ficou, por enquanto a parte de cima desta ESTRUTURA, onde será montada a PISTA.
Obrigado àqueles que tiveram paciência de ler tudo até o final. Grande e fraternal abraço a todos, e BONS PROJETOS PARA VOCÊS TAMBÉM!
André Knopp – galopp – Recife/PE
Anexos
02_Soldagem dos quadros de Metalon
02_Soldagem dos quadros de Metalon
03_Soldagem dos quadros de Metalo
03_Soldagem dos quadros de Metalo
04_Soldagem dos quadros de Metalon
04_Soldagem dos quadros de Metalon
05_Soldagem dos quadros de Metalon
05_Soldagem dos quadros de Metalon
06_Equipamento para soldar Metalon
06_Equipamento para soldar Metalon
07_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
07_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
08_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
08_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
09_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
09_Montagem das costelas dos painéis da estrutura do teto_base da pista suspensa
10_Pré montagem da estrutura de união dos painéis.
10_Pré montagem da estrutura de união dos painéis.
11_Detalhe do rebaixo para encaixe da estrutura de união dos painéis
11_Detalhe do rebaixo para encaixe da estrutura de união dos painéis
12_Pré montagem da estrutura de união dos painéis
12_Pré montagem da estrutura de união dos painéis
13_Pré montagem da estrutura de união dos painéis
13_Pré montagem da estrutura de união dos painéis
14_Pré acabamento da pintura dos painéis que já receberam furação para luminárias
14_Pré acabamento da pintura dos painéis que já receberam furação para luminárias
15_Início da montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
15_Início da montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
16_Início da montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
16_Início da montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
Editado pela última vez por GALOPP em 27 Abr 2017 17:08, em um total de 3 vezes.
ABRAÇÃO A TODOS DO Mundo Slot Car!!!!!!!!
André Knopp - galopp - Recife/PE
Imagem
Imagem

GALOPP

Re: PISTA SUSPENSA NA SALA DE ESTAR

Mensagem por GALOPP »

Continuação das Fotos:
Anexos
17_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
17_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
18_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
18_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
19_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
19_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
20_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
20_Conclusão da Montagem de toda estrutura do Teto_Base da Pista na sala de estar
21_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
21_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
22_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção.jpeg
22_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
22_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
24_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
24_Teto_Base da Pista já encaixada no rebaixo do teto de gesso com acabamento de pintura e iluminção
25_Local onde fica o controle de acionamento do guincho elétrico
25_Local onde fica o controle de acionamento do guincho elétrico
26_Local onde fica o controle de acionamento do guincho elétrico
26_Local onde fica o controle de acionamento do guincho elétrico
27_Vista do Teto_Base da Pista pronto com iluminação
27_Vista do Teto_Base da Pista pronto com iluminação
Imagem
Imagem

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

DSC06768.jpeg
Com relação a pista NINCO DIGITAL FOUR LANE, o projeto deverá ser este, pois inclusive já disponho de todas as pistas e acessórios para montá-la.
Imagem
Imagem

Roberto Pesserl

Mensagem por Roberto Pesserl »

Pena que não deu para ver a pista também, mas está fantástico. Impressiona o projeto e a realização!
Parabéns. Abs
Roberto/Curitiba PR

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Valeu Roberto! Obrigado pelo elogio! Isso dá novo gás para mim. Quanto a pista, ela ainda vai demorar um pouco mais para sair do projeto, pois esgotei a boa vontade da minha esposa, assim, por enquanto só da para ir compartilhando a ideia de um teto que pode ser abaixado para servir de base fixa para uma pista permanente. Farei um video mostrando o funcionamento e os detalhes da fixação e dos cabos de aço, e postarei. Abração, André Knopp.
Imagem
Imagem

wesley190

Mensagem por wesley190 »

ola andre
grande projeto parceiro. nao visualizei antes pois nao recebi notificaçoes deste topico
enfim, mas gostei muito do que vi aqui ate agora. Uma mega estrutura ein voce fez ai! caprixou no projeto. parabens meu brother e esperamos que essa pista saia logo logo pois tenho certeza que sera uma excelente pista!!!! e esta pista é muito aguardada por nos aqui do forum :D
ficarei atento aqui neste topico acompanhando tudo!!!
boas provas
Wesley Reis/ DF

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Valeu Parceiro Wesley!

Espero conseguir nos próximos meses tocar este projeto e finalmente postar fotos da minha pista, pois até agora fiquei só papeando e apreciando o belo trabalho dos companheiros aqui do fórum.
Ainda hoje te mando as fotos do sensor multilane.
Abração,

André Knopp - galopp - Recife
Imagem
Imagem

Armindo

Mensagem por Armindo »

Fala Andre,

Cara ficou show sua base suspensa. Trabalho profissional.
Gostei muito do capricho e detalhes para luz e acabamento.
Quando puder tira foto de como ficou as roldanas no teto.

E quero ver logo fotos dessa pista montada.

Abraço e parabéns.
Armindo
Abraço
Armindo

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Valeu grande Armindo!
Obrigadão!

Conta muito os elogios para motivar a gente a continuar!
Continue acompanhando o projeto, OK?
Quero aproveitar para tentar colocar aqui neste tópico também, o vídeo que o nosso parceiro JEPDANTAS fez, mostrando, detalhadamente a engenharia e o funcionamento do base suspensa da pista dele lá em Manaus.
O meu vídeo só poderei fazer outra hora, pois por enquanto estou sem condições de parar para mexer nas alterações que deverei fazer para que a base desça até a altura certa para poder servir de mesa para a pista.
Vou tentar inserir o vídeo do JEPDANTAS, espero que funcione!

https://www.youtube.com/watch?v=nCucRTo-h7s

Abração a todos os meus parceiros aqui do MUNDO SLOT CAR!

André Knopp
Imagem
Imagem

Agrela1975

Mensagem por Agrela1975 »

Show de bola

Muito legal, parabens parceiro

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

VALEU AGRELA!!!

SÓ ESPERO QUE NÃO DEMORE MUITO PARA QUE EU POSSA MONTAR MINHA PISTA E TERMINAR ESTE PROJETO.
OBRIGADO PELA FORÇA!
ISSO AJUDA NA LUTA.

ABRAÇÃO,

ANDRÉ KNOPP.
Imagem
Imagem

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Daêêê Pessoal!

Este é o meu último estudo de traçado para minha pista suspensa.
Minha ideia é deixar as duas retas transversais (vai e vem) dentro de um túnel, assim o restante do circuito passaria por cima, pois queria ter uma metragem maior de pista,
e o único jeito dentro das dimensões que tenho, 2,35 X 4,90, é assim.
Gostaria de opiniões.
Grande abraço para todos,
Comprimento das fendas:
Pista 01 - fenda 1 = 27,81m
Pista 01 - fenda 2 = 28,48m
Pista 02 - fenda 1 = 29,21m
Pista 02 - fenda 2 = 29,58m

Projeto-Pista-Four-Lanes_KNOPPring.jpeg
Levantamento_Projeto-Four-Lanes_260417.jpeg

André Knopp - galopp
Editado pela última vez por GALOPP em 28 Abr 2017 10:40, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Roberto Pesserl

Re: KNOPPring_pista suspensa

Finalmente notícias e movimentos!
Muiiito bom André! Acho que a Pista 1 parece ser adequada, dando uma pequena folga em espaço, não sei bem.
Como vai ter que fazer baterias para todos passarem pelas 4 fendas, acho que vc é que tem que decidir o mais interessante mesmo.
Grande abraço! E espero em breve poder ver em funcionamento! Pau na máquina!
Roberto/Curitiba PR

GALOPP

Mensagem por GALOPP »

Roberto Pesserl escreveu:Finalmente notícias e movimentos!
Muiiito bom André! Acho que a Pista 1 parece ser adequada, dando uma pequena folga em espaço, não sei bem.
Como vai ter que fazer baterias para todos passarem pelas 4 fendas, acho que vc é que tem que decidir o mais interessante mesmo.
Grande abraço! E espero em breve poder ver em funcionamento! Pau na máquina!

Ophs Roberto!

Essa relação (Comprimento das fendas: Pista 01 - fenda 1 = 27,81m; Pista 02 - fenda 1 = 29,21m; Pista 02 - fenda 2 = 29,58m ) se refere a este projeto que aparece na imagem, ou seja, é uma PISTA FOUR LANES NINCO!
Claro que nas corridas ANALÓGICAS que pretendo fazer, o ideal é fazer baterias para que todos os pilotos corram uma bateria em cada uma das 04 fendas, tanto pela, pequena, diferença que existe na metragem de cada uma, como pelo diferente grau de dificuldade que cada fenda pode oferecer.
Acho que o maior problema será deixar o túnel em condições de tráfego após os acidentes que serão inevitáveis. Pensei em utilizar na curva que antecede a entrada do túnel, uma espécie de proteção lateral para cada uma das fendas, feita de material incolor, tipo acrílico, para ficar bem discreto, possibilitando que cada carro consiga se manter na sua pista sem derrapar, e assim seguir em linha reta até o final do túnel. Terei que testar para ver se vai funcionar bem.
Agora, quando poderei fazer estes testes, só DEUS sabe!!!!!! :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Valeu, mais uma vez, por sua participação sempre ativa!
Grande abraço parceiro,

André Knopp - galopp
Imagem
Imagem

Roberto Pesserl

André, você pretende fazer um "separador" sob o viaduto, para cada pista, é isso que entendi? Mas sempre terá que recorrer à "varinha mágica" para empurrá-lo para fora. Pelo que observei do traçado, não vai dificultar isso? Só com a varinha, ficou mais fácil na minha 1.a. pista. Por isso refiz o traçado, deixando-a perto de toda a borda, para facilitar a recolocação do carro. Mesmo assim, tenho uma vara de 5 x 5 x 1,5 m. Não tenho que sair do local de controle, pois consigo acessar os carros em quase todo o circuito. Coloquei um gancho de plástico na ponta, então dá para puxar o carro ou empurrar. Mas creio que no teu caso, com esse traçado, um guard rail maior e reforçado entre as duas pistas sim, seria de ajuda para não haver pelo menos 3 carros envolvidos, seria somente um, neste caso. Pronto dei meu Pitaco! KKKKK Abs. e bom feriado!
Roberto/Curitiba PR

Responder