Dúvida de Marcenaria

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Dúvida de Marcenaria

Mensagempor Piotto » 29 Mai 2017 10:41

Pessoal,
Estou fazendo uma pista de madeira, mas agora estou esbarrando em uma limitação.
Tenho uma tupia Dremel igual essa da foto.
tupia dremel.png

Seguem minhas dúvidas:
1-Fiz um teste com a Dremel em uma madeirinha aqui e o negócio ficou parecendo um caminho de rato. Tudo torto. A guia de beirada não ajudou muito.
2-Em alguns pontos a máquina parava ou girava devagar. Pensei que MDF ela fresaria fácil, mas parece que não.
3-Supondo que eu consiga usar a guia de beirada, a extensão que vem na Dremel não alcança as retas de dentro da mesa. Como eu faria uma Guia pra alcançar o centro? alguém tem uma sugestão?
4-Estou usando uma fresa de 3,2mm , acho que é o suficiente, não?
400x200 mad.png

Grato desde já.
Piotto

Re: Dúvida de Marcenaria

Mensagempor NoviSlot » 29 Mai 2017 11:08

Olá Piotto,

Ainda não me meti a fazer pistas, mas já vi profissionais fazendo.
Sobre suas dúvidas, seguem o meu "acho que...":

1-Fiz um teste com a Dremel em uma madeirinha aqui e o negócio ficou parecendo um caminho de rato. Tudo torto. A guia de beirada não ajudou muito.
Acho que este modelo de suporte para Dremel não é adequado para linhas retas (não conheço). Tereia que fazer gabaritos laterais para forçar o conjunto andar reto, sem dar a viradinha, que é o que você fala do caminho de rato.

2-Em alguns pontos a máquina parava ou girava devagar. Pensei que MDF ela fresaria fácil, mas parece que não.
Este eu não acho. tenho certeza. Falta de potencia. Se quiser usar a Dremel, sem queima-la, tem que fazer passos ao poucos (exemplo: faz uma guia de 3mm de profundidade, depois passa por cima com 6mm, etc..
O pessoal usa tupias de 300-500 W para isso.

3-Supondo que eu consiga usar a guia de beirada, a extensão que vem na Dremel não alcança as retas de dentro da mesa. Como eu faria uma Guia pra alcançar o centro? alguém tem uma sugestão?
Não entendi bem a dúvida.

4-Estou usando uma fresa de 3,2mm , acho que é o suficiente, não?
Pelo jeito a pista não terá o rebaixamento para cordoalha. O teste básico é fazer um trecho para testar se entra um guia de um carro da estrela.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot
NoviSlot

Mensagempor Piotto » 29 Mai 2017 11:19

Obrigado Novislot!

1- Ok, estou estudando como fazer guias laterais.
2- Fazer em 2 ou 3 passos será um trabalho sem fim. A Pista tem 17 mestros e 4 fendas... Vou buscar uma tupia emprestada.
3- Veja o desenho do traçado, as retas de dentro estão muito longe da borda da mesa, que funciona como guia. Como elas estão longe da borda preciso descobrir outra forma de guiar a ferramenta.
4- 3,2mm é a largura da fenda. a Guia do carro entra sem problemas, mas as fendas padrão normalmente são de 4mm. A questão é que só encontrei fresa de 3,2 e 4,8 (que já ficaria muito larga).

Obrigado pela ajuda
Piotto

Mensagempor NoviSlot » 29 Mai 2017 12:00

Entendi.
Já pensou algo assim para as fendas do meio?

Imagem

Achar fresas (e outras coisas) no BR não é muito fácil mesmo.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot
NoviSlot

Mensagempor Roberto Pesserl » 05 Jul 2017 14:50

Entrando tarde no assunto, tem muita fresa barata no ebay que vem da China, sem custo de frete. Demora uns 60 dias, mas sai bem mais em conta.
Abs
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor ransato » 12 Jul 2017 21:28

Boa noite

Para fazer asfendas no MDF a tupia precisa ter uma rotacao bem elevada (acima de 25000 rpm) e ter potencia por volta de 500W.

Outra coisa, a fresa precisa ser especifica para MDF e vc encontra em madeireiras grandes tipo Leo Madeiras aqui em SP.

Para guiar o corte e ele sair perfeito sem desvios o melhor seria vc pegar 2 sarrafos de madeira e fixar na mesa (um de cada lado da tupia) para que ela corra internamente nesse "canal", deixando a medida bem justa para que ela nao consiga correr para os lados.

Att.

Ransato
ransato

Voltar para Construção de Pistas e Cenários