Problemas de alimentação em pista SCX analógica

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Problemas de alimentação em pista SCX analógica

Mensagempor ransato » 15 Jun 2017 23:35

Salve pessoal

Hj fiz a 2ª etapa do campeonato com carros GT na minha pista SCX (tem um tópico falando sobre a construção e decoração dela) e infelizmente começou a aparecer um problema irritante, após aproximadamente 30 voltas os carros paravam e não aceleravam mais, somente depois de alguns minutos eles voltavam à funcionar mas logo após paravam novamente. Verifiquei a alimentação e tensão em diversos pontos mas tudo ok. Cogitei até que fosse algum carro, mas não......ela aparece trocando os carros também.

Alguém já teve algum problema parecido?

Abs

Ransato
ransato

Re: Problemas de alimentação em pista SCX analógica

Mensagempor nescau » 16 Jun 2017 08:15

Bom dia Ransato,

Podem ser algum dos problemas abaixo, vou listar do mais fácil aí mais difícil.

1 - Contato sujo dos carros
2 - Carvão dos motores (quando aquece, para de funcionar)
3 - Sujeira na pista, e ou, nos contatos de ligação dela.
4 - Queda de tensão quando os carros estão andando em algum ponto da pista.

Acredito que esses são os principais problemas das pistas

Abrcs
Nescau
Whats 11 98902-3991
nescau

Mensagempor NoviSlot » 16 Jun 2017 09:20

Olá ransato,

Entendi que os carros param, é isso mesmo?
Trata-se dos PTC quem vem nas pistas SCX e outros modelos.
O PTC é um fusível térmico, que quando esquenta, aumenta a sua resistência, fazendo o carro andar devagar e logo depois, parar. Depois que esfria, volta ao normal.
Solução prática, não elegante: curto-circuita os mesmos.
PTC_00.jpg
PTC de uma pista de Rally (só achei esta foto)

Se tiver problemas de queda de tensão em uma pista longa, devem ser feitas "pontes" com um fio.
ohm_pista_4.jpg
Ponte em 3 trechos de uma pista
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot
NoviSlot

Mensagempor ransato » 16 Jun 2017 10:35

Obrigado Nescau e Novislot

Então Nescau vamos lá:
1 - Os contatos dos carros não estão sujos (limpei o contato de todos antes da corrida) e eles pararam simultaneamente.
2 - Carvão dos motores provavelmente também acho pouco provável pela mesma questão da 1ª hipótese (eles param simultaneamente).
3 - Antes da corrida passei WD40 na pista e verifiquei a tensão e todos os pontos e estava correta.
4 - Como dito na 3ª hipótese medi a tensão e estava igual em todos os pontos da pista.

Deve ser muito provavelmente esse fusível que o Novislot mencionou, a minha maior dúvida é que troquei a pista de ligação por uma outra que tenho e aconteceu a mesma coisa :( .

Após umas 30 voltas direto a pista parou de funcionar.

Minha pista tem 14 metros de comprimento, com uma "ponte" de ligação na parte mais distante da pista de ligação, minha pergunta é.

Será que a corrente do circuito aumenta por razão do comprimento da pista, lembrando que meu transformador de energia é original SCX.

Vou primeiramente curto-circuita o fusível e testar.

Muito obrigado Nescau e Novislot pela ajuda.

Esse fds vou tentar mexer na pista e posto aqui o resultado.

Abs

Ransato
ransato

Mensagempor NoviSlot » 16 Jun 2017 10:49

ransato,

1) Se trocou a pista de ligação e depois de 30 voltas, ela parou. Sim, o PTC fez o papel dele de proteger a fonte.
2) Se trocou a pista de ligação e o defeito continuou de imediato, pode existir um PTC também dentro da fonte (nunca abri).

O tamanho da pista não influencia a corrente exigida da fonte.
Já fiz um experimento em uma pista profissional de madeira com uns 35m usando apenas um transformador original da pista estrela.

O que acontece neste caso é que o carro vai andar por mais tempo na velocidade máxima (maior corrente) do que em uma pista pequena. Andando mais, o PTC esquenta mais e.... desliga.
NoviSlot

Mensagempor nescau » 16 Jun 2017 10:56

NoviSlot escreveu:ransato,

1) Se trocou a pista de ligação e depois de 30 voltas, ela parou. Sim, o PTC fez o papel dele de proteger a fonte.
2) Se trocou a pista de ligação e o defeito continuou de imediato, pode existir um PTC também dentro da fonte (nunca abri).

O tamanho da pista não influencia a corrente exigida da fonte.
Já fiz um experimento em uma pista profissional de madeira com uns 35m usando apenas um transformador original da pista estrela.

O que acontece neste caso é que o carro vai andar por mais tempo na velocidade máxima (maior corrente) do que em uma pista pequena. Andando mais, o PTC esquenta mais e.... desliga.

Faz Sentido...
nescau

Mensagempor ransato » 16 Jun 2017 12:21

Entendi

Mas agora me tire uma dúvida.

Se o fusível faz a proteção da pista, se eu eliminar ele do circuito não vai ter problema para a pista?

Outra coisa, como eu troquei as pistas de ligação para ver se o problema persistia a fusível da outra pista provavelmente atuou também correto?

Acho muito difícil ter um fusível dentro da fonte, ela é selada e não tem como abrir, se tivesse um fusível provavelmente teria acesso para substituí-lo.

Agora vamos à outra hipótese:

Se eu eliminar o fusível e continuar o problema, provavelmente a fonte será a causadora desse problema? Qual seria uma fonte adequada para uma pista de 2 fendas e 14 metros.

Desde já obrigado pela ajuda

Ransato
ransato

Mensagempor NoviSlot » 16 Jun 2017 12:56

ransato,

Vamos lá.
Se o fusível faz a proteção da pista, se eu eliminar ele do circuito não vai ter problema para a pista?
R. O PTC ou fusível térmico na pista faz a proteção da FONTE e não da pista.

Outra coisa, como eu troquei as pistas de ligação para ver se o problema persistia a fusível da outra pista provavelmente atuou também correto?
R. Sim, também penso assim.

Acho muito difícil ter um fusível dentro da fonte, ela é selada e não tem como abrir, se tivesse um fusível provavelmente teria acesso para substituí-lo.
R. O PTC por ser "resetável" pode estar selado na fonte. Nunca se sabe o que podemos encontrar lá dentro. Imagine se não houver nenhuma proteção dentro da fonte e ela "aguentar" um curto-circuito até pegar fogo. Algo tem que "abrir" antes de isto acontecer.

Agora vamos à outra hipótese:
Se eu eliminar o fusível e continuar o problema, provavelmente a fonte será a causadora desse problema? Qual seria uma fonte adequada para uma pista de 2 fendas e 14 metros.
R. quantos carros? / Quanto consome de corrente (Amperes) os seus carros? / São motores originais ou "mexidos" / Utilizam imãs originais ou mais fortes?
São muitas questões, mas para carro de replicas, em uma pista profissional (uso continuo) utilizo a premissa de 5A por carro considerando que vou utilizar uma fonte chaveada (que está muito barato hoje em dia).
- Sim, 5A por carro de replica que consome 0,5A é um exagero, mas lembre-se que vai trabalhar de forma continua / com curtos nos trilhos / motores "para morrer" / etc..

Obs. Só tome cuidado com as fontes chaveadas muito baratinhas que vendem por aí!

Por fim, "curto-circuite" os PTCs e poste o resultado aqui.
Tire fotos das placas, se tiver dúvida quem são os PTCs. Tem alguns capacitores (que são menores) que podem lhe confundir.
NoviSlot

Mensagempor ransato » 16 Jun 2017 20:35

Boa noite NoviSlot

Bom, então acho q entendi a função de PTC, ele não é um fusível propriamente dito pq um fusível quando atinge sua corrente máxima ele rompe e secciona o circuito permanentemente, somente com sua substituição o circuito se restabelece. O PTC funciona mais ou menos como um disjuntor que desarma por temperatura (por sobrecorrente) mas com uma vantagem que é que ele" rearma" sozinho, o disjuntor não.

O maior risco que tenho então é de no mínimo perder a fonte ou em casos extremos pegar fogo na fiação elétrica por sobrecarga no circuito.

Minha pista é uma SCX analógica com 02 fendas, portanto somente 02 carros correm de cada vez, os carros são réplicas SCX, Scalextric, Slot it, Fly e Ninco com motores originais e imã também originais, no máximo um ou outro com um imã a mais.

Não medi a corrente dos carros, mas provavelmente igual à qualquer outro carro original.

As corridas na minha pista são normalmente divididas em 02 de 40 voltas para cada carro em cada fenda, com um intervalo de aproximadamente 10/15 minutos. Ontem por exemplo ficamos correndo das 16hs até umas 21hs.

Qual fonte chaveada vc acha que seria ideal para minha pista? Uma com um bom custo-benefício.

Abs

Ransato
ransato

Mensagempor NoviSlot » 17 Jun 2017 08:35

Olá Ransato,

Eu usaria por enquanto a fonte original mesmo.
Caso detecta-se algum problema ou mesmo um aquecimento acima do normal (corridas longas), partiria para uma de uns 8 a 10 A.
Trocando a fonte, também trocaria a forma de conecta-la a pista, pois o plug original não é para esta corrente toda, mas isto é outra estória.
NoviSlot

Mensagempor ransato » 17 Jun 2017 18:58

Boa noite

Hoje a tarde consegui ter um tempo para tentar eliminar esse problema, fiz o que o NoviSlot me sugeriu, eliminar o tal do PTC. Na placa já estava indicado qual era o PTC então não tive problema algum em identifica-lo.

Fiz umas 80 voltas com 02 carros na pista e não tive nenhum problema, nada das paradas repentinas que tive na ultima corrida.

Obrigado pela ajuda NoviSlot.

Abs

Ransato
Anexos
IMG_1446.JPG
ransato

Mensagempor NoviSlot » 18 Jun 2017 09:15

Legal que conseguiu resolver facilmente Ransato!!

Quando for colocar telemetria computadorizada e/ou comando na pista, lembre-se de mim também (hehehe)!
NoviSlot

Mensagempor ransato » 18 Jun 2017 10:43

Pode ter certeza NoviSlot

Estou pensado no futuro fazer uma pista de madeira com 3 fendas, quando tiver tudo certo vou conversar com vc para ver o melhor modelo de telemetria e comando para a pista.

E mais uma vez muito obrigado.

Abs

Ransato
ransato

Mensagempor Fusaro » 12 Set 2017 07:20

Bom dia,
Interessante porque isto também ocorreu comigo quando montei uma pista oval para testar uns carros analógicos.
O problema persistia mesmo trocando a seção de força da pista ou o transformador
Imagino que o problema esteja nos motores exigindo energia demais da fonte.
No meu caso era somente um carro por vez e não creio que o motor sequer fosse 42B
Talvez o ideal seja trocar o PTC por um fusível respeitando a informação da fonte.

Mudando o assunto, quero me inteirar mais sobre a ligação elétrica da pista comum pois vou montar uma pista grande com peças Estrela ou, melhor, com madeira.
As nossas pistas normais são por energização negativa e quero entender mais sobre isto antes de queimar os meus aceleradores caros... kakkaka
Como é a ligação para esta pista? É como este esquema que fica rolando por aí de ligação Estrela?
Eu imagino que o negativo vai diretamente para a pista e o positivo vai para o gatilho do acelerador, é isto?
Depois vou pegar um esquema e incluir aqui. Isto tem de ser bem equacionado.

Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor NoviSlot » 12 Set 2017 07:46

Fusaro escreveu:Mudando o assunto, quero me inteirar mais sobre a ligação elétrica da pista comum pois vou montar uma pista grande com peças Estrela ou, melhor, com madeira.
As nossas pistas normais são por energização negativa e quero entender mais sobre isto antes de queimar os meus aceleradores caros... kakkaka
Como é a ligação para esta pista? É como este esquema que fica rolando por aí de ligação Estrela?
Eu imagino que o negativo vai diretamente para a pista e o positivo vai para o gatilho do acelerador, é isto?
Depois vou pegar um esquema e incluir aqui. Isto tem de ser bem equacionado.
Fusaro

Olá Fusaro,
Pode começar a se inteirar no assunto, por aqui:
http://novislot.blogspot.com.br/2015/07/polaridade-da-pista.html

A pista Estrela é como descreveu, ou seja, do tipo "Positiva"
pista estrela.gif
Imagem da internet

Se tiver dúvidas, é só escrever.
NoviSlot

Próximo