Criando uma pista

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Re: Criando uma pista

Mensagempor pacedriver » 17 Fev 2018 18:13

kkkk Ai mas como eu sou burro! kkkkk
Eu tinha lido o que você usou para soldar, ao invés de isolar kkkkkkkkkk

Mal aí!

Vamos lá... !!! Problema resolvido !!! :mrgreen: UFA!!!

Ontem penei muiiiito, mas graças as suas dicas, sério... pensei em cima das duas, onde podia haver interferência e como minimizar os quiques do carro.

Quiques
Isso não tem como reduzir né? Vai do movimento de saída de curva, pista tem que estar lisa, enfim...
A solução foi deixar em 20 cm o trilho de contato para a "telemetria". Aparentemente vou poder reduzir, mas preciso estar com o controle e a pista rodando para definir o tamanho final, porém 20 cm já atendeu.

Interferência
Não sei se tem a ver, mas antes funcionava da seguinte maneira:
Trilha de energia 12 V, por cima a fita isolante e por cima da isolante a fita de contato para a "telemetria".

Hoje está assim:
20 cm de trilho para "telemetria", sendo que o circuito é fechado através do carrinho.
Para isolar, há 2cm entre as fitas que carregam os 12v e a fita de contato da "telemetria".

Foi esse método que você disse que pode haver riscos de queima da placa do mouse? Pois, esses dois trilhos vão diretamente para a placa do mouse

Imagem
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor NoviSlot » 17 Fev 2018 19:04

Olá Pacedriver,

Que bom que resolveu.
Realmente, quanto ao "quicar", pouca coisa pode ser feita. Em pistas magnéticas o problema pode ser atenuado, mas e pista com fita de cobre, sempre corre o risco de falhar.
O isolamento da pista com a telemetria é importante. Lembre-se que no trecho isolado, o carro "embalado", transforma o motor em um "gerador". Esta tensão apesar de ser baixa (em torno de 12V), pode ser danosa aos equipamentos externos (no seu caso, o mouse), que geralmente funcionam com 5 V.

Em tempo, cadê o vídeo do carro na pista???
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot
NoviSlot

Mensagempor pacedriver » 17 Fev 2018 20:58

NoviSlot escreveu:Olá Pacedriver,

Que bom que resolveu.
Realmente, quanto ao "quicar", pouca coisa pode ser feita. Em pistas magnéticas o problema pode ser atenuado, mas e pista com fita de cobre, sempre corre o risco de falhar.

Pois é NoviSlot, eu imaginei que fosse difícil o carrinho sair da fenda, até eu testar hehehhe (tudo bem foi um teste mais ou menos pq estou sem acelerador).
Mas está bem fácil de sair da fenda, ainda mais no meu caso que criei uma pista em um espaço relativamente pequeno e com isso tive de fazer muitas curvas fechadas.

NoviSlot escreveu:O isolamento da pista com a telemetria é importante. Lembre-se que no trecho isolado, o carro "embalado", transforma o motor em um "gerador". Esta tensão apesar de ser baixa (em torno de 12V), pode ser danosa aos equipamentos externos (no seu caso, o mouse), que geralmente funcionam com 5 V.

Huuuummmm :geek:
Então resolvi em partes... Pois o que você disse agora, explica o porque as vezes o mouse da uma mexidinha quando o carrinho passa na fita da telemetria...
Depois, vou melhorar isso e deixar o contato só de um dos lados da fenda...

Estou pensando em mudar meu nick de PaceDriver para ZéGambiarra :lol:

NoviSlot escreveu:Em tempo, cadê o vídeo do carro na pista???

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Pois é! Eu já estava devendo pro ex inferis!!! Agora estou em dívida com mais 1!!!! rsrsrs

Vou por sim, mas preciso do acelerador para fazer a volta certinho, do jeito que estou testando o negócio sai a mil e roda em todas as curvas! :lol:

Cara... muito obrigado pelos Help's e os caminhos indicados!

Abraço!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Fusaro » 17 Fev 2018 21:34

Mais uma vez dando pitaco.
Em uma Blue King em Juiz de Fora, vi o pessoal fazendo medidas com multímetro e não estava entendendo nada, depois entendi que estavam medindo a geração de energia quando o carro parava de acelerar.
O motor era um Falcon 7 de 50k de giro e corrente em torno de 0,6A. A voltagem gerada foi alta, não me lembro bem mas chegava a 20V.
Uma das discussões era se essa geração de energia alterava os motores de quem estaria acelerando, coisa que eu penso não haver influência pois, no meio da corrida não vai ser um motor que vai gerar qualquer coisa para os outros sete. Penso que somente vai funcionar como atenuação de freio mesmo.
No caso da entrada em um sinal de Mouse (não sou eletrônico) penso que pode ser usado um destes transistores reguladores de tensão (penso que a linha é 76XX), limitando a tensão de saída em 5V e desviando para terra o restante.
Vou pouco em Juiz de Fora mas, quando for, perguntarei como é o sistema de telemetria com o micro.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor pacedriver » 18 Fev 2018 03:58

E aí Fusaro! Tudo Beleza!?

Então... era isso que eu também estava pensando, ou melhor, algo parecido com isso.
De imediato imaginei em por algo que consumisse o excesso além dos 5v, mas nada elaborado até porque eu sou beeeemmm fraquinho em elétrica ou eletrônica, enfim...

Vou pesquisar sobre esses "...transistores reguladores de tensão (penso que a linha é 76XX)..."
E com isso tentar deixar redondo o sisteminha.

Fusaro escreveu:Vou pouco em Juiz de Fora mas, quando for, perguntarei como é o sistema de telemetria com o micro.
Fusaro

Deve haver informações bacanas nisso eim!?

Obrigado pela ideia cara!

Abraço!

* Só não mato o cachorro da vizinha porque eu curto uns animais, mas que o filha da mãe me acordou essa madrugada.... São 4 horas da matina... E o sono foi com os latidos... :x :x :x
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor NoviSlot » 18 Fev 2018 07:16

Olá Fusaro e Zegambiarra, ops... Pacedriver,

O melhor caminho para iniciar pesquisas e testes sobre o sensoriamento da pista do tipo Tape Interrompido, é o uso de um acoplador óptico.

ao.jpg
Vários tipos

Escolher o "tipo", e o que vem antes e depois dele, está o sucesso do projeto.
O tipo de eu desenvolvi, pode ser utilizado em pistas "Negativas" ou "Positivas", sem nenhuma configuração, além de necessitar apenas 1 dos tapes ser interrompido.
Não posso falar os meus segredos (hehehe), mas posso orienta-los em seus projetos.

De inicio, regular a tensão com um 7805 da vida pode não surtir o efeito desejado, pois você está incluindo uma "eletrônica desnecessária e de forma errada" em série com a chave do mouse. O uso de um zenner poderia ser até melhor neste caso, mas o correto seria "levantar o esquema eletrônico" do mouse, pelo menos a parte da chave até o CI principal e ver o que pode ser utilizado ali.
Se um lado da chave for ao "terra" (0 volts / negativo / etc), fica fácil, mas se ele entra junto com o outro lado da chave, para o CI principal, pode ser sinal de multiplexação (não é multiplicação - hehehe) e ser necessário o uso de outro tipo de componente.

Uma curiosidade, Que programa você utiliza que aceita o clique de um mouse para marcar as voltas?
NoviSlot

Mensagempor pacedriver » 18 Fev 2018 22:28

NoviSlot escreveu:Olá Fusaro e Zegambiarra, ops... Pacedriver,

kkkkkkkkkkk

NoviSlot escreveu:Não posso falar os meus segredos (hehehe), mas posso orienta-los em seus projetos.

rs fato!

Cara, você manja desse negócio eim... Tá louco...
Ainda estou interpretando toda a explicação, mas eu chego lá.

NoviSlot escreveu:Uma curiosidade, Que programa você utiliza que aceita o clique de um mouse para marcar as voltas?

Aaaaa aí é que está o meu segredo hehehe
Eu que desenvolvi o programa, essa é a minha praia, desenvolvimento. Embora profissionalmente seja COBOL, NATURAL... .. .
Para essa a interface desenvolvi em PHP, HTML e JavaScript. Por isso a minha necessidade de ser através de um clique de mouse.
Senão teria que desenvolver outras coisas para captar os sinais que chegam na porta USB, LPT, serial... .. .
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor NoviSlot » 19 Fev 2018 06:12

pacedriver escreveu:Aaaaa aí é que está o meu segredo hehehe
Eu que desenvolvi o programa, essa é a minha praia, desenvolvimento. Embora profissionalmente seja COBOL, NATURAL... .. .
Para essa a interface desenvolvi em PHP, HTML e JavaScript. Por isso a minha necessidade de ser através de um clique de mouse.
Senão teria que desenvolver outras coisas para captar os sinais que chegam na porta USB, LPT, serial... .. .

Bom saber...
Também estou aprendendo (Python) e desenvolvendo algo diferente (sem computador).
Será um projeto a longo prazo, mas está andando.

SNT_00.jpg
Em desenvolvimento
NoviSlot

Mensagempor pacedriver » 20 Fev 2018 00:14

E aí NoviSlot!
Que show eim!? Isso daí integrado com um semáforo de arrancada na pista, ia ficar bacana.
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor pacedriver » 20 Fev 2018 00:44

Evolução da Pista - Complementando o Passo 10 - Cenário

Alambrado
Aqui a ideia foi proteger o carrinho de quedas do alto da pista ao chão e incrementar o cenário.
Como o carrinho as vezes vai traseirar no alambrado, fiz com material que vai aguentar o tranco.

Material:
Raias de bicicleta aro 26"
Tela mosquiteiro de metal
Furadeira
Alicate de corte
Lixa

Passos:
1) Dividir a raia em 2 pedaços de 9cm e um de 8cm.
2) Lixar as pontas agudas.

Imagem

3) Furar a posição de cada poste (pedaços da raia)
* Utilizei 20 cm de espaçamento entre cada poste.
* Nas curvas utilizei 10 cm de espaçamento, acompanhou bem a curva e a tela ficou bem mais firme...
4) Prender os postes na pista

Imagem
Imagem

5) Colocar a tela nos postes
* Primeiro arranquei um fio da trança da tela
* Amarrei a Tela e o Poste com o fio do passo anterior
* Soldei o fio com a tela e o poste
* Imagino que se lixar o poste antes, não será necessário amarrar a tela e o poste com o fio. Fiz a amarração, pois quando tentei colocar a solda de primeira a solda não grudava no poste.

Imagem

Resultado Final
Imagem

Proporção Poste x Carro
Utilizando 8 cm de altura no alambrado, achei que a proporção entre o alambrado e o carro ficou boa.
8 cm de altura e 1 cm de base enterrada
Imagem

Curva com 10cm de espaçamento
Além de ter ficado mais firme a tela, visualmente ficou mais bonita que a de 20cm.
Imagem

Poste com a ponta da raia
Achei que fica mais bonito o poste utilizando a curvatura da raia.
Imagem
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Ex Inferis » 21 Fev 2018 08:56

essa fase que irá entrar jaja será um alivio pra mente!!!
ficar na net procurando imagens, videos, criando soluções pra cenario, acabamento, é uma higiene isso ai!!!

vendo agora... como espetou os postes das cercas, vi que não poderei fazer isso.... pois possivelmente, o assoalho da minha
pista será em reguas de PVC, de forro... então terei que fixar de outra forma meus postes, arvores, e qq coisa... TENSO.

parabens pelo trampo!!!

hein... os controles esta fazendo na mão tambem???
não compensa comprar de algum modelo de autorama e adaptar???

E o video eu não peço mais rsrsrs :lol:
Ex Inferis

Mensagempor Ex Inferis » 21 Fev 2018 09:32

óia oque achei...

GELO artificial.
talvez seja util pra alguns detalhes que precisar... ja que a tua parece que ta sendo corrida no gelo rsrsrs

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ntrega-_JM
Ex Inferis

Mensagempor pacedriver » 21 Fev 2018 09:32

Ex Inferis escreveu:essa fase que irá entrar jaja será um alivio pra mente!!!

Sim verdade, como eu havia falando antes, estava com um problema familiar sério para resolver e agora depois do carnaval que estou retomando minha vida, então foi uma válvula de escape e tanto a pista, forum, estudar como fazer as coisas, tem sido muito bom pra mim.

Ex Inferis escreveu:vendo agora... como espetou os postes das cercas, vi que não poderei fazer isso.... pois possivelmente, o assoalho da minha...parabens pelo trampo!!!

Obrigado irmão!
Pois é, para colocar tanto os postes quanto as árvores furei o MDF de 9mm e + um pouquinho da virola de 15 mm, ficou bem firme. E essa era minha preocupação com as árvores, mas deu tudo certo.

Ex Inferis escreveu:hein... os controles esta fazendo na mão também???
não compensa comprar de algum modelo de autorama e adaptar???
E o video eu não peço mais rsrsrs :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Na mão foi fód.... Não tá sendo na mão não kkkkk Tá doido!

Essas parada de elétrica e eletrônica só o professor (NoviSlot), o cara é mestre nisso, altas dicas!

Então o vídeo vou fazer sim, mas preciso do controle, senão o carro sai em cada curva! :)
Olha só que novela que está esse controle, em trânsito a 28 dias...
Imagem
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor pacedriver » 21 Fev 2018 09:41

Ex Inferis escreveu:óia oque achei...

GELO artificial.
talvez seja util pra alguns detalhes que precisar... ja que a tua parece que ta sendo corrida no gelo rsrsrs

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ntrega-_JM

Sim! Isso é muito louco né?

Eu tenho lido sobre o que utilizar, isso aí chama-se Policrilato de Sódio.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Poliacrilato_de_s%C3%B3dio

O meu medo é isso aí em contato com os motores e o trilho, por que acredito que isso deva ficar úmido, o que acha?

Eu vi um cara que fez miniatura de 2 bonecos a lá warcraft e ele fez neve com Cola Branca, água e bicarbonato de sódio.
Eu estava pensando em utilizar isso nos locais que o carro não entra em contato.
Agora onde o carro vai passar e eu quero levantar as poeirinhas kkkkk
Estou a definir ainda, talvez esse Policrilato sirva, não sei!

Obrigado por lembrar ao ver e dar a dica!

Abraço!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor pacedriver » 22 Fev 2018 00:45

Apresentação da Pista
Aeeee!!! Finalmente !!!

Segue a apresentação curva a curva da brincadeira ;)
Acho que assim fica mais fácil de se ver a pista!

Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

AnteriorPróximo

Voltar para Construção de Pistas e Cenários