Energizar a pista

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Energizar a pista

Mensagempor pacedriver » 08 Jan 2018 23:56

Olá pessoal,
Tenho uma dúvida a respeito de como energizar a pista, se alguém puder ajudar ficarei muito agradecido!

Sei que o negativo vai direto para a pista e para os controles.
E que o positivo vai somente para o controle.
Um terceiro fio sai do controle para pista.

Como deve ficar a fita de cobre na pista?
Em um circuito fechado? Ou deve ter uma interrupção nas duas fitas? ( na + e na -)
Imagem

Obrigado!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Re: Energizar a pista

Mensagempor Roberto Pesserl » 10 Jan 2018 06:56

Pelo que sei é o Esquema 1
Roberto/Curitiba PR
Roberto Pesserl

Mensagempor pacedriver » 10 Jan 2018 11:22

Roberto Pesserl escreveu:Pelo que sei é o Esquema 1

Olá Pesserl,
Obrigado pela ajuda!

Então, eu estou estudando sobre essas ligações agora... Pelo que entendi O normal é o esquema 1 como você indicou.

Mas li sobre o sensor do tipo Tape Interrompido, nisso eu interpretei que a pista passa a funcionar como no esquema 2...

:shock: :shock: :shock:

Vou continuar lendo, pois não não pretendo por fogo em casa heheh, mas parece que tanto o esquema 1 ou 2 funcionará sem problema.

De qualquer forma obrigado pela ajuda!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor NoviSlot » 12 Jan 2018 09:49

pacedriver escreveu:Então, eu estou estudando sobre essas ligações agora... Pelo que entendi O normal é o esquema 1 como você indicou.
Mas li sobre o sensor do tipo Tape Interrompido, nisso eu interpretei que a pista passa a funcionar como no esquema 2...
Vou continuar lendo, pois não não pretendo por fogo em casa heheh, mas parece que tanto o esquema 1 ou 2 funcionará sem problema.

hehehe! não é "normal" e sim "o correto".

"Tape Interrompido" também não é o da figura 2. Tape Interrompido é um segmento isolado da pista.

dead strip_01.jpg
Tape Interrompido

Outro detalhe para seu conhecimento, com este tipo de ligação (fig1) você está fazendo uma pista do tipo POSITIVA, onde o polo positivo da fonte, controla a velocidade do carro. O COMUM da pista neste caso é o polo NEGATIVO.
Esta informação pode ser útil para você, caso venha a utilizar aceleradores eletrônicos.
NoviSlot / Rio de Janeiro
http://www.fb.com/NoviSlot
NoviSlot

Mensagempor Fusaro » 12 Jan 2018 14:51

Olá pacedriver,
O tape interrompido é uma seção da pista que fica isolada para ser associada a uma entrada de micro com um programa gerenciador de corrida.
Neste ponto a energização vai de um lado da pista, passa pelo motor e sai pelo outro para dar o sinal ao micro de que o carro completou mais uma volta e computar o tempo.
Não é você, NoviSlot, que produz este tipo de sensor para pista?
Fusaro
Fusaro

Mensagempor NoviSlot » 12 Jan 2018 16:10

Fusaro escreveu:Não é você, NoviSlot, que produz este tipo de sensor para pista?

O sensor, quem faz, geralmente é o cliente.
Faço as interfaces, ou seja, a eletrônica para conectar a pista ao computador.
NoviSlot

Mensagempor Fusaro » 12 Jan 2018 20:34

Olá, é isto mesmo,
Atenção pacedriver, está aí a pessoa que poderá lhe fazer o sistema de gerenciamento da pista.
Fico me coçando para começar a construir uma pista para usar este tipo de sistema de controle, o problema é tempo.
Abraço
Fusaro
Fusaro

Mensagempor pacedriver » 16 Jan 2018 05:50

NoviSlot escreveu:
pacedriver escreveu:Então, eu estou estudando sobre essas ligações agora... Pelo que entendi O normal é o esquema 1 como você indicou.

hehehe! não é "normal" e sim "o correto".

"Tape Interrompido" também não é o da figura 2. Tape Interrompido é um segmento isolado da pista.

dead strip_01.jpg

Outro detalhe para seu conhecimento, com este tipo de ligação (fig1) você está fazendo uma pista do tipo POSITIVA, onde o polo positivo da fonte, controla a velocidade do carro. O COMUM da pista neste caso é o polo NEGATIVO.
Esta informação pode ser útil para você, caso venha a utilizar aceleradores eletrônicos.

Olá NoviSlot!
Que isso eim! Muito obrigado pela aula!
Mudando para pista com polo NEGATIVO em 3...2...

Brincadeiras a parte, entendi o lance do TAPE INTERROMPIDO.
O que acontece é que a pista continua com o "circuito fechado", porém há um isolamento elétrico da fita de cobre ou da cordoalha e em cima desse isolamento elétrico vem dois pontos de contato que são fechados quando o contato do carro passa por cima, correto?

E quanto a inversão dos polos, tranquilo... Muito obrigado por essa observação!

Abraço!
PaceDriver
Editado pela última vez por pacedriver em 16 Jan 2018 05:56, em um total de 1 vez.
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor pacedriver » 16 Jan 2018 05:55

Fusaro escreveu:Olá, é isto mesmo,
Atenção pacedriver, está aí a pessoa que poderá lhe fazer o sistema de gerenciamento da pista.
Fico me coçando para começar a construir uma pista para usar este tipo de sistema de controle, o problema é tempo.
Abraço
Fusaro

Olá Fusaro!
Obrigado pelo detalhamento do funcionamento, entendi perfeitamente com poucas linhas o funcionamento do tape interrompido!

Quanto a começar com a pista, começa logo rsrsrs e posta aí!
Estou me divertindo e aprendendo muita coisa, vale a pena!

Grande abraço e obrigado pelos helps!
PaceDriver
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor NoviSlot » 16 Jan 2018 08:13

pacedriver escreveu:Brincadeiras a parte, entendi o lance do TAPE INTERROMPIDO.
O que acontece é que a pista continua com o "circuito fechado", porém há um isolamento elétrico da fita de cobre ou da cordoalha e em cima desse isolamento elétrico vem dois pontos de contato que são fechados quando o contato do carro passa por cima, correto?

Sim, o tape interrompido + "elétrica do carro", funcionam exatamente como uma chave liga-desliga.
Sem carro em cima = chave aberta.
Com carro em cima = chave fechada.
Obs. Os sistemas desenvolvidos por mim, necessitam apenas de um dos lados dos "trilhos" interrompidos, além de poderem ficar mais juntos (sem aquele isolamento entre o segmento energizado)
Veja mais, neste link: http://novislot.blogspot.com.br/2015/07/sensor-de-voltas-do-tipo-contato.html

pacedriver escreveu:E quanto a inversão dos polos, tranquilo... Muito obrigado por essa observação!

Observe também que não é só inverter a polaridade da fonte. Se fizer assim, o sentido da pista, muda.
NoviSlot

Mensagempor pacedriver » 16 Jan 2018 20:27

NoviSlot escreveu:
pacedriver escreveu:Brincadeiras a parte, entendi o lance do TAPE INTERROMPIDO.

Sim, o tape interrompido + "elétrica do carro", funcionam exatamente como uma chave liga-desliga.
Sem carro em cima = chave aberta.
Com carro em cima = chave fechada.
Obs. Os sistemas desenvolvidos por mim, necessitam apenas de um dos lados dos "trilhos" interrompidos, além de poderem ficar mais juntos (sem aquele isolamento entre o segmento energizado)
Veja mais, neste link: http://novislot.blogspot.com.br/2015/07/sensor-de-voltas-do-tipo-contato.html

pacedriver escreveu:E quanto a inversão dos polos, tranquilo... Muito obrigado por essa observação!

Observe também que não é só inverter a polaridade da fonte. Se fizer assim, o sentido da pista, muda.

E aí NoviSlot
Que massa o site... ótima referência para quem está aprendendo!

Muito obrigado pelo help!

Depois vou postar o lance que fiz para captação das voltas, usei uma placa de mouse...
Quando tiver na pista e funcionando posto... já testei por fora... mas não com carrinho rodando pq a pista está em construção.
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Voltar para Construção de Pistas e Cenários