Telemetria - Time Attack

Espaço para troca de informações sobre pistas e cenários

Telemetria - Time Attack

Mensagempor pacedriver » 07 Mar 2018 16:48

E aí pessoal,
Conforme eu havia comentado no meu tópico Criando uma Pista
http://www.mundoslotcar.com.br/viewtopic.php?f=4&t=3306

Segue o rascunho do meu projeto de telemetria.

Obs. 1 - O Software está em desenvolvimento. (Versão 1.0, pois só o desenvolvi não evoluí em nada a primeira versão)
Obs. 2 - O sistema de captação aqui descrito possui problemas conforme vou comentar nas fotos, porém o problema está corrigido através de arduíno (postarei futuramente).

Passo 1 - Área de captação
Interrompi a fita de cobre energizada para isolar a fita de cobre que captará a passagem do carro.
A energia foi "jumpeada" por baixo da mesa.

O problema:
Conforme fui alertado pelo NoviSlot e recebi dicas do Fusaro (muito obrigado pelos alertas e dicas), o carro funciona como um gerador ao passar e fechar o contato dessa forma, portanto ele manda mais de 5v para a placa do mouse (uma placa que trabalha com 5v).
Com isso a placa pode vir a queimar ou até mesmo, acredito eu, a entrada da placa de mouse no note. :cry:

Imagem

Passo 2 - Fiação
Conforme na foto anterior é possível ver a fita de cobre indo até os pontos de solda com os fios que passam por baixo da mesa e vão até a placa de um mouse USB.
Com o próprio cabo USB da placa do mouse, ligo o mesmo no note.

Imagem

Passo 3 - A placa do mouse
A - Solda no botão esquerdo do mouse
B - Ao encostar os dois fios o mesmo fecha o circuito dando o sinal de clique para o note. Ou seja, cada ponta de fio é ligado a uma fita de captação exibida na foto do passo 1.

Imagem

Ao desmontar o botão do mouse, você irá se deparar com essa imagem:
Os pontos amarelos, são os pontos de solda dos fios

Imagem

Problema:
Conforme citado anteriormente, muitas vezes a placa do mouse irá receber mais de 5v, o problema maior disso é a queima da placa.
Muitas vezes ao receber mais de 5v, o mouse que deveria enviar somente o clique também acabava movimentando o cursor :| :| :|

Solução - Não evoluída, mas funciona!
Bom, uma solução seria a foto abaixo. Porém não evoluí muito, pois foquei em uma captação via sensor ultrassônico.
Esse "LED" abaixo é uma foto célula, vale a pesquisa no google. Mas em resumo é: ele irá funcionar como um interruptor ao sofrer variação de iluminação.
Portanto, para corrigir o problema uma opção seria:
- Remover toda aquela fita de captação de sinal quando o carro passar.
- Alocar esse sensor na pista para que o carro ao passar interrompa a iluminação incidente sobre o sensor.

Assim resolve-se o problema de voltagem maior na placa do mouse.

* Não sei os desafios a serem encarados com essa solução mas acredito que deva ser mais a respeito do equilíbrio da iluminação local para o sensor funcionar, porém vale a pena pois são apenas R$ 2,00 esse sensor.
Mas que funciona como um interruptor funciona, pois testei o sistema colocando a mão na frente da iluminação e funcionava.

Imagem

O sistema
Bom... tendo:
- Área de captação
- Fiação ligando, CAPTAÇÃO -> MOUSE -> NOTE ou PC

Hora de entrar no sistema, apenas ligando o MOUSE USB no note e abrir o sistema.

Tela de login
Aqui é apenas necessário colocar o código cadastrado do carro a correr.
O cadastro é feito manualmente em um arquivo texto (ainda desenvolverei um interface de controle de cadastro de carros)

Imagem

Telemetria
Parte A
Data - Nome do sistema - Hora

Parte B
Extensão do circuito - Recorde da pista - Data do recorde

Parte C
1 - Tempo restante para jogar (parametrizável)
2 - Tempo da última volta completada (Fica em amarelo quando for a melhor do jogador)
3 - Melhor volta do jogador.
4 - Tempo total em relação às voltas completadas
5 - Volta atual (cronometro rodando)
6 - Tempo volta a volta

Parte D
Dados do recordista da pista
Imagem

Tela de Recorde
Essa tela só aparece quando o recorde da pista é quebrado
Imagem

Por enquanto é isso, tem muiiiiita coisa a melhorar.

Mas agora que "terminei" a pista volto a focar nesse sistema, pois antes não tinha como evoluir sem ver ele rodando, observar os problemas e sentir as necessidades

A ideia é que ao estar redondo, trabalhar com mais de uma fenda e eu terminar o sensor novo que não gera problema é disponibilizar o sistema via web.

Espero que gostem!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Re: Telemetria - Time Attack

Mensagempor Ex Inferis » 08 Mar 2018 12:07

Pace... antes de eu ficar babando ovo, porque ta top o sistema, não tem o que falar. Parabens demais da conta parcero!!!

MAS eu acho... veja bem... eu ACHO, que por ser um sistema mecanico, porque falou analogico, me lembra mecanico rsrsrs
eu to pra te falar que se vc tiver qualquer COISA que feche o seu sinal, o teu sistema irá conseguir captar não é???

o clique de mouse é algo mecanico, e tem N contadores de volta em pistas de autorama, mecanicos tambem, milhao
de vezes mais tosco, mas MUITO funcional. O Carro passa em cima de alguma CHAVE, e o contador marca.

A dica que eu quero te dar, e eu conheço o produto e funcionamento, é o MICROSWITCH utilizado em maquinas ARCADE!!!
Existe o modelo para o botao do arcade, que vc martela o dedo em cima, e vc tem o modelo, que é para quando se coloca FICHA
no maquina... é esse que eu acho que vc deveria comprar (baratissimo) e refazer se preciso rsrsrsr esse teu atual com mouse.
não terá mais problema de NADA nisso ai!!! e só to pra te falar, que só terá que alargar a sua fenda, ali na linha de chegada
e colocar o Switch dentro dela!!! de tal forma, que a GUIA do carro, irá passar em cima dela, e dar o CLIQUE que precisa,
fechando a corrente eletrica, e enviando o pulso onde precisa.

click.jpg
click

esse produto aqui ó:

Imagem

agora veja qual acha melhor pra vc... tem tipo chapinha, e tem um tipo agulha, fazem a mesma coisa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -3t-5a-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... perama-_JM

ACHO que resolve todos seus problemas. mesmo que tenha que refazer esse rolo todo ae com placa de mouse rsrsssrs
se fui burro, e isso não tem nada a ver, desculpa aeeeeeeeeee :mrgreen:
Ex Inferis

Mensagempor Ex Inferis » 08 Mar 2018 12:36

caso precise baixar a voltagem da sua pista, que deve ser ai, sei la... 12v??? para 5V igual o mouse, mete uns resistores nos fios e cabou.

assunto com exemplos e modelos de resistores aqui:
https://www.clubedohardware.com.br/foru ... v-para-5v/

abraçosssss
Ex Inferis

Mensagempor pacedriver » 08 Mar 2018 17:30

E aí ExInferis! Tudo tranquilo mano!?

Ex Inferis escreveu:Pace... antes de eu ficar babando ovo, porque ta top o sistema, não tem o que falar. Parabens demais da conta parcero!!!

Obrigado irmão! Programação eu curto, então dediquei bastante nesse sisteminha para uma fenda, mas com certeza há coisa a melhorar sim.
Outra ponto, vou lançar um pra duas fendas e vou querer ideias eim parceiro!

Ex Inferis escreveu:ACHO que resolve todos seus problemas. mesmo que tenha que refazer esse rolo todo ae com placa de mouse rsrsssrs
se fui burro, e isso não tem nada a ver, desculpa aeeeeeeeeee :mrgreen:

Cara pode ter certeza que resolve sim e d+! Não foi nada burro não!
Outra coisa, eu hoje estive lendo o site do novislot e tem uma pá de sensor maneiro pra mexer com isso, o cara tá de parabéns manja muito!

Bom, agora tenho duas linhas a ser trabalhada:
- Essa primeira com o mouse, que acho uma ideia maneira e barata e vou finalizar ela sim para não ficar no ar. (Devo usar esse switch que vc comentou ou um sensor em U que o novislot citou na página dele)

- A que estou trabalhando agora com arduíno, essa será bem bacana pois não precisa mexer em nada a pista, porém é bem mais cara, pois precisa de uma placa de arduino, sensor ultrassônico, protoboard, jumper e acho que só por enquanto. Mas depois posto como fazer tudo 100% e custos próximos, parece complicado mas colocando a receita do bolo sai com um pouco de dedicação!

Mano obrigado pela dica!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor pacedriver » 08 Mar 2018 17:34

Ex Inferis escreveu:caso precise baixar a voltagem da sua pista, que deve ser ai, sei la... 12v??? para 5V igual o mouse, mete uns resistores nos fios e cabou.

Então mano... Em poucos minutos de brincadeira da para pegar a manha da pista, os pontos mais críticos que o carro sai e tal...
Hoje já vi que não há necessidade de baixar a voltagem para o carro andar mais lento, pois até a minha sobrinha novinha pegou a manha da pista bem rápido...

Quanto baixar para não afetar o mouse é uma ideia muito boa, porém acho que ficará lenta a volta enfim...

Valeu a ideia e a pesquisa, mas acho que o caminho de colocar um switch como o que você indicou antes é melhor, pois assim a pista continuará rápida e ainda eu tiro aquele ponto morto da pista que é o mais interessante de tudo isso né!?

Abraço!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Ex Inferis » 08 Mar 2018 21:06

respondendo rapido pra ir jantar. rsrsrsrs
não é pra colocar resistores na pista em si não. deixa com a voltagem alta que estiver....

mas os fios que saem dela, pra ir no mouse, antes de ligar no mouse, vc coloca os resistores.
tendeu? só pra nao zoar teu mouse.

depois respondo tudo com calma.
abraçossss
Ex Inferis

Mensagempor pacedriver » 09 Mar 2018 00:16

Aaaaaaaaããããããã caboclo inteligente!
Caraca velho, se juntar lerdisse e ansiedade da eu mano!

Massssss.... hummm... faz total sentido... mas olha só, como é o carrinho que passa a gerar energia nesse ponto morto... é vou ser obrigado a comprar um multímetro (minha esposa vai me matar, não aguenta mais ver eu gastando com isso kkkkk), mas vou ter que usar um multímetro e ver qto de energia está gerando quando o carrinho passa nesse ponto, pois acho que a voltagem vai variar com a velocidade que ele passa né? bom sei lá a de se pensar...

Acho que volto para a ideia do microswitch.
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Ex Inferis » 09 Mar 2018 08:20

cara... de boa rsrsrsr
usa mesmo um MicroSwitch, para com essa tecnologia toda ae rsrsrs

já é uma trilha só, analogico, não tem que inventar nada heuheuehue "SEJE" Simples :lol:

Deixa a pista ok de novo, tira esses buracos da trilha, deixa os contatos 100% ok.
ai coloca um microSwitch ai escondido dentro da trilha, sai ae dois fiozinhos direto dele pro teu contador e boa.

com isso ficam coisas separadas.... pista com a energia dela OK, com a voltagem que for....
microSwitch isolado disso tudo, com os fios dele direto pro seu contador de "cliques".

abraçossss
Ex Inferis

Mensagempor Ex Inferis » 09 Mar 2018 09:47

hein hehehe
sua esposa irá gostar... nem sei se tem isso no BR... mas olha que interessante isso:

no teu caso, usaria um só... já conta... e quem sabe de lá vc não conseguiria extrair o tempo ehueheue
tem tanta coisa legal pra fazer em pista analógica, que da vontade de ter :P
Ex Inferis

Mensagempor pacedriver » 09 Mar 2018 18:00

Exatamente mano! Ser simples... caminho mais fácil, pista funcionando e dedo trabalhando só!

Nesse lance de 1 fenda, o desafio é o recorde da pista, mas vou adicionar novas funcionalidades no sistema...
Recorde do melhor tempo nas 20 voltas
Melhor sequencia de 3 voltas

E por aí vai, é onde surge o desafio... quando a galera chega aqui em casa já logo falam.... Porra uma fenda!

Eu só do o acelerador e falo, vai lá! Baixa o tempo! Mesmo carrinho, mesma pista!
Nego se perde em horas jogando kkkkkkkkkkk
Tá da hora!

Da hora o videozinho da marcação de voltas, tudo pronto só plugar e já era!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Ex Inferis » 12 Mar 2018 09:32

com certeza rsrsrs
cansei de ver videos desses de Rally, alias, até no jogo Dirt de PC, e ficava pensando...
mas que porr@ é essa de ficar um carro correndo sozinho... pra que isso???

que burro heuehuehuehue
é bem isso, um contra o outro... mas cada um corre sozinho.

Verei se tem como correr fazendo isso na minha. tipo um carro só.
se "funfa" pra brincar assim tb. Daria mais um UP nas opções de corrida :)

abraçossss
Ex Inferis

Mensagempor pacedriver » 13 Mar 2018 11:13

E aí Inferis,
Cara, vou te dizer que eu me surpreendi com o ar que fica com o sisteminha que eu fiz, pois o recorde fica lá salvo.
Melhor volta, melhor sequencia de 3 voltas e tempo total de corrida... E vai ficando cada vez que um baixar...

Ainda vou estudar esses sistemas que já existem hoje e ver os recursos que posso copiar :twisted:
Bom, também não conheço nada desses digitais...

Como eu havia comentado, estou bolando um bacana para deixar online e aos poucos irá tendo melhoria.
Além do novo método de captação de sinal que não precisará de alterações na pista.

Enfim... Dá um jeito de funfá que fica bacana!

Até!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Ex Inferis » 16 Mar 2018 10:26

vai ficar show.

eu to até chateado em ficar tentando decidir qual sistema irei usar.
quando um tem mais efeitos, peca em algo tecnico, quando um tem a parte tecnica show,
tem poucos efeitos...

um é travado, não da pra alterar o layout das infos na tela... outro deixa mexer, mas é uma b0sta pra usar...
afe... ninguem faz algo TOP de uma vez rsrsrsrs

esse teu ficará show. caprichado :)
Ex Inferis

Voltar para Construção de Pistas e Cenários